Autor Tópico: Vai faltar espaço!!!  (Lida 6573 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.557
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 08 de Julho de 2014, 12:18:54
Minhas maquina tem 3 hds internos, e alguns externos USB para bkp.

Dentro da maquina é o seguinte, tem um de 500Gb exclusivo para o sistema e tranqueiras do dia dia + outros dois de 1Tb para os arquivos de trabalho. Como são maquinas que eu mesmo montei, então a fonte é bem parruda pra aguentar tudo isso.

Trabalho as fotos nesses 2 hds de 1 Tb, um deles é o HD de trabalho onde vou editando as fotos e o outro é para bkp. O bkp na maioria das vezes é manual, conforme vou editando as fotos, periodicamente vou fazendo os bkps.

Os HD externos são para bkp tipo arquivo morto, são vários com capacidade de 500 Gb e 2 Tb. Os projetos em que não estou trabalhando mais vão para o HD externo, e mantenho arquivo do que é importante e está finalizado em pelo menos 2 HDs externos. No dia a dia quando chego com um projeto novo, se for um projeto grande, normalmente tbm faço mais uma copia do material bruto em um HD externo.
Conhecimento importa mais que equipamento.


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #16 Online: 08 de Julho de 2014, 14:19:25
2X
Se der pau, o estrago será menor.
Sempre achei essa afirmação um pouco complicada.
Como estabelecer o equilíbrio entre segurança e praticidade? Seja HD's externos ou cartões de memória.

Vinte HD's de 100 MB dariam mais segurança que um de 2 TB, no sentido de que se um falhar você só perde 5% das fotos sem preciosismo nas contas).

Comparando com 25% de perda na falha de uma unidade num conjunto de 4, é um ganho enorme. Mas e a praticidade?

Particularmente prefiro HD's de alta capacidade com backup, e se fosse fotógrafo de eventos, investiria em backup local e compraria cartões novos a cada 5, 10 ou x eventos.

Isso de ficar dividindo pra perder menos em caso de falha parece meio prêmio de consolação.

Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.752
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #17 Online: 09 de Julho de 2014, 10:41:15
Converta seus raws para DNG, da uma economia boa e a mesma qualidade.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


cltctba

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 396
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 09 de Julho de 2014, 11:16:08
Comparando com 25% de perda na falha de uma unidade num conjunto de 4, é um ganho enorme. Mas e a praticidade?

Para um backup casual e não profissional a falta praticidade de um HDs menores pode ser absorvida.
Para os profissionais que necessitam de algo mais confiável, existem outras soluções (práticas ou não) que não são HDs de R$250,00. Soluções em hardware e/ou soluções de computação em nuvem.
Lógico que a tendência é que quem compra 4 HDs de 500 GB hoje, amanhã comprará 4 HDs de 2 TB, nossa necessidade de espaço só está crescendo.
Eu por exemplo: tenho um PC em casa + notebook + 2 HDs de 500 GB para backups esporádicos e 1 HD de 1 TB para carregar comigo no dia a dia (aí entra a praticidade) - o suficiente para meus arquivos pessoais. Os arquivos importantes estão no mínimo em três destes equipamentos. Só sendo muito azarado para perder tudo  :D
Lembrando que muitos de nós arquivamos bastante tranqueiras que poderiam ser deletadas.
César L. T.


vagnerrondon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 118
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 09 de Julho de 2014, 13:45:51
Sinceramente eu não vejo vantagem em HD pequenos, principalmente porque mais segurança que um RAID 10 seria um exagero para o meu uso.
Na forma de trabalhar que me sinto mais confortável, repartir o catálogo em vários discos alem de improdutivo é mais trabalhoso porque várias fotos não são somente tratadas (cor e recorte) mas editadas mesmo com troca de fundos e outros artifícios.

Com dos novos HD de 5TB acho que vão atenuar os meus problemas.
Vágner Rondon
Brasília, DF
-------------------------------------------------------------
Sony SLT A99 - Sony SLT A77 - Sony DSLR A350
https://www.flickr.com/photos/73325525@N00/


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #20 Online: 09 de Julho de 2014, 17:02:39
Utilizo HDs externos. Duas unidades de 500Gb e uma de 1Tb.
No computador eu não deixo muita coisa, já que meu HD interno (tipo SSD) tem apenas 64Gb.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.532
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #21 Online: 09 de Julho de 2014, 21:53:54
Utilizo HDs externos. Duas unidades de 500Gb e uma de 1Tb.
No computador eu não deixo muita coisa, já que meu HD interno (tipo SSD) tem apenas 64Gb.

Eu guardo no meu computador (HD de 1 Tb) e no HD de rede (também conhecido como NAS) de 1 Tb. O legal do NAS é que ele faz RAID (espelhamento), então se queimar um HD, ainda tenho todos os dados no outro. Neste caso, tenho que comprar outro HD relativamente rápido, e ele refaz o espelhamento. Outra vantagem é que eu nem preciso plugar o HD no computador. Como ele fica na rede, o backup é feito por wifi, automaticamente, todo dia. O NAS é programado também pra ligar meio dia e desligar meia noite, pois ele também é servidor de arquivos, caso eu queira acessar algo dele da rua, pelo celular. Nunca usei, mas o dia que eu precisar e não tiver disponível, vou ficar meio p...



Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #22 Online: 09 de Julho de 2014, 22:02:41
Eu guardo no meu computador (HD de 1 Tb) e no HD de rede (também conhecido como NAS) de 1 Tb. O legal do NAS é que ele faz RAID (espelhamento), então se queimar um HD, ainda tenho todos os dados no outro. Neste caso, tenho que comprar outro HD relativamente rápido, e ele refaz o espelhamento. Outra vantagem é que eu nem preciso plugar o HD no computador. Como ele fica na rede, o backup é feito por wifi, automaticamente, todo dia. O NAS é programado também pra ligar meio dia e desligar meia noite, pois ele também é servidor de arquivos, caso eu queira acessar algo dele da rua, pelo celular. Nunca usei, mas o dia que eu precisar e não tiver disponível, vou ficar meio p...

Sim, esta é uma excelente opção. Na empresa onde trabalho (que não tem nada a ver com fotografia), é utilizado este sistema. Mas para um "hobbista" como eu, deixo tudo gravado num HD e faço a cópia para outro HD.


manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 14 de Julho de 2014, 23:26:39
Oi gente!

Os tópicos já deviam ter o "notify" por padrão, ou ter um botão para marcar na hora de escrever.  Achei que eu tinha clicado depois de postar, mas não cliquei, em fim.

Foram mito boas as respostas, e o desenrolar do assunto, NAS é show de bola! Mas eu sinceramente, não consigo crer que via wirelles ou até mesmo rede, vá ter velocidade para fazer bakup de 1tera. Deve demorar mais de 12h para fazer um bakup completo. "Na minha opnião" eu acho que bakups rápidos só se forem com os HDs ligados no mesmo computador.

Vejo que realmente não tem jeito mesmo, vou ter que providenciar um novo HD para as fotos.

Junto com este tópico, veio outra preocupação, que são as férias, onde também vou precisar de espaço para as fotos no cartão de memória da máquina, ou melhor, vou precisar esvaziar o cartão todo dia. Eu estou imaginando em comprar 1 HD de 1TB e uma dockstation, para poder transferir do cartão de memória para o HD em qualquer computador via USB ou E-sata, e depois quando as férias terminar, ligo o HD direto dentro do meu computador.

Alguém ai usa ou já usou Dock Station?  Será que é seguro?
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 14 de Julho de 2014, 23:34:38
Os tópicos já deviam ter o "notify" por padrão, ou ter um botão para marcar na hora de escrever.  Achei que eu tinha clicado depois de postar, mas não cliquei, em fim.

Essa é uma configuração de perfil que você mesmo precisa fazer:

Editar Perfil > Configurações da conta > Notificações

 :ok:
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #25 Online: 15 de Julho de 2014, 08:14:19
Oi gente!

Os tópicos já deviam ter o "notify" por padrão, ou ter um botão para marcar na hora de escrever.  Achei que eu tinha clicado depois de postar, mas não cliquei, em fim.

Foram mito boas as respostas, e o desenrolar do assunto, NAS é show de bola! Mas eu sinceramente, não consigo crer que via wirelles ou até mesmo rede, vá ter velocidade para fazer bakup de 1tera. Deve demorar mais de 12h para fazer um bakup completo. "Na minha opnião" eu acho que bakups rápidos só se forem com os HDs ligados no mesmo computador.

Vejo que realmente não tem jeito mesmo, vou ter que providenciar um novo HD para as fotos.

Junto com este tópico, veio outra preocupação, que são as férias, onde também vou precisar de espaço para as fotos no cartão de memória da máquina, ou melhor, vou precisar esvaziar o cartão todo dia. Eu estou imaginando em comprar 1 HD de 1TB e uma dockstation, para poder transferir do cartão de memória para o HD em qualquer computador via USB ou E-sata, e depois quando as férias terminar, ligo o HD direto dentro do meu computador.

Alguém ai usa ou já usou Dock Station?  Será que é seguro?
Eu ainda ficaria com o NAS. Você não vai copiar 1 tera todo dia.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 15 de Julho de 2014, 09:53:59
Essa é uma configuração de perfil que você mesmo precisa fazer:

Editar Perfil > Configurações da conta > Notificações

 :ok:

Opa! Valeu DMZamora! Meus problemas acabaram!  :clap:

Do NAS, realmente não é todo dia que vou copiar 1tera, isto seria o bakup completo do computador. Só de atualizações de novos arquivos é um volume menor realmente.  Mas o que falta são os $$$$$$ rsrsrsrs. Por em quanto tenho que comprar algo mais econômico...

Valeu!
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


nelio.macedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Sexo: Masculino
  • Experimente Linux! Use UBUNTU!
Resposta #27 Online: 15 de Julho de 2014, 12:48:04
Uso dois HDs externos, um de 500 e outro de 120MB... Tenho muita coisa em CD / DVD. É o jeito!

Além disso, temos o Flickr com 1TB!

Abraços
E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.  Atos 16:31.
Sony Cyber Shot HX-1 + apetrechos
http://www.flickr.com/photos/neliomacedo/


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #28 Online: 15 de Julho de 2014, 14:55:59
To descarregando agora um casamento desse fds...

1 sd de 32gb, um de 16gb e um de 8gb...

Pois é, o de 8gb não tá cheio, os outros estão.

Dá uns 50gb de foto, em um evento.

Tenho 2 HDs de 1tb no pc, e HDs externos que uso pra backup.

Cabe num disco Blu-ray 50GB http://informatica.mercadolivre.com.br/midias-virgens-blu-ray/midia-blu-ray-50gb


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 16 de Julho de 2014, 02:35:26
O Google Driver cobra $1.99 por 100GB, é interessante., eu uso.