Autor Tópico: Cuidados - Camera na poeira e barro  (Lida 1330 vezes)

leandropicoli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Online: 04 de Julho de 2014, 14:00:56
Boa tarde, sou novato na fotográfia, e gosto muito de tirar fotos de Rally de Velocidade (pra quem não sabe, é uma corrida de carros em estradas de terra), e consequentemente o equipamento fica exposto as condições climaticas, no ultimo Rally que fui choveu muito, porem eu tinha uma tendinha e ficava tirando fotos de lá dentro, porem me limitava a somente um angulo dos carros.

Se alguem pudesse passar umas dicas de como cuidar da camera contra a poeira e barro, pois os carros levantam muita poeira, muita mesmo, o que li bastante é pegar um saco plastico e envolver a camera, deixando sem na parte frontal da lente, claro, e com um espaço embaixo para passar as mãos.

Quem tiver mais expericencia e puder me passar algumas tecnicas, eu agradeceria.




Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #2 Online: 05 de Julho de 2014, 08:37:57
Essa Outex é a coisa mais escrota que já vi.. toda vez que vejo alguém recomendando chega me dar arrepios..

Pode ser uma ótima proteção, e não discordo.. mas imagine usar uma câmera com isso! Nunca vi uma nas mãos e talvez mude de opinião se um dia ver, mas pelas fotos que vejo do produto só consigo enxergar um uso meio automático pra ela. Mudar configurações com esse produto deve ser um transtorno! Até mesmo girar o anel de zoom da lente deve ser horrível. E se usar com alguma lente como a Canon 18-55 ou a 55-250 que giram o elemento frontal pra fazer foco, acho até que pode estragar a lente por forçar o motor de foto..



Sobre a pergunta do tópico, compre um filtro UV do melhor que puder pra não te atrapalhar muito a qualidade da imagem. Peque um saco plástico e fixe isolando com fita na borda do filtro e cubra a câmera.. é bom usar parassol também pra evitar pingo de chuva direto no vidro da frente.. em alguns modelos, dá pra fixar o saco plástico no parassol em vez do filtro.

O filtro protegerá de poeira e pedriscos no elemento frontal da lente, e o saco resolve a chuva... só não recomendo em chuva torrencial, mas chuva leve/ moderada dá pra usar tranquilo assim...

« Última modificação: 05 de Julho de 2014, 08:48:35 por Luciano.Queiroz »


andrey.miranda

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 127
Resposta #3 Online: 05 de Julho de 2014, 14:16:09
Possuo uma 100-400mm que uso para fotografar aves. Minha solução: peguei um meião de futebol, cortei o o lado dos dedos e "vesti" a lente com o meião. Não passa nada, poeira, barro, terra, chuvisco. Qto a camera acho que a 7D é resistente a agua e pó.

ou

http://www.lenscoat.com/raincoats-raincaps-c-34.html?osCsid=a3424d4044d045fb089c93c75b36aeb9
Canon 50D + Canon SX50HS
Canon EF-S 18-135mm f 3.5-5.6 IS II + Canon EF 50mm f 1.8 + Canon EF 100-400mm f 4.5-5.6 L IS
Canon Speedlite 580 EX II


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #4 Online: 05 de Julho de 2014, 15:24:49
Essa Outex é a coisa mais escrota que já vi.. toda vez que vejo alguém recomendando chega me dar arrepios..

Pode ser uma ótima proteção, e não discordo.. mas imagine usar uma câmera com isso! Nunca vi uma nas mãos e talvez mude de opinião se um dia ver, mas pelas fotos que vejo do produto só consigo enxergar um uso meio automático pra ela. Mudar configurações com esse produto deve ser um transtorno! Até mesmo girar o anel de zoom da lente deve ser horrível. E se usar com alguma lente como a Canon 18-55 ou a 55-250 que giram o elemento frontal pra fazer foco, acho até que pode estragar a lente por forçar o motor de foto..



Sobre a pergunta do tópico, compre um filtro UV do melhor que puder pra não te atrapalhar muito a qualidade da imagem. Peque um saco plástico e fixe isolando com fita na borda do filtro e cubra a câmera.. é bom usar parassol também pra evitar pingo de chuva direto no vidro da frente.. em alguns modelos, dá pra fixar o saco plástico no parassol em vez do filtro.

O filtro protegerá de poeira e pedriscos no elemento frontal da lente, e o saco resolve a chuva... só não recomendo em chuva torrencial, mas chuva leve/ moderada dá pra usar tranquilo assim...



Com certeza, vc tem toda a razão. Apenas sugeri o extremo, já que o trabalho do Leandro é tão arriscado.
Contra uma chuva ( não um dilúvio ) o filtro pra proteger o elemento frontal e sacos plásticos envolvendo a cam já quase resolve, creio.

Existem tbm algumas outras capas de chuva como essa http://core0.staticworld.net/images/article/2013/04/kata-100034376-orig.jpg

Mas risco sempre vai ter.