Autor Tópico: comprar no exterior x taxas no brasil  (Lida 3156 vezes)

Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Online: 07 de Julho de 2014, 21:10:38
galera,postarei aqui,o relato de um fotografo,que foi tirar férias nos eua...nw tenho nada com a vida dele,o intuito eh deixar o ¨povo ESPERTO¨na alfandega.
-Cheguei em casa, paguei 4mil dólares de imposto sobre equipamentos que já tinha (até aí tudo bem, pois não comprei no Br) e a economia foi maior.

 Mas o absurdo é ficar 2horas esperando e pagar 100% sobre o valor do site da BH (sim eles abrem o site na BH e mesmo seu equipamento estando SURRADO eles cobram imposto. Alegação? Vc pode comprar usado no Ebay...)
Eu: perfeito, entra no ebay então.
 PF: Não, o imposto é sobre o bem novo.
 Eu: Mas a lente não é nova.
 PF: Mas ele já foi novo um dia e como não tem nota quer dizer que não pagou imposto, então o sr terá que pagar o imposto agora.
 Eu: Sou fotógrafo registrado, cnpj...
 PF: Ok sr, mas é a lei.
 Eu: Qual lei?
 PF: O sr pode se informar no site da receita.
 ...

 Ai Allan, pq vc não compra no Brasil, vc tem que ajudar nosso País, nossa Fábricas, Nossas empresas... ok...

 Eu já pago 10% do meu rendimento bruto por causa do CNPJ;
 Eu pago 30% do meu rendimento de pessoa física (CPF);
 Só nessa brincadeira levam 40% do que SUEI trabalhando

Está certo comprar equipamento fora?
 Não, mas comprar no Brasil é um absurdo de caro.
 Que jogue a primeira pedra quem tem todo equipamento comprado no Brasil com nota fiscal.

 Allan, mas você deve pagar seus impostos.
 Isso gera benefícios para o cidadão KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
 Benefícios? KKKKKKKKKKKKKKKKKK

 Tem que rir pra não chorar!
 Me mudando pros EUA em 3, 2, 1...
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #1 Online: 07 de Julho de 2014, 21:15:40
Essa história é antiga ou está mal contada. Uma câmera usada é considerada item de uso pessoal e não paga imposto.
D600 - E-M10


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #2 Online: 07 de Julho de 2014, 21:18:19
Essa história é antiga ou está mal contada. Uma câmera usada é considerada item de uso pessoal e não paga imposto.
sim,nao deveria pagar imposto,mas cobraram!E eh recente,o cara postou no face alguns dias atrás.De qualquer forma,quem for e levar equipamento,leva as NFs rsrsrsrsrsr
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


tatiana.sch

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #3 Online: 07 de Julho de 2014, 21:42:54

Se a pessoa vem dos EUA com a nota fiscal de la, eles tambem cobram algo? tipo, a pessoa veio passar ferias aqui..?


Edubastos

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 496
  • Sexo: Masculino
    • Site Eduardo Bastos
Resposta #4 Online: 07 de Julho de 2014, 23:46:39
comprei minha T4i + 50mm 1.8, 18-135 STM e 75-300 USM e entrei de boa sem problemas...

Segundo eles, um corpo e uma lente passam (não importa o corpo e a lente tem que condizer com o motivode viagem) o resto paga imposto.

abraços
http://www.eduardobastos.com

Instagram - @eduardodeoliveirabastos


PabloNINJA

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 08 de Julho de 2014, 04:14:16
Aproveitando o topico:

Esta compensando mais comprar no paraguay ou no mercado exerto no brasil (chineses ?

Estou a procura de um kit 60D + 18-135mm por menos de 2 mil....
† (A)narquia e ©rdem ™


ArturAK47

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 08 de Julho de 2014, 06:59:05
Aproveitando o topico:

Esta compensando mais comprar no paraguay ou no mercado exerto no brasil (chineses ?

Estou a procura de um kit 60D + 18-135mm por menos de 2 mil....

cara quando encontrar esse Kit me avisa, tbm estou à procura do mesmo
[Camera] Canon 70d [Objetiva] Canon Ef-s 17-55mm f2.8


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 08 de Julho de 2014, 08:25:21
Meu equipamento todo é do Paraguai ou china, pelo Aliexpress.

Se um dia precisar fazer viagem internacional com minha camera to lascado, :D :D :D


jorgenose

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 08 de Julho de 2014, 10:13:07
e eu, que estou retornando para o Brasil, depois de residir por 20 anos aqui no Japao,  com todos os equipamentos fotograficos comprados aqui nesses longos anos, nem sei o que vai virar na fiscalizaçao
canon 7D, , EOS-M , 10D,  Olympus OM D E-M5 , 1030 SW  Nikon V1, Fujifilm X-E1
 lentes : canon 20mm 2.8, 28mm 2.8, 50mm 1.4, 24-105mm F4 L IS USM, 70-200mm 2.8 L USM,  EF-M 18-55mm 3.5-5,6 IS STM, 22mm 2 STM,   Tokina 19-35mm  3,5-4,5,
Tamron 11-18  4.5 - 5.6, 17 - 50 2.8, Sigma 30 1.4 A,  Sigma 105 2.8 macro, 50-500  4-6.3 APO HSM, Olympus m.zuiko  12-50mm f3.5-6.3 ez,  45 !.8, M.ZUIKO ED 40-150mm F4.0-5.6 R★,  14mm 2.5 ASPH, Nikor  10-30, 30-110, Fujinon 18-55


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 08 de Julho de 2014, 10:28:03
e eu, que estou retornando para o Brasil, depois de residir por 20 anos aqui no Japao,  com todos os equipamentos fotograficos comprados aqui nesses longos anos, nem sei o que vai virar na fiscalizaçao

No seu caso não vira nada. O equipamento não entra como importação pq vem como "mudança".

Ps.: cuidado para não fazerem igual a tia que veio dos EUA e colocaram milhões de dólares em obras de arte no container da mudança dela e sumiram com o resto (as coisas dela mesmo). :hysterical:

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #10 Online: 08 de Julho de 2014, 10:49:40
Exato, mudanca nao eh bagagem de viajante.
D600 - E-M10


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 08 de Julho de 2014, 11:14:11
O equipamento não entra como importação pq vem como "mudança".

Não é bem assim, tem que comprovar o uso em atividade profissional E não ter passado mais de 45 dias no Brasil até um ano antes do regresso definitivo, veja no site da Receita:
http://www.receita.fazenda.gov.br/aduana/viajantes/ViajanteSituacaoEspecial.htm#maisde1ano

Resumindo:
"...o brasileiro ou o estrangeiro residente no País, que tiver permanecido no exterior por período superior a um ano e retornar em caráter definitivo, tem direito também à isenção relativa aos seguintes bens, novos ou usados :
-Móveis e outros bens de uso doméstico; e
-Ferramentas, máquinas, aparelhos e instrumentos, necessários ao exercício de sua profissão, arte ou ofício  individualmente considerada ( deve ser comprovada a atividade desenvolvida pelo viajante no exterior....
Para fazer jus a esta isenção o viajante deve ter permanência no Brasil inferior a 45 (quarenta e cinco) dias nos 12 (doze) meses anteriores ao regresso."

Venha com essa documentação, pois se for equipo foto para uso pessoal por hobby, a casa inteira passa mas a câmera e as lentes ficam para taxação. Seria uma moleza esse monte de gente que retorna entrar tranquilo com o que quiser alegando "mudança" para depois vender aqui, né????  ;)
« Última modificação: 08 de Julho de 2014, 11:23:09 por efilho »


julianosts

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #12 Online: 08 de Julho de 2014, 11:18:45
Meu equipamento todo é do Paraguai ou china, pelo Aliexpress.

Se um dia precisar fazer viagem internacional com minha camera to lascado, :D :D :D

Mike, voce importou do aliexpress sem ser taxado?

E no site do aliexpress as especificacoes sao as mesmas ou eles mudam por conta das empresas?

« Última modificação: 08 de Julho de 2014, 11:20:29 por julianosts »


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 08 de Julho de 2014, 11:24:55
Cada vez me 'impressiono menos' com a legislação e política nacional...

'Ó pátria amada'....
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 08 de Julho de 2014, 11:31:56
Cada vez me 'impressiono menos' com a legislação e política nacional...

Esse é o procedimento padrão em qualquer país do mundo...O que eu acho brabo é dar opinião definitiva sobre essas coisas sérias sem ter pelo menos a curiosidade de pesquisar o assunto ou a humildade de colocar um "eu acho..."  ou "em minha opinião...".  >:(