Autor Tópico: Marca de dedo no espelho  (Lida 2738 vezes)

Danilo Mello

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
Online: 05 de Julho de 2014, 15:11:57
olá, gente.

finalmente após o roubo da minha antiga câmera eu comprei outra. uma Canon 60D usada. infelizmente sóa gora que percebi uma pequena marquinha de dedo na beiradinha do espelho. n]ao é nada muito grande, não sei se ela atrapalha (estou sem lente ainda, não tirei fotos).

é seguro eu mesmo limpar o espelho com um cotonete? com toda a cautela, é claro. se não, alguma assistencia técnica faz este trabalho? quanto devem cobrar?

abraços!


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #1 Online: 05 de Julho de 2014, 15:15:27
pode limpar se quiser... de qualquer modo, ela não aparecerá em nenhuma foto, talvez nem mesmo no visor, quando você olhar antes de fazer a foto....


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #2 Online: 05 de Julho de 2014, 15:17:02
Eu deixaria como está.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Danilo Mello

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 05 de Julho de 2014, 15:38:25
pode limpar se quiser... de qualquer modo, ela não aparecerá em nenhuma foto, talvez nem mesmo no visor, quando você olhar antes de fazer a foto....

é verdade. nem me ocorreu que o espelho levanta haha. besta. mas me incomoda um pouco mesmo assim de ver aquela marca de dedo. vou dar uma passadinha bem de leve com um cotonete e ver se sai.

realmente é algo muito discreto a marquinha. consegui tirar uma foto aqui com meu celular.
https://onedrive.live.com/redir?resid=BF1D26DE9D939C86!8237&authkey=!AP_CCHM2CTjAnDA&v=3&ithint=photo%2c.jpg


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #4 Online: 05 de Julho de 2014, 16:23:16
é verdade. nem me ocorreu que o espelho levanta haha. besta. mas me incomoda um pouco mesmo assim de ver aquela marca de dedo. vou dar uma passadinha bem de leve com um cotonete e ver se sai.

incomoda olhar pro espelho e ver a marca ou olhar pelo visor e ver a marca na imagem?

se for o primeiro caso, o mais simples é parar de olhar.. rs..

mas se for limpar, isso aí é tranquilo.. um cotonete levemente umedecido e depois outro seco. não é um lugar tão sensível não.. o meu já limpei até enrolando o dedo na camiseta.. tinha um pelo grudado que enchia o saco na hora de enquadrar a imagem..


Danilo Mello

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 05 de Julho de 2014, 17:00:48
incomoda olhar pro espelho e ver a marca ou olhar pelo visor e ver a marca na imagem?

se for o primeiro caso, o mais simples é parar de olhar.. rs..

mas se for limpar, isso aí é tranquilo.. um cotonete levemente umedecido e depois outro seco. não é um lugar tão sensível não.. o meu já limpei até enrolando o dedo na camiseta.. tinha um pelo grudado que enchia o saco na hora de enquadrar a imagem..

tentei limpar com cotonete seco e não deu. acho que essa amrca deve estar ali faz muito tempo. umedeci o cotonete e foi. ficou com um pouco daquelas marquinahs de água mas é beem menos do que a do dedo. assim que eu conseguir uma lente vou ver se fica visivel na ocular.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 06 de Julho de 2014, 11:07:19
tentei limpar com cotonete seco e não deu. acho que essa amrca deve estar ali faz muito tempo. umedeci o cotonete e foi. ficou com um pouco daquelas marquinahs de água mas é beem menos do que a do dedo. assim que eu conseguir uma lente vou ver se fica visivel na ocular.

Agora vc arruma uma flanelinha de limpar óculos, tira a marquinha e fica tudo 100%


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #7 Online: 06 de Julho de 2014, 17:51:37
Fiquei me perguntando... o que levou o cidadão a meter o dedão no espelho?  :shock:


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 07 de Julho de 2014, 10:06:12
Fiquei me perguntando... o que levou o cidadão a meter o dedão no espelho?  :shock:

Ah, mano, kkkkkk

As vezes o cara foi trocar de lente e deu uma dedada sem querer, às vezes foi tirar uma sujeirinha e acabou manchando...

Muitas variáveis, kkkkkkkkkkk


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 07 de Julho de 2014, 10:09:27
As vezes o cara foi trocar de lente e deu uma dedada sem querer, às vezes foi tirar uma sujeirinha e acabou manchando...

Esse conjunto é muito sensível, eu mandaria para uma revisão. Dá um problema durante uma sessão importante e vai ser chato... :o


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #10 Online: 07 de Julho de 2014, 11:50:57
Eu já meti o dedo no espelho e no obturador só pra sentir o peso e resistência da bagaça. Tudo bem que era uma reflex de filme que já não usava mais. Curiosidade excessiva pode ser uma qualidade ou um defeito...

Só não desmontei a bichinha porque chegaram os smartphones e nunca mais mexi com ferramentas, li um livro e nem nada que acrescentasse na vida de um homem...
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #11 Online: 07 de Julho de 2014, 13:52:06
Primeiro, o sistema de espelho não é algo tão imune assim. Nas Reflex modernas, o espelho deixa passar uma parte da luz que é direcionada para o sistema de AF. E para que o sistema de AF funcione bem, o ângulo de assentamento do espelho deve ser preciso. Meter o dedão ou esfregar o espelho pode acabar alterando este ângulo e fazer com que a câmera fique com front ou back-focus.

Segundo, se for para limpar o melhor acredito que seja um pec-pad ou algo semelhante, levemente umedecido com líquido apropriado para limpar lentes. Estes tem evaporação rápida e não vão deixar marcas de gotas no espelho. Cotonetes são itens que nunca deveriam passar do limite da baioneta da câmera. Servem para limpar a ocular, nunca o sensor, espelho ou o despolido.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #12 Online: 07 de Julho de 2014, 14:10:28
Passar cotonete eu acho que só piora as coisas. O algodão deixa resíduos (mesmo invisíveis a olho nú) e como todo material orgânico (assim como a impressão digital), atrai outros microorganismos.
Eu levaria para uma autorizada.