Autor Tópico: Equipamento para iniciar profissionalmente  (Lida 4308 vezes)

TulioPB

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
    • Flickr - Tuka Fotografia
Online: 22 de Junho de 2014, 17:39:02
Olá pessoal,

Sempre acompanhei este fórum mas nunca comentei no mesmo... sou um ótimo leitor... :D

Estou querendo iniciar profissionalmente no ramo da fotografia junto com minha esposa, principalmente em festas infantis, books externos e, mais pra frente, casamentos. Estou estudando bastante (livros, sites, fóruns...) e faz + ou - 1 ano e meio que tenho uma Canon T3i + 50mm 1.8 + 18-55mm Kit + Flash Youngnuo 568II. Neste curto tempo fotografei alguns eventos pequenos de colegas/familiares para testar meus conhecimentos e decidi investir um pouco mais, tanto em estudo quanto em equipamentos, para conseguir evoluir o nível de minhas fotografias.

Moro em uma cidade pequena(18 mil hab), mas pretendo trabalhar em, pelo menos, duas cidades maiores (algo em torno de 60 mil hab cada) e fico na dúvida sobre o quanto vale a pena inverstir.

Após pesquisar bastante, ainda continuo com dúvidas sobre em quais equipamentos investir inicialmente, as opções que me agradaram mais até agora foram as seguintes(pretendo ficar com meu equipamento atual para servir como backup):

Canon 70D + Sigma 18-35mm 1.8 Art +  Sigma 50-150 2.8

ou

Canon 6D + Sigma 35mm 1.4 Art + Canon 24-70 2.8

Sei que a diferença de preços é grande nos dois "kits", mas qual dica/conselho vocês me dariam? Quais outros equipamentos seriam necessários para fotografar em alta qualidade?

Agradeço quem puder me ajudar!


Canon 6D + Canon T3i + Sigma 35mm 1.4 Art + Canon 24-105mm L + 18-55mm  + 50mm 1.8 + YN568EX + YN 568EXII + YN622c

Fan Page: https://www.facebook.com/tukafotografia
Flickr: https://www.flickr.com/photos/tukafotografia


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #1 Online: 22 de Junho de 2014, 19:33:48
Você vai precisar de equipamento backup, e não só a câmera (que você já tem), mas também cartões de memória, baterias, flash reserva, etc.
O segundo kit vai te dar uma maior qualidade de imagem, mas depende do quanto você está disposto a gastar. Coloque o custo no seu plano de negócios. É uma decisão que você vai ter que tomar, se vale a pena ou não gastar um pouco mais agora pra ter um pouco mais de qualidade.
Eu compraria a 6D + 35mm 1.4 (sem a 24-70) e fotografaria com 2 câmeras, junto com a T3i + 50mm 1.8 (que equivale a 80mm numa full frame).
Mas esta é a minha opinião, eu gosto de fotografar com fixas. Tem gente que prefere zoom e trocaria a 35mm 1.4 pela 24-70. Depende do estilo e exigências de cada um!
Eu não compraria a 50-150 para eventos, ainda mais numa câmera APS-C como a 70D. 100mm em full frame pra mim já é o limite, acima disso já fica fechado demais, a não ser que você vá trabalhar numa igreja/salão muito grande. Mas de novo, essa é a minha opinião, tem gente que prefere fotografar com 70-200 e ficar mais longe dos assuntos, eu prefiro me aproximar mais e trabalhar com distâncias focais menores.
Outra boa pedida para a 6D é a 24-105 f/4L. O "problema" é que ela é f/4, mas se souber usar bem o flash dá pra fazer eventos com ela tranquilamente. Eu tenho uma e recomendo, dá pra usar ela aberta em f/4 tranquilo, ao contrário de outras que são 2.8 mas tem que fechar se quiser alguma nitidez. Tive uma sigma 24-70 2.8 que não tinha como usar em 2.8, sem nitidez alguma. Tinha que usar 5.6 no máximo, aí não adianta.. Mas era das primeiras versões, as sigmas mais novas estão bem melhores. A Canon 24-70 2.8L é ótima, mas o precinho...
Abraço!
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


TulioPB

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
    • Flickr - Tuka Fotografia
Resposta #2 Online: 22 de Junho de 2014, 20:06:15
Você vai precisar de equipamento backup, e não só a câmera (que você já tem), mas também cartões de memória, baterias, flash reserva, etc.
O segundo kit vai te dar uma maior qualidade de imagem, mas depende do quanto você está disposto a gastar. Coloque o custo no seu plano de negócios. É uma decisão que você vai ter que tomar, se vale a pena ou não gastar um pouco mais agora pra ter um pouco mais de qualidade.
Eu compraria a 6D + 35mm 1.4 (sem a 24-70) e fotografaria com 2 câmeras, junto com a T3i + 50mm 1.8 (que equivale a 80mm numa full frame).
Mas esta é a minha opinião, eu gosto de fotografar com fixas. Tem gente que prefere zoom e trocaria a 35mm 1.4 pela 24-70. Depende do estilo e exigências de cada um!
Eu não compraria a 50-150 para eventos, ainda mais numa câmera APS-C como a 70D. 100mm em full frame pra mim já é o limite, acima disso já fica fechado demais, a não ser que você vá trabalhar numa igreja/salão muito grande. Mas de novo, essa é a minha opinião, tem gente que prefere fotografar com 70-200 e ficar mais longe dos assuntos, eu prefiro me aproximar mais e trabalhar com distâncias focais menores.
Outra boa pedida para a 6D é a 24-105 f/4L. O "problema" é que ela é f/4, mas se souber usar bem o flash dá pra fazer eventos com ela tranquilamente. Eu tenho uma e recomendo, dá pra usar ela aberta em f/4 tranquilo, ao contrário de outras que são 2.8 mas tem que fechar se quiser alguma nitidez. Tive uma sigma 24-70 2.8 que não tinha como usar em 2.8, sem nitidez alguma. Tinha que usar 5.6 no máximo, aí não adianta.. Mas era das primeiras versões, as sigmas mais novas estão bem melhores. A Canon 24-70 2.8L é ótima, mas o precinho...
Abraço!

Mto obg pelas dicas Renato. Já li mto sobre montar um set só com primes, mas tenho medo de ficar mto limitado nos eventos. Sei que com experiência esse medo pode desaparecer mas como comecei com uma Fuji HS10, talvez tenha me acostumado com lentes zoom. Já tentei fotografar só com a 50mm 1.4, mas sempre aparecia a necessidade utilizar a lente do kit da T3i(18-55mm). Por isso tava pensando em mesclar uma prime com uma zoom.
Com relação as câmeras, pensei em pegar a 70D pq minha esposa gosta de gravar videos e porque o pessoal fala que em fotografia ela não deixa muito a desejar diante da 6D. O que vc acha? A diferença de ruído em ISO alto é mto grande?
Com relação aos equipamentos, sei que vou precisar destes e já tô separando uma graninha pra comprar. Andei lendo sobre rádio flashes... será que o YN622-c cairia bem para trabalhar com 2 flashes fora da sapata ou só um já seria de bom tamanho? Já ouvistes falar algo sobre ele?
Outra pergunta (se não tiver abusando d+... :hysterical:): Quais equipamentos são necessários para fazer books externos? (tipo rebatedor, filtros...)
Canon 6D + Canon T3i + Sigma 35mm 1.4 Art + Canon 24-105mm L + 18-55mm  + 50mm 1.8 + YN568EX + YN 568EXII + YN622c

Fan Page: https://www.facebook.com/tukafotografia
Flickr: https://www.flickr.com/photos/tukafotografia


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 23 de Junho de 2014, 02:11:25
6D + 24-70 já é o suficiente. Além do flash, claro.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 23 de Junho de 2014, 09:05:25
Olá, bom dia!

Pra fazer evento, é fortemente recomendado backup. Com o preço que vc pagaria num corpo de 6d, dá pra comprar duas 70d.
Coloca uma 50-150 2.8 em uma, uma 17-50 2.8 ou 18-35 1.8 na outra, e já era.
Deixa uma 18-135 na bolsa de reserva, pronto.
Flash, se tiver $$, dois 430ex dão conta, se quiser algo mais em conta, olhe os YN 565ex.

Com relação as câmeras, pensei em pegar a 70D pq minha esposa gosta de gravar videos e porque o pessoal fala que em fotografia ela não deixa muito a desejar diante da 6D. O que vc acha? A diferença de ruído em ISO alto é mto grande?

A diferença de qualidade em ISO alto é bem grande sim. A 6d é "mágica" nesse aspecto, nem sei como eles fazem isso, srsrsrsr


Com relação aos equipamentos, sei que vou precisar destes e já tô separando uma graninha pra comprar. Andei lendo sobre rádio flashes... será que o YN622-c cairia bem para trabalhar com 2 flashes fora da sapata ou só um já seria de bom tamanho? Já ouvistes falar algo sobre ele?

O Radio YN 622c é um dos melhores custo-benefício em termos de rádio no mercado. Pode comprar sem medo. Aqui mesmo no fórum, na área "Acessórios e iluminação" tem muita coisa sobre ele. Eu uso e adoro.

:ok:


TulioPB

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
    • Flickr - Tuka Fotografia
Resposta #5 Online: 23 de Junho de 2014, 10:12:29
Olá, bom dia!

Pra fazer evento, é fortemente recomendado backup. Com o preço que vc pagaria num corpo de 6d, dá pra comprar duas 70d.
Coloca uma 50-150 2.8 em uma, uma 17-50 2.8 ou 18-35 1.8 na outra, e já era.
Deixa uma 18-135 na bolsa de reserva, pronto.
Flash, se tiver $$, dois 430ex dão conta, se quiser algo mais em conta, olhe os YN 565ex.


Mike, Bom dia!

Como falei antes, já tenho uma T3i e pretendo deixar ela como backup. Tô numa dúvida mto grande mesmo! Seria melhor ficar com a T3i e uma 6D (eu com uma e minha esposa com a outra) ou ficar com a T3i e comprar duas 70D???

Outra dúvida é se pego a Sigma 35mm 1.4 ou a Sigma 18-35 1.8... pensei em pegar as duas, mas fico me perguntando se elas não ficariam mto iguais. Já paquerei mto a Tamron 17-50 2.8 tbm.

Quanto aos flashes eu pensei em comprar outro YN568II e um rádio YN622 e trabalhar com ambos fora das cameras, servindo para ambas maquinas.

 :ok: Mto obg pelas dicas... esses dias tenho quebrado a cabeça pra não investir errado!  :ponder: :ponder: :ponder:
Canon 6D + Canon T3i + Sigma 35mm 1.4 Art + Canon 24-105mm L + 18-55mm  + 50mm 1.8 + YN568EX + YN 568EXII + YN622c

Fan Page: https://www.facebook.com/tukafotografia
Flickr: https://www.flickr.com/photos/tukafotografia


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 23 de Junho de 2014, 10:51:28
Se vocês vão em dois pra fotografar, o ideal é que tenha pelo menos três maquinas, porque vai que falha uma, aí fica um fotógrafo só? :D

Tudo depende de quanto vc tem e quer gastar.
Eu, pra mim, compraria duas 70d,( mesmo sabendo da superioridade da 6d.)Usaria uma, deixaria a outra com a patroa e a T3i de backup.



Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #7 Online: 23 de Junho de 2014, 10:57:05
Qual é o seu limite financeiro? Sem citar esta informação, fica difícil de ter uma base.

Se for grande, recomendaria duas 5D mkiii + 24-70 II 2.8L + 70-200 II 2.8L + flashes  :D :D :D



Soneca

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 56
Resposta #8 Online: 23 de Junho de 2014, 11:00:03
Se o seu foco é eventos mesmo eu iria de 6D.

Tenho uma 70D, ela é tesão para vídeos e me impressionou quanto ao ruído em ISO alto, mas não chega nem perto da qualidade/limpeza de uma fullframe.... e como disseram acima, você precisa de bastante coisa, bateria reserva/grip, pilhas, cartões de memória, e uma câmera reserva caso a sua dê algum problema..
Canon 70D | 18-55 | 50mm f1.8 | Rokinon 8mm
https://www.flickr.com/photos/soneca_fotografia/


TulioPB

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
    • Flickr - Tuka Fotografia
Resposta #9 Online: 23 de Junho de 2014, 11:31:31
Se vocês vão em dois pra fotografar, o ideal é que tenha pelo menos três maquinas, porque vai que falha uma, aí fica um fotógrafo só? :D

Tudo depende de quanto vc tem e quer gastar.
Eu, pra mim, compraria duas 70d,( mesmo sabendo da superioridade da 6d.)Usaria uma, deixaria a outra com a patroa e a T3i de backup.

Começando a considerar essa possibilidade!

Qual é o seu limite financeiro? Sem citar esta informação, fica difícil de ter uma base.

Se for grande, recomendaria duas 5D mkiii + 24-70 II 2.8L + 70-200 II 2.8L + flashes  :D :D :D



Ai vc quer me quebrar neh?  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Assim... tava pensando em investir, inicialmente, NO MÁXIMOOOO R$10.000,00.

Se o seu foco é eventos mesmo eu iria de 6D.

Tenho uma 70D, ela é tesão para vídeos e me impressionou quanto ao ruído em ISO alto, mas não chega nem perto da qualidade/limpeza de uma fullframe.... e como disseram acima, você precisa de bastante coisa, bateria reserva/grip, pilhas, cartões de memória, e uma câmera reserva caso a sua dê algum problema..

Qual o ISO aceitável na 70D?
Mas é como o Mike me alertou... daria pra comprar quase duas 70D! Na tua opinião, seria melhor eu ficar com uma 6D, minha esposa com uma T3i e ficar sem nenhuma câmera reserva ou ficar tanto eu quanto ela com uma 70D e usar a T3i como backup ou minha segunda câmera???

Vlw mesmo pessoal... vcs tão me ajudando bastante!
Canon 6D + Canon T3i + Sigma 35mm 1.4 Art + Canon 24-105mm L + 18-55mm  + 50mm 1.8 + YN568EX + YN 568EXII + YN622c

Fan Page: https://www.facebook.com/tukafotografia
Flickr: https://www.flickr.com/photos/tukafotografia


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #10 Online: 23 de Junho de 2014, 11:41:52
pelo seu grau de dúvidas e indecisões, acho que vai um pouco mais de planejamento nessa nova empreitada...


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #11 Online: 23 de Junho de 2014, 11:46:48
R$ 10k?
Então neste caso fico com a mesma opinião do colega Mike (2 x 70D). Usaria dois flashes YN (q são baratos), baterias reservas, difusores, cartões...e o q sobrar, tentaria adquirir 2 objetivas boas.

Como vc utilizaria a T3i como back-up e provavelmente com a 50mm f/1.8, acho q a Sigma 35mm f/1.4 não seria uma opção tão boa.


TulioPB

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
    • Flickr - Tuka Fotografia
Resposta #12 Online: 23 de Junho de 2014, 12:01:14
pelo seu grau de dúvidas e indecisões, acho que vai um pouco mais de planejamento nessa nova empreitada...

Pois é amador... é que são muitas opções e pouca experiência!

R$ 10k?
Então neste caso fico com a mesma opinião do colega Mike (2 x 70D). Usaria dois flashes YN (q são baratos), baterias reservas, difusores, cartões...e o q sobrar, tentaria adquirir 2 objetivas boas.

Como vc utilizaria a T3i como back-up e provavelmente com a 50mm f/1.8, acho q a Sigma 35mm f/1.4 não seria uma opção tão boa.


E quais lentes vc me indicaria?
Canon 6D + Canon T3i + Sigma 35mm 1.4 Art + Canon 24-105mm L + 18-55mm  + 50mm 1.8 + YN568EX + YN 568EXII + YN622c

Fan Page: https://www.facebook.com/tukafotografia
Flickr: https://www.flickr.com/photos/tukafotografia


claudio frança

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 528
  • Sexo: Masculino
  • aprendiz
Resposta #13 Online: 23 de Junho de 2014, 12:14:36
amigo quando o negócio é trabalhar profissionalmente e envolve contrato, tem que ter equipamentos reservas, e não só máquinas, ou seja, flash reserva, cartões de memória reserva, baterias extras, e no caso citam a 6d por ser full frame, porém vc consegue fazer eventos de qualquer grau, com câmera 60d ou até 70d, em questão das melhoras da 70d para 60d as mais notáveis é em relação ao video, porém até uma d80 da nikon fazem fotos incríveis, então creio que não seja necessário ingressar para 6d agora, pode comprar outros equipamentos mais em conta e aí quando começar a ter retorno de seu trabalho investir em equipamentos melhores, daqui a pouco a 6d sai de linha, entra outra melhor e aí vão parar de indicar a 6d e começarem a falar do mais novo lançamento,  :ok:


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #14 Online: 23 de Junho de 2014, 12:42:12
Olha, existem várias opções...não citei nenhuma em específico, pois vai depender da sua preferência em utilizar fixas ou zoom.

Supondo q se vc gastasse R$ 7500 pelas duas 70D, dois flashes, cartões e baterias reservas, daria para comprar uma Tamron 17-50mm f/2.8 sem estabilizador (q custa em torno de R$ 1400), dai sobraria R$ 1100 para adquirir uma objetiva fixa, como a Tamron 90mm (que custa uns R$ 900).

Essa seria MINHA escolha, mas recomendo fortemente que espere pelas opiniões de colegas mais experientes, e que trabalham com eventos. Eles poderão dar dicas mais valiosas na escolha de objetivas.