Autor Tópico: Imagem Corrompida  (Lida 14571 vezes)

Luis Miguel Wag

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Online: 02 de Julho de 2014, 09:52:08
Bom dia pessoal do Mundo Fotográfico,
estou com um pequeno probleminha com algumas fotos,
elas não abrem no visualizador de imagem e nem no Lr e no PS.

Gostaria saber de algum programa, gratuito se possível, que ""force"" ou recupere essas imagens corrompidas.

Tentei o PhotoRescue mas ele e versão teste, não deu nem pra fazer o teste pra ver se realmente recupera já no scan ele pede registro :/

Alguém sabe de algum outro programa ou método de recuperar essas imagens?


Desde já, Obrigado.

att
Luis Miguel


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #1 Online: 02 de Julho de 2014, 10:47:08
tô com esse problema...

não sei o que anda ocorrendo que muitas imagens minhas estão se corrompendo sozinhas.. não sei o que pode causar isso..

Várias delas recuperei através do backup que tenho, mas outras, até no backup tá corrompido..


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #2 Online: 02 de Julho de 2014, 11:36:35
Se com o PhotoRec vc não conseguir...

http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2012/02/como-recuperar-fotos-apagadas-com-o-photorec.html

De todos os que eu já testei é disparado o melhor. Free, não necessita que o computador reconheça o cartão pois faz a leitura direta, sem ler a tabela de alocação de arquivos. E não tem perigo de danificar os dados, pois o cartão não é montado e o programa faz apenas leitura dos setores, sem gravar nada.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Luis Miguel Wag

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #3 Online: 02 de Julho de 2014, 12:00:54
Se com o PhotoRec vc não conseguir...

http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2012/02/como-recuperar-fotos-apagadas-com-o-photorec.html

De todos os que eu já testei é disparado o melhor. Free, não necessita que o computador reconheça o cartão pois faz a leitura direta, sem ler a tabela de alocação de arquivos. E não tem perigo de danificar os dados, pois o cartão não é montado e o programa faz apenas leitura dos setores, sem gravar nada.

cara muito show esse programa pra recuperar imagens apagadas de dispositivos/drives, mas o meu problema e que já fiz algo parecido e o arquivo foi recuperado com problema ele não abre. :/


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #4 Online: 02 de Julho de 2014, 12:41:44
Picture Doctor 2.0

Picture Doctor é um software que permite recuperar arquivos gráficos danificados, Ele suporta imagens nos seguintes formatos: JPEG e PSD e salva o trabalho realizado em BMP. Ele recupera as dimensões originais, cores, recupera camadas em arquivos em PSD e faz recuperação de lotes de arquivos. Sua interface amigável facilita o trabalho com o programa.



Tenta ai e vê se ajuda: http://www.baixaki.com.br/site/dwnld40931.htm :ok:
« Última modificação: 02 de Julho de 2014, 12:42:16 por Fabio Pedro »
Fábio Pedro.


ckuwajima

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 145
    • Flickr
Resposta #5 Online: 02 de Julho de 2014, 13:23:37
tô com esse problema...

não sei o que anda ocorrendo que muitas imagens minhas estão se corrompendo sozinhas.. não sei o que pode causar isso..

Várias delas recuperei através do backup que tenho, mas outras, até no backup tá corrompido..

A causa raiz disso é problema no sistema de arquivos, provocado por desligamento forçado do computador - por falta de energia ou por causa de TRAVAMENTO - que corrompeu o arquivo original. O backup simplesmente copiou o arquivo corrompido.
É importante verificar periódicamente a saúde dos discos (verificação de erros na aba ferramentas, abrindo as propriedades do disco para Windows, ou usando o Disk Utility para MacOS ou fsck no caso de Linux), principalmente após um desligamento forçado do computador.
« Última modificação: 02 de Julho de 2014, 13:43:55 por ckuwajima »


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #6 Online: 02 de Julho de 2014, 13:33:48
A causa raiz disso é problema no sistema de arquivos, provocado por desligamento forçado do computador - por falta de energia ou por causa de tratamento - que corrompeu o arquivo original. O backup simplesmente copiou o arquivo corrompido.
É importante verificar periódicamente a saúde dos discos (verificação de erros na aba ferramentas, abrindo as propriedades do disco para Windows, ou usando o Disk Utility para MacOS ou fsck no caso de Linux), principalmente após um desligamento forçado do computador.

Exato. Por isso é bom usar programas como o photorec que ignoram o sistema de arquivos. O que o programa faz na realidade é ler todas as células do cartão e essa informação é comparada com uma base de dados interna que a grosso modo diz como os arquivos são. Assim ele pode remontar os arquivos baseado nas células individuais, sem ter que usar a FAT. Funciona com JPG, e a maioria dos formatos de RAW. Já recuperei centenas de .CR2 e ontem recuperei 61 fotos de um cartão de uma CyberShot de um amigo.

Se mesmo o photorec não funcionar, existe o testdisk, que vem junto no mesmo pacote. Mas esse é mais para iniciados, na verdade é uma ferramenta para manipulação das tabelas de alocação de arquivos e embora poderosíssimo, seu uso não é indicado por quem não conhece profundamente estruturação de arquivos de dados.

E uma dica.. Muitas vezes vc coloca o cartão no Windows e não consegue mais "ejetar", ele sempre diz que a unidade está ocupada, mesmo que vc feche todos os programas. Foi assim que perdi meus RAW pela primeira vez e foi quando descobri o photorec, depois de tentar uma dúzia de outros programas. Depois de recuperar as fotos, fui atrás de solução para não acontecer de novo.

Caso o Windows não soltar o cartão, não desligue a máquina nem retire o cartão a força, sem desmontar. Faça log-off (não é reboot) do windows, logue novamente e assim que aparecer o ícone indicando que o cartão foi montado, peça para ejetar. Aí vc conseguirá e não terá problemas.
 
« Última modificação: 02 de Julho de 2014, 13:36:33 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #7 Online: 02 de Julho de 2014, 13:46:28
Caso o Windows não soltar o cartão, não desligue a máquina nem retire o cartão a força, sem desmontar. Faça log-off (não é reboot) do windows, logue novamente e assim que aparecer o ícone indicando que o cartão foi montado, peça para ejetar. Aí vc conseguirá e não terá problemas.
 

Legal saber, eu perdi um Pendrive de 16 gb a poucos dias.... :aua:


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #8 Online: 02 de Julho de 2014, 15:31:46
Legal saber, eu perdi um Pendrive de 16 gb a poucos dias.... :aua:

A um mes atrás um cliente perdeu um HD externo de 1 Tb assim. O Windows se recusava a ejetar e ele resolveu desligar o computador. Sorte que tinha um backup atualizado no desktop em casa, senão ia ser complicado recuperar. E provavelmente bem caro, já que quem presta este tipo de serviço costuma cobrar bem.

De qualquer forma, o recomendado no caso de cartões é copiar, ou fazer a operação necessária, e logo que terminar ejetar o cartão. Praticamente todos os relatos que vi foram de pessoas que deixaram seus cartões no leitor e depois quando foram desconectar, não conseguiram. Talvez o Windows rode de tempos em tempos algum tipo de programa de verificação ou sei lá o que que acabe prendendo a interface em background, sem que o usuário consiga interromper o processo.
« Última modificação: 02 de Julho de 2014, 15:44:06 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #9 Online: 02 de Julho de 2014, 15:38:29



Caso o Windows não soltar o cartão, não desligue a máquina nem retire o cartão a força, sem desmontar. Faça log-off (não é reboot) do windows, logue novamente e assim que aparecer o ícone indicando que o cartão foi montado, peça para ejetar. Aí vc conseguirá e não terá problemas.

Este parágrafo devia ser fixado na página inicial do fórum.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #10 Online: 02 de Julho de 2014, 15:40:14
Legal saber, eu perdi um Pendrive de 16 gb a poucos dias.... :aua:
Eu também perdi um de 32 GB. Dá uma olhada no meio das almofadas do sofá. Comigo funcionou.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.815
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 02 de Julho de 2014, 17:52:42
Eu também perdi um de 32 GB. Dá uma olhada no meio das almofadas do sofá. Comigo funcionou.





Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 02 de Julho de 2014, 21:45:31
Eu também perdi um de 32 GB. Dá uma olhada no meio das almofadas do sofá. Comigo funcionou.

Uma vez achei um de 16GB na rua, faz uns 3 anos... na época valia uns R$ 450,00... O conteúdo tava todo criptografado, desde então faço o mesmo...
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #13 Online: 02 de Julho de 2014, 22:00:53
Eu também perdi um de 32 GB. Dá uma olhada no meio das almofadas do sofá. Comigo funcionou.
Fábio Pedro.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #14 Online: 02 de Julho de 2014, 22:33:42
Kkkkk
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube