Autor Tópico: 4 cartões de 8 GB OU 2 cartões de 16 GB ? SDHC classe 10, 30mb/s sandisk  (Lida 3452 vezes)

Gaask

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 332
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Alves Fotografia
Eu preciso comprar urgentemente cartão de memória, to com apenas um, se der pal, fudeu (isso porque, eu uso ele a 2 anos, e nunca comprei outro, desleixo meu, mas vou comprar depois de matar a dúvida.)
Eu to no mesmo dilema... Comprar 4 cartões de 8 GB ou comprar 2 cartões de 16 GB ? ambos, classe 10, 30mb/s da sandisk.
Sempre vejo 99% dos fotógrafos falando: "É melhor ter cartões com espaços menores e ir trocando do que ter vários com espaço grande, se der pal, perde mais fotos, e quase todo o evento, e se der pal em um de menor tamanho, pelo menos você não perdeu tantas fotos e ainda da para pincelar o que foi perdido."
Mas meu amigo fotógrafo do sul descordou falando: "Cara, imagina um casamento, ou uma festa infantil, onde você não tem controle de cena e acaba na entrada da noiva, ou nos parabéns da criança, o cartão de memória? até você trocar o cartão de 8 GB e colocar outro já perdeu o momento." Enfim, o que comprar? :ok:
Equipamento atual:  Camera 5D mark II | EF 50mm f 1.8 STM | 85mm f 1.8 | Flash 600ex
Flickr: www.flickr.com/photos/gabrielalvesfotografia
Facebook: www.facebook.com/Gabrielartefotografia
Site: www.gabrielalvesfotografia.com.br


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 25 de Junho de 2014, 08:43:10
Algumas considerações que podes fazer:
- Também gravas vídeo? Se sim, adquira o maior cartão que tua cãmera aceita. Nunca é suficiente para vídeo. Um dia destes gravei um evento em um auditório e quase senti falta de cartões de memória maiores e mais baterias (tenho 4). Se desejas gravar vídeo deves procurar opções acima de 30mbps. Os Sandisk Extreme Plus (etiqueta dourada) tem um bom custo/benefício. 80mbps e preço bem mais acessível que os Extreme Pro (de 95mbps) - http://www.sandisk.com/products/memory-cards/sd/extremeplus
- Quanto costumas gerar de dados em um determinado evento? Não é melhor ter cartões maiores e trocá-los (antes de encherem) no momento que convier a ti (e não quando ele enche e és obrigado a fazê-lo)? Podes criar um protocolo pessoal de trocar o cartão sempre que trocar a bateria e/ou em determinados momentos de um evento (pouco antes dos parabéns, pouco antes da entrada da noiva, pouco antes da recepção, logo antes daquela segunda palestra mais longa, etc.).
- Outra questão a se considerar é que depois de tirado da câmera um cartão de memória sempre pode se perder. O ideal seria fazer um backup dele assim que ele sair da câmera (quiçá um assistente poderia fazê-lo enquanto continuas fazedo mais fotos. na ausêcia de assistente, tu mesmo poderia fazer o backup tão logo quanto possível).

Pessoalmente prefiro adquirir o cartão com maior capacidade e taxa de bits que me é viável. E substituo o cartão quando me convém.

Devo acrescentar que fotografia para mim é um hobby.
JVc.


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 25 de Junho de 2014, 08:45:14
8 GB é muito pequeno. Pra mim não rola trocar cartão durante o evento. Uso um de 16G.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 25 de Junho de 2014, 10:25:03
Se vc vai usar cartão novo, acho que de 16gb já ta bom.

Um de 16gb em RAW na minha 60d dá pouco mais de 450 fotos, acho que o risco de ficar sem espaço em um momento crucial do evento pode ser resolvido com bom planejamento e antecedencia.
Antigamente eu fazia foto com rolos de 36 quadros, e era suficiente.

Se por exemplo, na entrada da noiva vc perceber que so cabem 10~15 fotos no cartão, troca ele antes. Não vai te fazer falta esse espaço.
Agora, dependendo da camera, aconselho uns trÊs cartões :D

Eu começo os meus eventos com um de 16gb, e depois coloco o de 32gb, e vou até o fim.
Na rebel eu deixo um de 8gb, já que as fotos dela são só closes com a 50-150 2.8.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #5 Online: 25 de Junho de 2014, 10:59:32
Eu particularmente prefiro cartões com capacidade de armazenamento menores. Mas no seu caso, o de 8gb é pouco...então ficaria com os de 16gb.

Tenho um de 8gb q uso desde 2011, e de tanto tirar da câmera e colocar no PC, q os contatos ficaram meio zuados. O meu PC nem lê mais....dai uso um adaptador USB e só assim é identificado pelo computador.
Só não joguei fora pq atualmente uso na minha câmera compacta e nela funciona sem problemas.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #6 Online: 25 de Junho de 2014, 11:29:49
Eu só tenho cartões de 16GB. Tenho um monte, geralmente vou num casamento com 5 deles, pois uso 2 câmeras. Geralmente um par de cartões segura tranquilo a preparação e a cerimônia. Daí eu troco o par antes de chegar na festa e, como bem disse o jauvane, os cartões usados já vão pro backup.

Se você se programar bem e ficar de olho no contador de fotos, não vai encher cartão nunca, não vai passar perrengue. Eu troco sempre, nunca faço evento com um só cartão, justamente para não perder tudo se der algum problema. Mas ainda assim, eu uso cartões relativamente grandes, pois fotografo em RAW (22MP) + JPEG. Ou seja, meu conselho pra você, se for trabalhar com fotografia mesmo, é comprar 4 cartões de 16GB.  ;) :D


Rafael Vega

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 478
  • Sexo: Masculino
Canon 70d / 35mm f/2 IS / 85mm f/1.8 / 100mm f/2.8 Macro / 10-18mm / 24-105mm f/4L

Flickr:   http://www.flickr.com/photos/cmte_vega
500px: http://500px.com/rafael_vega
Face:    https://www.facebook.com/rvegaphotos


Gaask

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 332
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Alves Fotografia
Resposta #8 Online: 25 de Junho de 2014, 16:17:23
Ou pessoal, obrigado pelas opiniões.  :D :D :D :D :D
Eu vou comprar para uso APENAS de fotografia e SEMPRE EM RAW. Eu vou comprar o que eu já tenho aqui, o Sandisk 16 GB, classe 10, 45MB/s. Resolvi comprar um deste. É 39 reais e frete grátis.
Obrigado pessoal.  :clap: :clap: :clap:
Equipamento atual:  Camera 5D mark II | EF 50mm f 1.8 STM | 85mm f 1.8 | Flash 600ex
Flickr: www.flickr.com/photos/gabrielalvesfotografia
Facebook: www.facebook.com/Gabrielartefotografia
Site: www.gabrielalvesfotografia.com.br


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #9 Online: 25 de Junho de 2014, 18:37:30
Recomenda o cartão ou a loja?  :ponder:

ambos.
satisfação garantida.  :ok:


Rafael Vega

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 478
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 26 de Junho de 2014, 09:26:07
ambos.
satisfação garantida.  :ok:

Maravilha! Valeu!
Canon 70d / 35mm f/2 IS / 85mm f/1.8 / 100mm f/2.8 Macro / 10-18mm / 24-105mm f/4L

Flickr:   http://www.flickr.com/photos/cmte_vega
500px: http://500px.com/rafael_vega
Face:    https://www.facebook.com/rvegaphotos


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 26 de Junho de 2014, 10:44:28
Eu trabalho com vários fotógrafos em um mesmo evento, cada um com uma maquina diferente, e distribuo pra todo mundo os cartões de 32Gb. Nunca da pau nenhum, aqui é câmera nova e câmera velha, outro dia apareceu até uma velhinha D200, seja CF ou SD, não importa, os cartões nunca dão pau. As filmadoras tbm não dão pau com cartão nenhum, seja CF ou SD tbm. Eu considero um preciosismo ficar preocupado com isso, isso não é importante... to falando de cartões de primeira linha, como Sandisk e Lexar, e apesar de não ter nenhum tem aquela outra marca "Transcend" que são mais baratos e mais lentos, vários colegas usam e tbm aprovam sem problemas.

Escolha os cartões de 32Gb que estão atualmente numa relação custo beneficio ótima!!!


« Última modificação: 26 de Junho de 2014, 11:14:00 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.