Autor Tópico: Como se portar ao fotografar festa infantil  (Lida 2995 vezes)

Juligóvisk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
  • Sexo: Feminino
Online: 02 de Julho de 2014, 01:48:18
Boa noite galera! Não vi nenhuma pergunta nesse sentido até hoje. Fotografei meu primeiro aniversário de um bebê de 1 ano, com muitas crianças e tal, os adultos se sentiam constrangidos ao me ver, mesmo eu tentando ficar distante, as crianças também, outros me viam e paravam de brincar para posar, o que não foi legal pq as fotos não ficavam espontâneas. Como se portar? Costumam pedir para a criança para tirar foto? É esse clima mesmo?


Hasda

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
Resposta #1 Online: 02 de Julho de 2014, 03:18:45
Dá uma olhada nesse tópico que pode ser de grande ajuda http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=41659.0


ligiadias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 82
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 02 de Julho de 2014, 22:24:21
Bom, você tem que estar sempre sorrindo, mesmo que os convidados estejam com a cara mais fechada, depois eles vão se abrindo, quando for fotografar eles fale algo engraçado, puxa uma conversinha rápida, ai o pessoal vai enturmando com vc, vai te chamando pra tirar as fotos.
Já com as crianças vc tem que conquistar elas, brinca um pouco junto com elas, conversa, pede pra elas brincarem, se jogarem nos brinquedos e vai batendo as fotos, mas também não acho feio algumas fotos posadas, a mãe vai amar do mesmo jeito kk :D


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 02 de Julho de 2014, 23:06:33
Boa noite galera! Não vi nenhuma pergunta nesse sentido até hoje. Fotografei meu primeiro aniversário de um bebê de 1 ano, com muitas crianças e tal, os adultos se sentiam constrangidos ao me ver, mesmo eu tentando ficar distante, as crianças também, outros me viam e paravam de brincar para posar, o que não foi legal pq as fotos não ficavam espontâneas. Como se portar? Costumam pedir para a criança para tirar foto? É esse clima mesmo?
Olha,
Em relação aos adultos, você tem que fazer exatamente o oposto. Chegar perto, mostrar que quer fotografá-los. Eu chego e falo: " Dá licença, posso tirar uma foto ?". Faço isso mostrando a câmera. Em 99.9% das vezes as pessoas não só aceitam como gostam. Ficando distante parece que está fazendo algo errado, sei lá. Não é legal. Com as crianças é mais complicado. Eu foco no aniversariante. As outras, vou tirando quando dá. O lance é tentar se antecipar. Às vezes a criança está ali na dela e eu estou com a câmera pronta.  Quando ela olha pra mim, ou na minha direção, eu clico. Nem dá tempo de fazer pose ou virar o rosto. Mas como eu disse, o importante é focar no aniversariante, que é o que a mãe quer.
Mais ou menos assim. Mas fácil não é mesmo.
 :ok:
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Juligóvisk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 07 de Julho de 2014, 00:44:25
Valeu pelas dicas pessoal, percebi que minha abordagem não estava legal mesmo, mas o buffet era tão pequeno que me sentia incomodando. Vou mudar isso!

O bebê tinha 1 aninho e foi dificil fotografá-lo pq estava bem cansadinho  :(


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 07 de Julho de 2014, 07:25:27
Uma lente mais longa (70-200) permite que se tire fotos a uma distância maior, sendo mais fácil tirar fotos mais espontâneas. Quando se precisa chegar muito perto (especialmente de crianças) pegar o mesmo sorriso congelado em todas as fotos é bem provável (e muito chato). Meu sobrinho, por exemplo, sempre congela o mesmo sorriso assim que nota que a câmera está virada para ele. Mais de longe consigo expressões mais naturais.devo acrescentar que fotografo apenas por hobby, mas costumo presentear amigos com fotos das festas ou encontros que vou.
JVc.


Christian Franca

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 09 de Julho de 2014, 10:25:11
Uma coisa legal de se fazer ao fotografar aniversários de criança, principalmente se for de 1 ano, é fotografar o aniversariante e os pais antes da festa começar. Os pais geralmente chegam primeiro e ai você aproveita que não tem um monte de gente para fotografar pais e aniversariante na frente da decoração, fingindo que está apagando velinha, perto do bolo, etc... Além do cansaço do aniversariante, muitas crianças choram na hora do parabéns... e portanto, se tiver fotos feitas antes pode mesclar no album e/ou fotolivro.
Outra coisa legal de fazer é sugerir aos pais uma sessão de fotos antes do aniversário. Aí você combina um horário em que a criança esteja mais ativa e manda ver nas fotos!
Durante a festa, para fotografar as crianças uma meia tele pode ser de grande ajuda para pegar momentos mais descontraídos. É importante que você preste atenção para fotografar todas as crianças da festa... sempre tem aquele parente chato que se acha excluído... e não da pra faltar foto desse de jeito nenhum...rsrs
Quanto aos adultos, as dicas do pessoal fecham a questão. Tente conversar um pouco, sempre pergunte antes de tirar a foto( ninguém quer se ver numa foto com bolo na barba ou brigadeiro nos dentes). Alguns convidados não gostam mesmo de ser fotografados.. mas com jeitinho, falando que é para o álbum de recordações da criança, que no futuro ele(aniversariante) vai gostar de ver quem estava na festa, etc... você consegue tirar pelo menos uma boa foto. Um momento legal para fotos dos convidados é quando estes acabaram de chegar e estão nas mesas... ninguém está comendo ainda e ninguém engatou na conversa. No mais, sempre sorria, seja paciente e muito educado.

boas fotos!!!


Juligóvisk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
  • Sexo: Feminino
Resposta #7 Online: 09 de Julho de 2014, 22:37:00
Eu fiz fotos na mesa, pedindo educadamente e todos gostaram, e fiz foto na frente da decoração com o bebê, mas no meio da festa fiquei sem ter o que fazer ja que o bebê era bem quieto e só ficava de colo em colo, fiz bastante fotos das outras crianças, e quando via alguem brincando com o bebê tirava de longe, mas mesmo assim, congelavam. Quantas fotos vcs entregam? Acho que não vou conseguir 400 e a mãe ja achou pouco  :(


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 10 de Julho de 2014, 09:26:25
Eu fiz fotos na mesa, pedindo educadamente e todos gostaram, e fiz foto na frente da decoração com o bebê, mas no meio da festa fiquei sem ter o que fazer ja que o bebê era bem quieto e só ficava de colo em colo, fiz bastante fotos das outras crianças, e quando via alguem brincando com o bebê tirava de longe, mas mesmo assim, congelavam. Quantas fotos vcs entregam? Acho que não vou conseguir 400 e a mãe ja achou pouco  :(

Relaxa com isso.
Tem festa de 400 fotos, tem festa de 1500 fotos.

Se você pegou todos os momentos, fez fotos da criança sozinha, com pais, amigos, fez fotos na mesa, então sua parte tá feita.

Se vc não tem uma lente mais fechada e clarinha, considere adquirir.
É muito bom pra poder fazer foto espontânea da galera. Uma que eu tenho e adoro é a Sigma 50-150 2.8.

Abraço.


IsaD

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
    • FLICKR
Resposta #9 Online: 10 de Julho de 2014, 12:19:26
Bom, acho que esse link que já te passaram http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=41659.0 pode ajudar muito você!

Mas em resumo, crianças não gostam muito de fotografia e nem conseguem continuar brincando com você ali do lado (bom, pela minha experiência é assim!  :) )

-Uma dica boa é uma lente com maior alcance para que você não grude nem nelas e nem nos adultos. Sem isso a minha vida era dificil demais com aniversário infantil. Hoje eu não preciso mais de 135mm, aí é você que vai perceber a sua necessidade.

-Além disso, procure fazer "amizade" com as crianças que vc perceber que há espaço, e não ser um completo "estranho" para os adultos.

-Pra completar, sorria sempre, se você já sorri continue, se não costuma, é bom tentar!  :ok:


IsaD

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
    • FLICKR
Resposta #10 Online: 10 de Julho de 2014, 12:22:51
Eu fiz fotos na mesa, pedindo educadamente e todos gostaram, e fiz foto na frente da decoração com o bebê, mas no meio da festa fiquei sem ter o que fazer ja que o bebê era bem quieto e só ficava de colo em colo, fiz bastante fotos das outras crianças, e quando via alguem brincando com o bebê tirava de longe, mas mesmo assim, congelavam. Quantas fotos vcs entregam? Acho que não vou conseguir 400 e a mãe ja achou pouco  :(

Amigo, considere esclarecer em contrato antes a média de fotos. Eu coloco média de 200 e é basicamente o que eu entrego, porque não adianta pra mim entregar foto repetida, a mesma posição com olho aberto e olhando pro lado. É o que acaba acontecendo já que geralmente não há vários ambientes e nem tanta gente assim.

Sobre eles congelarem, use a velha tática de dizer "podem continuar o que estavam fazendo" rsrsrs


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 10 de Julho de 2014, 21:04:28
Acho que não vou conseguir 400 e a mãe ja achou pouco  :(
Cara,

Eu entrego em média 250 fotos; às vezes mais, às vezes menos, mas essa é a média. Acho 400 fotos meio exagerado. Depende obviamente do tamanho da festa. Já fotografei festa com 40 convidados e festa com quase 200.
 :ok:
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #12 Online: 11 de Julho de 2014, 00:12:02

Olha,
Em relação aos adultos, você tem que fazer exatamente o oposto. Chegar perto, mostrar que quer fotografá-los. Eu chego e falo: " Dá licença, posso tirar uma foto ?". Faço isso mostrando a câmera. Em 99.9% das vezes as pessoas não só aceitam como gostam. Ficando distante parece que está fazendo algo errado, sei lá. Não é legal. Com as crianças é mais complicado. Eu foco no aniversariante. As outras, vou tirando quando dá. O lance é tentar se antecipar. Às vezes a criança está ali na dela e eu estou com a câmera pronta.  Quando ela olha pra mim, ou na minha direção, eu clico. Nem dá tempo de fazer pose ou virar o rosto. Mas como eu disse, o importante é focar no aniversariante, que é o que a mãe quer.
Mais ou menos assim. Mas fácil não é mesmo.
 :ok:
Essa dica funciona mesmo. Só fotógrafo esporadicamente festas de amigos meus por prazer e porque eles pedem e é justamente isso. No geral, crianças de até 6 anos não gostando ficar fazendo poses para fotos e uma tele ajuda a pegar os momentos espontâneos.
Já os adultos ficam mais a vontade sendo abordados antes.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #13 Online: 11 de Julho de 2014, 02:06:50
Eu entrego em média 250 fotos; às vezes mais, às vezes menos, mas essa é a média. Acho 400 fotos meio exagerado. Depende obviamente do tamanho da festa. Já fotografei festa com 40 convidados e festa com quase 200.

Também acho 400 muita foto, tem até casamento que não entrego tudo isso... Acho que entre 250 e 300 tá mais do que ótimo, senão é muita foto da mesma coisa.


No geral, crianças de até 6 anos não gostando ficar fazendo poses para fotos e uma tele ajuda a pegar os momentos espontâneos.
Já os adultos ficam mais a vontade sendo abordados antes.

Acho que tem vários jeitos de se abordar, esse é um deles e dá muito certo. Outro jeito é tentar ganhar a criança, fazer com que ela se acostume com você, e tudo o mais. Tem gente que brinca com as crianças de tal modo que elas fazem de tudo o que ele proõe, aí precisa ter jeito com a molecada, mas os resultados são fenomenais. Quem é craque nisso é o Marcelo (Rezende_SP), o cara é um mago das crianças, impressionante!

Eu sou do tipo mais discreto, chego mais de mansinho, sento junto com a criança, "converso", acompanho ela nos brinquedos. Depois de um tempo ela já se acostuma comigo, me chama pra ir nos lugares, faz pose, etc. Não funciona sempre, mas quando funciona dá resultados muito bons também. Dá mais certo quando a criança não é tão presa aos pais, quando fica mais solta. Fotos com tele são ótimas, mais espontâneas, mas também acho legais as fotos com GA, tiradas de pertinho, interagindo com a criança. Nem sempre consigo, mas sempre tento, rsrs...

Com os adultos é mesmo o oposto. A maioria gosta de ser abordada mesmo, faz pose, e tudo o mais, até pede foto. Mas eu gosto de tirar fotos com tele dos adultos também, é legal pegar momentos espontâneos, principalmente se houver interação com as crianças.

Enfim, tem vários jeitos mesmo de se portar, o ideal é ver o que mais combina com a sua personalidade, geralmente é o que você vai conseguir fazer render resultados melhores!  ;)
« Última modificação: 11 de Julho de 2014, 02:07:09 por Humberto Teté »


Juligóvisk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
  • Sexo: Feminino
Resposta #14 Online: 11 de Julho de 2014, 12:04:45
To adorando as dicas!! Mas acho que festa infantil não é pra mim, não senti paixão ao fotografar como sinto quando fotografo bebês e gestantes, mas acho que não da pra fugir muito desse ramo.
O resultado:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=474346632708973&set=t.100008335024372&type=1&theater
Usei a 18- 135 em raw, abertura 4.0, iso 640 a 1200 e granularam tanto  :(