Autor Tópico: Super Zoom  (Lida 4341 vezes)

Alinebelo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 27 de Junho de 2014, 10:32:19
Bom Dia Pessoal!

Como eu continuo na dúvida sobre o que comprar gostaria de saber mais sobre essas Super zomm.
Quero uma camera boa, que tire fotos com qualidade, que eu possa tirar tanto de paisagens, pessoas e também a noite. Não sou profissional, quero registrar minhas viagens e o dia dia da minha família.

Entre as que eu estava vendo era a D5200, só que me deparei com a P520 e a Sx50... Como eu não sei usar lente, não entendo muito de equipamentos fotográficos, vi que pode ser mais complicado começar a usar a D5200.. Vi muitos comentários a respeito de você ter uma super câmera e sub utilizar...

Então gostaria da opinião de vocês sobre se eu realmente devo investir na D5200 ou me limitar a uma dessas superzoom?


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #1 Online: 27 de Junho de 2014, 10:46:50
Então gostaria da opinião de vocês sobre se eu realmente devo investir na D5200 ou me limitar a uma dessas superzoom?

Olá Alinebelo!

Essa pergunta na verdade só vc poderá responder. Vc quer utilizar a camera fotografando no modo Manual ou auto ?

Eu utilizei uma Ultra zoom durante muito tempo e posso garantir que são boas cameras ( pelo menos a minha era ), inclusive eu a utilizava no modo M e conseguia bons resultados ( na minha opinião ).

Dependendo do quanto vc quer se aprofundar na atividade fotográfica, alguns detalhes que passam despercebidos pelos "leigos" podem fazer alguma diferença, como fotografar em RAW ( arquivo nativo que nem todas as UZs fazem ) o tempo longo de exposição para fotos noturnas ( a minha por exemplo tinha até 60 segundos de exposição, muitas vão só até 10 ou 8 segundos ), o ISO máximo que a camera
tem ( isso a minha deixava à desejar ) permitindo fotografias rápidas em ambientes escuros.

As DSLRs como a D5200 que vc citou geram arquivos com mais qualidade, nitidez e tal ( ressalto que uma UZ embora tenha um bom alcance não oferece a mesma qualidade justamente pelo zoom exagerado ).

Então o diferencial maior entre UZs e DSLRs, em geral, são algumas situações específicas que vc precisará de mais recursos, mas para uso mais comum pode ir de UZ que te atenderá muito bem.

Uma outra categoria ( da qual não posso falar por não ter conhecimento ) mas que tlvz vc deva considerar são as "mirrorless", alguns colegas do Fórum poderão comentar à respeito.

Espero ter ajudado!


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #2 Online: 27 de Junho de 2014, 14:12:33
Meus dois cent's...

Super zoons quase sempre são câmeras compactas, com sensor minúsculo, e zoom gigante.

Em muitos casos, o zoom gigante parece interessante no início. Vc tira foto de passarinho em cima da árvore, da lata de cerveja na rua a partir do 10º andar do edifício, do detalhe do brasão na fachada do prédio. Mas depois, salvo se vc realmente gosta de fotografar passarinhos e tals, o tal zoom acaba perdendo o interesse.

Se vc acha que o zoom não é tão importante, e não quer entrar nas câmeras de lente intercambiável, que exigem maior investimento ou no mínimo, mais dedicação para aprender e extrair o máximo para que seu custo mail alto compense, pense nas "compactas premium".

Hoje tenho uma DSLR (Canon 60D) e uma compacta premium (Canon S110). Obviamente não existe termo de comparação entre ambas no quesito qualidade de imagem, mas dentro do segmento de câmeras com sensor pequeno (menores que 1") a S110 é talvez uma das melhores, e talvez o melhor custo x benefício.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 27 de Junho de 2014, 14:21:34
Minha 'superzoom' 'tá encostada', é justamente os que os colegas disseram.

Nas superzooms o alcance é obtido através de outros artifícios que não a qualidade da lente (tamanho do sensor x fator de crop, etc....). Por isso terás uma imagem 'aproximada' mas sem qualidade, e com o tempo isso não terá o impacto inicial, pois ao vê-las em um computador, a qualidade fica muito aquém do esperado.

E digo que muitas vezes consegue-se fotos melhores 'cropando' um imagem de uma DSLR ou Mirrorless...
« Última modificação: 27 de Junho de 2014, 14:26:54 por Versiano »
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 27 de Junho de 2014, 15:41:00
Alinebelo, comece bem, compre a D5200.  Sem mais.


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 27 de Junho de 2014, 15:58:28
Bom Dia Pessoal!

Como eu continuo na dúvida sobre o que comprar gostaria de saber mais sobre essas Super zomm.
Quero uma camera boa, que tire fotos com qualidade, que eu possa tirar tanto de paisagens, pessoas e também a noite. Não sou profissional, quero registrar minhas viagens e o dia dia da minha família.

Entre as que eu estava vendo era a D5200, só que me deparei com a P520 e a Sx50... Como eu não sei usar lente, não entendo muito de equipamentos fotográficos, vi que pode ser mais complicado começar a usar a D5200.. Vi muitos comentários a respeito de você ter uma super câmera e sub utilizar...

Então gostaria da opinião de vocês sobre se eu realmente devo investir na D5200 ou me limitar a uma dessas superzoom?

Vamos lá, Aline.

Primeira consideração: você é amadora e parece não ter qualquer interesse além de continuar tendo a fotografia apenas como hobby, fotografando eventos familiares, reunião de amigos e eventualmente viagens. Por outro lado, o que é ótimo, você já se preocupa com qualidade, ou seja, está pedindo opinião sobre cams que tire fotos com qualidade.

Segunda consideração: qualidade, por incrível que possa parecer, é algo relativo. Tenho dito por aqui que não se discute que a qualidade da imagem depende fundamentalmente da lente que se utiliza, e obviamente o custo de cada uma reflete de certa a forma a qualidade da imagem que ela vai te entregar. Você pode adquirir uma lente 800mm como esta http://www.bhphotovideo.com/c/search?Ntt=nikon+800mm&N=0&InitialSearch=yes&sts=ps por 18 mil obamas (mais ou menos R$ 43.000,00 lá na B&H) ou comprar uma super zoom que vai até 1200mm, aparentemente 50% mais "poderosa" que os 800mm da outra lente, por apenas 400 obamas (R$ 1.000,00) como esta: http://www.bhphotovideo.com/c/search?Ntt=canon+powershot+sx50+hs&N=0&InitialSearch=yes&sts=ps . Parece claro que uma é mesmo melhor que a outra.

Terceira consideração: Talvez mais de 90% das pessoas que estão por aqui, ou ainda mais que isso, vão usar sua câmera para uso puramente amador e vão ter suas imagens todas visualizadas num monitor de 20" e no máximo vão ampliar uma dúzia de imagens por ano no tamanho 10X15 para colocar no porta retrato da sua estante. A enorme diferença de qualidade de uma câmera (ou lente) para outra praticamente se reduz a muito pouco, quase nada, não compensando portanto se gastar muito, seja com cam, seja com lente, por que no final do dia a qualidade não será tão perceptível.

Quarta consideração: Se você está em dúvida entre uma D5200 com lente do kit ou uma super zoom SX50, não pense duas vezes e opte pela D5200. Não é complicado. A dificuldade de adaptação até você saber qual botão apertar é a mesma para qualquer câmera. Com uma D5200 você terá uma câmera muito melhor, com uma lente muito melhor para o uso geral, praticamente com o mesmo tamanho, poderá se quiser futuramente aprender alguma coisa sobre como explorar melhor seu equipamento e conseguir melhor fotos, poderá trocar de lentes se algum dia te interessar e ainda poderá revende-la, isso mesmo, revende-la, pois ela terá uma mercado de usados muito bom. Mesmo que você não entenda nem queira entender nada de fotografia, você pode colocar no Automático e ela fará tudo (ou quase tudo) por você e você pode esquecer este negocio de trocar lentes. Mantenha sua lente original e pronto.

Quinta consideração: 99% das fotografias que você vai tirar, uma lente do kit da D5200 vai te atender. Um super zoom de 1200mm serve pra muito pouco, quase nada, porque apesar do enorme alcance, você não vai ficar tirando fotografia da lua todo dia. Nem de passarinho na árvore, sim na árvore porque se ele estiver voando...esqueça. E para todo o restante das fotos que você vai tirar, a qualidade de uma D5200 será muito melhor com uma lente de alcance que te servirá para tudo.

Sexta consideração: Para seu uso eu pensaria ainda numa terceira opção que seriam as compactas premium. Elas são câmeras compactas de verdade, ou seja, cabem no bolso, na bolsa, etc, tem um sensor bom (1 polegada), fotografam em RAW e Jpeg, conforme seu desejo, fotografam no Automático ou Manual, conforme seu desejo e tem um preço bastante atrativo para a qualidade de imagem que vão te entregar. Refiro-me a câmeras como esta: http://www.bhphotovideo.com/c/search?Ntt=sony+cyber-shot+dsc-rx100+ii&N=0&InitialSearch=yes&sts=ps Ela levará ainda uma vantagem adicional sobre uma D5200 que é o fato de ter um flash embutido muito bom, que inclusive pode ser rabatido pra cima, para evitar aqueles luzes chapadas na cara das pessoas. Há uma discussão neste fórum sobre o que seria uma compacta premium, mas pra mim, câmeras que tem o sensorzinho de 1/1.7 ou 1/2.3 não são e não podem ser consideradas compactas premium. Claro que você pode fazer fotos de qualidade com elas, mas ainda assim elas são compactas comuns. Veja neste link http://cameraimagesensor.com/size/#165,232,163,29,ao tamanho do sensor de um i-phone, de uma s110, de uma sony rx100 e de uma D5200. Normalmente os preços são proporcionais ao tamanho dos sensores..rs... e não é por acaso.

« Última modificação: 27 de Junho de 2014, 16:18:55 por Diogenes »
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


Alinebelo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #6 Online: 27 de Junho de 2014, 18:28:14
Muito obrigada Diogenes!! Suas considerações ajudaram bastante... Gostei dessa opção da DSC RX 100 II.. Ainda posso comprar a proteção para fotografar na água... :ok: Vou dar uma olhada em outras câmeras do mesmo estilo dessa Sony... Mas confesso que a D5200 ainda não saiu da minha cabeça  :wub:

Aline


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 28 de Junho de 2014, 08:10:13
Muito obrigada Diogenes!! Suas considerações ajudaram bastante... Gostei dessa opção da DSC RX 100 II.. Ainda posso comprar a proteção para fotografar na água... :ok: Vou dar uma olhada em outras câmeras do mesmo estilo dessa Sony... Mas confesso que a D5200 ainda não saiu da minha cabeça  :wub:

Aline

Aline, não tenha dúvidas que você ficará 100% satisfeita, caso opte por uma D5200, assim como também se for uma Sony RX100. Claro que uma é uma DSLR de entrada ou até um pouquinho mais e te dará chance de desenvolver muito mais a fotografia, enquanto que a outra é uma compacta premium, boa também, mas uma compacta. Eu diria que em qualidade de imagens destas que você deve fazer, ambas vão se equivaler e talvez a grande pergunta que você precisa se fazer é: você quer uma grandona ou quer uma compacta. Eu tenho uma D7000 com várias lentes, flash, baterias extras, etc, etc, etc,... e tenho uma Sony Rx100, além de uma Sigma DP2. Ano passado fiz uma viagem longa para o exterior e optei em levar apenas a Sony RX100, pois a tralha toda é muito complicado. Não poderia ter feito melhor escolha, pois a praticidade de poder levar a câmera no bolso é um fator a considerar. Agora é contigo.
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 28 de Junho de 2014, 11:12:32
Vou estender um pouco mais, mas o que o Diógenes falou é muito importante, DSLR não é câmera 'para toda hora', pelo menos na minha opinião. Existem questões como praticidade, ... e até segurança, etc....

Para hobby, ou para quem quer boas fotos, uma câmera compacta de qualidade ou ainda uma mirrorless constituem ótimas alternativas, pois são muito práticas e não chamam tanto a atenção.
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #9 Online: 28 de Junho de 2014, 11:35:27
Diogenes e Versiano acrescentaram muito bem.
Eu tenho uma X100S que com 35 mm equivalente é pau pra toda obra.

Hoje, eu recomendo para todos que querem por hobby mas não querem equipamento grande, uma máquina mirrorless. É certeza de satisfação.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales