Autor Tópico: Desespero Objeto encaminhado - AVALIACAO - RECEITA ESTADUAL / BR  (Lida 81500 vezes)

rscomex

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 256
Resposta #15 Online: 10 de Julho de 2014, 10:09:07
Cara, esse meu amigo começou a me instruir e agora sumiu... muy amigo! hahahaha

Nao sei oq fazer... eu ate consigo uma NF do paraguai com um valor mais baixo... mas nao sei se isso é pior ou melhor do que dizer que nao tenho NF...
é bem capaz de quererem cobrar ainda mais impostos...

o produto é novo.. a caixa foi aberta antes do envio... mas da pra ver q eh novo...
estou pra ligar la... mas nao sei oq falar   :ponder:


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 10 de Julho de 2014, 10:40:13
... muy amigo... Nao sei oq fazer...

Depois que o objeto foi apreendido as instruções do seu amigo seriam, na verdade, as de um funcionário da Receita opinando sobre como burlar a Receita, algo que não tem nada a ver...

O que vc deve fazer é falar a verdade, uai! Prepare-se para pagar imposto e multa, o que também não é algo do outro mundo. Se for, deixe o objeto ser apreendido. Objeto trazido do Paraguai sem importação legalizada e usando os Correios para trafegar com esse produto é algo meio cabuloso, risco que todos enfrentam nessas situações.  :(


Fabio Azzo

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.199
Resposta #17 Online: 10 de Julho de 2014, 10:57:23
Uma dúvida: que câmera é?


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #18 Online: 10 de Julho de 2014, 10:57:45
Rafael, se EU estivesse no seu lugar, ligaria lá e falaria a verdade. Diria que o meu primo trouxe de fora do país (evitando dizer que foi do Paraguai, pois acho que queima o filme hahaha) e que portanto não tem nota fiscal. Diria que o uso será para o trabalho (ou estudo, dependendo do seu caso) deixando bem claro que não é um envio comercial, que seu primo não é vendedor de produtos, que só te fez um favor.

Se o que você recebeu foi um pedido de esclarecimento e não ainda a multa, talvez possa resolver. Em último caso, se for multar mesmo peça um desconto, diga que não pode pagar se o valor for alto e veja o que consegue.

A alfândega fica na sua cidade? Dá pra ir pessoalmente? Acho que seria melhor ainda.


rscomex

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 256
Resposta #19 Online: 10 de Julho de 2014, 11:02:44
Uma dúvida: que câmera é?

Um canon 6D com lente 24-105mm

Rafael, se EU estivesse no seu lugar, ligaria lá e falaria a verdade. Diria que o meu primo trouxe de fora do país (evitando dizer que foi do Paraguai, pois acho que queima o filme hahaha) e que portanto não tem nota fiscal. Diria que o uso será para o trabalho (ou estudo, dependendo do seu caso) deixando bem claro que não é um envio comercial, que seu primo não é vendedor de produtos, que só te fez um favor.

Se o que você recebeu foi um pedido de esclarecimento e não ainda a multa, talvez possa resolver. Em último caso, se for multar mesmo peça um desconto, diga que não pode pagar se o valor for alto e veja o que consegue.

A alfândega fica na sua cidade? Dá pra ir pessoalmente? Acho que seria melhor ainda.

nao é em minha cidade nao... cidade vizinha... mas acho q tens razao, as vezes e melhor ser honesto... acho q vou ligar la e fazer isso mesmo...
obrigado


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 10 de Julho de 2014, 11:18:29
Um canon 6D com lente 24-105mm

Vai ser brabo, pois é equipamento caro... Prepare-se para enfrentar um valor equivalente a uma nova ou até mais, lamento...  :(


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #21 Online: 10 de Julho de 2014, 11:30:35
O fisco estadual tá de olho grande na cobrança do ICMS. Se o produto já está no Brasil como veio não é muito da conta deles (em teoria). Por isso acho que se dizer que comprou fora não vai pegar tanto e vai justificar a falta da NF, entende? Mas isso é uma possibilidade, tudo vai depender no fim do humor do fiscal. Por isso que é importante tentar conversar na boa e esclarecer tudo com ele.


btortelli

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 852
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 10 de Julho de 2014, 11:47:03
 :snack:
Canon 60d -- 10-18mm 4.5-5.6 IS -- 17-50mm 2.8 /  GoPro 3 Silver /
Rode Videomic Rycote
www.flickr.com/btortelli
www.500px.com/brunotortelli


fernando.se

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #23 Online: 10 de Julho de 2014, 16:42:27
Um canon 6D com lente 24-105mm


Uma 6D nova sem NF!!! Se isso acontecesse com algum amigo meu aqui em Sergipe diria que não tem jeito. O negocio é ir lá e falar a verdade. Eles tem como consultar o valor da mercadoria na hora, sem falar que já tem vários fiscais que sabem diferenciar máquina cara da extremamente cara. Aqui uma câmera dessa iria gerar uns 1900,00 de multa. Mas pelo que vi pelo relato de outros foristas cada estado gera suas regras.


fernando.se

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #24 Online: 10 de Julho de 2014, 16:47:01
Vendi um notebook usado que tinha aqui por 1000 reais pelo Mercado Livre e mandei de SP para o MT. Eu não tinha NF porque também já tinha comprado usado e declarei o valor que vendi no Sedex, mil reais. Foi retido na alfândega estadual e o comprador recebeu um aviso de cobrança. Eles alegaram que um notebook como aquele não pode custar menos do que 2200 reais então cobraram multa de 50% + 17% de icms. Com os descontos cabíveis, a cobrança era de quase 900 reais.  :eek:

Eu liguei na alfândega e conversei muito com a atendente que me passou para um fiscal. A conversa com ele foi complicada, eles sabem todas as formas que as pessoas fazem pra evitar os impostos. Disse que é comum comprarem notebook novo e copiar arquivos de um pendrive e dizer que é usado, mas que eles sabem quando o produto é usado ou não e que não adianta tentar enganar, etc, etc... Daí com muito jeito (e tempo) consegui com que ele considerasse examinar o note e que se fosse novo que eu pagaria os impostos. Fiquei na linha esperando ele abrir o pacote e examinar. Depois de um bom tempo ele voltou e disse que eu tinha razão e iria liberar. No dia seguinte o destinatário recebeu o note.

Constatações:
- Se fosse novo e eu estivesse mentindo ia ter que pagar todas as taxas.
- Dei sorte de pegar um fiscal que aceitou me ouvir e entender a sistuação, visto que eles tem centenas de pacotes pra ver e geralmente não se dedicam a nehum caso em específico, é multa e pronto...
- Nem quero ver quanto vou pagar de telefone esse mês...

No seu caso na notificação veio algum número de telefone da alfândega? Tenta ligar lá e conversar, quem sabe? Email é uma coisa muito fria.

Qual a orientação que seu amigo te deu?

Aqui já é diferente. Só é gerado a multa quando a pessoa vai lá e o fiscal abre a mercadoria na sua frente. Acho até melhor pois assim você tem como demonstrar que o produto é realmente usado.


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #25 Online: 10 de Julho de 2014, 16:54:18
Aqui já é diferente. Só é gerado a multa quando a pessoa vai lá e o fiscal abre a mercadoria na sua frente. Acho até melhor pois assim você tem como demonstrar que o produto é realmente usado.

Pois é Fernando, por isso eu disse que dei muita sorte. Já pensou se tivesse que ir lá no MT? O Destinatário também ficava em outra cidade, não iria lá. Eu ia ter que ficar com o prejuízo  :no:


fernando.se

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #26 Online: 10 de Julho de 2014, 17:02:43
Pois é Fernando, por isso eu disse que dei muita sorte. Já pensou se tivesse que ir lá no MT? O Destinatário também ficava em outra cidade, não iria lá. Eu ia ter que ficar com o prejuízo  :no:

Realmente nesse caso não tinha muito o que fazer. Era ligar e contar com o bom humor do fiscal. Desde 2002 vendo e compro pela internet. O que sempre faço quando vendo algo usado e com maior valor e que faça volume na caixa dos correios é, na hora de declarar valor, colocar como item usado e o número serial da mercadoria com o ano de fabricação. Tem alguns anos que produto meu enviado não para na receita estadual.


rscomex

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 256
Resposta #27 Online: 10 de Julho de 2014, 17:03:28
Conversei com um advogado tributarista amigo meu e ele me aconselhou o seguinte:

Falar que a maquina foi comprada a um tempinho atras pelo meu primo, e como ele acabou nao usando quase nada a maquina ele me repassou (vendeu).
Afirmou que foi comprada aqui no Brasil mesmo, mas que ele nao possui a NF

Assim caso eles me perguntem quanto eu paguei, eu digo uma valor mediano... e se o fiscal estiver em um dia bom ele tributa em cima disso... caso contrario eles vao estipular um valor e tributar em 17% do ICMS + 75% do valor do tributo do ICMS de multa...

O meu maior medo era perder o produto, porem isso ele falou que a chance é praticamente nula.
Entao amanha vou ligar la e encarar os fatos de frente e torcer p dar o minimo possivel...o maximo q pode acontecer é eu acabar pagando oq ela vale aqui!
Ja bolei um plano pra captar uma grana e nao sair com tanto prejuizo assim...

e assim a vida segue... bola p frente!
dps informo pra vcs quanto foi a bucha!!!

obrigado a todos


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 10 de Julho de 2014, 17:16:02
Rafael,

Acho que eles não vão cair nessa história tão fácil.
Londrina já é manjada pelos fiscais no envio de produtos oriundos do Paraguay e esse povo da fiscalização já tem faro calejado para pegar esse tipo de história.

Conhecendo esse povo eu acho que o quanto mais você tentar enrolar pior vai ser. Eles podem inclusive mandar para a Receita Federal para cobrar os demais impostos.
Agora que a coisa já estourou eu deixaria eles avaliarem, aplicar a multa e o valor do ICMS.


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #29 Online: 10 de Julho de 2014, 17:17:04
Boa sorte Rafael! Depois conta pra gente como ficou  :ok: