Autor Tópico: Como tirar fotos do cêu sem tremer as estrelas?  (Lida 42808 vezes)

manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #105 Online: 24 de Junho de 2015, 22:13:04
Oi Rafael Vega!

Ficaram boas as fotos, eu acho o maior barato sair a via lactea na foto. 

Eu acreditava que "só no meio da nada" na escuridão plena e absoluta era possível registrar bem as estrelas, mas estava redondamente enganado!  Após aprender com o pessoal aqui, ler mais a respeito e principalmente depois da reveladora contribuição que o "Jonas Vaz" fez caiu por terra esta minha opnião.  Eu lí tudo, li os links, procurei mais a respeito.

Mesmo assim, primeiramente desconfiei bastante, fiz uns testes e nada de bom saiu. Mas no primeiro dia de inverno neste domingo, a noite estava estupendamente clara!  Resolvi registrar a primeira noite de inverno, e do quintal da minha mãe consegui registrar finalmente a via lactea!  Dava para ver a olho nú ela, não tanto como na foto, mas dava para saber exatamente para onde mirar a máquina.  Eu só ví após alguns minutos lá no quintal, até os ohos acostumarem demora um pouco. Era noite de lua crescente!!! Ela estava lá no céu mais para  o orizonte, só faltava o menino pescando na ponta dela.

Ah!  Eu não fiquei fazendo testes, tirei uma foto com ISO 200, e o restante joguei para o HI ISO, e graças a deus o ruído foi muito menor do que as vezes que eu estava na roça na escuridão total e a foto ficava cheia de ruídos vermelhos por cima do céu preto, eles aparecem muito, mas muito mais.

Vou colocar aqui as duas que mais gostei, no flirck tem mais (https://www.flickr.com/photos/13809278@N07/).

1ª Noite de Inverno by Manoel Jr., no Flickr
Meu pinheiro apontando para a Via Lácatea!

1ª Noite de Inverno by Manoel Jr., no Flickr

Caraca, e quer saber?  Tem até ruído, mas to nem ai para eles, já perdi a neurose com isto.

Valeu!
« Última modificação: 24 de Junho de 2015, 22:18:21 por manoelnikon »
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #106 Online: 24 de Junho de 2015, 22:25:21
Seja bem vindo  S.SILVA!!!  :ok:

Boa pergunta a sua, tenho a mesma dúvida também gostaria de saber se alguém "já tentou focar com laterna" e "sem lanterna direto na estrela", qual ficaria melhor?

As minhas últimas tentativas, onde tive os melhores resultados desde então, eu foquei direto nas estrelas usando o zoom do liveview, usei foco manual, o automático não pegou.

Abs

Já estive em uma situação em que fui fazer fotos de longa exposição noturnas e na "hora H" o foco automático não ajudava e o manual também ficava uma porcaria, por sorte levei uma lanterna razoavelmente forte e usei ela em conjunto com o foco automático, focando no chão alguns metros à frente em um ponto iluminado pela lanterna e depois recompondo a imagem.
Essa "técnica" deu certo na maioria das vezes em que tentei, fiquei até surpreso... mas é bom ter cuidado, principalmente se você estiver em campo aberto, já que a luz da lanterna pode ser vista de longe chamando a atenção de pessoas mal intencionadas.


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #107 Online: 24 de Junho de 2015, 22:29:08
Oi Rafael Vega!

Ficaram boas as fotos, eu acho o maior barato sair a via lactea na foto. 

Eu acreditava que "só no meio da nada" na escuridão plena e absoluta era possível registrar bem as estrelas, mas estava redondamente enganado!  Após aprender com o pessoal aqui, ler mais a respeito e principalmente depois da reveladora contribuição que o "Jonas Vaz" fez caiu por terra esta minha opnião.  Eu lí tudo, li os links, procurei mais a respeito.

Mesmo assim, primeiramente desconfiei bastante, fiz uns testes e nada de bom saiu. Mas no primeiro dia de inverno neste domingo, a noite estava estupendamente clara!  Resolvi registrar a primeira noite de inverno, e do quintal da minha mãe consegui registrar finalmente a via lactea!  Dava para ver a olho nú ela, não tanto como na foto, mas dava para saber exatamente para onde mirar a máquina.  Eu só ví após alguns minutos lá no quintal, até os ohos acostumarem demora um pouco. Era noite de lua crescente!!! Ela estava lá no céu mais para  o orizonte, só faltava o menino pescando na ponta dela.

Ah!  Eu não fiquei fazendo testes, tirei uma foto com ISO 200, e o restante joguei para o HI ISO, e graças a deus o ruído foi muito menor do que as vezes que eu estava na roça na escuridão total e a foto ficava cheia de ruídos vermelhos por cima do céu preto, eles aparecem muito, mas muito mais.

Valeu!

Hmm, creio que a região em que você reside não tenha tanta poluição luminosa. Em que cidade é?


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #108 Online: 01 de Julho de 2015, 17:09:14
Entrando nesse tópico de xereta  :D

Também tenho tido dificuldade para fazer esse tipo de foto.
O melhor que consegui até o momento foi isso (que na minha opinião ficou BEM meia-boca):


f/4
24mm
25 segundos de exposição
ISO 3200
5D Mk2

Minhas dificuldades:
- Mesmo com redução de ruído, percebi que ISO alto + longa exposição ferra legal a foto
- O foco. MALDITOOO foco manual que não consigo acertar nem a pau  :aua:
- Minha lente tem abertura máxima de f/4

Na semana que vem tô indo para a Chapada dos Veadeiros. Lá tem céu bom pra brincar.  :wub:
Peguei emprestada uma 15mm f/2.8
Com ela, terei mais abertura e mais tempo de exposição, devido a distância focal. Vou tentar usar ISO máximo de 1600...

Vou caprichar mais na composição também. Mereço puxão de orelha, eu sei.  :assobi:

Vamos ver se acerto! :)



« Última modificação: 01 de Julho de 2015, 17:10:20 por Cristiane Gellert »
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #109 Online: 01 de Julho de 2015, 17:13:34
Ah, já tenho também os horarios de nascer e pôr da lua.. ela vai nascer por volta das 23h, 0h...
Então poluição luminosa, acredito que não será problema.

Vamos ver!

Alguma dica?
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #110 Online: 01 de Julho de 2015, 21:35:53
Ah, já tenho também os horarios de nascer e pôr da lua.. ela vai nascer por volta das 23h, 0h...
Então poluição luminosa, acredito que não será problema.

Vamos ver!

Alguma dica?

Não sei se vc já tentou, mas eu faço o foco usando uma estrela. Ligo o lcd, dou zoom em uma estrela que seja de luz forte e vou girando ate achar a nitidez que considero a ideal. Geralmente da certo.

Só que tem um detalhe que muitos não consideram: Por ex já fiz fotos do céu estrelado e da minha barraca no chão em primeiro plano sendo iluminada por uma lanterna que deixei acesa dentro dela, foto manjada, eu sei..hehe. Ai nesse caso eu precisei fazer duas fotos pra ter uma profundidade correta, pois se vc focar so nas estrelas o primeiro plano não fica bem nítido e vice versa. Já vi muitas fotos bonitas mas só com o chão e primeiro plano em foco, as estrelas todas desfocadas.


matheusmacedo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #111 Online: 01 de Julho de 2015, 21:47:07
Não sei se vc já tentou, mas eu faço o foco usando uma estrela. Ligo o lcd, dou zoom em uma estrela que seja de luz forte e vou girando ate achar a nitidez que considero a ideal. Geralmente da certo.

Só que tem um detalhe que muitos não consideram: Por ex já fiz fotos do céu estrelado e da minha barraca no chão em primeiro plano sendo iluminada por uma lanterna que deixei acesa dentro dela, foto manjada, eu sei..hehe. Ai nesse caso eu precisei fazer duas fotos pra ter uma profundidade correta, pois se vc focar so nas estrelas o primeiro plano não fica bem nítido e vice versa. Já vi muitas fotos bonitas mas só com o chão e primeiro plano em foco, as estrelas todas desfocadas.

Também faço assim, quando preciso de 2 planos, é o único jeito que me atendeu !


manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #112 Online: 01 de Julho de 2015, 23:20:35
Oi Cristiane!

Bem vinda ao tópico! hehehe trocadilho com o "bem vinda ao forum"!   Mas quem vem aqui, acaba por voltar.

Eu fiquei curioso de como você fez esta cabeça de abajur!  Parece realmente um globo iluminado por dentro, com uma daquelas lanternas de prender na cabeça.  :ponder: Mas não é isto... 

Focar na estrela mais brilhante ainda nem tinha pensado em fazer, simplesmente dava zoom e ia tentando deixar o mais focado possível mas de uma maneira geral.  Olhando só para um ponto, concentrando ali a atenção, deve ser mais fácil sim. 

abs,
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


S.SILVA

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #113 Online: 02 de Julho de 2015, 10:57:40
Só que tem um detalhe que muitos não consideram: Por ex já fiz fotos do céu estrelado e da minha barraca no chão em primeiro plano sendo iluminada por uma lanterna que deixei acesa dentro dela, foto manjada, eu sei..hehe. Ai nesse caso eu precisei fazer duas fotos pra ter uma profundidade correta, pois se vc focar so nas estrelas o primeiro plano não fica bem nítido e vice versa. Já vi muitas fotos bonitas mas só com o chão e primeiro plano em foco, as estrelas todas desfocadas.

Raphael, você pode explicar melhor essa técnica? Se eu bem entendi, você tira uma foto com o foco no primeiro plano e outra com o foco nas estrelas. Como junta as duas depois?


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #114 Online: 02 de Julho de 2015, 12:00:36
Oi Cristiane!

Bem vinda ao tópico! hehehe trocadilho com o "bem vinda ao forum"!   Mas quem vem aqui, acaba por voltar.

Eu fiquei curioso de como você fez esta cabeça de abajur!  Parece realmente um globo iluminado por dentro, com uma daquelas lanternas de prender na cabeça.  :ponder: Mas não é isto... 

Focar na estrela mais brilhante ainda nem tinha pensado em fazer, simplesmente dava zoom e ia tentando deixar o mais focado possível mas de uma maneira geral.  Olhando só para um ponto, concentrando ali a atenção, deve ser mais fácil sim. 

abs,
Muito obrigada! Sou velhinha em fóruns já, mas comecei a frequentar por aqui a poucos dias.
Participar de fóruns já me trouxe muita coisa boa, muito aprendizado e muita gente legal que conheci. :)

"Cabeça de abajur"  :hysterical:
É a touca dele que é branca. Eu iluminei o rapaz com uma lanterna.
Foi só isso, ou seja, foi na cagada mesmo! Hahahahaha!

Não gostei dessa foto. Ela é o mais próximo que consegui do que quero. Mas ainda longe do resultado esperado...
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #115 Online: 02 de Julho de 2015, 12:04:22
Não sei se vc já tentou, mas eu faço o foco usando uma estrela. Ligo o lcd, dou zoom em uma estrela que seja de luz forte e vou girando ate achar a nitidez que considero a ideal. Geralmente da certo.

Só que tem um detalhe que muitos não consideram: Por ex já fiz fotos do céu estrelado e da minha barraca no chão em primeiro plano sendo iluminada por uma lanterna que deixei acesa dentro dela, foto manjada, eu sei..hehe. Ai nesse caso eu precisei fazer duas fotos pra ter uma profundidade correta, pois se vc focar so nas estrelas o primeiro plano não fica bem nítido e vice versa. Já vi muitas fotos bonitas mas só com o chão e primeiro plano em foco, as estrelas todas desfocadas.
Já tentei sim. Não consegui ainda.
Acho que preciso de um exame de vista mais do que de uma foto de estrelas! hahaha

Pô, essas fotos são "manjadas" mas são muito legais! É praticamente um troféu para quem gosta de foto de paisagem. Também fiquei interessada em saber como faz para mesclar as duas fotos, por conta da profundidade.
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


Jonas Vaz

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
    • Instagram
Resposta #116 Online: 02 de Julho de 2015, 13:11:17
Galerinha,

Postando umas fotos novas com exif pra ajudar.


Secretário-RJ (baixa luminosidade)
canon 6d
15mm fisheye
2.8
30''
iso 4000


Chapada dos veadeiros-GO (zero luminosidade)
canon 5d mk3
15mm fisheye
2.8
30''
iso 3200


Itatiaia-RJ (Media/baixa luminosidade)
canon 5d mk3
24mm 1.4
3.2
30'(minutos)
iso 200


Chapada dos Veadeiros-GO (baixa luminosidade)
canon 5d mk3
50mm 1.4
1.4
20''
iso 3200

Qq duvida é só perguntar.
Tem umas outras fotos no meu instagram tbm https://instagram.com/jonasvaz/


thiagok

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 514
Resposta #117 Online: 02 de Julho de 2015, 14:36:06
Uma contribuição para o tópico

Mont St Michel by Thiago Kaneshiro, on Flickr


S.SILVA

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #118 Online: 02 de Julho de 2015, 17:20:17
Galerinha,

Postando umas fotos novas com exif pra ajudar.
Qq duvida é só perguntar.
https://instagram.com/jonasvaz/
JONAS, Vejo nas suas primeiras fotos, especialmente na primeira, um foco bom, tantos nas árvores, no primeiro plano, como nas estrelas. Você usou a técnica referida pelo Raphael, ou fez uma foto só? Como fez o foco?


Jonas Vaz

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
    • Instagram
Resposta #119 Online: 02 de Julho de 2015, 19:00:52
JONAS, Vejo nas suas primeiras fotos, especialmente na primeira, um foco bom, tantos nas árvores, no primeiro plano, como nas estrelas. Você usou a técnica referida pelo Raphael, ou fez uma foto só? Como fez o foco?

S.Silva,

acabei de ver que errei a lente que eu escrevi.
usei uma 14mm 2.8 nela o foco infinito é de uns 2.5 ou 3 metros. Essas árvores estavam bem mais distante de 3 metros.
Quando uso alguma lente de foco automático, uso foco pontual no objeto mais distante que está iluminado (sempre alguma distancia maior do que a de foco infinito escrita na lente) e depois travo o foco (boto no manual), uso uma fita crepe pro anel de foco não mexer.
ps. dar um sharpen leve na pós sempre ajuda tbm