Autor Tópico: Qual comprar? Nikon fm1, pentax spotmatic F ou Olympus OM-1  (Lida 4800 vezes)

Markos_Photo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Online: 07 de Julho de 2014, 00:13:31
 Galera, estou com uma cruel dúvida que corrói meu interior!
 
 Bom, sou amador/estudante, tenho uma fujifilm s4500 ultrazoom, agora que já aprendi fotografar o suficiente manualmente, pretendo avançar nos estudos, através de uma totalmente MANUAL e com uma qualidade aproximadamente FULL-frame, seria uma 35mm filme correto?
 Pretendo ainda, comprar uma nikon dslr futuramente, talvez uma D-90, porém minha dúvida entra agora, pois quero utilizar lentes para ambas cameras, tanto na analogica como na futura DSLR.
 Será que uma Pentax lens m42 ou ainda uma Pentax lens k-mount, ou ainda uma olyumpus OM-1 eu consiguiria utilizar lentes Nikkor F-mount (nikon d90, nikon 5000, nikon 3200, etc)? ou seria melhor juntar uma boa grana e comprar logo uma NIKON fm-1? Qual dessas citadas é melhor em termo de qualidade fotográfica?
 Ps: Se obtiver sucesso no encaixe das lentes f-mount em ambas pentax m42 e k-mount, com certeza irei comprar uma Spotmatic F ou k1000, pois achei por 300 reais com lente fixa 50mm f:1.4 smc e bem conservada!
 
« Última modificação: 07 de Julho de 2014, 00:15:14 por Markos_Photo »


Markos_Photo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #1 Online: 09 de Julho de 2014, 00:30:39
 Poxa, nignuém para dar uma luz em relação ao tópico??


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 09 de Julho de 2014, 02:37:33
Para o meu gosto, a OM-1. É super confiavel, tem um baita visor, é leve e pequena.

A Spotmatic é bem maior, o visor da muito problema de descascamento do prisma.
A FM1 eu não acho vantagem, se quiser Nikon vá para FM2


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #3 Online: 09 de Julho de 2014, 09:19:54
Sobre a compatibilidade, é mais fácil usar a mesma marca.

Uma Canon de filme com mount EF vai te possibilitar usar todas as mesmas lentes que se usa nas reflex atuais da Canon.

Uma Nikon de filme vai te possibilitar uma parte das mesmas lentes. Mas não são todas compatíveis, pois tem a questão do motor de foco e do anel da abertura.

Adaptador para usar Nikon em Pentax K, M42 e OM, até seria possível, mas não sei se tem. Nunca vi. E adaptador é gambiarra para brincar também; as outras opções são compatibilidade de verdade.
D600 - E-M10


Markos_Photo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #4 Online: 09 de Julho de 2014, 23:08:07
Sobre a compatibilidade, é mais fácil usar a mesma marca.

Uma Canon de filme com mount EF vai te possibilitar usar todas as mesmas lentes que se usa nas reflex atuais da Canon.

Uma Nikon de filme vai te possibilitar uma parte das mesmas lentes. Mas não são todas compatíveis, pois tem a questão do motor de foco e do anel da abertura.

Adaptador para usar Nikon em Pentax K, M42 e OM, até seria possível, mas não sei se tem. Nunca vi. E adaptador é gambiarra para brincar também; as outras opções são compatibilidade de verdade.

 Mesmo nunca ter comprado uma dslr ou slr, a nikon sempre me chamou a atenção, não sei se pelo design mais robusto, porém na minha interpretaçao a Nikon tem menos ruído, cores mais quentes e maior durabilidade, ressalto que é no meu ponto de vista, nunca testei as duas, porém é o que interpreto. Por outro lado vejo a Canon como um aliado do fotografo amador, pois os acessórios de entrada, tanto cameras, flash's, lentes, são mais baratas do que a Nikon, me corrijam se eu estiver errado! Cada dia que entro para pesquisar em relação a Canon e Nikon, me obrigo a escolher a Canon, pelo fato de que ha cameras e lentes mais baratas e qualidade semelhante, acho que as dslr de entrada da Nikon, a maioria há um sensor mais largo, porém imperceptível, enfim, minha dúvida você já esclareceu e tenho a certeza de que tenho que ir fundo nas dslr de entrada da Canon.
 Qual dslr de entrada Canon,nova ou usada, você sugeria?, e qual lente recomendaria para cerimonias de casamento?
 Observei que existem dois tipos de mount para Canon, a ef-mount e a fd-mount, observei que a canon-AL utiliza fd-mount que nao é compatível com os modelos EOS, isso procede? qual analogica compatível com ef-mount? reforçando que preciso de uma camera slr totalmente manual!
 Agora tenho que ir fundo aos estudos, pois quero montar um laboratorio de revelação em casa.
 
 Obrigado !
« Última modificação: 09 de Julho de 2014, 23:17:32 por Markos_Photo »


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #5 Online: 09 de Julho de 2014, 23:39:50
Isso, FD eh a montagem antiga da Canon. Nao eh compativel com as novas, as EF.

Putz, Canon EF totalmente manual? Conheco muito pouco de Canons, mas se nao me engano, a montagem EF ja surgiu com autofoco, nao?

Vc quer uma reflex totalmente mecanica, eh isso? Sem foco automatico e tudo?

Se fosse Nikon, saberia responder melhor. Estou com uma FA novinha e estou adorando! Virou meu xodozinho rsrs

Boa sorte!
D600 - E-M10


Markos_Photo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #6 Online: 09 de Julho de 2014, 23:40:06
 Pesquisando muito, observei que a primeira camera ef-mount fabricada foi a EOS 650D, porém há funções digitais integrado, o que preciso é de uma camera totalmente manual como uma pentax k1000 (exemplo), porém que eu possa montar um arsenal de lentes que futuramente possa utilizar em minhas dslr, a CANON MANUAL seria fd-mount, portanto seria incompativel com a serie EOS.
 Acho que a NIKON fm2 seria minha solução, pois as mesmas lentes conseguirei utilizar nas dslr atuais (d5000, d90, d3100 etc), ae terei que gastar muito mais nas lentes nikkor que são mais caras, e futuramente gastar em uma dslr nikon d90 que custa em media 1000 reais.
 Nossa é tão sacrificante esse mundo fotográfico... :aua:
 Pessoal se eu tiver errado me corrijam por favor!


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #7 Online: 09 de Julho de 2014, 23:45:13
Eh quase isso.

Uma fm2 aceita lentes com anel de abertura. As lentes nikon mais recentes (G) nao tem esse anel.

Por outro lado, muitas lentes com anel de abertura nao tem motor de foco, entao nao funciona AF nos corpos mais baratos.

Corpos baratos tb nao fotometram com lentes antigas de verdade (AI, AIs), da epoca da Fm2.
D600 - E-M10


Markos_Photo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #8 Online: 09 de Julho de 2014, 23:53:14
Isso, FD eh a montagem antiga da Canon. Nao eh compativel com as novas, as EF.

Putz, Canon EF totalmente manual? Conheco muito pouco de Canons, mas se nao me engano, a montagem EF ja surgiu com autofoco, nao?

Vc quer uma reflex totalmente mecanica, eh isso? Sem foco automatico e tudo?

Se fosse Nikon, saberia responder melhor. Estou com uma FA novinha e estou adorando! Virou meu xodozinho rsrs

Boa sorte!

 É, fazer o que, terei que me contentar e buscar forças e dinheiro para comprar uma fm2 (800 reais no ebay), observei que existe um modelo mais barato a nikkomate da nikon por 200 reais no ebay...depois comprar uma lente 70-300, pois preciso fotografar uma cerimonia e acho que uma tele é indispensável, essa custa 300 reais no ebay, só nao sei se seria compativel com a fm2 ou nikkomate, é Nikon AF Zoom Nikkor 70-300mm.
 O bom de tudo isso é que posso utilizar a mesma lente para ambas, tanto na slr como na dslr! correto??


Markos_Photo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #9 Online: 09 de Julho de 2014, 23:55:51
[quote author=kOKIMOTO
Eh quase isso.

Uma fm2 aceita lentes com anel de abertura. As lentes nikon mais recentes (G) nao tem esse anel.

Por outro lado, muitas lentes com anel de abertura nao tem motor de foco, entao nao funciona AF nos corpos mais baratos.

Corpos baratos tb nao fotometram com lentes antigas de verdade (AI, AIs), da epoca da Fm2.
 
[/quote]

 É mais dificil do que eu pensei!!! :snack:
« Última modificação: 09 de Julho de 2014, 23:57:07 por Markos_Photo »


Markos_Photo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #10 Online: 09 de Julho de 2014, 23:58:48
Eh quase isso.

Uma fm2 aceita lentes com anel de abertura. As lentes nikon mais recentes (G) nao tem esse anel.

Por outro lado, muitas lentes com anel de abertura nao tem motor de foco, entao nao funciona AF nos corpos mais baratos.

Corpos baratos tb nao fotometram com lentes antigas de verdade (AI, AIs), da epoca da Fm2.

 OPS! RSRS


Markos_Photo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #11 Online: 10 de Julho de 2014, 00:10:57
 Existe alguma lente AF que utilizado nas recentes dslr NIKON eu possa utilizar nas slr nikon, mesmo que seja foco manual? ou terei qatue investir em lentes ED manuais? se isso ocorrer ao ser utilizado em dslr recentes da nikon, eu terei que focar manualmente, não seria um problema, seria até parte do estudo, pois aperfeiçoaria o foco manual!
 Acho que utilizar uma auto foco não seria compatível com uma slr, no entanto uma manual foco poderei utilizar em uma dslr recente, correto?


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #12 Online: 10 de Julho de 2014, 07:50:44
Acho que não entendi bem a pergunta, mas aqui tem uma tabela bem completa de compatibilidade Nikon:

http://www.kenrockwell.com/nikon/compatibility-lens.htm

Uso essas lentes tanto na D600 (o corpo tem motor de foco, então tenho AF) quanto na FA:







Por que a máquina precisa ser 100% manual? Não poderia ser uma com autofoco e você desliga esse recurso?
« Última modificação: 10 de Julho de 2014, 07:51:47 por Kokimoto »
D600 - E-M10


Markos_Photo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #13 Online: 10 de Julho de 2014, 11:26:32
Acho que não entendi bem a pergunta, mas aqui tem uma tabela bem completa de compatibilidade Nikon:

http://www.kenrockwell.com/nikon/compatibility-lens.htm

Uso essas lentes tanto na D600 (o corpo tem motor de foco, então tenho AF) quanto na FA:







Por que a máquina precisa ser 100% manual? Não poderia ser uma com autofoco e você desliga esse recurso?

 Na verdade eu quero muito adquirir uma camera totalmente analógica, talvez esse desejo não seja possível, pois pelo que vejo as lentes AF (auto foco) são incompatíveis com as manuais. Estou sendo obrigado a adquirir uma camera analógica com funções digitais..
 As lentes que não tem foco automatico da nikon analogica, são compatíveis com as recentes dslr f-mount? E as lentes atuais AF são compatíveis com as analógicas?
 Agradeço pelo  esclarecimento das dúvidas, bem provável que eu adquira uma analógica com motor de foco só para utilizar as lentes AF na mesma e na dslr recente.
 


Markos_Photo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #14 Online: 10 de Julho de 2014, 11:30:45
 Poxa acho que já estou quase decidido em comprar a camera NIKON FA, pelo que vejo é uma excelente camera e aceita um imenso arsenal de lentes da nikon AF, correto? e ainda poderei utilizar nas d3100, d3200, d90, d5000....correto?

 Qual pelicula P&B você sugere? pretendo montar um mini laboratorio para eu mesmo tentar revelar rsrs...

 Agora intendi que lentes AF são para cameras sem motor de foco, e as AF-S são para cameras com motor de foco, achei que AF significava AUTO FOCO, por isso você não estava entendendo minha pergunta.

 Quer dizer que todas lentes AF (não af-s) atuais poderei utilizar nas cameras fm2, nikkormat, nikon fa?
« Última modificação: 10 de Julho de 2014, 11:36:46 por Markos_Photo »