Autor Tópico: Foto de vassouras uso tenda difusora ou mesa still?  (Lida 11503 vezes)

leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.704
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #15 Online: 25 de Julho de 2014, 14:31:57
Da até pra tentar fazer essa foto com um flash só, apontando ele pro fundo branco da parede (com a vassoura mais distante da parede), e fechando a frente toda com algo branco pra rebater. Se você vai recortar as fotos o fundo pode ficar estourado mesmo.

Isso seria inviável, a luz não voltaria o suficiente para ainda rebater e obter uma fotometria correta no assunto sem a invasão da luz do fundo, para um fundo 100% branco na hora do clique tem que ter pelo menos duas fontes de luz mesmo...
« Última modificação: 25 de Julho de 2014, 14:44:58 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


LeL

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 371
Resposta #16 Online: 25 de Julho de 2014, 16:45:51
Uma vez fiz um trabalho parecido... usei 2 fontes de luz e de fundo comprei um rolo de papel branco liso desses que usam pra fazer embalagem daqueles que tem coloridos papel de presente etc. comprei na 25 de março um rolo branco prendi com fita crepe em cima e ia desenrolando ate no chao ficou bom...
Canon T4i Lentes: EF 50mm 1.8; 100mm Macro 2.8 USM, 28-70L, 35-350L; EFS 18-55, 10-22mm, 55-250mm; EF40mm 2.8 STM
Flash: YN 568EXII, YN 565EX, YN 560 III, YN 460; Radio: YN 622C YN 603
Panasonic FZ 40


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 27 de Julho de 2014, 18:12:18
Esta sombra, esta luz muito lateral e este pano de fundo esta atrapalhando tudo. Segue o que a gente esta te falando que é muito mais fácil e simples de executar.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 27 de Julho de 2014, 18:15:38
Pessoal, eu tenho 2 mesas still da Atek cheia das frescuras, são as mesas mais caras e inúteis que já comprei. Depois que comecei a usar a PAREDE e mesas de vidro tudo ficou muito mais fácil e resultado melhores. Neste caso da vassoura é mais simples ainda, só a parede, o resto é luz.


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #19 Online: 02 de Agosto de 2014, 17:45:25
Isso seria inviável, a luz não voltaria o suficiente para ainda rebater e obter uma fotometria correta no assunto sem a invasão da luz do fundo, para um fundo 100% branco na hora do clique tem que ter pelo menos duas fontes de luz mesmo...
:assobi:


JPEG direto da câmera:



Setup:



Basta segurar dois rebatedores um de cada lado da vassoura pra preencher ela com luz rebatida. Chapas de fórmica são excelentes. O flash popup nesse caso só serviu para disparar o yongnuo 560 atrás da vassoura, mas também da pra usar ele um pouco mais forte (de preferência difusando um pouco a luz dele com algum adaqptador) e usar os rebatedores pra criar um volume. Foi só um teste rápido (o foco não está perfeito, a foto não ficou grande coisa, da pra melhorar bastante ainda), coloquei o JPG original da câmera só pra mostrar que realmente funciona.
Existe outro jeito de fazer essa foto, usando um daqueles rebatedores circulares semitransparentes que servem pra difusar a luz, colocar ele atrás da vassoura e o flash atrás ele apontando pra frente a uns 20 graus da vassoura (apontando para o rebatedor). É só uma idéia, mas na teoria que eu bolei na cabeça funciona.

Outra coisa, leia: "Luz, Ciencia e Magia". Compre outro flash e um softbox.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.704
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #20 Online: 02 de Agosto de 2014, 17:53:46
Continuo afirmar q é inviável, faz uma em raw e posta o arquivo original...a foto esta sub e tem invasão da luz de fundo... Mas se acha q é uma foto boa para se fazer oq importa é a opinião de quem faz e do cliente, se os dois estão satisfeitos quem sou eu pra falar algo :)
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #21 Online: 02 de Agosto de 2014, 17:58:08
Continuo afirmar q é inviável, faz uma em raw e posta o arquivo original...a foto esta sub e tem invasão da luz de fundo... Mas se acha q é uma foto boa para se fazer oq importa é a opinião de quem faz e do cliente, se os dois estão satisfeitos quem sou eu pra falar algo :)
Da pra fazer melhor, com uma fonte de luz só, mas demanda de tempo e não sou pago pra isso. Se você consegue fazer melhor então posta aí, se não consegue então você realmente não é ninguém pra falar algo :)


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.704
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #22 Online: 02 de Agosto de 2014, 18:05:30
Muito pelo contrario, com uma fonte de luz não consigo fazer absolutamente nada, na questão de usar a luz para um fundo 100% branco e aproveitar da mesma para iluminar o assunto, sou fotografo, e não magico, mas se vc acha q ta certo quem sou eu pra contrariar, como vc mesmo disse, ninguém .... :OK:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #23 Online: 02 de Agosto de 2014, 18:44:31
Muito pelo contrario, com uma fonte de luz não consigo fazer absolutamente nada, na questão de usar a luz para um fundo 100% branco e aproveitar da mesma para iluminar o assunto, sou fotografo, e não magico, mas se vc acha q ta certo quem sou eu pra contrariar, como vc mesmo disse, ninguém .... :OK:
O que você parece que não entendeu é: 1. que essa foto é só uma prova de conceito, da pra melhorar esse conceito como também existem outros N jeitos de se fazer a iluminação apenas com um flash e N jeitos de se aproveitar o popup. 2. Que isso é um jpeg direto da câmera e ainda da pra melhorar um pouco processando o raw:



Não sei pra que você quer o raw original mas ta aí: https://mega.co.nz/#!z9Z12TxD!Pcm2M6ZwXTdAEwpNo4ffXI-5x02H61DayuI3EQgzPsU


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.704
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #24 Online: 02 de Agosto de 2014, 19:07:58
Desculpe, n sou ninguém pra dizer algo, se acha q esta certo é oq importa ;)
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #25 Online: 02 de Agosto de 2014, 19:10:43
Desculpe, n sou ninguém pra dizer algo, se acha q esta certo é oq importa ;)

Já que você é moderador porquê não aproveita e dá um bom exemplo colaborando com o tópico? Ao invés de apenas ficar dizendo que não da pra fazer ou que ta ruim.  :ok:


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.704
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #26 Online: 02 de Agosto de 2014, 19:30:42
Bateu um desespero de ser contrariado mesmo depois de ter tentado provar? Desculpe mas fique discutindo sozinho, e boa sorte pra quem seguir a sua dica :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 03 de Agosto de 2014, 11:09:30
 Checheel, as dicas do Leo são totalmente válidas e as criticas verdadeiras. Observe como o cabo da vassoura tem uma boa parte estourada no branco.

 Tanto aqui como em qualquer forum se vc posta tem que estar preparado para criticas. Inclusive são elas com quem as pessoas mais aprendem. Suas fotos ainda continuam ruins.


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #28 Online: 03 de Agosto de 2014, 12:39:43
Checheel, as dicas do Leo são totalmente válidas e as criticas verdadeiras. Observe como o cabo da vassoura tem uma boa parte estourada no branco.
 Tanto aqui como em qualquer forum se vc posta tem que estar preparado para criticas. Inclusive são elas com quem as pessoas mais aprendem. Suas fotos ainda continuam ruins.
Mais um que não consegue fazer melhor e quer palpitar.

Sim, ta estourada amigão, mas ta melhor do que o que o autor do tópico conseguiu, e é fundo branco sem esforço, foi essa a intenção. Você acha que uma loja de VASSOURAS não iria gostar dessa foto? heh.

Óbvio que da pra fazer melhor mesmo sem outros recursos, mas não sou eu o fótografo que foi contratado pro trabalho, fiz o setup em 2 minutos e a foto em 3 cliques. E lembrando que não posso simplesmente usar meu softbox enorme pra fazer uma boa iluminação e mandar o autor do tópico se virar pra comprar/construir um, assim ficaria fácil né: softbox, placa de fórmica ao fundo e edição pra deixar o fundo branco, nem precisa de segunda fonte de luz, ficaria ótimo.

Não to achando ruim o fato de falarem que a foto ta ruim, óbvio que a foto ta ruim, mas a idéia é conseguir o melhor que der com poucos recursos, e o que eu demonstrei foi um jeito fácil de ter fundo branco com um flash apenas. E isso ninguém até agora fez melhor, nem você e muito menos o moderador fanfarrão.

« Última modificação: 03 de Agosto de 2014, 12:40:56 por Checheel »


manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 04 de Agosto de 2014, 01:39:28
Gente vamos manter os ânimos acalmados....

Checheel, eu realmente não consegui mais tempo para fazer testes deste a minha última foto. Mas venho lendo as várias dicas postadas aqui para experimentá-las.

Mas de uma coisa eu gostei muito!  O setup!  Puts grila! Era só deixar a vassoura de cabeça para baixo! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK  :hysterical:   Fiquei tão empolgado em montar uma grua para segurar a vassoura que realmente fiquei cego a outras saídas.

As coisas as vezes são tão simples, e agente é que complica.  :doh:  Varias cabeças pensam melhor do que uma. 

Farei novos testes.

Valeu!
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens