Autor Tópico: Ringflash Sunpak DX 8R em D50  (Lida 2009 vezes)

xray

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Online: 15 de Setembro de 2006, 11:51:56
Oi pessoal,
estou com um problema. Estou usando um flash sunpak DX 8R  (ringflash) em uma D50 com uma lente sigma EX 105mm. Já configurei o flash para modo manual, entretanto ele nao dispara e a maquina me dá um erro de buffer "r12". estou em single shoot mode. Alguém tem ideia de como resolver isso, ou como fazer essa configuracao para que o flash dispare normalmente.
Agradeco antecipadamente a ajuda.
 :doh:  


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #1 Online: 15 de Setembro de 2006, 12:00:54
"r12" não é erro de buffer, é apenas a informação de que, com a configuração utilizada, você tem a possibilidade de armazenar 12 fotos em buffer (aliás, esse número indica fotografia em JPEG... para aproveitar melhor a câmera, aconselho ir se acostumando com o NEF).
Bom, sobre o flash, vi no site da BH que ele precisa ter um módulo para funcionar e que esse módulo é vendido separadamente, tendo modelos específicos para cada câmera. Você tem esse módulo?


xray

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #2 Online: 15 de Setembro de 2006, 13:08:44
Prezado Bruno,
obrigado pela dica do buffer. Sobre esse modulo, voce poderia me passar a URL ou a fonte para eu dar uma estudada melhor. Agradeco tua atencao.
Abs
 


xray

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #3 Online: 15 de Setembro de 2006, 13:13:34
Bruno,
A proposito,
esse flash era usado normalmente em uma nikon N65 e fazia disparos sem problema.
Sera que esse modulo é necessario mesmo no modo manual...
Abs a todos
« Última modificação: 15 de Setembro de 2006, 13:15:06 por xray »


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #4 Online: 15 de Setembro de 2006, 14:30:49
Citar
Bruno,
A proposito,
esse flash era usado normalmente em uma nikon N65 e fazia disparos sem problema.
Sera que esse modulo é necessario mesmo no modo manual...
Abs a todos
Bom, eu realmente não conheço esse flash, só passei a informação que li na BH. Dá uma olhada aqui:

http://www.bhphotovideo.com/bnh/controller...tlist&sku=52881

Se você clicar em "Features", vai aparecer a informação sobre a necessidade do módulo (que eu nem sei o que é) e os modelos correspondentes a cada câmera.


xray

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #5 Online: 16 de Setembro de 2006, 12:58:16
Prezado Bruno,
dei uma olhada na URL. Me parece que estou numa enrascada pois esse modulo esta dificil de achar tanto para comprar como para fazer um teste...
Alguma outra ideia...
Abraco
Marcelo  


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #6 Online: 16 de Setembro de 2006, 13:38:36
Citar
Prezado Bruno,
dei uma olhada na URL. Me parece que estou numa enrascada pois esse modulo esta dificil de achar tanto para comprar como para fazer um teste...
Alguma outra ideia...
Abraco
Marcelo
Olha, se você não tem o módulo e a informação é de que ele é necessário para o funcionamento do flash, não há idéia melhor do que comprar o módulo...


xray

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #7 Online: 16 de Setembro de 2006, 13:53:00
Bruno,
voce tem alguma ideia de onde tem ele para vender.... Pesquisei na rede e ate agora nada.... Exceto na B&H claro...
Mais uma vez. muito obrigado
Marcelo
« Última modificação: 16 de Setembro de 2006, 13:53:53 por xray »


xray

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #8 Online: 18 de Setembro de 2006, 18:41:03
Aos colegas:
Consegui resolver o problema com a ajuda do Sergio da comunidade do orkut Fotografia digital odonto. Trata-se na verdade de um problema de reconhecimento do flash devido à mudancas no sistema de fotometria das maquinas digitais reflex. Para conseguir que o flash dispare no modo manual isolei os contatos do mesmo, deixando apenas o contato central "conversando" com a maquina. Assim, ele disparou como manual, tive apenas que regular velocidade e abertura (1/60 e F/32 ou de 16 para cima)obtendo fotos impressionantes. O resultado das reflex é anos-luz a frente do qualquer outra máquina (exceto dental-eye - equivalente) que já vi ate hoje.