Autor Tópico: Fotografia, como começar a treinar  (Lida 3238 vezes)

Igor Matos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
Online: 27 de Junho de 2014, 22:09:26
Olá a todos do Fórum, bom venho aqui pedir um conselho a vocês, acompanho o trabalho, fotos, dicas de todos desde de dezembro do ano passado, entretanto nunca criei uma conta ou tópico antes. Tenho 17 anos e meu gosto pela fotografia começou justamente nesse mesmo dezembro, quando viajei e meu pai tinha acabado de comprar uma câmera e ela que temos ate hoje. Uma powershot sx500hs. Então estava sem fazer nada e peguei ela e começei a mexer. Mas eu sempre pensei que se fosse para fazer algo por que nao aprender a fazer realmente e nao apenas fingir que sei algo? Então começei a ler massivamente sobre fotografias no site da Claudia Regina. Li quase todas as postagens desde do basico ate aquelas complicaçoes de DOF ( que ainda me deixa de cabelos em pé ). A câmera nao tem nada excepcional mas para um leigo nao faz diferença nao é? Entretanto gostaria realmente que me dessem dica de como começar a tirar fotos melhores pois estou estagnado. Nessa viagem nao consegui nenhum por do sol incrivel ( estava na praia ) nem mesmo tentando a hora magica. As exposiçoes por mais que seguindo todos os principios desde de fotometrar perfeitamente até deixar sub e super exposto não ajudaram. Consegui controlar o DOF e deixar o fundo desfocado mantendo distância e usando o zoom ( 30x optico ). Resumindo para nao desgastar mais a quem ja leu ate aqui, me perdoem desde já. As fotos ficaram boas ( para quem nunca tinha tentado, meus familiares elogiaram bastente. Um bom mimo para quem nao sabe nada virei o fotografo da turma durante a viagem toda ), umas fora de foco, outras com desfoco no fundo, regra dos terços, olhos na parte superior, entre outras coisas que li para iniciar meus experimentos.  Entao o que posso fazer para exercitar mais devido a o empecilho que a câmera pode me trazer e o por onde eu deveria começar a treinar novamente. Obrigado espero que possam me ajudar. ^-^ E sou fã de todos vocês suas fotos sao magnificas.


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #1 Online: 27 de Junho de 2014, 22:21:46
Igor, pelo seu texto, pelo conhecimento que já demonstra, não vejo outra coisa a não ser praticar. Procure um tema ou um estilo de fotografia que você gosta e vai fazendo foto e procurando também treinar a edição das imagens. Tá no caminho certo já lendo e aprendendo e praticando  :ok:


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 27 de Junho de 2014, 22:22:12
Cara.... a Internet tá lotada de bons sites para aprender fotografia, começando aqui pelo MF que tem muitos bons tópicos sobre o básico ao avançado. Use bastante o mecanismos de busca e os tópicos com várias páginas de comentários.

Tem também canais no YouTube como o Zona da Fotografia, Escola Pública de Fotografia entre outros....
Pesquise bastante antes de abrir qualquer tópico e bem vindo ao fórum.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #3 Online: 27 de Junho de 2014, 22:24:51
Acredito que vc está no caminho certo, estudando, indo atrás e praticando. Não conheço bem essa câmera, então não sei o que ela pode oferecer de controles manuais, mas continue estudando e praticando um assunto por vez, até dominá-lo. Aqui no fórum vc vai encontrar mta informação útil, leia, observe as fotos dos outros usuários e tente reproduzir.
Se tiver oportunidade procure comprar uma DSLR, mais antiga e/ou barata, vai te abrir um mundo de possibilidades :ok:


Igor Matos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
Resposta #4 Online: 27 de Junho de 2014, 22:42:11
Desculpe por ter postado na parte errada do fórum. Então eu planejo vender essa superzoom e comprar uma T3i to encaminhando todos meus esforços para isso. A câmera sx500is ( erro meu me perdoem ) me oferece um controle até legal para quem nunca tinha usado manualmente. ISO 100 até 1600. Abertura f3.4 (W), f5.6 - f8 (T). Velocidade 15 seg - 1/1600. A lente é 24mm - 720mm equivalente. To comprando um tripé neste exato momento, vai facilitar muito a vida na foto de paisagens, tremedeira basica que ainda tenho. Me falaram sobre esse aqui http://www.walmart.com.br/produto/Cameras-e-Filmadoras/Tripes/Vivitar/346363-Tripe-p--Camera-127m-Vivitar o que vocês acham? Alem disso sobre a T3i eu penso em pegar uma lente de 50mm f1.8 de cerca de 400 reais. É uma boa ideia? E obrigado pelas dicas. Vou baixar o photoshop aqui ja estava no meus planos por causa de um trabalho de colégio mas é sobre filmagem, entao baixei o after effects antes e fui aprender ele. Mas photoshop é meu proximo alvo alem de claro a fotografia. Obrigado a todos mesmo


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #5 Online: 27 de Junho de 2014, 22:49:14
Saber editar é importante, como o Alexandre disse.
A 50mm 1.8 é uma lente ótima pra se aprender, mas acredito que vc ficará mto limitado só com ela, a do kit junto pode ser mais interessante, principalmente para paisagens. Eu te digo que minha primeira lente foi uma 50mm, e só tive ela por uns 5 meses, vc vai aprender mais com ela (por ser uma prime) do q com qlqr outra zoom, mas tenha a do kit tb para outras situações :ok:
Quanto ao tripé, tem uns manfrotto na faixa de 200-300 reais que são mto bons e portateis


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #6 Online: 27 de Junho de 2014, 23:23:46
Olá Igor, como o pessoal já falou, cara: estudar, estudar e estudar, tudo o que puder sobre fotografia, e claro, praticar, exercitar.

Tbm acredito que o "tratamento" das imagens seja bem importante, sugiro que vc fotografe em RAW ao invés de JPG, e faça ajustes no Lightroom.

O Ps uso mais para junção de imagens sub e super, retoques ou outras coisas que queira.

Abs


Igor Matos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
Resposta #7 Online: 28 de Junho de 2014, 10:48:03
Olá Igor, como o pessoal já falou, cara: estudar, estudar e estudar, tudo o que puder sobre fotografia, e claro, praticar, exercitar.

Tbm acredito que o "tratamento" das imagens seja bem importante, sugiro que vc fotografe em RAW ao invés de JPG, e faça ajustes no Lightroom.

O Ps uso mais para junção de imagens sub e super, retoques ou outras coisas que queira.

Abs

Baixando o lightroom aqui espero que de certo é cerca de 900 mb mesmo? To lendo aqui também as diferenças dele para o ps. RAW a câmera que tenho ainda nao me da esse suporte. Espero conseguir a T3i logo para usar RAW


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #8 Online: 28 de Junho de 2014, 14:23:45
Baixando o lightroom aqui espero que de certo é cerca de 900 mb mesmo? To lendo aqui também as diferenças dele para o ps. RAW a câmera que tenho ainda nao me da esse suporte. Espero conseguir a T3i logo para usar RAW

Cara, não sei o peso do Lr, mas posso te garantir que pegar um arquivo em RAW e trabalhar no Lr extraindo e equilibrando a imagem da um UP
animal na foto, pode acreditar. Brinque bastante, tente vários "tratamentos" até vc encontrar ou descobrir o que vc considera o limite ou o aceitável.

E cada foto será única e deve ser trabalhada como tal, não esqueça.

Uma pena que trabalhar arquivos JPG não é aquilo tudo, não da pra mexer muito pois as imagens JPG já passaram por um ajuste da camera e estão limitadas. Mas como treino vale.


i9forex

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.925
  • Sexo: Masculino
    • AFernandes
Resposta #9 Online: 28 de Junho de 2014, 15:16:19
Nao sei se alguem já disse isso....
Mas... COLOCAR AS FOTOS AQUI...
Tem 2 bons efeitos:  a critica da gente... e o estimulo que gera para o fotografo...

Quanto ao soft de edição... Sem duvida o Lightroom ( ou os similares que há bastantes gratis ou não )  antes do PS.
É a camera escura do fotografo digital.

Pessoalmente, não concordo muito com a questão DSLR. Todos duma dorma ou outra estamos passando para as compactas...  por causa de diversos beneficios...
Mas não é tão importante isso... E posso até nem ter razão aí...
Sucessos.
Que eu penso que vai ter de certeza... pois está fazendo muito bem o caminho.
A. Fernandes