Autor Tópico: Qual grande angular comprar: Tokina 11-16mm ou Nikon 10-24mm  (Lida 17255 vezes)

Diogenes

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Resposta #15 Online: 11 de Julho de 2015, 18:11:41
Qual a diferença entre a 10-24mm http://www.nikonusa.com/en/Nikon-Products/Product/Camera-Lenses/AF-S-DX-NIKKOR-10-24mm-f%252F3.5-4.5G-ED.htmle a 12-24mm http://www.nikonusa.com/en/Nikon-Products/Product/Camera-Lenses/AF-S-DX-Zoom-Nikkor-12-24mm-f%252F4G-IF-ED.htmlem termos de qualidade de imagem, distorção e demais elementos, já que ambas são DX, praticamente mesmo range e preços próximos?
« Última modificação: 11 de Julho de 2015, 18:13:34 por Diogenes »
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hribeiro

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Resposta #16 Online: 15 de Julho de 2015, 21:32:31
Decidiu por alguma GA para FX?

Hoje possuo uma D7000, porém pensando no upgrade para FX no fim do ano. Queria aproveitar para comprar também uma lente GA, apesar de já ter um certo ganho de ângulo ao usar minha lente 24-70mm no sensor FX (http://imaging.nikon.com/lineup/lens/simulator/).

A Nikon AF-S NIKKOR 16-35mm f/4G seria uma opção bem avaliada na BH.
A Tamron AFA012N700 15-30 mm f/2.8-Di VC é também bem avaliada (na Amazon), com uma maior abertura e preço um pouco menor.
No comparativo do DxOmark, a Nikon 16-35 tem a mesma pontuação que a 10-24 com a D7000... porém melhora muito os resultados na D750 (de 13 para 23 pontos no geral).

http://www.dxomark.com/Lenses/Compare/Side-by-side/AF-S-DX-Nikkor-10-24mm-F3.5-4.5G-ED-on-Nikon-D7000-versus-Tokina-AT-X-Pro-SD-11-16-F28-IF-DX-II-Nikon-versus-AF-S-Nikkor-16-35mm-f-4G-ED-VR-on-Nikon-D750__312_680_872_0_373_975

Não achei um tópico melhor para esta discussão, por isto postei aqui. Alguém pode comentar?

Só decidi pela compra para a GA para FX agora em Junho de 2015.
Peguei a 18-35mm Nikkor f/3.4-4.5 AF-S.
O motivo foi que meu cunhado veio da Inglaterra e pedi para ele comprar lá.
Ela é a mais barata entre as 3 existentes para FX e foi bem recomendada em vários sites.
De lá para cá fiz algumas imagens mas não estou com muito tempo para fazer todos os testes que quero.
Pelas fotos que fiz até agora fiquei satisfeito com a aquisição.
É uma boa lente e como toda GA mais aberta, exige cuidado no controle da distorção.
Pode ser uma opção para quem quer migrar no futuro para FX pois é AF-S e pode ser usada em corpos sem motor de foco. Para quem vai ficar só em DX não compensa a compra, melhor uma 12-24 ou 12-28mm.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


efilho

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Resposta #17 Online: 15 de Julho de 2015, 22:22:33
Ler os posts do Ernesto quando ele está calmo são uma beleza de aula...  :D


Diogenes

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Resposta #18 Online: 16 de Julho de 2015, 09:28:42
São lentes diferentes que dão resultados diferentes:
Malucos por GA vão ter as duas e ainda a 24mm 1.4. (a Nikon é especialista em furar bolso de fotografo  :D)
Nessas lentes  temos:
- na 12-24mm f4
  a distorção da que é F4 é uniforme desde 12mm até 24mm. Tem que respeitar as distancias padrao para anular.
  A perspectiva muda acompanhando o curso de 12mm até 24mm. Em 12mm, vc terá perspectiva de 12mm e, em 24mm, de 24mm...
  Profissionais, normalmente, preferem que a perspectiva de 12 seja 12 e de 24 seja 24 porque uma vantagem da GA zoom é poder manipular a perspectiva. Mais detalhes só fazendo curso de GA PROFISSIONAL ou me perguntando por mensagem pessoal.
 

- na 10-24mm 3.5- 4.5
  a distorção não é uniforme de 10 ate 24. Ela é maior em 10(mas é só respeitar a distancia minima)  e menor em 24mm. Por isso ela, quando em 24mm, é  util para bater fotos em 24mm mais de perto que a de cima em 24mm. Quanto mais perto? Depende do ta,anho do que se vai fotografar. Testes como o dxo dao a distorcao média e nao sao feitos pensando em GA e nao passam a distorcao distancia-a-distancia entao nao se baseie neles para isso.
  ela mantém a perspectiva de 10mm por todo o curso até 24mm. Nao se manipula a perspectiva.
  em 24mm ela tem menos distorcão que a 24mm 1.4 em fotos próximas mas, tem menos definicão a nível nérdico de pixel-peeper que 24mm 1.4 fixa.

- a 24mm fixa tem a vantagem de ser 1.4 e fotografar movimento à noite com ISO 100 em 1/45, ou ISO 800 em 1/180. Porém tem que focar a msi de 5m para nao ficar com fundo embaçado.

A aberracao cromatica de todas existe como em qq GA. Mas qq fotografo profissional de GA sabe contornar isso.
E qq teste nérdico dd pixel peeper vai dizer que são ruins. E dar diferenças em micrometros de uma para outra. Coisa estupida porque o fotografo que as usa sabe evitar e contornar as diferencas de microns de uma e outra, pois todas terao.
E qualquer publocacao profissional vai dizer que são excelentes se forem respeitadas e usadas as caracferisticas acima

Valeu, Ernesto.
Depois vou lhe enviar uma MP sobre o tema.
Obrigado.
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ALEXFIGUEIREDO

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Resposta #19 Online: 16 de Julho de 2015, 10:00:17
Ler os posts do Ernesto quando ele está calmo são uma beleza de aula...  :D

2x Também acho  :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
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angelo di candia

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Resposta #20 Online: 16 de Julho de 2015, 10:05:17
Decidiu por alguma GA para FX?

Hoje possuo uma D7000, porém pensando no upgrade para FX no fim do ano. Queria aproveitar para comprar também uma lente GA, apesar de já ter um certo ganho de ângulo ao usar minha lente 24-70mm no sensor FX (http://imaging.nikon.com/lineup/lens/simulator/).

A Nikon AF-S NIKKOR 16-35mm f/4G seria uma opção bem avaliada na BH.
A Tamron AFA012N700 15-30 mm f/2.8-Di VC é também bem avaliada (na Amazon), com uma maior abertura e preço um pouco menor.

Não achei um tópico melhor para esta discussão, por isto postei aqui. Alguém pode comentar?


tb tenho essa dúvida - de qual grande angular pra FX.
há outras opções, algumas recentes (20mm f1.8, 16-35mm f4 e 14-24mm f2.8), com diferença de mais de 1000 dólares entre elas.
 :ponder:


felipemendes

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Resposta #21 Online: 21 de Julho de 2015, 13:15:58
Só pra lembrar 3 fatos sobre a Tokina 11-16 f/2.8:
1. Ela é DX, mas a partir de 15mm, ela cobre todo o sensor FX (tá, fica uma 15-16mm)
2. Ela saiu de linha.
3. Ela é f/2.8!!!


efilho

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Resposta #22 Online: 21 de Julho de 2015, 13:24:53
Se o uso não é profissional, eu acho essas Tokinas, Tamrons e Sigmas algo muito pouco prestigiado no mercado de usados caso o amigo queira mais tarde se desfazer dela... Lente não é apenas abertura...  :ok:


cfcsosa

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Resposta #23 Online: 25 de Agosto de 2015, 12:27:45
Pessoal, sou novo no fórum e basicamente entrei nele por este tópico...  :D

Então vamos direto ao ponto: Após ler o que escreveram cheguei à conclusão que:

1. Tokina não vale a pena pela desvalorização em caso de revenda, mas se for casar com ela, melhor que seja a 16-28mm certo?

2. Pelo preço, não vale a pena ter uma 16-35. É cara demais e só valeria se fosse usar uma Full Frame;

3. O custo-benefício seria uma Nikon 12-24 f4 ou 10-24 f3.5 confere?

Me ajudem aí...  :)
« Última modificação: 25 de Agosto de 2015, 12:30:32 por cfcsosa »


Antonio Kropf

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Resposta #24 Online: 25 de Agosto de 2015, 22:50:30
cfcsosa
Não adianta tentar moldar as suas necessidades pelas nossas respostas.
Voce é que tem que sentir do que precisa.
Uma Tokina 11-16 é completamente diferente fotograficamente de uma Tokina 16-28.
Qual das duas vai te servir melhor? Dependerá do que voce gosta de fotografar.
Voce pretende comprar em um espaço de tempo razoavel uma FF?
Ótimo. Vise lentes compativeis.
Não vai ou não pode comprar tão cedo. Pense em boas lentes DX.
Descubra as suas necessidades fotografando e fazendo uma estatística da distancia focal que usou ou do que gostaria de usar.
Isso vai te dar a pista das lentes necessárias. Ai basta escolher a melhor e mais conveniente lente disponivel no mercado.
Nikon D7200 +  18-140mm + AF-P 70-300 VR DX + 35mm 1.8 Nikkor + Tokina 11-16mm


Boba do Bill

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Resposta #25 Online: 26 de Agosto de 2015, 00:05:22
Necessito de uma grande angular, mas as condições atuais não permitem. Tinha dúvidas, mas com este post foram esclarecidas.


cfcsosa

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Resposta #26 Online: 26 de Agosto de 2015, 10:17:47
cfcsosa
Não adianta tentar moldar as suas necessidades pelas nossas respostas.
Voce é que tem que sentir do que precisa.
Uma Tokina 11-16 é completamente diferente fotograficamente de uma Tokina 16-28.
Qual das duas vai te servir melhor? Dependerá do que voce gosta de fotografar.
Voce pretende comprar em um espaço de tempo razoavel uma FF?
Ótimo. Vise lentes compativeis.
Não vai ou não pode comprar tão cedo. Pense em boas lentes DX.
Descubra as suas necessidades fotografando e fazendo uma estatística da distancia focal que usou ou do que gostaria de usar.
Isso vai te dar a pista das lentes necessárias. Ai basta escolher a melhor e mais conveniente lente disponivel no mercado.

Então, hoje eu tenho a necessidade de uma grande angular... E assim como muitos, fui encaminhado através de sites ao modelo 11-16. Atualmente tenho uma 35mm 1.8G, uma 55-200 e uma 18-55 do kit. Tenho também uma D5100. Quero comprar uma FF? Realmente não tão cedo, mas pretendo um dia em uma viagem ao exterior... Quero aproveitar minhas lentes atuais? Sim, quero, não são baratas. Poderei? Não sei.

Só que as amostras da Tokina 11-16 não são nem de perto tão bonitas quanto as que vi da 16-28. O que me preocupou foi realmente a versatilidade dita aqui no fórum, colegas mencionando que a 11-16 seria algo deveras específico.

Eu realmente não sei o que adquirir pois hoje tenho um range muito pequeno e porque nunca fotografei com uma GA.


Antonio Kropf

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Resposta #27 Online: 26 de Agosto de 2015, 11:23:34
Eu tenho uma 11-16 e acho excelente. Imagens muito nítidas e foco rápido e preciso.
A distorção é natural de uma GA sem excessos.
gosto muito dela e recomendo.
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Dinho_BH

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Resposta #28 Online: 26 de Agosto de 2015, 11:28:06
...
Só que as amostras da Tokina 11-16 não são nem de perto tão bonitas quanto as que vi da 16-28...

cfcsosa,

Como a 16-28 é, inicialmente, voltada ao FX as imagens aparentemente superiores podem ser devidas ao "conjunto da obra" 16-28 + full frame.

Abraços.


cfcsosa

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Resposta #29 Online: 26 de Agosto de 2015, 16:13:58
cfcsosa,

Como a 16-28 é, inicialmente, voltada ao FX as imagens aparentemente superiores podem ser devidas ao "conjunto da obra" 16-28 + full frame.

Abraços.

Faz sentido. Obrigado.