Autor Tópico: O capitulo final da Hasselblad  (Lida 1093 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Online: 01 de Julho de 2014, 03:26:24
Parece que a Hasselblad sera finalmente sepultada pq ate agora ela tem sido um zumbi, o que significa morca mas ainda andando de alguma maneira. Ou pelo menos fingindo estar viva.

Os capitalistas aventureiros que compraram a marca tem tentando seguir a mesma direcao da Leica (que tem se adaptado e sobrevivido muito bem no mundo digital ate agora) mas em um caminho diferente por nao construirem nada novo de fato, apenas reembalando seus velhos lancamentos. Eu tambem li que isso poderia ser o "velho complexo de superioridade Europeu", que acredita que a marca poderia sobreviver com pessoas tolas felizes em comprar qualquer coisa com o nome damarca. O que faz sentido se pararmos para pensar em todos os designs ridiculos e edicoes especiais que eles fizeram e investiram mais do que em cameras. Eles nao estavam preocupados em vender cameras para a industria mas sim, vender o nome e acessorios para colecionadores e para os entusiastas da marca.

Em outras palavras, eles pensaram que o nome da Hasselblad poderia vender qualquer coisa fazendo dela uma marca de luxo mas sem de fato ser algo de luxo, como ser uma Ferrari sem vender carros, apenas chaveiros e replicas de seus carros.

Eles tem escondido os numeros de vendas. Existem muitas expeculacoes que dizem que fazem isso por pq seria vergonhoso admitir que eles nao conseguiram vender o suficiente. Agora esta sendo indicado que a marca sera vendida de novo, mas quem estaria interessada nela? Ela nao tem nada a acrescentar as demais marcas bem estabilizadas e melhor desenvolvidas no mercado dos sensores digitais, como a Nikon e Canon, e o mercado do medio formato como Sony e Fuji, que estao crescendo.

Entao, isso indica que a Hasselblad terminara de maneira oposta ao prestigio que seus atuais donos quiseram construir para ela. Uma pena. Mas quem sabe o que pode acontecer?



-------------------------

Esse texto acima eh uma traducao do original escrito em Ingles. Se meu portugues estiver muito ruim para entender eu peco desculpas.
http://www.marciofaustino.com/news/the-final-chapter-of-hasselblad


----------------------


Como faz para criar topico na area de Artigos?


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #1 Online: 01 de Julho de 2014, 07:29:11
Da Hasselblad a única coisa que presta atualmente são as H. E mesmo assim são inferiores as Phase One. Mas como as lentes atuais são feitas pela Fuji, bem que a Fuji poderia manter as Hassy como divisão de médio formato e fazer algo bom,, como um Back com um sensor X-Trans MF!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #2 Online: 01 de Julho de 2014, 15:39:52
Da Hasselblad a única coisa que presta atualmente são as H. E mesmo assim são inferiores as Phase One. Mas como as lentes atuais são feitas pela Fuji, bem que a Fuji poderia manter as Hassy como divisão de médio formato e fazer algo bom,, como um Back com um sensor X-Trans MF!

Sera que vale a pena para a Fuji que ja tem seu proprio sistema medio formato, e seu nome feito dentro da industria da fotografia profissional com seu sistema medio formato, e tambem muito bem estabilisada com seus sistemas portateis entre entusiastas, do que carregar nas costas uma Hasselblad que mal da receita e que so tem enchido os olhos de um publico minusculo eletizado?

A Hasselblad so tem o chassi, dentro a camera na verdade eh uma Sony pelo o que eu tenho ouvido dizer, nao sei nem dizer quais modelos. Mas parece que nem a Sony parece que esta mostrando interesse.

Mas eh dificil prever o futuro ja que ha muita especulacoes. Sabe-se la o que se passa na cabeca e nos planos dessas empresas.