Autor Tópico: comprar no exterior x taxas no brasil  (Lida 3179 vezes)

Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 08 de Julho de 2014, 12:50:02
Mike, voce importou do aliexpress sem ser taxado?

E no site do aliexpress as especificacoes sao as mesmas ou eles mudam por conta das empresas?

Cara, quando eu comprei, veio sem taxar.

Comprei primeiro um kit de Radio YN 622c, depois um 468II, e depois um 565ex. Todos vieram sem taxar, felizmente, kkkkkk
MAs ainda que tivesse taxado seria mais barato que aqui.
Paguei U$ 80,00 pelo kit de rádio, U$ 70,00 pelo YN 468II e U$ 105,00 pelo 565ex.
Aqui no ML tá por R$ 350,00, R$340,00 e R$ 550,00, respectivamente.
Pelo pouco que eu entendi do Ali, ele é tipo um "mercadolivre" chinês. Tem os vendedores bem cotados, os com pouca qualificação, etc...

Abraço.


julianosts

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #16 Online: 08 de Julho de 2014, 14:11:07
Esse é o procedimento padrão em qualquer país do mundo...O que eu acho brabo é dar opinião definitiva sobre essas coisas sérias sem ter pelo menos a curiosidade de pesquisar o assunto ou a humildade de colocar um "eu acho..."  ou "em minha opinião...".  >:(

Concordo com o que você diz, não adianta só falar "mal", precisa conhecer do processo(creio que isso se aplica a tudo na vida)

Mas não concordo com este imposto de 60%....isso é um "assalto"..rs


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 08 de Julho de 2014, 14:39:31
... Mas não concordo com este imposto de 60%....isso é um "assalto"..rs

É verdade, muito alto mesmo, mas a ideia é privilegiar a indústria nacional ou pelo menos forçar empresas estrangeiras a se estabelecerem aqui, visando geração de emprego, impostos, capacitação técnica, esse bla-bla-bla... A ideia é boa, mas os resultados são em longo prazo mesmo. E sempre tem o "importador de fronteira" para quebrar o galho da demanda reprimida... Para nós é infernal, mas como o brasileiro médio não está nem aí para Nikon ou Macbook, isso não tem qq importância... :assobi:


jorgenose

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 08 de Julho de 2014, 21:10:13
Não é bem assim, tem que comprovar o uso em atividade profissional E não ter passado mais de 45 dias no Brasil até um ano antes do regresso definitivo, veja no site da Receita:
http://www.receita.fazenda.gov.br/aduana/viajantes/ViajanteSituacaoEspecial.htm#maisde1ano

Resumindo:
"...o brasileiro ou o estrangeiro residente no País, que tiver permanecido no exterior por período superior a um ano e retornar em caráter definitivo, tem direito também à isenção relativa aos seguintes bens, novos ou usados :
-Móveis e outros bens de uso doméstico; e
-Ferramentas, máquinas, aparelhos e instrumentos, necessários ao exercício de sua profissão, arte ou ofício  individualmente considerada ( deve ser comprovada a atividade desenvolvida pelo viajante no exterior....
Para fazer jus a esta isenção o viajante deve ter permanência no Brasil inferior a 45 (quarenta e cinco) dias nos 12 (doze) meses anteriores ao regresso."

Venha com essa documentação, pois se for equipo foto para uso pessoal por hobby, a casa inteira passa mas a câmera e as lentes ficam para taxação. Seria uma moleza esse monte de gente que retorna entrar tranquilo com o que quiser alegando "mudança" para depois vender aqui, né????  ;)



 Ai que esta o problema, meu uso e para hobby, tenho lentes com mais de 18 anos, e venho so comprando ao longo dos anos, nunca vendi nenhuma, vou ter que contar com a sorte
canon 7D, , EOS-M , 10D,  Olympus OM D E-M5 , 1030 SW  Nikon V1, Fujifilm X-E1
 lentes : canon 20mm 2.8, 28mm 2.8, 50mm 1.4, 24-105mm F4 L IS USM, 70-200mm 2.8 L USM,  EF-M 18-55mm 3.5-5,6 IS STM, 22mm 2 STM,   Tokina 19-35mm  3,5-4,5,
Tamron 11-18  4.5 - 5.6, 17 - 50 2.8, Sigma 30 1.4 A,  Sigma 105 2.8 macro, 50-500  4-6.3 APO HSM, Olympus m.zuiko  12-50mm f3.5-6.3 ez,  45 !.8, M.ZUIKO ED 40-150mm F4.0-5.6 R★,  14mm 2.5 ASPH, Nikor  10-30, 30-110, Fujinon 18-55


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 08 de Julho de 2014, 21:39:21
...vou ter que contar com a sorte...

É verdade, mas se a mudança vier por contêiner já fica mais fácil de não ser percebido...  ;)


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 09 de Julho de 2014, 04:07:32
Quando a mudança chega ao país, é necessário entregar uma lista exaustiva de tudo o que estiver no container (TUDO). Um fiscal da Receita vai contigo, abre o container e escolhe algumas fileiras para conferir os itens com a lista. Não é boa idéia omitir qualquer item. Trazer equipamento fotográfico usado, incluindo camera e algumas lentes (tb flash, etc.), não me soa problemático, pois é um hobby comum. Deve-se saber que os bens trazidos como mudança não podem ser vendidos, se lembro bem por 5 anos. Quando voltei ao país trouxe a mudança em 2/3 de um container (usando dois crates, em um total de 1508Kg). O pessoal da Aduana foi muito razoável. Em geral eles estimam os valores para baixo. As taxas de armazenagem e capatazia são calculados em cima do total estimado pela Aduana. Eu troxe tudo o que tinha e que não vendi, o que incluia, por exemplo, uma esteira elétrica (tipo das de academia, que minha esposa usava nos invernos rigorosos, e hoje usa eventualmente. A propósito... Que esteira boa! Já tem mais de uma década e meia e nunca deu problema!).

Acredito que o pessoal da Aduana sabe identificar facilmente o que se destina a venda ilegal e o que é uma mudança normal.

As taxas de importação existem para que empregos sejam protegidos no país. Imagina se não houvesse taxa nenhuma... Quem compraria no país já que nos EUA (dado o volume de vendas) os preços são mais baixos (mesmo com os 60% costuma ainda valer a pena...). Onde os empregos estariam sendo mantidos? Qual economia estaria sendo movimentada (lembrando ainda a necessária remessa de dólares que influi na balança comercial)? A idéia é equilibrar a tarifação de bens comercializados no país com aqueles importados. Quando compramos produtos no país eles em geral incluem uma infinidade de impostos, que facilmente até ultrapassam os 60%. O que precisamos é de uma reforma fiscal urgente no país! Impostos como o CPMF são mais justos (quem ganha mais paga mais e quem ganha menos paga menos) e difíceis de sonegar. Hoje quando alguém compra um produto, pão por exemplo, o montante do imposto é o mesmo, seja a pessoa milionária ou miserável. Proporcionalmente, portanto, o imposto é maior para os mais pobres. Remover vários impostos em cascata e substituí-los por um imposto único mais justo, a lá CPMF, seria vantajoso, mas estou me afastando do tema...
« Última modificação: 09 de Julho de 2014, 04:30:18 por jauvane »
JVc.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 09 de Julho de 2014, 07:45:59
Se a pessoa vem dos EUA com a nota fiscal de la, eles tambem cobram algo? tipo, a pessoa veio passar ferias aqui..?

Por mais estranho que pareça, sim. As regras são as mesmas para os estrangeiros então nem adianta pedir para aquele seu tio americano vir com 3 câmeras, rs.


julianosts

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #22 Online: 10 de Julho de 2014, 10:56:26
Quando a mudança chega ao país, é necessário entregar uma lista exaustiva de tudo o que estiver no container (TUDO). Um fiscal da Receita vai contigo, abre o container e escolhe algumas fileiras para conferir os itens com a lista. Não é boa idéia omitir qualquer item. Trazer equipamento fotográfico usado, incluindo camera e algumas lentes (tb flash, etc.), não me soa problemático, pois é um hobby comum. Deve-se saber que os bens trazidos como mudança não podem ser vendidos, se lembro bem por 5 anos. Quando voltei ao país trouxe a mudança em 2/3 de um container (usando dois crates, em um total de 1508Kg). O pessoal da Aduana foi muito razoável. Em geral eles estimam os valores para baixo. As taxas de armazenagem e capatazia são calculados em cima do total estimado pela Aduana. Eu troxe tudo o que tinha e que não vendi, o que incluia, por exemplo, uma esteira elétrica (tipo das de academia, que minha esposa usava nos invernos rigorosos, e hoje usa eventualmente. A propósito... Que esteira boa! Já tem mais de uma década e meia e nunca deu problema!).

Acredito que o pessoal da Aduana sabe identificar facilmente o que se destina a venda ilegal e o que é uma mudança normal.

As taxas de importação existem para que empregos sejam protegidos no país. Imagina se não houvesse taxa nenhuma... Quem compraria no país já que nos EUA (dado o volume de vendas) os preços são mais baixos (mesmo com os 60% costuma ainda valer a pena...). Onde os empregos estariam sendo mantidos? Qual economia estaria sendo movimentada (lembrando ainda a necessária remessa de dólares que influi na balança comercial)? A idéia é equilibrar a tarifação de bens comercializados no país com aqueles importados. Quando compramos produtos no país eles em geral incluem uma infinidade de impostos, que facilmente até ultrapassam os 60%. O que precisamos é de uma reforma fiscal urgente no país! Impostos como o CPMF são mais justos (quem ganha mais paga mais e quem ganha menos paga menos) e difíceis de sonegar. Hoje quando alguém compra um produto, pão por exemplo, o montante do imposto é o mesmo, seja a pessoa milionária ou miserável. Proporcionalmente, portanto, o imposto é maior para os mais pobres. Remover vários impostos em cascata e substituí-los por um imposto único mais justo, a lá CPMF, seria vantajoso, mas estou me afastando do tema...

Na teoria e assim(impostos usados para fins da população),  proteção da economia. etc. Na prática sabemos que isso não funciona. Não creio que uma taxa de 60% tenha como "desculpa" proteção de emprego.
Esses dias chegou uma mercadoria no correio e fui taxado! Alem dos 60%, agora esta vindo mais R$ 12,00.A Atendente disso que isso começou de uns 2 meses para ca, que foi mais uma taxa que o governo impôs...
Ainda vale a pena comprar lentes/máquinas la fora, mas temos que ter em mente que muito desses produtos, tem que ser pago a vista!