Autor Tópico: Qual grande angular comprar: Tokina 11-16mm ou Nikon 10-24mm  (Lida 17251 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.885
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 26 de Agosto de 2015, 16:15:08
Eu tenho uma 11-16 e acho excelente. Imagens muito nítidas e foco rápido e preciso.
A distorção é natural de uma GA sem excessos.
gosto muito dela e recomendo.

Seu kit é parecido com o meu à excessão da tele... Você teria algumas fotos com a tokina para que eu possa ver?


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #31 Online: 26 de Agosto de 2015, 16:29:59


A Nikon AF-S NIKKOR 16-35mm f/4G seria uma opção bem avaliada na BH.
A Tamron AFA012N700 15-30 mm f/2.8-Di VC é também bem avaliada na Amazon, com uma maior abertura e preço um pouco menor.
A Tamron estupra a Nikkor, são classes diferentes. A Tamron está no nível da 14-24. Mas se quiser usar filtros nela vai gastar um dinheirão.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 26 de Agosto de 2015, 19:43:21
Complicada a briga. São duas lentes ótimas, mas é fácil decidir:

Você pretende trocar de equipamento para um sensor maior? Caso positivo, vá de Nikkor, senão vai de Tokina.

Não vai fazer muita diferença entre elas. Ambas são para uso em DX, ou seja, usar em FX não vai fazer sentido.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Boba do Bill

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #33 Online: 26 de Agosto de 2015, 22:01:17
Galera, facilita ai para quem não conhece (os leigos, como eu) uma full-frame: porque não faz sentido usar uma DX numa FX?


Antonio Kropf

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 251
  • Sexo: Masculino
    • flickr
Resposta #34 Online: 26 de Agosto de 2015, 22:27:00
Simples:
Imagina que voce está construindo sua casa abrindo um vão de janela de 2 metros por 2 metros.
Mas coloca uma moldura e folhas com 1 metro por 1 metro e tampa o resto do vão com compensado. :eek:
Isto é usar lente DX em corpo FF.
Nikon D7200 +  18-140mm + AF-P 70-300 VR DX + 35mm 1.8 Nikkor + Tokina 11-16mm


a.wick

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 467
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #35 Online: 26 de Agosto de 2015, 23:12:50
A 10-20mm f/3.5 da Sigma também é uma boa opção. Tem mais distorção nas bordas mas não deixa de ser uma lente espetacular. Curto arquitetura e é, de longe, a lente que mais uso em meu set.

Não sei se a Sigma vem com alguma novidade por aí, o fato é que está dando um belo desconto e sai por 450 obamas. Se me lembro bem, paguei algo em torno de 650 há 3 anos atrás.
Corpos: Nikon D7100, D750, OM-1 e Yashica Electro 35 GSN
Flash: SB-700
Fixas: Nikkor 50mm f/1.8G; Nikkor 55mm f/1.2AI (meu xodó); Nikkor 85mm f/1.8G; Zuiko 50mm f/1.4; conjunto Tele & Wide Yashinon
Zooms: Nikkor 17-35mm f/2.8 ED; Sigma 10-20mm f/3.5; Sigma 18-35mm f/1.8; Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6G e Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6
http://www.flickr.com/photos/11297989@N03/


Boba do Bill

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #36 Online: 27 de Agosto de 2015, 00:20:57
Simples:
Imagina que voce está construindo sua casa abrindo um vão de janela de 2 metros por 2 metros.
Mas coloca uma moldura e folhas com 1 metro por 1 metro e tampa o resto do vão com compensado. :eek:
Isto é usar lente DX em corpo FF.

 :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.885
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 27 de Agosto de 2015, 10:02:10
A 10-20mm f/3.5 da Sigma também é uma boa opção. Tem mais distorção nas bordas mas não deixa de ser uma lente espetacular. Curto arquitetura e é, de longe, a lente que mais uso em meu set.

Não sei se a Sigma vem com alguma novidade por aí, o fato é que está dando um belo desconto e sai por 450 obamas. Se me lembro bem, paguei algo em torno de 650 há 3 anos atrás.

Não é escura demais? Tipo, a Tokina está bem cara aqui no Brasil, estão tendo o descaramento de pedir R$3.000,00 numa... Pensei na Sigma 10-20mm mas estão pedindo uma fortuna também.


a.wick

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 467
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #38 Online: 27 de Agosto de 2015, 11:57:33
Não é escura demais? Tipo, a Tokina está bem cara aqui no Brasil, estão tendo o descaramento de pedir R$3.000,00 numa... Pensei na Sigma 10-20mm mas estão pedindo uma fortuna também.

Não é nem um pouco escura. O efeito "desfoque", em grandes angulares, não é desejável na grande maioria dos casos. A utilização principal é em paisagens, arquitetura e ambientes, então queremos que tudo esteja focado e com a maior nitidez possível. Outro ponto importante é que a lente é mais utilizada em ambientes externos, onde temos luz de sobra e, quando não temos, o uso do tripé é insubstituível. Nas minhas fotos utilizo aberturas entre f/8 e f/11 na maioria dos casos, pra não dizer todos. Uso também o filtro polarizado, que escurece mais 1 stop.

O único ponto de atenção que vejo nessa lente é a distorção acentuada nas bordas que, em alguns casos mais específicos, incomoda um pouco. Mas mesmo assim recomendo com tranquilidade.

Já a Tokina, todo mundo fala bem, mas realmente não conheço. Pode ser que tenha qualidade ótica superior, mas garanto que a abertura de f/2.8 não configura ganho representativo. E deve pesar se a qualidade ótica compensa a perda de range.

Considerando o dólar de R$3,60 um bom preço pra pagar nela é algo em torno de R$2.200 a R$2.500, acredito.

Tem muitas fotos com a Sigma no meu Flickr, se quiser dar uma olhada.

Abs
Corpos: Nikon D7100, D750, OM-1 e Yashica Electro 35 GSN
Flash: SB-700
Fixas: Nikkor 50mm f/1.8G; Nikkor 55mm f/1.2AI (meu xodó); Nikkor 85mm f/1.8G; Zuiko 50mm f/1.4; conjunto Tele & Wide Yashinon
Zooms: Nikkor 17-35mm f/2.8 ED; Sigma 10-20mm f/3.5; Sigma 18-35mm f/1.8; Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6G e Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6
http://www.flickr.com/photos/11297989@N03/


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.885
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 27 de Agosto de 2015, 14:24:57
Não é nem um pouco escura. O efeito "desfoque", em grandes angulares, não é desejável na grande maioria dos casos. A utilização principal é em paisagens, arquitetura e ambientes, então queremos que tudo esteja focado e com a maior nitidez possível. Outro ponto importante é que a lente é mais utilizada em ambientes externos, onde temos luz de sobra e, quando não temos, o uso do tripé é insubstituível. Nas minhas fotos utilizo aberturas entre f/8 e f/11 na maioria dos casos, pra não dizer todos. Uso também o filtro polarizado, que escurece mais 1 stop.

O único ponto de atenção que vejo nessa lente é a distorção acentuada nas bordas que, em alguns casos mais específicos, incomoda um pouco. Mas mesmo assim recomendo com tranquilidade.

Já a Tokina, todo mundo fala bem, mas realmente não conheço. Pode ser que tenha qualidade ótica superior, mas garanto que a abertura de f/2.8 não configura ganho representativo. E deve pesar se a qualidade ótica compensa a perda de range.

Considerando o dólar de R$3,60 um bom preço pra pagar nela é algo em torno de R$2.200 a R$2.500, acredito.

Tem muitas fotos com a Sigma no meu Flickr, se quiser dar uma olhada.

Abs

Antes de mais nada, obrigado pela ajuda !  :ok:

Em segundo lugar, não consigo saber sobre a qualidade real da Tokina, mas como já disse aqui, me parece que a 16-28 é melhor (pelos samples), um colega levantou a questão do conjunto sensor + lente (pode ser). A verdade é que gostei das suas fotos com a Sigma e não curti tanto as fotos que vi com a Tokina. Olhando ambas pessoalmente, a Tokina me pareceu ter uma construção muito pobre com qualidade de materiais ruins e a Sigma é exatamente o contrário, uma obra de arte visualmente falando. Se eu quiser fotos noturnas como esta:



https://flic.kr/p/qsLZUo


Será que daria pra conseguir?
« Última modificação: 27 de Agosto de 2015, 14:26:10 por cfcsosa »


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #40 Online: 27 de Agosto de 2015, 16:53:51
Antes de mais nada, obrigado pela ajuda !  :ok:

Em segundo lugar, não consigo saber sobre a qualidade real da Tokina, mas como já disse aqui, me parece que a 16-28 é melhor (pelos samples), um colega levantou a questão do conjunto sensor + lente (pode ser). A verdade é que gostei das suas fotos com a Sigma e não curti tanto as fotos que vi com a Tokina. Olhando ambas pessoalmente, a Tokina me pareceu ter uma construção muito pobre com qualidade de materiais ruins e a Sigma é exatamente o contrário, uma obra de arte visualmente falando. Se eu quiser fotos noturnas como esta: Será que daria pra conseguir?
Até com lente do kit da pra conseguir isto. Não é assim que se avalia lente.

Você está bem perdido. A Tokina (11-16) é melhor construída do que muita lente nikkor dx, quem já pegou uma sabe. Você gostou mais das fotos da 16-28 por conta do sensor maior (depois dizem que não faz diferença), simples assim.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.885
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 27 de Agosto de 2015, 16:57:21
Até com lente do kit da pra conseguir isto. Não é assim que se avalia lente.

Você está bem perdido. A Tokina (11-16) é melhor construída do que muita lente nikkor dx, quem já pegou uma sabe. Você gostou mais das fotos da 16-28 por conta do sensor maior (depois dizem que não faz diferença), simples assim.

Sim, estou bem perdido. Só tenho atualmente 2 lentes que comprei e comprei erradas, não gostaria de cometer o mesmo erro novamente. No entanto, maturei bastante e fotografei bastante (com a lente do kit) até descobrir que eu realmente preciso de uma lente clara com maior ângulo de visão e é aí que vem meu novo problema que atualmente discuto aqui neste tópico. Qual adquirir? Infelizmente não tenho como "alugar" uma lente dessas para experimentar, se tivesse seria ótimo...


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #42 Online: 27 de Agosto de 2015, 17:12:56
Sim, estou bem perdido. Só tenho atualmente 2 lentes que comprei e comprei erradas, não gostaria de cometer o mesmo erro novamente. No entanto, maturei bastante e fotografei bastante (com a lente do kit) até descobrir que eu realmente preciso de uma lente clara com maior ângulo de visão e é aí que vem meu novo problema que atualmente discuto aqui neste tópico. Qual adquirir? Infelizmente não tenho como "alugar" uma lente dessas para experimentar, se tivesse seria ótimo...
Tem uma Tokina 16-28 a venda num classificados do facebook por 2mil. Veja se não vale a pena economizar um pouco agora pra depois vender alguma lente sua + corpo da sua câmera pra pegar uma d600 usada. Eu não gastaria rios de dinheiro em lentes dx tendo a possibilidade de migrar para fx.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.885
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 27 de Agosto de 2015, 17:17:09
Tem uma Tokina 16-28 a venda num classificados do facebook por 2mil. Veja se não vale a pena economizar um pouco agora pra depois vender alguma lente sua + corpo da sua câmera pra pegar uma d600 usada. Eu não gastaria rios de dinheiro em lentes dx tendo a possibilidade de migrar para fx.

Sim, essa é uma ótima idéia, na verdade estou negociando uma por 1500 usada, mas vi uma sigma 10-20 também. Minha intenção futura seria adquirir talvez uma D7200, talvez para minhas aspirações ela atenda sem a necessidade de gastar tanto dinheiro num médio prazo e aí sim partir para uma FF. Mas a idéia da D600 também é bastante interessante.

 :ponder:


Antonio Kropf

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 251
  • Sexo: Masculino
    • flickr
Resposta #44 Online: 27 de Agosto de 2015, 18:42:02
cfcsosa
Duas perguntas para poder orientar as respostas:
1- qual é o seu set de lentes agora?
2- qual o tipo de foto que voce tira? Particular, como viagens, familia. Ou de eventos ou algo profissional?

outra coisa: não tenho agora comigo as fotos da Tokina mas assim que tiver colocarei aqui para avaliação.
Nikon D7200 +  18-140mm + AF-P 70-300 VR DX + 35mm 1.8 Nikkor + Tokina 11-16mm