Autor Tópico: Notebook para tratamento de fotos  (Lida 24367 vezes)

marcusimao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 46
Resposta #15 Online: 27 de Junho de 2014, 18:34:23
Espaço não é lá o grande problema

Vai de MAC mini com i5 3ª geração | 4GB RAM | 500HD, depois acrescenta (se quiser) mais 4GB ram e seja feliz... com um monitor de 22 já estará mais servido do que esse notebook...

Notebook é mais frágil, abrir, fechar o tempo todo é um saco...

Minha opinião apenas

Concordo plenamente, temos um mac mini no escritório com 8GB RAM, iremos futuramente colocar um SSD e passa-lo para 16GB, a mesma configuração que tenho no macbook, então acredito que será uma maquina com excelente configuração para o trabalho.

Encontra-se alguns mac minis no ML , usado por volta de R$1.700,00 e novo R$2.199,00.

Se eu estivesse na sua pele Talles iria facilmente de mac mini, caso você tenha um espaço mínimo no seu quarto.

Caso contrário compre um notebook com um bom processador, memoria e ssd vc vai colocando com o tempo!


Estes monitores não são indicados para manipulação de imagens... Usam painel  TN  :no:
Os monitores recomendados estão em http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=29032.0


Pictus, concordo plenamente na sua posição, mas assim como na época que o PS custava trocentos reais, uma grande parte dos usuários usavam a versão pirata do software, mesmo sendo não indicado.

Caso o autor do tópico tenha como investir em algum monitor indicado para tratamento de imagens, indico fortemente. Atualmente temos os dois monitores por mim indicado, não temos problemas com eles, lógico que seria de grande valia ter um especifico para o nosso uso.

« Última modificação: 27 de Junho de 2014, 18:45:51 por marcusimao »


Fluz

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #16 Online: 29 de Junho de 2014, 00:16:51
Infelizmente as telas dos notebooks mais baratos são péssimas para tratamento de fotos. Os notebooks com windows que tem telas boas são bem caros. O ideal é comprar um monitor IPS que cubra bastante o sRGB (uns 99% tá bom, rsrs). Estive vendo os que cobrem o AdobeRGB e são beeeem caros, pelo menos pra mim.
Para notebooks, recomendo que você passe a cogitar os Macbooks pro. As telas são muito boas. Nem precisa ser dos Retina. Talvez um usado de boa procedência e boa configuração te deixe bem feliz.
Não se preocupe com placas de video se as prioridades forem realmente photoshop, lightroom, entre outros.



agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #17 Online: 29 de Junho de 2014, 08:05:03
Para tratar fotos o que manda e o monitor
qualquer i5, 8gb de ram,  com um monitor "DELL IPS", pendurado, resolve.
abs.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #18 Online: 29 de Junho de 2014, 09:46:54
Infelizmente as telas dos notebooks mais baratos são péssimas para tratamento de fotos. Os notebooks com windows que tem telas boas são bem caros. O ideal é comprar um monitor IPS que cubra bastante o sRGB (uns 99% tá bom, rsrs). Estive vendo os que cobrem o AdobeRGB e são beeeem caros, pelo menos pra mim.
Para notebooks, recomendo que você passe a cogitar os Macbooks pro. As telas são muito boas. Nem precisa ser dos Retina. Talvez um usado de boa procedência e boa configuração te deixe bem feliz.
Não se preocupe com placas de video se as prioridades forem realmente photoshop, lightroom, entre outros.


Eu sou meio cru em informatica, para que uso e indicada a placa de video dedicada 1gb , 2gb, etc????????
eu sou fotografo, uso PS, LR, ID, e faço tudo em RAW, vou trocar 2 micros em breve.
abs.


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.041
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 29 de Junho de 2014, 11:35:22
PLaca de video dedicada serve pra isso:

- jogos (alguns funcionam com a placa onboard com algumas limitações).
- uso de softwares de 3D (Maya, 3ds Max, Modo, etc.). FUncionam sem a placa dedicada, com limitações.
- uso de softwares que utilizam aceleração 3D/2D (After Effects, Premiere, Photoshop, etc). Sendo que destes, o Premiere e o Photoshop funcionam bem sem a aceleração, no caso do After existem plugins que SÓ abrem se houver uma placa COMPATIVEL, caso do Element 3D.

Volto a repetir: se a pessoa quer uma solução MOVEL (sem levar/usar monitor externo, ou seja, usar a tela do notebook), a solução mais viável é comprar algo das lojas citadas anteriormente (Avell, Sager e Powernote). Não ganho nada deles, mas, vcs vão ver que custam menos que p/ex os Macbooks e oferecem mais recursos...


marcusimao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 46
Resposta #20 Online: 29 de Junho de 2014, 14:19:56
Galera, qual o equipamento ideal para fotografar um casamento?


Duas mark III no cinto, uma com uma 35mm 1.4 L, e outra com uma 100mm 2.8 L e flahses ? Seria bem indicado né? As lentes podem ser trocadas a gosto, mas somente mantendo uma abertura grande! no minimo 2.8 e L

Pelo que entendi vocês só trabalham com equipamento TOP, pois é o indicado.

Mas me coloco na pele do autor do tópico, e afirmo, cara faça o melhor com o que estiver disponível para você.

Abraços!


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #21 Online: 30 de Junho de 2014, 09:26:47
Galera, qual o equipamento ideal para fotografar um casamento?


Duas mark III no cinto, uma com uma 35mm 1.4 L, e outra com uma 100mm 2.8 L e flahses ? Seria bem indicado né? As lentes podem ser trocadas a gosto, mas somente mantendo uma abertura grande! no minimo 2.8 e L

Pelo que entendi vocês só trabalham com equipamento TOP, pois é o indicado.

Mas me coloco na pele do autor do tópico, e afirmo, cara faça o melhor com o que estiver disponível para você.

Abraços!
Não podemos utilizar este cenário para a comparação pois o conjunto de hardware da câmera e lentes influenciam muito mais (mais muito mais mesmo) o resultado final do que o hardware utilizado para tratamento de imagem.

Como citado, hardware para tratamento de fotos, os notebook DELL citado dão conta do recado tranquilamente, porém é necessário comprar um monitor IPS, pois não adianta tratar a imagem e mandar para a impressão para depois verificar a discrepância dos tons... afinal o objetivo final é a impressão certo?
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


marcusimao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 46
Resposta #22 Online: 30 de Junho de 2014, 16:34:38
Não podemos utilizar este cenário para a comparação pois o conjunto de hardware da câmera e lentes influenciam muito mais (mais muito mais mesmo) o resultado final do que o hardware utilizado para tratamento de imagem.

Como citado, hardware para tratamento de fotos, os notebook DELL citado dão conta do recado tranquilamente, porém é necessário comprar um monitor IPS, pois não adianta tratar a imagem e mandar para a impressão para depois verificar a discrepância dos tons... afinal o objetivo final é a impressão certo?

Foi só uma comparação do que é ideal x realidade, talvez desajeitada.

O que sempre digo, temos que nos virar com o que temos, acredito que se o Talles tiver oportunidade de comprar um monitor IPS ele o fará e eu indico fortemente.

Me baseei pelo valor do notebook, imagino que a condição não seja favorável para um notebook mais um monitor IPS... não quero desencoraja-lo por isso, sim quero dizer que não se prenda aos equipamentos que são indicados para o desenvolvimento no trabalho, pois no começo as coisas não fluem tão fácil assim, para sair comprando os equipamentos ideais.

acredito que se o autor conseguir comprar um notebook com no mínimo um processador i5 da DELL, o resto como memória e ssd  monitor poderá ser adquirido posteriormente.

Obs: Uso meus monitores samsung para tratamento de minhas fotos, e até hoje não tive problemas com cores.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #23 Online: 30 de Junho de 2014, 20:44:43
Galera, qual o equipamento ideal para fotografar um casamento?


Duas mark III no cinto, uma com uma 35mm 1.4 L, e outra com uma 100mm 2.8 L e flahses ? Seria bem indicado né? As lentes podem ser trocadas a gosto, mas somente mantendo uma abertura grande! no minimo 2.8 e L

Pelo que entendi vocês só trabalham com equipamento TOP, pois é o indicado.

Mas me coloco na pele do autor do tópico, e afirmo, cara faça o melhor com o que estiver disponível para você.

Abraços!

O melhor equipamento e um bom fotografo!!!! :hysterical:
depende do estilo de cada profissional,
podemos usar lentes fixas ou zoom.
A grande maioria usa maquinas cropadas, outros usam FF,
basicamente isto se deve ao custo beneficio que entrega o equipamento
Ao capital que tem o profissional para investir,
quem ja tem as lentes que precisa somente vai trocando os corpos.
nao existe "receita do bolo",para isto.
E muito pessoal, do gosto de do $$ de cada fotografo.
alis, mais do $$ que do gosto,
Se voce ganha r$400,00 fazendo frila,nunca vai comprar uma mk3.
Se voce e um fotografo de certo nome e cobra r$ 6000,00 un CD de fotos, provavelmente tenha uma mk3.
abs.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #24 Online: 30 de Junho de 2014, 21:17:38
Foi só uma comparação do que é ideal x realidade, talvez desajeitada.

O que sempre digo, temos que nos virar com o que temos, acredito que se o Talles tiver oportunidade de comprar um monitor IPS ele o fará e eu indico fortemente.

Me baseei pelo valor do notebook, imagino que a condição não seja favorável para um notebook mais um monitor IPS... não quero desencoraja-lo por isso, sim quero dizer que não se prenda aos equipamentos que são indicados para o desenvolvimento no trabalho, pois no começo as coisas não fluem tão fácil assim, para sair comprando os equipamentos ideais.

acredito que se o autor conseguir comprar um notebook com no mínimo um processador i5 da DELL, o resto como memória e ssd  monitor poderá ser adquirido posteriormente.

Obs: Uso meus monitores samsung para tratamento de minhas fotos, e até hoje não tive problemas com cores.
Um monitor DELL IPS de 23 custa 700 reais,em 10x, este equipamento faz muitos anos e bem acessivel.
Desde que comprei meu primeiro dellzinho IPS, so compro esses monitores,
o custo beneficio e espetacular.
Antes de aparecer a dell , os IPS custavam Fortunas!!!!
LG tambem tem paineis IPS, nunca usei.


marcusimao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 46
Resposta #25 Online: 30 de Junho de 2014, 21:20:32
Um monitor DELL IPS de 23 custa 700 reais,em 10x, este equipamento faz muitos anos e bem acessivel.
Desde que comprei meu primeiro dellzinho IPS, so compro esses monitores,
o custo beneficio e espetacular.
Antes de aparecer a dell , os IPS custavam Fortunas!!!!
LG tambem tem paineis IPS, nunca usei.


Acho que a galera não entendeu o ponto que eu quero chegar, mas tudo bem!

Talles, se você tiver 700 reais aí, no crédito ou av, compre um IPS da DELL, pois assim você conseguirá trabalhar no ramo!




agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #26 Online: 30 de Junho de 2014, 21:38:17

Acho que a galera não entendeu o ponto que eu quero chegar, mas tudo bem!

Talles, se você tiver 700 reais aí, no crédito ou av, compre um IPS da DELL, pois assim você conseguirá trabalhar no ramo!
outra opçao e comprar um note mais barato que o dell + o monitor.
Um I3/I5, atende bem para tratar fotos.
na realidade vejo muitos colegas usando qualquer monitor de supermercado,
mas o IPS, alem de otima qualidade de imagem , nao cansa a vista,
eu fico o dia inteiro tratando fotos e editando livros e albuns.
Nossa vista vale mais que 70 reau por mes, kkkk
E uma otima ferramenta de trabalho.


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #27 Online: 04 de Julho de 2014, 08:56:43
A questão é: São fotos casuais, de Hobby ou vai trabalhar profissionalmente?

Hobby --> Compra um DELL i3 com 4 GB de ram e pronto.

Profissional -- > Fora o notebook e HD para backup, compre um monitor IPS DELL / LG, pois o equipamento vai influenciar em como você vai tratar as fotos, cores, tonalidade, brilho, etc... e isto impacta o resultado final da impressão, ou seja, impacta o seu negócio, o cliente... $$$$$$$$$$$$$

Simples assim.

Tem coisas que não vale a pena economizar.
« Última modificação: 04 de Julho de 2014, 08:58:35 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 04 de Julho de 2014, 09:35:41
Já discorreram bastante por aí, mas vou dar minha opinião.:
Mobilidade: um note com I5 (eu tenho um I3 mas acho fraquinho) + monitor DELL para casa/escritório
Se não tem problema de mobilidade: qualquer PC bem configurado com I5 ou I7 + monitor Dell ou, um Mac mini + monitor Dell.

Em resumo: monitor é essencial, tanto pro note, quanto pro desktop. Seguindo a linha de usabilidade, qualquer equipamento com SSD.
Abs.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #29 Online: 04 de Julho de 2014, 10:44:21
Já discorreram bastante por aí, mas vou dar minha opinião.:
Mobilidade: um note com I5 (eu tenho um I3 mas acho fraquinho) + monitor DELL para casa/escritório
Se não tem problema de mobilidade: qualquer PC bem configurado com I5 ou I7 + monitor Dell ou, um Mac mini + monitor Dell.

Em resumo: monitor é essencial, tanto pro note, quanto pro desktop. Seguindo a linha de usabilidade, qualquer equipamento com SSD.
Abs.

 :clap: :clap: