Autor Tópico: Como tirar fotos do cêu sem tremer as estrelas?  (Lida 42535 vezes)

Eric Mendez

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 399
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 04 de Julho de 2014, 11:45:12
As estrelas estão se mexendo porque você extrapolou o tempo máximo para essa distância focal. Você pode colocar no máximo em torno 6.8 segundos.
Como sei isso? Simples, regra dos 600   :)
Você divide 600 pela distância focal real da sua lente, ou seja:

600 / (55 * 1.6)  = 6.8 segundos

O 1.6 é o fator de crop. Não lembro direito, Nikon é 1.6 ou 1.5? Se for 1.5,  daria no máximo 7.2 segundos.

Esse valor não é exatamente preciso, seria uma margem "máxima". Normalmente quando se colocar nesse valor as estrelas da borda já começam a apresentar rastro.

E sim, o ideal é ter uma lente GA para isso!

O modo infinito nem sempre é o ideal. Eu faço o foco manual olhando pelo LCD com ampliação.

Essa minha foto eu fiz com uma 10-22 (em 10) numa 60D com 30 segundos. Veja que mesmo assim, nas bordas já apresenta um pouco de rastro



Pra fotografar a via láctea tão perfeitamente assim é necessário apenas estar bem longe das cidades?

Uma noite sem luar também é o ideal, mas nunca encontrei nada que explicasse o momento em que a via láctea seria visível no céu. Não tem um horário certo, altitude certa?

Abraço!
"Antes de falar, ouça. Antes de agir, pense. Antes de desistir, tente. Antes de cagar, veja se tem papel."

Nikon D3100; AF-S 10-24mm f/3.5-4.5G; AF-S 50mm f/1.4G; AF 80-200 f/2.8D


taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #16 Online: 04 de Julho de 2014, 12:11:17
No campo as estrelas até doem. Na cidade nem vê-las


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #17 Online: 04 de Julho de 2014, 12:42:39
Pra fotografar a via láctea tão perfeitamente assim é necessário apenas estar bem longe das cidades?

Uma noite sem luar também é o ideal, mas nunca encontrei nada que explicasse o momento em que a via láctea seria visível no céu. Não tem um horário certo, altitude certa?

Abraço!

Sim, Lua Nova é o ideal pra fotografar estrelas.. da mesma forma que a poluição luminos das cidades atrapalha muito, a poluição luminosa da lua também.. quanto mais escuro o céu melhor.

Sobre a via láctea, o horário melhor varia de acordo com a época do ano.. a localização não.

Uma das constelações mais fáceis de identificar é a Escorpião.. essa via láctea passa no rabo do escorpião. Semana passada estava na estrada à noite, no interior do MS e dei uma paradinha pra observar (não fotografei nesse dia). A lua nova estava no seu pico (mais escuro) e a via láctea era bem visível a olho nu. Cerca de 20:00h ela estava bem no alto. Hoje não tá muito diferente disso.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 04 de Julho de 2014, 13:06:49
Pra fotografar a via láctea tão perfeitamente assim é necessário apenas estar bem longe das cidades?

Uma noite sem luar também é o ideal, mas nunca encontrei nada que explicasse o momento em que a via láctea seria visível no céu. Não tem um horário certo, altitude certa?

Abraço!

Eu uso o programa Stellarium para calcular o horário ideal da minha saída. Esse horário varia muito em função do dia do ano (e local, claro).
O centro da Via Láctea fica entre as constelações de Escorpião e Sagitário.

Tem que ser uma noite bem clara e sem lua. No inverno o céu me parece melhor para ver. E sim, você tem que estar longe da cidade. Nessa foto ai eu estou a 60Km dos maiores centros urbanos daqui da região e mesmo assim você pode ver que na base tenho invasão de luz. É um saco isso :/


rodrigortb

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 606
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 04 de Julho de 2014, 15:37:30
Também fiz uma tentativa há alguns dias, mas não foi muito efetiva, segundo os amigos do fórum, pelo mesmo problema que o seu.
Estava há uns 10KM da cidade, que é BEM pequena, portanto não teve TANTA interferencia. A via láctea, dava pra se ver perfeitamente, em olho nú!


Via Láctea por rpereirasilva, no Flickr

Canon 70D
Sigma 17-50 2.8 + EF 50mm 1.8 II + EFS 24mm 2.8 +
Samsung Galaxy S10e


edstk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 94
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 04 de Julho de 2014, 19:32:52
Eu fico babando com essas fotos. Sempre quis tirar fotos assim mas tá dificil... Como moro em São Paulo só conseguiria tirar esse tipo de foto em viagens, mas nas duas últimas oportunidades que tive ou o céu estava encoberto ou era noite de lua cheia.

Pra quem quiser saber a localização da Via Láctea existem alguns apps pra celular que ajudam a saber a localização das estrelas/planetas e o horário em que eles estarão visíveis. Um que eu conheço é o SkyORB. Nnão sei se tem pra Androis, mas tem pro iOS e windows phone.
« Última modificação: 04 de Julho de 2014, 19:33:51 por edstk »


Eric Mendez

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 399
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 04 de Julho de 2014, 21:18:45
Vou salvar essa página e anotar tudo mais tarde!!   :D

Muito obrigado ao pessoal pelas dicas.  :ok:


Abraços!
"Antes de falar, ouça. Antes de agir, pense. Antes de desistir, tente. Antes de cagar, veja se tem papel."

Nikon D3100; AF-S 10-24mm f/3.5-4.5G; AF-S 50mm f/1.4G; AF 80-200 f/2.8D


Eric Mendez

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 399
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 04 de Julho de 2014, 22:57:12
Há um mês, mais ou menos, fui para uma fazenda aqui pelo interior e com aquela expectativa de fazer alguma foto da via láctea. Não dei sorte porque teve lua e muitas nuvens, então aproveitei o que tinha: um céu bem estrelado, nuvens fantasmagóricas e uma casinha velha no mato. Ficar ali de noite sozinho é de arrepiar! Sons de animais, galhos caindo, galhos quebrando, água, som de passos pesados e ninguém por perto.  :eek:

Mas a vista, o aroma puro da natureza e o frio compensavam tudo!  :D


Ghost Cloud por E R I C_M E N D E Z, no Flickr

Iluminei a casa com uma lanterna e a luz do luar que era bem forte ajudou um pouco também.
"Antes de falar, ouça. Antes de agir, pense. Antes de desistir, tente. Antes de cagar, veja se tem papel."

Nikon D3100; AF-S 10-24mm f/3.5-4.5G; AF-S 50mm f/1.4G; AF 80-200 f/2.8D


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #23 Online: 04 de Julho de 2014, 22:59:40
As estrelas estão se mexendo porque você extrapolou o tempo máximo para essa distância focal. Você pode colocar no máximo em torno 6.8 segundos.
Como sei isso? Simples, regra dos 600   :)
Você divide 600 pela distância focal real da sua lente, ou seja:

600 / (55 * 1.6)  = 6.8 segundos

O 1.6 é o fator de crop. Não lembro direito, Nikon é 1.6 ou 1.5? Se for 1.5,  daria no máximo 7.2 segundos.

Esse valor não é exatamente preciso, seria uma margem "máxima". Normalmente quando se colocar nesse valor as estrelas da borda já começam a apresentar rastro.

E sim, o ideal é ter uma lente GA para isso!

O modo infinito nem sempre é o ideal. Eu faço o foco manual olhando pelo LCD com ampliação.

Essa minha foto eu fiz com uma 10-22 (em 10) numa 60D com 30 segundos. Veja que mesmo assim, nas bordas já apresenta um pouco de rastro



Só uma observação...

Em sistema Full Frame como não há fator de corte, basta dividir os 600 pela distância focal.

Em 35mm – 600/35 = 17 segundos (aprox.) :ok:
Fábio Pedro.


Cstabrava

  • Trade Count: (13)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 483
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 05 de Julho de 2014, 09:18:33
Ontem, após o jogo, influenciado por este tópico, peguei a estrada e, depois de 100 kms, fiz uma tentativa. Sei que não é o ideal, mas, vou insistir.



Vitor Hugo

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 05 de Julho de 2014, 10:30:00
Ontem, após o jogo, influenciado por este tópico, peguei a estrada e, depois de 100 kms, fiz uma tentativa.

 :eek: :worship:
“A ignorância gera confiança com mais frequência do que o conhecimento”
Flickr - Canon T1i | 18-55 | 28-135 USM | 28 f/1.8 USM | 50mm Pentacon f/1.8 (A venda -> MP) | 580EXII


edstk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 94
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 05 de Julho de 2014, 10:54:20
Em maio quando estava na Serra do Faxinal tentei tirar umas fotos. As condições não eram as melhores. Era noite de lua cheia e devia estar fazendo menos de 10°C... e eu só com um casaco corta vento. Apesar de a olho nu estar completamente escuro, na foto dá pra perceber a atmosfera iluminada pelo sol. Queria esperar mais uma hora pra ver se conseguia uma foto melhor mas não estava aguentando o frio e acabei picando a mula :aua:...



« Última modificação: 05 de Julho de 2014, 10:56:07 por edstk »


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #27 Online: 05 de Julho de 2014, 15:38:53
Galera, tem que fazer queném o nosso colega Eric mendes, aproveitar o que tem.

Eu por exemplo adoro sair em noite de lua cheia, aqui perto de casa tem um terreno baldio que era pra ser um colégio, com vista pra uma igreja de um bairro, um lugar ótimo pra fotografar em noites de luar.

Tudo o que está sendo narrado aqui nesse tópico só serve pra provar um teoriazinha que tem soprado no meu ouvido, não sei se com vcs tbm é assim: Quando vc sai de casa pra tentar uma foto, ou um tipo de foto específica, vc acaba, mesmo não conseguindo aquilo que planejava ou esperava, fazendo algo diferente e interessante, algo que nem podia imaginar. Isso eu acho muito legal na fotografia, pois vc tem que usar aquilo
que tem diante de si.


Eric Mendez

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 399
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 06 de Julho de 2014, 01:02:10
Raphael

Comigo isso acontece 95% das vezes que saio pra fotografar. Andava por aí com a intenção de fotografar casas velhas e no final voltava com fotos de pessoas velhas. E o resultado era mais interessante.
Até comecei a parar de sair pensando em algum tipo de foto e simplesmente saia pra encontrar alguma coisa, não sabia o que seria, mas tentava achar alguma coisa.

Mas ainda vou fotografar a via láctea.  :fight:


"Antes de falar, ouça. Antes de agir, pense. Antes de desistir, tente. Antes de cagar, veja se tem papel."

Nikon D3100; AF-S 10-24mm f/3.5-4.5G; AF-S 50mm f/1.4G; AF 80-200 f/2.8D


manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 06 de Julho de 2014, 14:50:59
Oi gente!

Muito boas as fotos que vocês postaram, eu achava que era um bicho de sete cabeças tirar uma foto destas, mas vendo agora tanta gente que já fez, eu vejo que não é!  Logo logo, eu também vou tirar a minha!  :ok:

Já percebo que não tem como tirar uma foto desta do quintal, ou telhado de casa, a escuridão do campo é essencial.  Até que eu não acho ruim estes efeitos mais avermelhados causados pela iluminação distante. Eu não sei, se iria amenizar arranjar um local meio que entre 2 morros altos, para servirem de parede da luz da cidade.

Abs,
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens