Autor Tópico: Foto sem nitidez e com muito ruído  (Lida 4129 vezes)

elissonkario

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Online: 09 de Julho de 2014, 11:31:48
Bom dia.
Sou jovem no mundo fotográfico. Domingo passado fiz minha primeira sessão.
A máquina que utilizo é uma Nikon d5200.
Nesta sessão em questão, praticamente todas as fotos não ficaram com um foco legal e eu percebo muito ruído nas fotos, mesmo utilizando Iso baixo. As cores também não estão bacanas: parece que há uma mascara de cor marrom sobre as fotos.
As condições do tempo foi ceu nublado e bem escuro.

Vejam uma das fotos, em sua versão original redimencionada para 2048x1365:

Veja esta foto de um fotógrafo que achei por aí (quero chegar nesta qualidade):

Aonde estou errando? O que preciso fazer para melhorar a qualidade das fotos?
Aguardo sua avaliação.


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 09 de Julho de 2014, 11:45:33
Minha humilde contribuição:

1 - Você está usando uma 55-300 em 300mm e velocidade 1/125. Espero que esteja utilizando um tripé!
2 - Sua câmera e lente não são ruins (alguns dirão que a lente sim), mas a foto 2 foi tirada com uma FF (D600) e uma lente muuuuito superior à sua (85mm f/1.8).
3 - Não deixe o Auto-ISO ligado. Meta a mão também.
4 - Muito do que você está vendo na 2ª foto tem tratamento de pós. Foi trabalhada no PC. Falta você investir nisso também, dá pra melhorar o resultado.
5 - Tente extrair o máximo de seu equipamento. Por exemplo, dizem que o pico de nitidez dessa sua lente é na configuração 100mm e f/4.8. Ou melhor, faça um esforço e compre uma lente específica para retratos!

 :ok:
« Última modificação: 09 de Julho de 2014, 11:46:17 por fs_isa »


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 09 de Julho de 2014, 11:49:03
Minha humilde contribuição:

1 - Você está usando uma 55-300 em 300mm e velocidade 1/125. Espero que esteja utilizando um tripé!
2 - Sua câmera e lente não são ruins (alguns dirão que a lente sim), mas a foto 2 foi tirada com uma FF (D600) e uma lente muuuuito superior à sua (85mm f/1.8).
3 - Não deixe o Auto-ISO ligado. Meta a mão também.
4 - Muito do que você está vendo na 2ª foto tem tratamento de pós. Foi trabalhada no PC. Falta você investir nisso também, dá pra melhorar o resultado.
5 - Tente extrair o máximo de seu equipamento. Por exemplo, dizem que o pico de nitidez dessa sua lente é na configuração 100mm e f/4.8. Ou melhor, faça um esforço e compre uma lente específica para retratos!

 :ok:

Arrebentou :)
« Última modificação: 09 de Julho de 2014, 11:49:46 por Mike Castro »


elissonkario

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #3 Online: 09 de Julho de 2014, 11:57:35
Minha humilde contribuição:

1 - Você está usando uma 55-300 em 300mm e velocidade 1/125. Espero que esteja utilizando um tripé!
2 - Sua câmera e lente não são ruins (alguns dirão que a lente sim), mas a foto 2 foi tirada com uma FF (D600) e uma lente muuuuito superior à sua (85mm f/1.8).
3 - Não deixe o Auto-ISO ligado. Meta a mão também.
4 - Muito do que você está vendo na 2ª foto tem tratamento de pós. Foi trabalhada no PC. Falta você investir nisso também, dá pra melhorar o resultado.
5 - Tente extrair o máximo de seu equipamento. Por exemplo, dizem que o pico de nitidez dessa sua lente é na configuração 100mm e f/4.8. Ou melhor, faça um esforço e compre uma lente específica para retratos!

 :ok:

Hahah, quem entende, entende!
Bom, hoje tenho 2 lentes, a origial que veio com a máquina 18-55mm e esta 55-300. Optei em tirar as fotos com a 55-300 para conseguir uma profundidade de campo maior, mais desfocado. Porém não se isso leva a qualidade... Tendo em vista que hoje tenho estes equipamento (e um tripe também haha), qual configuração você recomendaria para o dia que foi tirado as fotos (ceu nublado e bem escuro)?
busco outra recomendação: Qual lente, para fazer retratos, você me recomendaria?


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #4 Online: 09 de Julho de 2014, 12:58:26
Hahah, quem entende, entende!
Bom, hoje tenho 2 lentes, a origial que veio com a máquina 18-55mm e esta 55-300. Optei em tirar as fotos com a 55-300 para conseguir uma profundidade de campo maior, mais desfocado. Porém não se isso leva a qualidade... Tendo em vista que hoje tenho estes equipamento (e um tripe também haha), qual configuração você recomendaria para o dia que foi tirado as fotos (ceu nublado e bem escuro)?
busco outra recomendação: Qual lente, para fazer retratos, você me recomendaria?

Lentes boas para retratos, para a sua D5200, seria a 85mm f/1.8 ou f/1.4 (se tiver bala na agulha)...rs


ralgarve

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 222
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 09 de Julho de 2014, 13:13:20
desculpem a ignorância, mas aonde vocês estão vendo o EXIF das fotos??????
OMD EM1


taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #6 Online: 09 de Julho de 2014, 13:14:00

3 - Não deixe o Auto-ISO ligado. Meta a mão também.


Do exif só não consegui depreender isto. Como conseguiste?


taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #7 Online: 09 de Julho de 2014, 13:14:43
desculpem a ignorância, mas aonde vocês estão vendo o EXIF das fotos??????

Guarda a imagem e vai aos detalhe  da imagem  :ok:


elissonkario

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #8 Online: 09 de Julho de 2014, 13:39:49
Lentes boas para retratos, para a sua D5200, seria a 85mm f/1.8 ou f/1.4 (se tiver bala na agulha)...rs

Opa, vou procurar saber mais sobre a AF-S NIKKOR 85mm f/1.4G... Muito obrigado pela dica :D


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 09 de Julho de 2014, 13:52:22
Do exif só não consegui depreender isto. Como conseguiste?

Na verdade foi um chute mal dado. Muito provavelmente me enganei. É que, na prática (e como recomendado), costumamos ver valores ISO em passos inteiros, e a foto dele está com ISO 250 (passo de 1/3). É bastante típico de quando o ISO fica no Auto. Mas ele deve ter definido isso via menu mesmo... se for esse o caso, peço desculpas e que ignorem o comentário nesse item.


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #10 Online: 09 de Julho de 2014, 14:17:16
6 - Nunca mais jogue seu dinheiro fora em lentes escuras.


dsfextreme

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 09 de Julho de 2014, 14:19:40
6 - Nunca mais jogue seu dinheiro fora em lentes escuras.

Não é bem assim :ponder:
Lente clara não faz milagre se vc não souber usá-la.
« Última modificação: 09 de Julho de 2014, 14:20:05 por dsfextreme »
Nikon D3100 e aprendendo ....
Meu Flickr: http://www.flickr.com/photos/dsfextreme/
NIKKOR Lenses Simulator: http://imaging.nikon.com/lineup/lens/simulator/
"A capacidade de pensar não é memória.Os idiotas podem ter uma memória muito boa."
Rubem Alves


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 09 de Julho de 2014, 14:27:01
Não é bem assim :ponder:
Lente clara não faz milagre se vc não souber usá-la.


Com certeza. Tenho uma F4 que mata a pau e ainda esquarteja. Achar que as claras são a solução final em qualidade é coisa de noob.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #13 Online: 09 de Julho de 2014, 14:34:36
Lentes boas para retratos, para a sua D5200, seria a 85mm f/1.8 ou f/1.4 (se tiver bala na agulha)...rs

Opa colega, um off topic sobre lentes

Vejo o pessoal, não só neste fórum, recomendando algumas lentes e uma delas é a 50mm

Aprendi a fotografar com filme e a 50mm era  default por ser o "mesmo" ângulo do olho humano mas  vejo o pessoal recomendar a cinquentinha na FF e nas cropada.

A pergunta é bem infantil mesmo, pq a 85mm é boa pra retrato?


Abs e obrigado

Marcio



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 09 de Julho de 2014, 14:44:43
Opa colega, um off topic sobre lentes

Vejo o pessoal, não só neste fórum, recomendando algumas lentes e uma delas é a 50mm

Aprendi a fotografar com filme e a 50mm era  default por ser o "mesmo" ângulo do olho humano mas  vejo o pessoal recomendar a cinquentinha na FF e nas cropada.

A pergunta é bem infantil mesmo, pq a 85mm é boa pra retrato?


Abs e obrigado

Marcio


Porque você fotografa mais de longe e há uma certa compressão dos planos. O resultado é uma imagem mais agradável.
Quanto mais de perto você fotografar, mais esférico ficará o rosto. Tente fotografar um rosto com uma 50mm (FF) a 1,5m e com uma 85mm (FF) a 3m e veha a diferença. Ou ainda uma 135mm a 5m