Autor Tópico: Fotos em JPEG  (Lida 5502 vezes)

Hasda

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
Resposta #30 Online: 01 de Julho de 2014, 02:14:14
Nada impede de sempre fotografar em RAW. O mais importante é não usar isso como muleta mesmo, mas se tomar o mesmo cuidado com a parte técnica, acho melhor fotografar em RAW para poder sempre dar uma aperfeiçoada. A preocupação com a fotometria e exposição corretas sempre tem que existir, independente do formato que se utilizar.  ;)
Não fui muito claro na minha dúvida, apesar de sua resposta ja ter esclarecido parte dela. Pensando apenas na aprendizagem, seria viável utilizar somente o JPEG a fim de aprimorar as técnicas de fotometria e exposição, visto que uma foto que saia "errada" terá de ser descartada?
Apenas para praticar e não errar quando for fazer algo profissionalmente.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #31 Online: 01 de Julho de 2014, 08:59:30
Não fui muito claro na minha dúvida, apesar de sua resposta ja ter esclarecido parte dela. Pensando apenas na aprendizagem, seria viável utilizar somente o JPEG a fim de aprimorar as técnicas de fotometria e exposição, visto que uma foto que saia "errada" terá de ser descartada?
Apenas para praticar e não errar quando for fazer algo profissionalmente.

Sim, eu tinha entendido, mas mantenho minha resposta anterior. Não vejo porque não usar RAW mesmo nessas situações. Além da questão da fotometria e composição, é preciso aprender também a questão do tratamento, então acho que sempre é bom usar o RAW, desde o começo. Mais interessante para o aprendizado é fazer exercícios do tipo fotografar com o LCD apagado, por exemplo. Ou então fazer alguma saída fotográfica com limite determinado de fotos, saia pra fotografar se permitindo fazer apenas 12 cliques, um de cada assunto. Como na época do filme. Acho que é bem mais produtivo do que fotografar em JPEG simplesmente.  :ok:


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #32 Online: 01 de Julho de 2014, 09:55:34
Só pra esclarecer eu fotografo apenas em RAW, nunca em JPG, a menção quanto a usar JPG foi a mesma de se usar filme para fotografar, para forçar a pessoa a se esforçar mais na hora do clique e não achar que pode resolver na pós então tudo bem errar... mas se a pessoa for disciplinada a isso nada impede se se atentar a isso e fotografar em Raw mesmo... e comparado ao JPG o Raw faz milagres sim...
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #33 Online: 01 de Julho de 2014, 10:07:02
Do jeito que está a latitude das atuais câmeras eu diria que RAW faz milagre sim  :D

e comparado ao JPG o Raw faz milagres sim...

Bom, só pra deixar claro quando eu falei do milagre, o que quis dizer é que fotografar em RAW não é garantia de que uma foto ruim vá ficar boa. Se a foto está ruim em JPEG, nem o RAW vai salvar (o que não é o caso das fotos da Angelita, elas estão boas).


Hasda

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
Resposta #34 Online: 01 de Julho de 2014, 10:47:54
Sim, eu tinha entendido, mas mantenho minha resposta anterior. Não vejo porque não usar RAW mesmo nessas situações. Além da questão da fotometria e composição, é preciso aprender também a questão do tratamento, então acho que sempre é bom usar o RAW, desde o começo. Mais interessante para o aprendizado é fazer exercícios do tipo fotografar com o LCD apagado, por exemplo. Ou então fazer alguma saída fotográfica com limite determinado de fotos, saia pra fotografar se permitindo fazer apenas 12 cliques, um de cada assunto. Como na época do filme. Acho que é bem mais produtivo do que fotografar em JPEG simplesmente.  :ok:
Falha minha em não ter entendido o que você quis dizer na primeira resposta, desculpe se pareci rude.  :D Se limitar com uma quantidade de cliques parece um bom método pra aprendizagem, vou colocar em prática em breve. Estou começando na fotografia agora, nesse mês que estou livre farei um curso de tratamento de imagem no photoshop (que começa amanhã) e um de fotografia  :)

[...] forçar a pessoa a se esforçar mais na hora do clique e não achar que pode resolver na pós então tudo bem errar... mas se a pessoa for disciplinada a isso nada impede se se atentar a isso e fotografar em Raw mesmo... e comparado ao JPG o Raw faz milagres sim...
Era disso que estava falando, se forçar a fazer sempre as fotos direitinho pode ser uma boa prática para o iniciante (como eu) adquirir essa disciplina.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #35 Online: 01 de Julho de 2014, 10:50:24
Só pra esclarecer eu fotografo apenas em RAW, nunca em JPG, a menção quanto a usar JPG foi a mesma de se usar filme para fotografar, para forçar a pessoa a se esforçar mais na hora do clique e não achar que pode resolver na pós então tudo bem errar... mas se a pessoa for disciplinada a isso nada impede se se atentar a isso e fotografar em Raw mesmo... e comparado ao JPG o Raw faz milagres sim...

 :ok: :ok: :ok: :ok:


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #36 Online: 01 de Julho de 2014, 10:53:21
Eu não gosto de fotografar em JPEG... desde que comecei meu aprendizado eu uso o RAW.  Se podemos tirar o máximo proveito da câmera, porque não fazê-lo?
Sei bem que uma foto ruim não vai ficar boa somente com a edição. Mas uma foto boa, pode ficar ainda melhor com alguns ajustes.

Eu fui fazer um trabalho complicado... fotografar com pouca luz e sem uso do flash... Eu ligava uma luminária pra ajudar, mas a todo tempo me pediam pra desligar, a parturiente queria ficar no escuro... até o som do obturador era incômodo (sei que dá pra colocar no silencioso, mas nem lembrei disso na hora...). Tive que abusar do iso alto e da abertura máxima.

Depois posto os melhores momentos  :D


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #37 Online: 01 de Julho de 2014, 11:11:06
Falha minha em não ter entendido o que você quis dizer na primeira resposta, desculpe se pareci rude.  :D

Não pareceu rude não, tranquilo!

Depois posto os melhores momentos  :D

No aguardo!  :ok:


dsfextreme

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 01 de Julho de 2014, 11:41:03
...Tive que abusar do iso alto e da abertura máxima.

Então, fui em um casamento esse final de semana como auxiliar de iluminação :ponder: ...
Minha primeira experiência em campo ...fiquei de cara com o valor do ISO usado 1600 pra cima  :eek:
Mesmo com Flash e LED ...fiquei impressionado ....e só câmera FF...
Então estou perdendo o medo de usar ISO alto na minha D3100 ...só que não posso passar do ISO 800  :aua:
Mas um dia chego lá.

Adorei a experiência de ter ido...nem tirei minha câmera da bolsa  :hysterical:

Um abraço.
Nikon D3100 e aprendendo ....
Meu Flickr: http://www.flickr.com/photos/dsfextreme/
NIKKOR Lenses Simulator: http://imaging.nikon.com/lineup/lens/simulator/
"A capacidade de pensar não é memória.Os idiotas podem ter uma memória muito boa."
Rubem Alves


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #39 Online: 01 de Julho de 2014, 11:53:39
Então, fui em um casamento esse final de semana como auxiliar de iluminação :ponder: ...
Minha primeira experiência em campo ...fiquei de cara com o valor do ISO usado 1600 pra cima  :eek:
Mesmo com Flash e LED ...fiquei impressionado ....e só câmera FF...
Então estou perdendo o medo de usar ISO alto na minha D3100 ...só que não posso passar do ISO 800  :aua:
Mas um dia chego lá.

Adorei a experiência de ter ido...nem tirei minha câmera da bolsa  :hysterical:

Um abraço.

uma full frame é meu sonho de consumo...  :D

Acabei de pegar uma D7100 e consegui usar o iso 6500, com ajuda de uma luminária. As fotos ficaram um pouco ruidosas... Eu fiquei me imaginando com a full frame... ia ser o máximo.

Mas temos mesmo que perder o medo do iso alta, as vezes ele é necessário. Lembrei desse texto: http://www.dicasdefotografia.com.br/quem-tem-medo-do-iso-alto


dsfextreme

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 01 de Julho de 2014, 11:58:17
Mas temos mesmo que perder o medo do iso alta, as vezes ele é necessário. Lembrei desse texto: http://www.dicasdefotografia.com.br/quem-tem-medo-do-iso-alto

Bem lembrado  :ok:
Nikon D3100 e aprendendo ....
Meu Flickr: http://www.flickr.com/photos/dsfextreme/
NIKKOR Lenses Simulator: http://imaging.nikon.com/lineup/lens/simulator/
"A capacidade de pensar não é memória.Os idiotas podem ter uma memória muito boa."
Rubem Alves


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 01 de Julho de 2014, 12:55:38
uma full frame é meu sonho de consumo...  :D

Acabei de pegar uma D7100 e consegui usar o iso 6500, com ajuda de uma luminária. As fotos ficaram um pouco ruidosas... Eu fiquei me imaginando com a full frame... ia ser o máximo.

Mas temos mesmo que perder o medo do iso alta, as vezes ele é necessário. Lembrei desse texto: http://www.dicasdefotografia.com.br/quem-tem-medo-do-iso-alto

Não precisa ser "full frame" para isso. Veja por exemplo as novas Fuji.


Hasda

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
Resposta #42 Online: 01 de Julho de 2014, 21:49:50
uma full frame é meu sonho de consumo...  :D

Acabei de pegar uma D7100 e consegui usar o iso 6500, com ajuda de uma luminária. As fotos ficaram um pouco ruidosas... Eu fiquei me imaginando com a full frame... ia ser o máximo.

Mas temos mesmo que perder o medo do iso alta, as vezes ele é necessário. Lembrei desse texto: http://www.dicasdefotografia.com.br/quem-tem-medo-do-iso-alto

Ótimo artigo  :ok: :ok: :ok:


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #43 Online: 01 de Julho de 2014, 22:18:55
Eu também sou fã de RAW mas tenho que admitir que fiquei impressionado com a conversão jpeg da Fuji X100S. Muito boa mesmo.

Acabei de descarregar as fotos da minha viagem em NY (deve ter um pouco mais de 1.000 fotos) e ainda não sei se tratarei todas pelo LR ou se vou aproveitar algumas da câmera, em especial as de landscapes e com fotometria certinha.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 02 de Julho de 2014, 00:01:25
Angelita dá um tapa na luminância, as fotos não vão ficar 100% mas as vezes dá pra salvar alguma coisa.

Antes



Depois (Luminancia 40 / Detalhe 81 / Contraste 22 .... tb aumentei a exposição mais foi de enxerido)
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr