Autor Tópico: foto miniaturas em studio caseiro.  (Lida 1686 vezes)

egonbouvie

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Online: 22 de Junho de 2014, 09:39:29
Olá pessoal,sou novato estou aqui a uma hora,kkk,e já tô apurrinhando.tenho muitas dúvidas sobre fotos still em studio caseiro,não tô conseguindo foco legal nas minhas fotos de miniaturas com escala 1:87(imaginando que são imagens de pessoas com 2cm).Meu equipamento é meio atrasado mesmo uma Nikon D60 com lente do kit,o studio é bem iluminado com luz lateral e em cima mas não consigo focar toda a cena.Alguém tem uma dica?Qual seria a melhor configuração da câmera?Tenho tripé,controle remoto e Flash externo.Aceito também dicas de câmeras e objetivas pois pretendo comprar gastando até 5000,00.Desde já obrigado


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #1 Online: 22 de Junho de 2014, 12:10:00
Se a sua câmera tiver live view, tente usar. Procure no manual qual a distância mínima de foco da sua lente. Não use abertura muito grande, tente experimentar entre 8 e 11.

Se fizer questão de DSLR, nas Canon eu iria de T3i e lente EF-S 60 mm macro. Nikon não vou me pronunciar porque nunca usei.

Mas vale a pena conferir o tópico das mirrorless, uma câmera com focus peaking e lente manual podem te dar um ótimo resultado.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Junho de 2014, 13:32:25
A melhor iluminação que usei aqui para fotografar produtos foi a do sol. Coloquei uma mesa perto da porta no horario que bate bastante sol, claro que não coloquei ela diretamente na luz, deixei perto. Saíram belas fotos :)


egonbouvie

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 23 de Junho de 2014, 20:59:54
Valeu a dica Danilo.Vou tentar mas tá difícil.Acho que vou ter que investir numa objetiva mesmo.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #4 Online: 23 de Junho de 2014, 21:33:38
Pelo q entendi vc consegue foco bom em algumas partes e outras não, é isso? Sua duvida ficou meio confusa, não sei se vc não está conseguindo focar ou se o foco não pega a imagem toda :ponder:


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #5 Online: 23 de Junho de 2014, 22:01:58
Também não sei se entendi, mas acho que você precisa de mais profundidade de campo.
D600 - E-M10


egonbouvie

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 24 de Junho de 2014, 20:09:45
Chumbinho,meu problema é que consigo foco mas não em toda a imagem,já tentei com F/11,16 e até 20,não sei se isso tem lógica.Lembrando,sou amador e burro.Ha ha ha .


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #7 Online: 24 de Junho de 2014, 20:13:15
Qual sua lente? Em f16 deveria resolver, pq é questão de DOF
Se vc já testou corretamente e não conseguiu o q queria, a lente deve ser ruim nas bordas, então o melhor q pode fazer é afastar um pouco do objeto e coloca-lo no centro da imagem, onde o foco pega direitinho, para depois cropar :ok:


egonbouvie

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 24 de Junho de 2014, 20:13:30
Olá KOKIMOTO,já tentei tudo,inclusive F/20 mas tá difícil se puder dá uma passada no face e olha é só procurar egon albino bouvie.


egonbouvie

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 24 de Junho de 2014, 20:21:06
A lente é uma Sigma 18-200mm f3.5,a câmera é uma velhinha Nikon D60,o studio até é bem iluminado e fotografo com tripé e controle remoto.Se puder passa no face e dá uma olhada ,procura por egon albino bouvie.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #10 Online: 24 de Junho de 2014, 20:26:49
Não manjo muito, mas pelas minhas porcas tentativas de still, vejo que f/16 ainda não dá muita profundidade de campo. Ainda mais para coisas pequenas, quando se tem que chegar muito perto.

Por exemplo, uma que tentei esses dias: sensor FF, f/22, 90mm. Dá pra ver que, mesmo em f/22, já começou a desfocar ali no dial de velocidade. O foco fica bem raso mesmo, pois o objeto está bem perto.



Podia tentar uma lente mais aberta, mas daí a câmera ficaria meio distorcida e não sei se a lente conseguiria focar. Acho que não respeitaria a distância mínima de foco.

Egon, não tenho facebook. Posta aqui pra gente ver. :ok: Pelo que entendi, você monta uma "cena" grande com várias miniaturas, é isso mesmo? Ou é só uma miniatura? Acho que não tem muito jeito, talvez você tenha que usar tilt shift ou focus stacking. (ressalto que ainda não entendi bem o problema)
D600 - E-M10


egonbouvie

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 24 de Junho de 2014, 20:36:41
KKK.Agora fiquei com vergonha de falar.Não sei postar foto aqui.KKKK. :aua:


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #12 Online: 28 de Junho de 2014, 21:47:06
Dá uma pesquisada que tem uns tópicos explicando como postar. :ok:
D600 - E-M10


Hasda

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
Resposta #13 Online: 30 de Junho de 2014, 08:17:04
KKK.Agora fiquei com vergonha de falar.Não sei postar foto aqui.KKKK. :aua:

Pra colocar uma imagem aqui no fórum vc pode hospedá-la aqui http://tinypic.com/ e depois colocar o link gerado dentro das tags [img] ['/img] (Sem o ' ).

Ex:
[img]http://oi46.tinypic.com/9fvewn.jpg['/img] << Exatamente desse jeito :D

Sobre o tipo de fotografia que vc quer fazer, dá uma olha nesse tópico: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=78617.0  :)