Autor Tópico: Aberração Cromática  (Lida 1974 vezes)

Rui Pará

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 937
  • Sexo: Masculino
Online: 21 de Junho de 2014, 13:05:52
Fico muito decepcionado quando vejo em fóruns e/ou grupos pessoas dizerem que o uso de filtros dá como resultado negativo, Aberração Cromática, as vezes a pessoa que comenta sequer usou algum filtro, pior, sequer entende de fato do assunto, por isso prefiro me reservar diante do desconhecido, e por isso também vou deixar essa foto para que àqueles que realmente entendam do assunto me digam, onde está a Aberração Cromática nesta foto? em qual tom?

FUJI HS25 + RAYNOX MSN-202 + FLASH POP-UP

Críticas fundamentadas sempre são bem vindas.



Podemos ser melhor, basta um pouco de esforço.

http://www.pixoto.com/rui.santos.9400/awards


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 21 de Junho de 2014, 20:27:14
'Se existe', não teve qualquer destaque no contexto, e digo que muito menos vou cropar a imagem '1000' vezes a procura dela...

Esses é o lado negativo da internet e da disponibilidade de informação. Muitas vezes o que é dito não tem qualquer fundamento ou experimentação, e é  espalhado como se fosse uma verdade
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 21 de Junho de 2014, 21:46:21
Posso estar redondamente enganado, mas creio que a CA não é perceptível na situação da foto de exemplo, com fundo preto e iluminação frontal.

Ela costuma surgir em áreas com alto contraste quando o fundo é mais claro que o objeto.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #3 Online: 21 de Junho de 2014, 21:59:02
cara, eu sou bem chato nessa questao porém nao vi CA visivel em local algum. Talvez vendo a imagem em alta, com crop de 100% se perceba algo nas areas de alto contraste, porém assim, nao vi nada!
@jacobfotografiacriativa


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 21 de Junho de 2014, 23:07:26
Aqui está:

https://www.flickr.com/photos/ixfe/4725352411/sizes/l/in/photostream/

DCR-250 em uma Nikon 55-200.

Observem a linha horizontal na cabeça do inseto: CA.

Por conta das condições de iluminação da esmagadora maioria das fotos macro, é bastante raro encontrar CA. Mas acontece  :ok:

Na foto do Rui, realmente não dá para perceber nada de CA, pelo menos não nessa resolução, e seria totalmente descabido sair à caça em resoluções maiores.
« Última modificação: 21 de Junho de 2014, 23:17:39 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #5 Online: 22 de Junho de 2014, 09:27:43
Posso estar redondamente enganado, mas creio que a CA não é perceptível na situação da foto de exemplo, com fundo preto e iluminação frontal.

Ela costuma surgir em áreas com alto contraste quando o fundo é mais claro que o objeto.
Bingo! :ok:

O fundo mais claro projetando ou rebatendo luz por tráz de um objeto mais escuro faz com que CA fique evidente pois é resultante da dispersão da luz causada pela curvatura da lente, isso causa a decomposição dessa luz em várias cores, e existe o motivo do porque o azul ficar mais evidente, mas não cabe aqui falar.

DMZamora está correto na sua observação! ;)
Fábio Pedro.


edstk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 94
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 22 de Junho de 2014, 09:44:29
Fantástica essa foto!  :clap:
Só um off-topic... Como vc faz pra fazer essas macros? Vc usa alguma técnica pra atrair os insetos e as aranhas?
Eu não costumo fazer macros, mas sempre que tento acabo espantando os pobres coitados e fico de mãos abanando... acho que eles não gostam muito de mim...  :aua: rs
« Última modificação: 22 de Junho de 2014, 09:45:39 por edstk »


thiagomb

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 426
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 22 de Junho de 2014, 10:06:31
Meio que off-topic também, mas acho interessante que você Rui em todas as fotos que posta parece que está bravo, inconformado com algo... seja porque criticam flash pop-up, porque criticam os filtros, porque falam de CA, porque borrifam as flores na hora de tirar a foto... haha cara, fique tranquilo, se preocupe apenas com o que você faz ser correto haha nem todos concordam com o que agente pensa ou faz... se tá dando certo pra você blz então, ótimo  :ok:

Você faz ótimos macros, com filtros e flash pop-up então tá tudo certo haha  :D

Só uma observação, não me entenda mal  :)
Parabéns pelos macros, são ótimos  :clap:


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #8 Online: 22 de Junho de 2014, 11:41:51
Rui,

A negativa ao uso de filtros não pode ser generalizada. Nas minhas fotografias de estúdio filtros me causam aborrecimentos.

E caberia aqui a pergunta. Para que você utilizou filtro para realizar essa fotografia?

Abraços,

Elmo


Rui Pará

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 937
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 22 de Junho de 2014, 14:03:56
Rui,

A negativa ao uso de filtros não pode ser generalizada. Nas minhas fotografias de estúdio filtros me causam aborrecimentos.

E caberia aqui a pergunta. Para que você utilizou filtro para realizar essa fotografia?

Abraços,

Elmo

Sem o RAYNOX MSN-202 eu não teria feito a fotografia, ou seja, ele fez toda a diferença.
Podemos ser melhor, basta um pouco de esforço.

http://www.pixoto.com/rui.santos.9400/awards


Rui Pará

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 937
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 22 de Junho de 2014, 14:05:20
Meio que off-topic também, mas acho interessante que você Rui em todas as fotos que posta parece que está bravo, inconformado com algo... seja porque criticam flash pop-up, porque criticam os filtros, porque falam de CA, porque borrifam as flores na hora de tirar a foto... haha cara, fique tranquilo, se preocupe apenas com o que você faz ser correto haha nem todos concordam com o que agente pensa ou faz... se tá dando certo pra você blz então, ótimo  :ok:

Você faz ótimos macros, com filtros e flash pop-up então tá tudo certo haha  :D

Só uma observação, não me entenda mal  :)
Parabéns pelos macros, são ótimos  :clap:

Muito obrigado, não estou bravo não apenas não concordo com o que é falado, espero ver-te novamente, até a próxima.
Podemos ser melhor, basta um pouco de esforço.

http://www.pixoto.com/rui.santos.9400/awards


Rui Pará

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 937
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 22 de Junho de 2014, 14:09:18
Vamos colocar uma com fundo natural do ambiente, quem sabe nessa, alguém tenha algo para falar.


Podemos ser melhor, basta um pouco de esforço.

http://www.pixoto.com/rui.santos.9400/awards


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 22 de Junho de 2014, 15:24:11
« Última modificação: 22 de Junho de 2014, 15:24:37 por Versiano »
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


angus

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 291
Resposta #13 Online: 22 de Junho de 2014, 16:36:32
tem alguma que o fundo seja mais claro que o bicho, tipo contra o céu?


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #14 Online: 22 de Junho de 2014, 17:10:40
Vamos colocar uma com fundo natural do ambiente, quem sabe nessa, alguém tenha algo para falar.




Seria bom colocar o link da foto para ver ele em resolução máxima, nessa escala ai não  dá para observar. :ok:
Fábio Pedro.