Autor Tópico: Fotos em JPEG  (Lida 5447 vezes)

Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Online: 30 de Junho de 2014, 00:48:45
Pessoal, vontade de chorar... só quem é fotógrafo vai me entender...

Sexta-feira fui fotografar um parto domiciliar. Eu não cobrei, mas a mãe me autorizou a usar as imagens em meu portfólio.
Fui toda empolgada... fiquei quase dez horas na casa da cliente, registrei imagens lindíssimas e super emocionantes. Aí quando vou passar as fotos pro computador e começar a edição eu vejo que fotografei em JPEG em vez de RAW. Gente, não acredito que fiz isso...  :aua: :aua: :aua:

Agora não dá pra fazer quase nada na edição... e várias fotos estão precisando de um ajuste de cores, exposição e um ajuste no ruído... Um trabalho que poderia ficar lindo, vai ficar meia boca...  :no:

Foi só um desabafo mesmo...


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #1 Online: 30 de Junho de 2014, 00:59:36
Um exemplo:


_LIS0352 por Angelita Alves, no Flickr


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 30 de Junho de 2014, 06:56:53
Isso já aconteceu comigo também. A sorte é que foi somente para o meu uso amador. Mas foi justamente na festa de aniversário do meu filho de 2 anos há quase 2 anos atrás.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


123_enic

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 783
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 30 de Junho de 2014, 08:45:17
Putz, Angelita! Que droga, hein?? Também já tive o infortúnio de passar por essa situação, mas como disse o Tsouto, só como amadora mesmo. E realmente, a raiva é muita. Mas agora é tentar tratar o que der e bola para frente. Ficar sofrendo não  vai mudar nada mesmo... E novas oportunidades surgirão. :) Se serve de consolo, pelo menos comigo nunca mais aconteceu. Rs Agora uma das primeiras coisas que confiro na câmera após ligá-la é se está em Raw. Rs


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 30 de Junho de 2014, 09:00:05
Foi a primeira vez que saí pra fotografar com a câmera nova, acho que foi isso.... e também a tensão do momento. Com certeza isso não vai acontecer mais!


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 30 de Junho de 2014, 09:08:48
Muito chato isso... acho que acontece ou já aconteceu com qualquer um... principalmente se vc tem outra pessoa que usa sua camera, ou utiliza ela para outros fins. Como minha esposa também mexe na câmera eu até tentei explicar pra ela o porque usar só RAW ate instalei no note dela um LR5 e o FastStone. 

Estou tentando me acostumar a fazer um checklist assim que coloco a bateria na câmera... mas as vezes só vou lembrar disso lá pelo décimo click...  :(
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #6 Online: 30 de Junho de 2014, 09:28:28
Mas ainda dá para editar, não dá? Acho que perderá um pouco de qualidade por editar a partir do jpeg, mas é só abrir no photoshop ou mesmo lightroom. :ok:

Talvez não tenha todos os recursos também, mas dá pra fazer muita coisa ainda.
D600 - E-M10


danilo.durigan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
  • Tempo e dedicação são seus maiores aliados
Resposta #7 Online: 30 de Junho de 2014, 09:33:30
Angelita,
Como o 123_enic e o kokimoto disseram, nem tudo está perdido.

Você não terá todos os controles que teria com o RAW mas dá pra fazer bastante coisa. Não dá pra comparar o RAW com JPEG, mas bote a mão na massa e "bora" editar.

Acredite, você vai se surpreender com a quantidade de coisa que dá pra fazer ainda. Use o LR e o PS.

Abs,
Danilo
Canon T3i
Lente Canon 50mm 1.8,  18-55mm, 55-250mm
Flash Speedlite 600EX-RT


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 30 de Junho de 2014, 09:34:39
Peguei minha camera nova esses dias e a primeira config que eu mudei, antes de acertar o relógio, foi essa.

RAW sempre!

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #9 Online: 30 de Junho de 2014, 10:13:07
Já passei por uma dessas também. Estava calibrando umas lentes manuais e como as fotos eram apenas para calibração, setei JPG. Quando terminei esqueci do RAW e fotografei o aniversário da minha mãe no outro dia em JPG.

Quando abri as fotos prá editar, alterar WB e ampliar latitude principalmente, tomei um susto. O WB consegui corrigir, o resto morreu.

De lá para cá, não seto mais JPG para nada.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #10 Online: 30 de Junho de 2014, 10:30:52
Particularmente eu acho que deveria fotografar em JPG mesmo, por que a não ser que seja em casos extremos não tem por que uma foto em jpg não sair boa, logicamente é muito mais seguro trabalhar em Raw, te da tb muito mais margem pra erro, mas por conta disso vejo muita gente ja não mais se preocupando em fazer o balanço de branco na hora da foto, ou compensar a exposição e trabalhar tudo na hora do clic, preferem bater como da e depois veem isso, claro que cada um cada um, mas eu só mudaria de JPG pra Raw depois de ter fotografado muito e ja não depender mais dos ajustes de pós pra acertar uma foto... cai quase naquele mesmo papo de fotografar com filme, de vc pensar mais antes de fazer uma foto... mas essa é só a minha opinião  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


dsfextreme

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 30 de Junho de 2014, 10:36:20
Particularmente eu acho que deveria fotografar em JPG mesmo, por que a não ser que seja em casos extremos não tem por que uma foto em jpg não sair boa, logicamente é muito mais seguro trabalhar em Raw, te da tb muito mais margem pra erro, mas por conta disso vejo muita gente ja não mais se preocupando em fazer o balanço de branco na hora da foto, ou compensar a exposição e trabalhar tudo na hora do clic, preferem bater como da e depois veem isso, claro que cada um cada um, mas eu só mudaria de JPG pra Raw depois de ter fotografado muito e ja não depender mais dos ajustes de pós pra acertar uma foto... cai quase naquele mesmo papo de fotografar com filme, de vc pensar mais antes de fazer uma foto... mas essa é só a minha opinião  :ok:

 :clap:
Nikon D3100 e aprendendo ....
Meu Flickr: http://www.flickr.com/photos/dsfextreme/
NIKKOR Lenses Simulator: http://imaging.nikon.com/lineup/lens/simulator/
"A capacidade de pensar não é memória.Os idiotas podem ter uma memória muito boa."
Rubem Alves


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #12 Online: 30 de Junho de 2014, 10:41:31
Peguei minha camera nova esses dias e a primeira config que eu mudei, antes de acertar o relógio, foi essa.

RAW sempre!

Nem lembro que existe a possibilidade de JPEG  :ok:

Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 30 de Junho de 2014, 10:49:45
Foi com a D7100, né?

Uma das piores coisas que tem nela é que o atalho de ISO fica imediatamente em baixo do atalho para qualidade da foto. Eu também já alterei de RAW pra JPEG tentando alterar o ISO. Fique sempre atenta a isso.


Carlos Forti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 77
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 30 de Junho de 2014, 10:51:02
Como comecei a fotografar mais seriamente há apenas um mês, ainda deixo a câmera em JPEG + RAW. Depois vou tratar o RAW no Lightroom, mas se não conseguir um resultado bom, acabo apelando pro JPEG da câmera mesmo  :D
Analista de sistemas, consultor de TI, desenvolvedor e fotógrafo amador... Lendo e aprendendo

Canon T3i + EF-S 18-55mm + Flash Yongnuo YN-468-II