Autor Tópico: Foto da lua, nunca estou satisfeito com o foco  (Lida 7030 vezes)

manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Online: 04 de Julho de 2014, 11:19:56
Oi gente!

A máquina é a nikon D3200, a lente 55-300mm nikon, e a foto sempre feita com tripé, foco automático, ISO 100 e alguma velocidade até escurecer o suficiente para apresentar os detalhes, e o local que estou tirando é o quintal da minha mãe. 

O que nunca fico satisfeito é com o foco e o nível de detalhes da lua, acabo sempre aplicando o sharpen para melhorar a foto.  É só os detalhes, nem é preciso mexer nas cores.  É claro que diminuindo o tamanho da foto pela metade, e aplciando o sharpen, melhora bastante, mas eu queria tirar uma foto nítida dela sem precisar de pós, eu quero conseguir fotografar melhor.

A lua se move muito rapidamente, mas as fotos tem velocidades altas, 1/120, 1/400.  O foco automático, diz que está no foco, mas eu não gosto do que vejo, no Manual também já tentei e ficou pior que o automático.

Olhem só estas fotos de exemplo, eu cortei elas para caber aqui, mas se clicar vai aparecer no tamanho original de cada uma.







Será que esta lente "Nikon AF-S NIKKOR 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR" tem condição de fazer um foco melhor?

Alguém tem alguma dica para conseguir tirar fotos melhores?

Valeu gente!
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


Eric Mendez

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 399
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 04 de Julho de 2014, 12:03:19
Eu não vejo problema nenhum. Não sou muito apegado a nitidez. O foco está certo. A falta de definição é porque tu provavelmente fez um crop nas fotos.
Os 300mm na D3200 equivalem a 450mm o que não é uma distância focal suficiente para preencher o quadro com a lua. Para tal seria necessário de 1200mm a 2000mm de distância focal.

Se elas estão cropadas eu achei a qualidade muito boa. Na minha D3100 eu usei uma 70-300mm G e a qualidade era sofrível. O tempo inteiro eu não sabia se estava fora de foco ou era falta de nitidez e nem aplicando sharpen melhorava.

A falta de detalhes no lado mais claro é normal, a luz preenche as sombras. As crateras são mais visíveis sempre do lado sombreado. Por isso que eu nunca fotografava a lua cheia.
Eu fotografava a lua com uma 800mm equivalente e tinha que fazer uns crops um pouco menos pesados.

Por isso o interessante é fotografar o quarto-minguante, quando tem a sombra da terra projetada na lua e traz volume para as crateras.
"Antes de falar, ouça. Antes de agir, pense. Antes de desistir, tente. Antes de cagar, veja se tem papel."

Nikon D3100; AF-S 10-24mm f/3.5-4.5G; AF-S 50mm f/1.4G; AF 80-200 f/2.8D


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 04 de Julho de 2014, 19:33:38
Concordo com o Eric, a 3ª por ex. está muito legal.
Talvez uma pós mais trabalhada lhe satisfaça mais, puxar um pouco os contrastes e sharpness.
Tenho a mesma lente, e o resultado é esse aí mesmo. Experimente algumas variações, pois a lente nem sempre é mais nítida em f/5.6.
Por exemplo, ainda falando sobre a 3ª foto, tente f/6.3 ou f/7.1, mesma velocidade de obturador (tente variá-la depois também).

 :ok:


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 04 de Julho de 2014, 20:27:10
Utiliza cabo disparador, ou modo de tempo? Mantém o espelho levantado? Cobre a ocular do view finder? Tem tantas dicas no fórum, em livros e na web.... 'O negócio' é ir tentando, acho que o legal está nisso....

A 55-300 é uma ótima lente.
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Viniciuscc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 73
  • Sexo: Masculino
    • Petbook
Resposta #4 Online: 05 de Julho de 2014, 00:15:08
E no foco manual?
A minha é uma 70-300 sem motor de foco e sem VR. Uso no tripé e disparador remoto.
Normalmente configuro assim: iso 200; f18; s1/160, foco manual e 300mm.

A nitidez vai depender da fase da lua (a luminosidade dela varia muito para cada fase e horário).
Nikon D90
Tamron Af 17-50 f/2.8 if a16; Nikkor Af 50 f/1.8d; Nikkor Afs 55-200 f/4-5.6g ED
2 flashes Greika 150w


manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 06 de Julho de 2014, 14:21:29
Oi gente!

Valeu pelas dicas, eu achava que era a lente, mas realmente, é tudo uma questão de sombra e luz, tipo, na 3ª foto realmente a parte das bordas onde tem mais sombra as crateras estão bem nítidas.  Eu estava estranhando que o meio da lua estava sem detalhes e relevos, nem me toquei que era por causa da luz.   Nunca fui de ficar olhando detalhadamente a lua, mas achei um bom motivo, para poder usar a 300mm. Eu sempre tiro estas fotos por volta das 19:00h.  Vou observar esta questão da luminosidade, as vezes em outros horários pode até ficar melhor.

Normalmente, eu tiro as fotos com F5.6, F10, F18 e vou subindo até o máximo.  Vou mudando a velocidade para manter a mesma iluminação, mas não sei porque as fotos com o F5.6 estão ficando melhor do que as outras aberturas. Eu imaginava que uma foto com F18, fosse ficar mais nítida do que F5.6, mas não dá nenhuma diferença plausível, acho que é por causa da enorme distância, não apresenta o mesmo efeito do que com objetos mais próximos.

Eu tiro a foto com a contagem de tempo, mas nunca cobri a ocular do viewfinder vou fazer isto nas próximas, o quintal da minha mãe também é bem iluminado, mesmo apagando todas as luzes ainda tem as luzes dos postes, vou tentar de um local mais escuro para ver no que dá.

Valeu!
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 06 de Julho de 2014, 16:47:44
Normalmente, eu tiro as fotos com F5.6, F10, F18 e vou subindo até o máximo... Eu imaginava que uma foto com F18, fosse ficar mais nítida do que F5.6...

EMHO, aberturas muito pequenas (acima de 7.1, acredito eu) não ficarão boas, a difração vai se fazer notar, essa lente vai fazer boas fotos entre 5.6 e 7.1 mesmo, já pesquisei sobre isso e fiz alguns testes práticos também. Deixe a velocidade rápida, com ou sem tripé (eu não uso), por volta de 1/400 ou mais rápido. Claro, isso falando da lua cheia, quando ela estiver bem alta.

Faça mais experimentos!   :ok:
« Última modificação: 06 de Julho de 2014, 16:48:07 por fs_isa »


Eric Mendez

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 399
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 09 de Julho de 2014, 22:40:28
EMHO, aberturas muito pequenas (acima de 7.1, acredito eu) não ficarão boas, a difração vai se fazer notar, essa lente vai fazer boas fotos entre 5.6 e 7.1 mesmo, já pesquisei sobre isso e fiz alguns testes práticos também. Deixe a velocidade rápida, com ou sem tripé (eu não uso), por volta de 1/400 ou mais rápido. Claro, isso falando da lua cheia, quando ela estiver bem alta.

Faça mais experimentos!   :ok:

Realmente, aberturas muito pequenas não são necessárias. Eu só usaria aberturas muito pequenas se a distância focal fosse muito grande (1000mm, 1200mm...). Para 300mm f/5.6 é o que dará os melhores resultados. Na prática é bem assim que funciona.
"Antes de falar, ouça. Antes de agir, pense. Antes de desistir, tente. Antes de cagar, veja se tem papel."

Nikon D3100; AF-S 10-24mm f/3.5-4.5G; AF-S 50mm f/1.4G; AF 80-200 f/2.8D


manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 10 de Julho de 2014, 15:07:44
Pô.... quando o céu estava limpinho, e uma lua bonita tão clara, que dava até para tirar a foto de dentro da minha sala... Vem um e taca fogo no morro em frente, e enche o céu de fumaça, além de matar toda a flora e fauna daquele lugar. Sem lua, e revoltado, saí para tirar foto do fogo, meu tripé caiu no caminho, quebrou o arrebite que segura o pé, deu tudo errado... Nem a foto ficou como eu esperava, só serviu para protestar no Facebook.   


Incêndio criminoso nos morros atrás do Hospital Escola!!! por Manoel Jr., no Flickr


Incêndio criminoso nos morros atrás do Hospital Escola!!! por Manoel Jr., no Flickr

Eu queria conseguir eliminar da foto, este tom avermelhado das lâmpadas dos postes, acho muito feio.  Bom, pelo menos nesta foto de fogo, se alguém se confundir e achar que era a luz do fogo hehehehehe, vai ser um defeito especial.

Mas falando das aberturas, eu já tinha notado isto, não só com a lua, mas com qualquer coisa, as fotos com as aberturas muito pequenas, mesmo com a lente 18-55, não ficam tão boas quanto o 5.6, eu fiz um teste logo assim que a minha máquina chegou, tirei a foto do mesmo objeto em todas as aberturas mantendo a exposição sempre balanceada, no final 5.6 é que ficou melhor.  Mas ainda vou fazer um teste com mais atenção e critério.

Valeu!
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #9 Online: 10 de Julho de 2014, 16:54:58
Normalmente, eu tiro as fotos com F5.6, F10, F18 e vou subindo até o máximo.  Vou mudando a velocidade para manter a mesma iluminação, mas não sei porque as fotos com o F5.6 estão ficando melhor do que as outras aberturas. Eu imaginava que uma foto com F18, fosse ficar mais nítida do que F5.6, mas não dá nenhuma diferença plausível, acho que é por causa da enorme distância, não apresenta o mesmo efeito do que com objetos mais próximos.


talvez seu pior problema é estar fechando demais a lente... não está necessariamente faltando foco, mas pode sim faltar nitidez, principalmente nessas aberturas muito pequenas, por causa da difração interna da luz dentro da objetiva.

Experimente usar o ponto máximo de nitidez da lente, que normalmente é cerca de 1 a 2 pontos mais fechados da abertura máxima.. dá uma pesquisada de testes da sua lente que vc encontra um valor mais preciso pra se basear.

de resto não tem muito segredo não..


manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 10 de Julho de 2014, 17:49:51
Luciano,

Veja se entendi direito, a lente em 300mm, a abertura máxima é de 5.6, então o máximo de nitidez seria +- até 7.6? 

Isto é bom saber, até para usar a 18-55 melhor.  Eu imaginava que agente podia sair da abertura máxima para a mínima sem perdas...

Valeu!
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #11 Online: 10 de Julho de 2014, 19:21:41
Luciano,

Veja se entendi direito, a lente em 300mm, a abertura máxima é de 5.6, então o máximo de nitidez seria +- até 7.6? 

Isto é bom saber, até para usar a 18-55 melhor.  Eu imaginava que agente podia sair da abertura máxima para a mínima sem perdas...

Valeu!

provavelmente deve estar perto de f/8 nessa lente sua...

não é 100%, mas via de regra, toda lente na abertura máxima perde um pouco de nitidez por ficar mais "soft"... e no mínimo de abertura, perde nitidez por difração...

pra vc entender melhor, veja o teste de uma Canon 70-300... os maiores picos de nitidez (esses números nas tabelas MTF) sempre estão perto de 1 ponto acima da abertura máxima... http://www.photozone.de/canon-eos/566-canon70300f456isapsc?start=1