Autor Tópico: Como tirar fotos do cêu sem tremer as estrelas?  (Lida 42658 vezes)

silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #135 Online: 05 de Agosto de 2015, 09:53:10
A astrofoto abaixo, do centro da Via Láctea, é a minha preferida.
Com ela participei do último concurso nacional de astrofotografias.
Utilizei uma Canon 60D e a lente 18-135mm do kit, no fundo do quintal da minha casa.
Na época morava fora do centro numa cidade pequena. A Via Láctea é visível tranquilamente a olho nu.
Até mesmo alguns objetos de céu profundo mais brilhantes, como o aglomerado Ptolomeu, na constelação de Escorpião, o aglomerado Ômega Centauri, na constelação de Centauro, e a nebulosa Eta Carinae, na constelação do Navio, já consegui distinguir sem telescópio.
Hoje moro na mesma cidade, mas mais próximo do centro, com um céu bem mais afetado pela poluição luminosa...  :(
Mas, voltemos à foto.
Foram dois frames de, salvo engano, 6 minutos e ISO 1600, com a lente em 18mm e f/5.6 (fechar um pouco a lente é importante para que as estrelas mais brilhantes fiquem pontuais, ao invés de viraram grandes bolotas).
Utilizei o Deep Sky Stacker para integrar os frames e melhorar a razão sinal ruído. O maior segredo da mágica está aqui
Tal tempo de exposição só foi possível também graças a uma montagem equatorial motorizada, que compensa o movimento de rotação da Terra.
Focar no infinito também não costuma funcionar, mesmo que a gente não inclua elementos do solo na composição. O "pulo do gato" é apontar a câmera para uma estrela brilhante, dar zoom digital no liveview, ajustar o foco manualmente até a estrela ficar o mais pontual possível, e depois recompor para registrar a área do céu desejada.

Via Láctea by Paulo Antonio dos Santos, no Flickr
Paulchess10, deu até vergonha de mostrar a minha. Realmente o tripé motorizado faz A Diferença, além de toda a técnica descrita por você de edição, foco etc.
Parabéns mesmo, muito boa.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #136 Online: 05 de Agosto de 2015, 11:04:52
Eu demorei bastante para começar a ter bons resultados Silvano.
Comecei como todo mundo, rsrsrs, com tripé fixo e resultados ruis, decorrentes inclusive de parâmetros incorretos na câmera.
Quando eu aprendi a usar o Deep Sky Stacker, as coisas melhoraram muito.
O investimento numa montagem equatorial proporcionou o salto de qualidade que eu queria.
Hoje não pratico mais astrofotografia, mas me diverti e aprendi bastante.
O blog do Observatório Lupus, do meu amigo Leandro Fornaziero, tem um guia muito bom para astrofotografia de grande campo com tripé fixo:

http://observatoriolupus.blogspot.com.br/2013/10/guia-para-astrofotografia-de-grande.html

http://observatoriolupus.blogspot.com.br/2014/02/guia-para-astrofotografia-de-grande.html

Também gosto de recomendar os grupos de Astrofotografia do Facebook. É possível aprender muita coisa lá.


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #137 Online: 05 de Agosto de 2015, 11:44:56
Eu demorei bastante para começar a ter bons resultados Silvano.
Comecei como todo mundo, rsrsrs, com tripé fixo e resultados ruis, decorrentes inclusive de parâmetros incorretos na câmera.
Quando eu aprendi a usar o Deep Sky Stacker, as coisas melhoraram muito.
O investimento numa montagem equatorial proporcionou o salto de qualidade que eu queria.
Hoje não pratico mais astrofotografia, mas me diverti e aprendi bastante.
O blog do Observatório Lupus, do meu amigo Leandro Fornaziero, tem um guia muito bom para astrofotografia de grande campo com tripé fixo:

http://observatoriolupus.blogspot.com.br/2013/10/guia-para-astrofotografia-de-grande.html

http://observatoriolupus.blogspot.com.br/2014/02/guia-para-astrofotografia-de-grande.html

Também gosto de recomendar os grupos de Astrofotografia do Facebook. É possível aprender muita coisa lá.
Obrigado mesmo Paulo, vi o site do seu amigo e fiquei esperançoso pois meus originais parecem ter até mais informação que os dele do exemplo.
Vou estudar mais e te mostro os resultados. Agora preciso pegar de volta meu PS e LR.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #138 Online: 12 de Agosto de 2015, 16:47:09
Pra dar uma ressuscitada no tópico, mais uma foto, que considero uma das minhas favoritas, da Pequena Nuvem de Magalhães. Acima é possível ver o brilhante aglomerado 47 Tucanae, um dos mais bonitos do céu noturno. No lado esquerdo, o bem menorzinho, é o aglomerado NCG362. Dentro da Pequena Nuvem de Magalhães evidenciaram-se algumas galáxias.

Pequena Nuvem de Magalhães by Paulo Antonio dos Santos, no Flickr


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #139 Online: 13 de Agosto de 2015, 13:47:57
O investimento numa montagem equatorial proporcionou o salto de qualidade que eu queria.

Anos atrás eu fiz uma montagem equatorial de pobre usando um motor à corda, que dava um giro completo em 24 horas. Acoplava esse motor à câmera, colocava o conjunto no tripé e fotografava. Esse esquema, embora funcionasse na teoria, era bem pouco prático de usar.

Dá pra ter melhores resultados usando aquele esqueminha das dobradiças e parafuso. Ou, claro, investir em equipamento de qualidade.


tarcisioal

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #140 Online: 13 de Agosto de 2015, 14:00:15
Muito bacana o tópico.  :clap: :clap: :clap: :clap: Vou tirar dicar valiosas daqui.
Sony ILCE-6000 e NEX 3N
SELP1650 + SEL55210 + SEL35F18 + SEL50F18 + SEL16F28 + VCL-ECF1 (Fisheye) + VCL-ECU1 (Grande Angular)

flickr/tarcisioal


manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #141 Online: 14 de Agosto de 2015, 00:58:55
Não sei como está ai na região de vocês, mas aqui no Sulfluminense está a vários dias com noites completamente limpas e muito transparentes, sem nenhuma nuvem, neblina ou qualquer coisa que dissipe a visão, nem de manhã tem aparecido cerração, dá para ver longe muito longe com completa nitidez. 

É um período espetacular para fotos do céu!

Pena que não tenho tido tempo de sair para fotografar...  :(

Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


tnsantos

  • Trade Count: (15)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 912
  • Sexo: Masculino
Resposta #142 Online: 14 de Agosto de 2015, 09:26:26
Pessoal, será que nesse lugar do mapa abaixo é possível tirar foto de longa exposição do céu a noite esse final de semana? Sou doido pra conseguir tirar foto da via láctea feito vocês fazem kkk.

https://goo.gl/maps/EZLbt
« Última modificação: 14 de Agosto de 2015, 09:27:10 por tnsantos »
Sony NEX6 - SELP1650 - SEL50F18 - GODOX X1TS + TT685S


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #143 Online: 14 de Agosto de 2015, 09:34:38
Ao contrário do que muita gente pensa, áreas litorâneas costumam ser ruins para astrofotografia, por causa da umidade e da turbulência atmosférica.

Por outro lado, se a poluição luminosa for baixa, e der sorte das condições de tempo forem boas, por que não tentar?


tarcisioal

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #144 Online: 14 de Agosto de 2015, 10:22:44
Ideal pela pouca experiência que tenho, é ar bem seco. Moro de frente pro mar, só consegui alguma foto razoável em casa quando chegou uma massa de ar polar, fria e seca, por aqui. (moro em SC).
Outra razoável que consegui foi bem no interior depois de uma semanada de chuva, no dia que o céu abriu.. parece que a chuva da uma limpada no ar também, ficou bem claro o céu.
O caso é que isso tudo é um encontro de luas, porque precisa ter clima bom, seco, lugar sem poluição visual e do ar, com pouca lua...  :aua:
Sony ILCE-6000 e NEX 3N
SELP1650 + SEL55210 + SEL35F18 + SEL50F18 + SEL16F28 + VCL-ECF1 (Fisheye) + VCL-ECU1 (Grande Angular)

flickr/tarcisioal


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #145 Online: 14 de Agosto de 2015, 10:33:27
Ideal pela pouca experiência que tenho, é ar bem seco. Moro de frente pro mar, só consegui alguma foto razoável em casa quando chegou uma massa de ar polar, fria e seca, por aqui. (moro em SC).
Outra razoável que consegui foi bem no interior depois de uma semanada de chuva, no dia que o céu abriu.. parece que a chuva da uma limpada no ar também, ficou bem claro o céu.
O caso é que isso tudo é um encontro de luas, porque precisa ter clima bom, seco, lugar sem poluição visual e do ar, com pouca lua...  :aua:
Verdade, moro em SC e em Joinville é impossivel, muito úmido.
Já em Jaguaruna-SC, apesar de ser litoral, acaba sendo mais frio e seco, aí consegui, mesmo no meio da cidade, a foto abaixo. Mais assim, é 1x a cada 3 meses pra ter uma noite dessas, tá loco, agora entendo o paulchess10 ter desistido.
https://www.flickr.com/photos/41853805@N07/20138523999/in/dateposted-public/
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #146 Online: 14 de Agosto de 2015, 10:38:47
O caso é que isso tudo é um encontro de luas, porque precisa ter clima bom, seco, lugar sem poluição visual e do ar, com pouca lua...  :aua:

Exatamente por isso eu larguei a fotografia.
Mesmo no interior do Paraná, lugar de baixa poluição luminosa, fico numa zona de confluência de massas de ar úmido que vêm de todo lado: oceano pacífico, pantanal, oceano atlântico...
São poucas noites boas de astrofotografia no ano, e geralmente no inverno (ainda bem, porque pelo menos é a época do ano, no hemisfério sul, que o centro da via láctea está visível).
E esse inverno, na minha cidade, foi totalmente atípico: quase inteiro nublado.
Me diverti, tirei boas fotos, capturei quase todos os objetos que eu queria. Mas os fatores acima somaram-se ao meu casamento, à necessidade de levantar grana, e minha mudança para o centro da cidade, bem mais afetado pela poluição luminosa. Vendi meus equipamentos astrofotográficos.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #147 Online: 14 de Setembro de 2015, 00:22:32
Contribuição pro tópico:
No lone star in Texas by Felipe Mendes, no Flickr

O céu tava tão limpo que quase não mexi na foto. Ainda tenho uma aqui da galáxia Andromeda que vai precisar de alguma edição. Posto depois.


tilapia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
  • Sexo: Masculino
Resposta #148 Online: 12 de Novembro de 2015, 20:01:52
Segue minha contribuição.

IMG_2364 by Alexandre Ferreira, no Flickr

Registro feito no interior de Santa Catarina
Canon 650D
EF-S 18-135 STM - EF 50 1.8 II  Sigma 10-20 F4 EX DC
Sony RX 100


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #149 Online: 13 de Novembro de 2015, 17:16:11
Amigos, desculpem voltar ao tema, mas agora gostaria de pedir mais uma ajudinha..
Mais uma vez estou participando do Concurso Nacional de Astrofotografias, com uma imagem do Complexo Nebular Rho Ophiuchi, situado na constelação de Escorpião:

Complexo Nebular Rho Ophiuchi by Paulo Antonio dos Santos, no Flickr

Gostaria de convidá-los para conhecerem os trabalhos participantes e, se gostarem da minha foto, votarem em mim. Todas as imagens participantes podem ser vistas aqui:

http://concursonacionaldeastrofotografias.weebly.com/imagens-participantes.html

A minha foto é a de número 35. Para votar, o link é esse:

http://concursonacionaldeastrofotografias.weebly.com/votaccedilatildeo.html

E além da premiação geral do III Concurso Nacional de Astrofotografias, minha foto foi selecionada para participar de uma votação especial, que definirá o campeão de três méritos especiais do III CNDA: a astrofotografia mais criativa, a melhor astrofotografia do Sistema Solar e a melhor astrofotografia de céu profundo. Eu concorro na categoria "melhor astrofotografia de céu profundo". Segue o link para votação e contemplação dos trabalhos escolhidos para a votação especial:

http://concursonacionaldeastrofotografias.weebly.com/votaccedilatildeo-de-meacuteritos.html