Autor Tópico: Vacas Magras  (Lida 11975 vezes)

Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #30 Online: 27 de Junho de 2014, 14:03:40
Oi galera!! Concordo que estamos em uma fase meio sem movimento.Também ando meio sem vontade de ficar comentando e vou tentar mudar. Existem outras questões também... foristas que postam suas fotos, mas só querem que olhem e apreciem e elogiem... se fazemos críticas construtivas, se ofendem. Só comento fotos de quem já conheço e que sei que pode reagir bem. Além disso, o tipo de postagem também é cíclico. Retratos, estúdio, não saco nada, não curto e então nem entro.
Vários tópicos coletivos incentivam ver as fotos e elogiar, mas não comentar.
Vários tópicos do mesmo forista, vários foristas postando ao mesmo tempo... tópicos vão rapidamente para a segunda página e é um volume grande...

Eu aprendi muito aqui com os comentários de quem sabe mais do que eu e acho muito importante comentar fotos de quem está começando. Só me questiono o quanto quem posta quer realmente aprender... ou se estão mais interessados em "como faço este efeito?"


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 27 de Junho de 2014, 14:04:51
Fórum é papo furado, ajuda aos iniciantes, bom lugar para vender o equipamento que recebeu upgrade... Todos, de todos os assuntos, são assim. Normal.  :ok:


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #32 Online: 27 de Junho de 2014, 14:36:28

Vários tópicos coletivos incentivam ver as fotos e elogiar, mas não comentar.
Vários tópicos do mesmo forista, vários foristas postando ao mesmo tempo... tópicos vão rapidamente para a segunda página e é um volume grande...


Oi Pris   :D :ok:

Acho que os tópicos coletivos são mais descompromissados, leves, então tendem a ter mais posts. Acho-os interessantes e um bom caminho para o aprendizado, antes de encarar a Galeria. :ok:

Quanto a vários tópicos de um mesmo forista, acho, no mínimo, uma falta de delicadeza com os outros membros do fórum. Já vi um caso recente de um mesmo forista abrir 5 tópicos simultâneos com 1 foto cada.  :no:


Existem outras questões também... foristas que postam suas fotos, mas só querem que olhem e apreciem e elogiem... se fazemos críticas construtivas, se ofendem. Só comento fotos de quem já conheço e que sei que pode reagir bem. "

A quantidade de críticas "de verdade" na galeria é tão escasso, que as poucas que aparecem são vistas com certa antipatia e estranheza. Não era para ser assim. É tão bom quando ocorre a crítica, a réplica, enfim, uma discussão salutar sobre a fotografia apresentada. Todos aprendem e todos saem ganhando.
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.821
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 27 de Junho de 2014, 15:14:39
. Só comento fotos de quem já conheço e que sei que pode reagir bem.

Isso é um fator importantíssimo.
Eu aprendi com um grande amigo, palestrante, que não existe essa, de critica construtiva, ou crítica destrutiva. Crítica é crítica e pronto. Quem escolhe o que vai ser é o receptor da mensagem.
Exemplo:
Eu posto uma foto, de uma noiva linda, mas o vestido tá um pouco estourado, sem detalhes.
Chove elogio pra composição, foco, beleza da noiva, e vem um bendito e escreve:

Cara, gostei da foto, mas achei o branco do vestido um pouco estourado.

Essa foi uma crítica.

Agora vamos transformá-la em crítica construtiva:
Po, o cara achou estourado, vou dar uma olhada no LR, se estiver mesmo, vou baixar um pouco as luzes altas e postar de novo, pra ver se melhora"

E agora, vou transformá-la em critica destrutiva:
"Po, mas que babaca, fica o dia inteiro tirando foto de passarinho no parque, e vem criticar minha foto da noiva? vou lá olhar o Flickr dele pra ver se é tudo isso!

Pronto, tá semeada a discórida  :D :D


Além disso, o tipo de postagem também é cíclico. Retratos, estúdio, não saco nada, não curto e então nem entro.

Outro ponto é o assunto da foto. Eu, faço foto de casamentos, debutantes e crianças. Mas meu foco mesmo é nos dois primeiros.
Se um cara vier e postar uma foto linda, feita com 8mm, exposição de uma hora, mostrando o movimento da terra, etc, tudo o que vou escrever é "Linda  :ok: :ok: :worship: :worship: "
MAs não é por mal. É porque não manjo nada desse assunto! :D
Mesma coisa com fotinho de nenê: Acho uma fofura, gracinha tchuco-tchuco do titio, mas não tenho um pingo de saco pra fazer. Então, se a Angelita ou a Thais (exemplos de duas boas fotógrafas de nenês, tá :D ) postarem uma foto MARAVILHOSA de nenê, vou apenas dizer "Linda, adorei a expressão"

__________________________________________________


Relaxem meninos, fórum é assim mesmo, como disse o Humberto :D

Eu sou cadastrado em vários fóruns:
Mundo Fotográfico
BR Foto
Digiforum
Esquina da Foto
Clube Peugeot
Pedal.com.br (ciclismo e MTB)

Desses, só animo mesmo a entrar no MF, CP, e no pedal. O BR Foto é legal, o esquina e o Digifórum são parados.

Só pra ilustrar, o Digifórum é tão parado, mas tão parado, que um dia desses, eu entrei, vi uma dúvida, entrei pra responder, e ao chegar no final da página, a última resposta era minha, de uns 3 meses antes, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Abraço.


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #34 Online: 27 de Junho de 2014, 15:17:25
Quando eu entrei no fórum, tinha um moderador "SANTANA"... o cara era fodástico em fazer uma análise beeem aprofundada das fotografias postadas na galeria.
Só que depois de um tempo, deve ter enchido o saco de escrever e vazou. Como alguém aí em cima comentou, a maioria dos usuários é iniciante ou intermediário, então a produção normalmente está nesse nível. Faz bastante tempo que não vejo uma foto de cair o queixo, salvo aquelas do Patagônico, que até ele deu uma sumida.
Enfim, o Humberto comentou sobre os ciclos.. mas realmente estamos passando por um ciclo baixo, não há como negar. Há alguns meses foi feito uma remodelação no quadro de moderadores, mas para minha surpresa, vários deles se atuam, estão nos bastidores e deixaram de participar das discussões propriamente ditas.
Pra mim, esse fórum é uma cachaça.. Aprendo e me divirto muito com tudo que é postado aqui. Já fiz amizades e conheci muitas pessoas além de comprar e vender produtos. Por pura preguiça não evolui tanto na qualidade das minhas fotos. Se tive algum crescimento foi na avaliação do que é produzido.
Enfim, espero que algo aconteça para mudar o cenário para melhor.
 :ok:

Acho que o Aldo pegou na veia, bem isso mesmo. E também me enquadro na questão da preguiça rsrsrsrs

Sobre o Santana, eu aprendia muito até lendo os comentários dele nas fotos dos outros. Muito show a boa vontade que ele tinha. Não tenho certeza, mas ACHO que ele parou porque cansou de ter a sua grande boa vontade confundida com exibicionismo. Fazia críticas super construtivas, muitas vezes foto por foto, detalhe por detalhe no intuito de ajudar e vira e mexe alguém insinuava que ele estava "falando muito e fotografando pouco", ou qualquer coisa do gênero. Qualquer um ficaria chateado no lugar dele e imagino que foi isso que pegou.

E diria também, que não foi só ele que se afastou por esse mesmo motive, deve ter muitos outros.


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #35 Online: 27 de Junho de 2014, 15:20:07
Postei ao mesmo tempo que o Mike, e concordo com tudo que disse, inclusive sobre o Digiforum  :hysterical:


Anderson Sales

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 886
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 27 de Junho de 2014, 15:30:23
Pena que os que NÃO GOSTAM não se exprimam com frequência.

É isso aí. É claro que, intimamente, esperamos que nossas fotos sejam elogiadas, mostrando que estamos evoluindo. Mas prefiro ler 10 "está ruim por isso, isso e isso", dom que não ler nada, ou, pior ainda, aplausos dados apenas por preguiça de comentar!
Nikon D5200 + Nikkor 18-55mm + Nikkor 35mm 1.8G
Panasonic Lumix FZ-150
Flickr: http://www.flickr.com/photos/dusales/


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #37 Online: 27 de Junho de 2014, 15:34:53
Mike... precisa entrar mais no Esquina.

Os conteúdos e os mestres de lá não se encontra em qualquer outro lugar.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #38 Online: 27 de Junho de 2014, 15:48:03
Mike... precisa entrar mais no Esquina.

Os conteúdos e os mestres de lá não se encontra em qualquer outro lugar.

Abcs

o Esquina só observo,sei que não tenho conhecimento nem qualidade suficiente pra participar,acredito que apenas ler já me acrescenta muito.
tem sim Muitos Mestres.  :ok:

 
« Última modificação: 27 de Junho de 2014, 15:48:31 por sasaitsuricumiashi »


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #39 Online: 27 de Junho de 2014, 16:01:38
O C.R.O.I.X não tem veia de professor... enjooa de ficar dando as dicas de arte dele para todo mundo o tempo todo!  :D :D

Esse negócio de o pessoal comentar muito ou pouco nas galerias e afins já foi bem discutido, inclusive existia uma grande panela que os mesmos sempre comentavam nas fotos dos mesmos e sempre elogiando, mesmo que a foto fosse uma titica artisticamente ou tecnicamente....

Acho que o tempo da panela já passou né ?

Eu gostaria de receber mais críticas / comentários em minhas fotos. Mas como a maioria é de avião, e não são tão artisticamente pensada o povo não gosta muito de comentar... Enfim...

Alexandre, AFShalders, Braga, Spider, Dimi, Pope, Santana, Elmo, Koki, Alex, Humberto, C.R.O.I.X etc, esse pessoal sempre tem algo de positivo a acrescentar em BOAS discussões fotográficas. Mas acontece outro fenômeno, pessoal tem medo de discutir.
Estamos no fórum para isso, discutir, trocar ideias, expor opiniões divergentes sem grilo !  :D

De resto é isso, o fórum é cíclico, as vezes enjoamos e depois voltamos!

E por falar nisso, cadê o Portela?!?

« Última modificação: 27 de Junho de 2014, 16:09:09 por sergiotucano »
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #40 Online: 27 de Junho de 2014, 16:16:27
o Esquina só observo,sei que não tenho conhecimento nem qualidade suficiente pra participar,acredito que apenas ler já me acrescenta muito.
tem sim Muitos Mestres.  :ok:
Você tem boas fotos.
Acho válido sim postar e participar.
Eu sou um merdinha e posto fotos lá de vez enquanto. Hahahaha...

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.821
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 27 de Junho de 2014, 16:28:21
Mike... precisa entrar mais no Esquina.

Os conteúdos e os mestres de lá não se encontra em qualquer outro lugar.

Abcs

Pois é... eu me cadastrei lá essa semana, depois de ver um link por acaso não me lembro onde.

gostei do fórum, me pareceu muito bacana o pessoal.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #42 Online: 27 de Junho de 2014, 16:29:57
Pois é... eu me cadastrei lá essa semana, depois de ver um link por acaso não me lembro onde.

gostei do fórum, me pareceu muito bacana o pessoal.
"um lugar de amigos"
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 27 de Junho de 2014, 16:53:15
Como eu aprendi lendo os tópicos do Fórum e também postando, também sinto falta dos comentários, cada vez mais escassos e superficiais. Temos o trabalho de criar um tópico com carinho e postar 15 ou 20 fotos numeradas, quase implorando por comentários técnicos e uma avaliação geral, depois de 5 dias aparecem 2 comentários apenas, do tipo, "parabéns!  :ok:"...ou "Não gostei da foto nº 8  :assobi:"... E as outras? O que fiz certo? Tratamento? Regras? Composição....nada...as vezes o colega mete um Péssimo no Corredor Polonês e nem escreve o porquê.... :clap:

Eu acesso o MF quando tenho tempo de sobra, ai penso, hoje vou entrar na galeria e comentar o que tiver, se eu estou com pressa, nem entro...é uma organização pessoal simples que faz bem à saúde do fórum.

Talvez uma nova galeria com enquete seria uma solução para os mais preguiçosos, com votação em Tratamento, Composição, Valor Comercial, Criatividade ....daria um novo UP e vontade de postar e participar...

Vâmo lá


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #44 Online: 27 de Junho de 2014, 16:54:10
Acho que o Aldo pegou na veia, bem isso mesmo. E também me enquadro na questão da preguiça rsrsrsrs

Sobre o Santana, eu aprendia muito até lendo os comentários dele nas fotos dos outros. Muito show a boa vontade que ele tinha. Não tenho certeza, mas ACHO que ele parou porque cansou de ter a sua grande boa vontade confundida com exibicionismo. Fazia críticas super construtivas, muitas vezes foto por foto, detalhe por detalhe no intuito de ajudar e vira e mexe alguém insinuava que ele estava "falando muito e fotografando pouco", ou qualquer coisa do gênero. Qualquer um ficaria chateado no lugar dele e imagino que foi isso que pegou.

E diria também, que não foi só ele que se afastou por esse mesmo motive, deve ter muitos outros.

2x

A primeira vez que ele comentou um tópico meu foi como um soco no estômago....mas gostei e sempre esperava por sua participação  :D
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI