Autor Tópico: Decepção na compra Canon T3 - Não da câmara, mas da compra em si!  (Lida 4510 vezes)

Anderson_levi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 207
Boa tarde à todos!

Escrevo este tópico para pegar algumas opiniões com vcs, vejam se podem me esclarecer.

Comprei (para presente para uma sobrinha) uma Canon T3, por ser presente, não quis comprar na Sta Ifigênia (SP), devido a falta da embalagem, ou quando vem com a embalagem sempre vem faltando os manuais ou algum encarte, não que isso seja importante, mas tratando de um presente, achei melhor (mesmo pagando mais caro) comprá-la em uma loja oficial, pois tinha a certeza de pegar uma caixa lacrada, com tudo que tem direito a manuais, folhetos, garantia Canon, etc.

 - Também não fica bem, dar de presente algo sem caixa, sem embalagem, sei que vcs entedem!!  :ok:

Pois bem, na Sta Ifigênia me pediram R$ 1.100,00, na Paulista (Chinês), achei até por R$ 850,00, mas aí era pior, pois só vinha embalada num saco bolha.

Bem, em lojas oficiais pediram algum em torno de R$ 1.250,00, consultando lojas na internet, ví que tanto nas lojas: Ponto Frio, Extra e Casas Bahia, o mesmo produto estava por R$ 1,191,00, nunca ví um preço desses nessas lojas que costumam ser muuuuuuuuito mais caro, (e ainda por cima tinha um "brinde" um relógio que ficou pra mim, rsrss).

Muito bem, comprei e ao receber a câmara, a caixa veio toda destruida, (parece que colocaram uma geladeira em cima da caixa) pensei até em devolver, mas como estava já no dia que prometi o presente, e verifiquei que a câmara (mais importante) estava intacta, resolvi ficar e presenteá-la assim mesmo.

Bom o que peço ajuda de vcs, é que pra minha surpresa, a Canon T3, que havia visto em outros lugares, vinha com a lente do kit - 18 55 II IS, mas esta versão que comprei, parece ser bem mais antiga, pois a lente do kit, NÃO é com IS e sim a 18 55mm III (versão sem IS).

Alguém pode me esclarecer se existe duas versões da câmara com lente sem estabilizador e outra com estabilizador, ou será que a câmara que comprei, é de um estoque muito, mas muito antigo, que estava encalhado na loja, por isso a promoção do preço e do brinde (relógio), e por ser muito antiga, nesta época a Cânon não enviava lente com estabilizador no kit, será que é isso?

Ou seja, se for, a câmara é a mesma pelo que pude notar, mas deve ser uma versão bem antiga, uma das primeiras da série.

Se alguém puder me esclarecer isso fico grato.

Obs.: Já liguei pra Canon, mas ficaram de verificar, passam pra um, passam pra outro a linha cai e não consegui explicação, tb por email não tive retorno.

Anderson.



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 26 de Junho de 2014, 16:25:46
Curioso, não sabia da existência dessa versão III até hoje. Dei uma pesquisada e é isso mesmo, a T3 (1000D) foi lançada junto com o anúncio da 18-55 III, sem IS. Aparentemente, é a mesma óptica que a 18-55 II com IS, mas a remoção do estabilizador faz o preço ser bem mas baixo.

Não é uma objetiva tão antiga não, ela foi lançada em 2011. Só que aparentemente, foi pouco divulgada. Pelo que andei lendo, pouca gente sabe dessa objetiva, acho que só vem mesmo no kit da 1000D, e só em alguns mercados. Não tem nos EUA, por exemplo, mas tem na Europa e no site da Canon Austrália: http://www.canon.com.au/en-AU/Personal/Products/Cameras-and-Accessories/Camera-Lenses/EF-S%2018-55mm%20f35-56%20III
« Última modificação: 26 de Junho de 2014, 16:29:42 por Humberto Teté »


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #2 Online: 26 de Junho de 2014, 17:15:03
Antes de optar pela compra da minha T3 em 2011, li um review inglês, indicando que essa versão EF-S 18-55mm III havia sido disponibilizada para o mercado europeu, mas pela pouca diferença de preço (e nenhuma diferença em relação a qualidade óptica), os consumidores optaram pela versão II com IS.
Quando comprei nos xing-ling da Paulista, perguntei se vinha com a versão II ou III, e todos só ofereciam com a versão II. Então creio que nem na Ásia existia a versão III.


btortelli

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 852
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 26 de Junho de 2014, 17:16:03
eu achei que essa 3 versao seria a que aceita o foco automatico nas cameras com essa função como a 70d, nao sabia que nao tinha IS.
Canon 60d -- 10-18mm 4.5-5.6 IS -- 17-50mm 2.8 /  GoPro 3 Silver /
Rode Videomic Rycote
www.flickr.com/btortelli
www.500px.com/brunotortelli


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4 Online: 26 de Junho de 2014, 17:20:27
Pois é, pelo jeito deve ser só do mercado europeu mesmo (a Austrália segue o mercado europeu). Bizarro isso, do que pude ler, a diferença de preço em relação à II IS é de cerca de 20 libras, ou seja, quase nada pra justificar abrir mão do IS. Só lamento que a gente não tenha acesso à esse tipo de informação, porque pelo menos evitaria o problema do colega Anderson...

eu achei que essa 3 versao seria a que aceita o foco automatico nas cameras com essa função como a 70d, nao sabia que nao tinha IS.

Essa que você está falando é outra, é 18-55 a STM (não é II e nem III). A 18-55 STM tem IS sim, e é a que tem a melhor óptica de todas as 18-55 da Canon. Ela também é um tanto mais cara. Essa 18-55 III leva uma sigla DC junto, e é uma versão mais simplificada da 18-55 II IS


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 26 de Junho de 2014, 18:58:32
 Digo e repito: "Tem coisas que só a Canon faz para vc..."  A cada dia me decepciono mais com esta marca. A 18-55 III é justamente para isso, para enganar as pessoas. Tiram o IS, dão o nome de III e vendem pelo mesmo preço.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #6 Online: 26 de Junho de 2014, 20:09:51
Digo e repito: "Tem coisas que só a Canon faz para vc..."  A cada dia me decepciono mais com esta marca. A 18-55 III é justamente para isso, para enganar as pessoas. Tiram o IS, dão o nome de III e vendem pelo mesmo preço.


Hein?! Tá doido, Nattis? O preço não é o mesmo, é pouca coisa mais baixo (cerca de R$75), mas é mais baixo. E é aqui no Brasil e EUA que não temos esse modelo III, no mercado europeu tá no site direitinho.


Longe de querer defender a Canon, pois concordo que eles fazem um monte de paspalhada por aí, mas nesse caso específico o erro foi mais da loja, que não informa no anúncio que é o modelo III. Tem foto do produto, e tal, mas acho que eles tinham que informar direito no anúncio qual era a objetiva que ia junto...


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #7 Online: 26 de Junho de 2014, 21:02:39
http://www.pontofrio.com.br/CineFoto/CamerasDigitais/camerasdigitaisreflexdslr/Camera-Digital-Canon-EOS-Rebel-T3-Preta-com-12-2-MP-CMOS-LCD-2-7-Video-HD-Lente-EF-S-18-55-mm-1709543.html

Eis um exemplo comprovando que não é má-fé da Canon, e sim, da loja que não especifica o tipo da objetiva (cita apenas que é uma 18-55mm).
Vi alguns encartes de grandes redes de varejo (Magazine Luiza, Fast Shop), que também vendem a T3 com a 18-55mm III. Provavelmente vem da Europa, pois lá a T3 saiu do catálogo da Canon e resolveram vender no país.

(Moderação, se for ilegal divulgar links de lojas aqui, podem apagar meu post). Coloquei apenas para exemplificar.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #8 Online: 26 de Junho de 2014, 21:14:40
Foi bem esse anúncio que eu vi, Rick, eles em nenhum momento descrevem a objetiva, você só tem como descobrir que é a III se olhar na foto a inscrição na objetiva... E ainda assim, como é foto de estoque, comercial, poderia muito bem ser um erro mesmo...


claudio frança

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 528
  • Sexo: Masculino
  • aprendiz
Resposta #9 Online: 26 de Junho de 2014, 21:25:00
mas é fácil de resolver... .mas vai ter que gastar um pouquinho, mas vale a pena, essa lente do kit com estabilizador não muito cara, qualquer coisa pode até comprar na paulista mesmo e então de uma nova lente para ela, isso para agradar a presenteada, mas que as lojas falham em passar poucos detalhes dos produtos isso é claro, e ainda cobram mais caro.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 27 de Junho de 2014, 04:10:50

Hein?! Tá doido, Nattis? O preço não é o mesmo, é pouca coisa mais baixo (cerca de R$75), mas é mais baixo. E é aqui no Brasil e EUA que não temos esse modelo III, no mercado europeu tá no site direitinho.


Longe de querer defender a Canon, pois concordo que eles fazem um monte de paspalhada por aí, mas nesse caso específico o erro foi mais da loja, que não informa no anúncio que é o modelo III. Tem foto do produto, e tal, mas acho que eles tinham que informar direito no anúncio qual era a objetiva que ia junto...

O preço praticado do kit entre o II IS e III é o mesmo no Mercado Livre e na Santa Ifigênia, nas grandes lojas virou bagunça. Isso é comum sempre que um fabricante diminui custos e coloca um nome sugerindo superioridade. Pratica que eu considero desonesta e muito comum.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #11 Online: 27 de Junho de 2014, 09:07:38
O preço praticado do kit entre o II IS e III é o mesmo no Mercado Livre e na Santa Ifigênia, nas grandes lojas virou bagunça. Isso é comum sempre que um fabricante diminui custos e coloca um nome sugerindo superioridade. Pratica que eu considero desonesta e muito comum.


Mas o preço oficial que a Canon cobra não é o mesmo, o kit com a III é mais barato que com a II IS originalmente. Então a culpa é da Canon ou das lojas? Não sou besta de ficar defendendo a Canon, eles fazem muita bobagem por aí que me deixa fulo, mas tem saber quando criticar e quem criticar. Repito, nesse caso específico, o culpado não é a Canon, mas sim as lojas.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 27 de Junho de 2014, 09:20:13
Só uma correção, a T3 é a 1100D.
A 1000D é XS.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #13 Online: 27 de Junho de 2014, 09:25:09
Só uma correção, a T3 é a 1100D.
A 1000D é XS.


Ops! Verdade, falha minha, eheheh. Mas não muda muito, onde escrevi 1000D, leia-se 1100D, rsrs...


Gustavo Silva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
Resposta #14 Online: 27 de Junho de 2014, 10:10:30
O bom é que na prática a falta de IS não vai te atrapalhar. Dificilmente você vai tirar fotos de pessoas abaixo de 1/80s. E em longas exposições o uso do tripé sempre foi essencial. Dá pra ficar tranquilo sem ele nessa distância focal. O meu deixo direto desligado.