Autor Tópico: Fotografar evento somente com a 40mm  (Lida 1667 vezes)

affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Online: 01 de Julho de 2014, 00:01:36
É isso. Será que dá para cobrir festa infantil somente com a 40mm f/2.8 ?

Eu queria comprar uma FF, mas vai faltar dinheiro para uma lente como a 28-70. A mais barata EF que achei (com um mínimo de versatilidade) foi a 40mm.

Tenho 2 alternativas. Ou trabalho usando somente a 40mm ou espero mais uns 6 meses para comprar uma lente zoom.

Estou viajando muito ?  :D

Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 01 de Julho de 2014, 00:24:57
Não entendi. Vai pegar uma FF apenas com a 40mm, é isso? Das vezes que eu usei a 40mm para trabalhos, foi apenas mais pro final da festa, depois do bouquet e tudo o mais, quando eram só bêbados dançando pela pista. Daí fica mais tranquilo, mas é bem limitante. Ela não serve para retratos mais fechados no rosto, precisa chegar muito perto. E ela não é aberta o bastante para pegar grupos grandes ou fotos gerais do ambiente.

Se não tem dinheiro para pegar uma FF com uma boa objetiva, recomendo que espere um pouco mais e junte mais dinheiro. Não vale a pena o salto se não pode investir em objetivas decentes. Uma 24-105/4L IS vai te ser muito mais útil que apenas uma 40mm.

E tem que ver se realmente vale o salto para FF já nesse momento. Não tenho ideia de como está sua carreira, seus trabalhos, e tal, mas tem que ver se os seus ganhos justificam manter uma FF, e se o que você cobra por evento justifica usar uma FF. Às vezes a gente fica na ânsia de migrar para FF, mas muitas vezes a afobação pode ser bem prejudicial.

Seu kit atual é bem competente, segura mais um pouco com ele até conseguir comprar um conjunto melhor. Se acha que em 6 meses consegue juntar essa diferença, então tenha um pouco de paciência, 6 meses é pouquíssimo tempo, vai passar rapidinho.


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 01 de Julho de 2014, 00:32:17
Não entendi. Vai pegar uma FF apenas com a 40mm, é isso? Das vezes que eu usei a 40mm para trabalhos, foi apenas mais pro final da festa, depois do bouquet e tudo o mais, quando eram só bêbados dançando pela pista. Daí fica mais tranquilo, mas é bem limitante. Ela não serve para retratos mais fechados no rosto, precisa chegar muito perto. E ela não é aberta o bastante para pegar grupos grandes ou fotos gerais do ambiente.

Se não tem dinheiro para pegar uma FF com uma boa objetiva, recomendo que espere um pouco mais e junte mais dinheiro. Não vale a pena o salto se não pode investir em objetivas decentes. Uma 24-105/4L IS vai te ser muito mais útil que apenas uma 40mm.

E tem que ver se realmente vale o salto para FF já nesse momento. Não tenho ideia de como está sua carreira, seus trabalhos, e tal, mas tem que ver se os seus ganhos justificam manter uma FF, e se o que você cobra por evento justifica usar uma FF. Às vezes a gente fica na ânsia de migrar para FF, mas muitas vezes a afobação pode ser bem prejudicial.

Seu kit atual é bem competente, segura mais um pouco com ele até conseguir comprar um conjunto melhor. Se acha que em 6 meses consegue juntar essa diferença, então tenha um pouco de paciência, 6 meses é pouquíssimo tempo, vai passar rapidinho.

Cara,

Financeiramente não compensa mesmo, mas acho que vai facilitar um pouco o trabalho, além de realizar o sonho de ter uma FF. É a emoção ganhando da razão.  :D
Mas concordo contigo. Vou esperar mais um tempo e comprar um conjunto legal.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 01 de Julho de 2014, 00:39:35
O que poderia fazer, se quisesse muito a FF agora, e vendo na sua assinatura que já possui dois equipamentos (pode vender um deles?) seria pegar a FF com uma tele retrateira, como uma 100mm, 135mm ou uma 70-200 f/4  caso o orçamento permitisse. Aí manteria os ranges menores na cropada com a Tamron, equivalente a 27-80mm e complementaria com uma retrateira na FF, onde inclusive talvez faça a maior diferença pela riqueza de detalhes.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4 Online: 01 de Julho de 2014, 00:46:16
Cara,

Financeiramente não compensa mesmo, mas acho que vai facilitar um pouco o trabalho, além de realizar o sonho de ter uma FF. É a emoção ganhando da razão.  :D
Mas concordo contigo. Vou esperar mais um tempo e comprar um conjunto legal.

Eu penso que, além de trabalho, fotografia é um hobby pra todo mundo aqui. Então acho mais do que legítimo que a gente queira e possa ter o equipamento dos nossos sonhos. Eu sempre quis ter FF também, e só sosseguei depois de pegar 2, rsrs.

O problema é que, pra gente que vive de fotografia, o consumismo não pode ser maior do que ganhamos, temos que ir de acordo com o que cobramos... E mais ainda, não podemos colocar nosso trabalho em risco. Ficar só com a 40mm, mesmo que por 6 meses apenas, não vale a pena, você vai se limitar demais e talvez isso se reflita de alguma forma na qualidade do seu trabalho.

6 meses passa rapidinho, você vai ver, daí já compra um kit melhor, pra não passar aperto.  ;)