Autor Tópico: [AJUDA] OM-D E-M1 X OM-D E-M5 X OM-D E-M10  (Lida 5368 vezes)

rapha042385

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
Online: 29 de Junho de 2014, 11:55:30
Depois de muito ler, estou decidido a trocar minha canon t2i por uma olympus. Mesmo depois de ler exaustivamente continuo com algumas dúvidas em relação a custo x benefício. Terei um orçamento de 1800 dólares aproximadamente para investir. Entre esses conjuntos (de valores semelhantes) qual seria o melhor?

Sou um fotógrafo amador, utilizo a câmera em viagens e por hobby. O conjunto que tenho hoje é uma canon t2i + canon 28-135 + Tamton 17-50 f2.8.

OMD EM-10 + 12-40 f2.8 - 1600 dólares

OMD EM-10 + M Zuiko 25mm f1.8 + M Zuiko 12mm  f2.0 - 1800 dólares

OMD EM-5 + Panleica 25mm f1.4 + M zuiko 45mm f1.8 - 1800 dólares

OMD EM-1 + M Zuiko 25mm f1.8 - 1800 dólares

Abraços a todos


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 29 de Junho de 2014, 12:05:40
Depois de muito ler, estou decidido a trocar minha canon t2i por uma olympus. Mesmo depois de ler exaustivamente continuo com algumas dúvidas em relação a custo x benefício. Terei um orçamento de 1800 dólares aproximadamente para investir. Entre esses conjuntos (de valores semelhantes) qual seria o melhor?

Sou um fotógrafo amador, utilizo a câmera em viagens e por hobby. O conjunto que tenho hoje é uma canon t2i + canon 28-135 + Tamton 17-50 f2.8.

OMD EM-10 + 12-40 f2.8 - 1600 dólares

OMD EM-10 + M Zuiko 25mm f1.8 + M Zuiko 12mm  f2.0 - 1800 dólares

OMD EM-5 + Panleica 25mm f1.4 + M zuiko 45mm f1.8 - 1800 dólares

OMD EM-1 + M Zuiko 25mm f1.8 - 1800 dólares

Abraços a todos

Eu tenho a E-M10, e seguiria optando por ela. Na minha opinião, a E-M5 é melhor opção somente se você fizer questão de um corpo weather sealed (o que acho que não é o caso). De resto, o estabilizador 3-axis da E-M10 é extremamente eficaz (melhor que os OIS das minhas lentes Panasonic), e você ganha focus peaking e outros recursos mais modernos.

Quanto às lentes, apesar de ter várias primes, se você utiliza mais em viagens uma zoom é mais versátil, a princípio - depende o tipo de foto que você tira em viagem. Se usa mais para prédios / paisagens / landscapes, primes até 25mm podem servir. Mas se também gosta de tirar de pessoas, detalhes, etc, uma zoom como a 12-40mm vai ser mais versátil e você não precisa ficar trocando de lente toda hora (o que fiz muito seguido na minha última viagem, e cansa um pouco). Usei muito a Panasonic 14mm (é ok, mas somente usando entre f/4 e 5.6 - em 2.5 ela é meio soft) e a 20mm (excelente com qualquer abertura).

Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


rapha042385

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
Resposta #2 Online: 29 de Junho de 2014, 13:31:56
Eu vi que vc tbm possui a GX7. Qual das duas vc prefere? Abs


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 29 de Junho de 2014, 13:40:14
Depois de muito ler, estou decidido a trocar minha canon t2i por uma olympus...

Em minha opinião, se vc é perfeccionista de imagem, nada melhor do que primes, mas caso queira "apenas" imagens excelentes, a 12-40 f/2.8 é a opção, baseando esta minha opinião no uso de uma Pana 12-35 f/2.8 com minha (ex-) GH2. Essas zooms de alta qualidade com abertura constante oferecem uma combinação de flexibilidade e qualidade imbatíveis. São bem maiores e mais pesadas, entretanto.

Se vc considerar também que Olympus não oferece suporte técnico (a garantia é mundial mas, na prática, vá achar "autorizada" com peças e conhecimento técnico para isso no Brasil...), comprar corpo caro como a E-M1 envolve mais riscos. Afinal, ela custa o dobro de uma E-M10 e a imagem é a mesma, praticamente...

Assim, em minha opinião, pela modernidade e relação custo-risco (não custo-benefício, pois se pifar adeus $1400 fora taxas e dólar...), eu ficaria com sua primeira opção, a EM-10 com a 12-40... Mas a imagem não vai ser diferente de sua Rebel... :ok:


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #4 Online: 29 de Junho de 2014, 18:08:50
Mas a imagem não vai ser diferente de sua Rebel... :ok:

Se me permite, essa parte vou colocar em dúvida. Talvez "não muito diferente" seja mais apropriado. Pois de acordo com o site DxOmark os sensores APS-C da Canon têm desempenho inferior aos 4/3 de uns dois anos pra cá pelo menos. E o imaging-resource com sua ferramenta de comparação comprova isso na minha opinião...


« Última modificação: 29 de Junho de 2014, 18:09:28 por Rinaldo »
  vimeo     flickr     insta


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 29 de Junho de 2014, 23:48:34
Eu vi que vc tbm possui a GX7. Qual das duas vc prefere? Abs

Depende da utilização. Eu uso para vídeo também, e aí a GX7 é infinitamente melhor que qualquer Olympus, tanto em qualidade de vídeo quanto em recursos. Única vantagem das Olympus é a estabilização no sensor, que é espetacular.

Para fotos, a GX7 é um pouquinho pior em high ISO, e um pouquinho menos de resolução - mas só se nota sendo chato e examinando as imagens lado a lado. Ela tem mais controles manuais e o focus peaking dela é mais fácil de usar com lentes antigas. O EVF articulável tem sim sua utilidade (fotos apontando a câmera para cima / fotos com a câmera baixa sob o sol / você pode segurar a câmera meio parecido com uma TLR e ela fica mais estável). O grip dela é bem maior do que o da E-M10 (mesmo a E-M10 com o grip externo). Eu acho ela mais..."bem pensada", por assim dizer.

Mas se a GX7 lhe pega pela razão, a E-M10 pega pela "emoção". Ela é um pouco mais responsiva que a GX7, pouquíssima coisa, mas você sente a diferença. Apesar da resolução menor, prefiro o EVF da E-M10, me lembra muito como era o da GH2 (apesar que depois que ajustei a saturação do EVF da GX7, melhorou muito). Os dials são muito melhores de operar na E-M10, tem um feeling metálico, principalmente o dial do shutter é bem melhor que o da GX7. O IBIS 3-axis é espetacular - a minha Chinon 135mm com mount Nikon fica totalmente estabilizada. É uma câmera mais "moleca", dá mais vontade de tirar foto, tem algo diferente nela.

Mas ambas são excelentes. Gosto muito das duas.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 30 de Junho de 2014, 00:01:11
Se me permite, essa parte vou colocar em dúvida.

É apenas uma opinião baseada nas imagens que obtenho em minhas câmeras, vistas em meu monitor...  :ok:


Rinaldo

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 641
  • DoP
    • > Flickr
Resposta #7 Online: 30 de Junho de 2014, 12:21:56
É uma câmera mais "moleca", dá mais vontade de tirar foto, tem algo diferente nela.

Mandou bem Márcio! Só quem teve uma OM-D sabe como é boa e prazerosa de usar. Sinto saudades da minha E-M5...  :wub:

Se o foco é foto still eu iria OM-D sem dúvida, também porque gosto do jpeg das Olympus. Mas um recurso muito bacana que a GX7 tem é o shutter eletrônico, em que você tira uma foto em silêncio absoluto. Ótimo também para timelapses (ela tem um intervalometer interno muito bem implementado) pois não gasta o obturador mecânico, e alguém que passe perto da camera nem vai notar que está disparando (só um exemplo). Uso o shutter eletrônico da minha GM1 muitas vezes e o pessoal fica intrigado, como assim já tirou?? Ou seja, perfeita para aquele momento 'candid'... hehe...

A desvantagem do shutter eletrônico é o efeito rolling shutter, ou seja, em cenas de muito movimento seu objeto pode ficar destorcido. É entender e sabe usar, pra retrato funciona muito bem.
  vimeo     flickr     insta


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 30 de Junho de 2014, 16:01:34
Mandou bem Márcio! Só quem teve uma OM-D sabe como é boa e prazerosa de usar. Sinto saudades da minha E-M5...  :wub:

Se o foco é foto still eu iria OM-D sem dúvida, também porque gosto do jpeg das Olympus. Mas um recurso muito bacana que a GX7 tem é o shutter eletrônico, em que você tira uma foto em silêncio absoluto. Ótimo também para timelapses (ela tem um intervalometer interno muito bem implementado) pois não gasta o obturador mecânico, e alguém que passe perto da camera nem vai notar que está disparando (só um exemplo). Uso o shutter eletrônico da minha GM1 muitas vezes e o pessoal fica intrigado, como assim já tirou?? Ou seja, perfeita para aquele momento 'candid'... hehe...

A desvantagem do shutter eletrônico é o efeito rolling shutter, ou seja, em cenas de muito movimento seu objeto pode ficar destorcido. É entender e sabe usar, pra retrato funciona muito bem.

Bem lembrado. Usei o shutter eletrônico quase sempre na última viagem, para economizar o mecânico (foram mais de 1500 fotos...), e ficaram muito boas.

Mas tem outro porém para os mais exigentes: as fotos como electronic shutter são tiradas com 10 bits ao invés de 12 bits - ao menos é assim com a GM1, deve ser o mesmo com a GX7.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


rapha042385

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
Resposta #9 Online: 01 de Julho de 2014, 11:20:16
Está sendo de grande ajuda


rapha042385

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
Resposta #10 Online: 01 de Julho de 2014, 11:37:58
A ep-5 entraria nessa disputa? Abs


taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #11 Online: 01 de Julho de 2014, 11:41:25
Caríssimo

Para mim vem a caminho uma E-M10 com uma all around 14-42mm  e uma Zuiko 45mm f/1.8 para retrato


edstk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 94
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 01 de Julho de 2014, 13:58:54
A ep-5 entraria nessa disputa? Abs
Até entra, mas ela é mais cara. Em relação à e-m10 a vantagem dela é o estabilizador de 5 eixos. Se você prefere ter evf é melhor ir de e-m10 mesmo, com a e-p5 vc teria q comprar um vf externo e aumentaria a sua despesa.

Off: Vc pretende comprar a câmera nos EUA? Se vc não tiver com muita pressa e quiser ter mais opções de lente pra comprar com $1800 uma opção é espera até o black friday. Eu comprei minha câmera e mais duas lentes na promoção e economizei mais de $200. Se pegar a e-m10+12-40mm f/2.8  na promoção talvez dê pra pegar uma 45mm f/1.8 ou 25mm f/1.8 dentro do orçamento de $1800. :ok:
« Última modificação: 01 de Julho de 2014, 13:59:26 por edstk »


rapha042385

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
Resposta #13 Online: 01 de Julho de 2014, 14:08:18
Vou comprar nos EUA mas tenho que comprar antes de setembro ou só em janeiro


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #14 Online: 01 de Julho de 2014, 18:21:45
Minha opinião:

EM-1: nunca vi ou peguei nas mão, mas quem tem diz que a "pegada" e o prazer em fotografar fazem dela uma ótima opção.
Contra: corpo mais caro dos 3, corpo menos portátil

EM-5: Selada, o estabilizador, em teoria, superior ao da EM-10, na prática, não sei se o estabilizador faz tanta diferença entre elas. É uma boa escolha, mas acho (novamente, minha opinião), que só se justifica se tiver uma lente selada (a mais barata, que eu me lembre é a m.zuiko 12-50).

EM-10: Parece ser a opção mais racional, principalmente se você não pretende fazer fotos na praia ou na chuva (onde o selamento dos dois outros corpos te deixará mais seguro).

Lente 12-40: sonhei muito com esta lente, mas fico um pouco receoso pelo peso e tamanho desta lente (uso isso de desculpa para não comprar e substituir minha m.zuiko 12-50). Por esta semana, eu consegui vencer o GAS. :D

Nas suas opções, pensaria em um kit com a pana 20mm f/1.7 (pancake, clara, nítida), boa opção para andar pela rua sem chamar atenção + m.zuiko 45mm f/1.8 (boa para retratos, leve, relativamente barata) e um grip (se for pegar a EM-10 ou EM-5, a pegada da câmera melhora muito com grip).