Autor Tópico: Quantidade de fotos em aniversários infantis  (Lida 4916 vezes)

althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 14 de Julho de 2014, 13:05:18
....Porém meu valor é bem outro, cobro a partir de R$1.650,00

... sonho meu.... sonho meu....   
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


AlexandreM

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 361
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #16 Online: 14 de Julho de 2014, 15:53:09
Cobro só as fotos em DVD gente, porém as pessoas acham caro sim, mas acabo fechando alguns nivers, meu foco é casamento. Não compensa fazer muito barato e perder a oportunidade de fechar a data pra um casório!


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 14 de Julho de 2014, 22:41:02
Eu faço em torno de 600-700 clicks e entrego em torno de 300-400 fotos. Eu ainda faço muita foto extra na cama elástica. Ainda não peguei o jeito de fotografar as crianças lá.
Raramente consigo fotos boas na cama elástica. Muitas vezes não aproveito nenhuma, mas tem vezes que saem umas muito boas.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


FFFBI

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 209
  • Fotógrafo; estudante.
Resposta #18 Online: 15 de Julho de 2014, 07:19:43
Eu entrego em torno de 300 fotos, varia muito do ambiente (bonito e bem iluminado), idade do aniversariante e animação dos próprios convidados.


FFFBI

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 209
  • Fotógrafo; estudante.
Resposta #19 Online: 15 de Julho de 2014, 07:21:11

Raramente consigo fotos boas na cama elástica. Muitas vezes não aproveito nenhuma, mas tem vezes que saem umas muito boas.
Eu também sem perco várias por não possuir lente grande angular ... Meu sonho era ter uma 10-20 mm (aps) ou 16-35 (FF), mas tudo isso custa caro né.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 15 de Julho de 2014, 09:03:16
Eu também sem perco várias por não possuir lente grande angular ... Meu sonho era ter uma 10-20 mm (aps) ou 16-35 (FF), mas tudo isso custa caro né.

A canon lançou uma 10-18, por U$300,00 na BH. Provavel que chegue aqui por menos de milão.

É uma boa.


FFFBI

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 209
  • Fotógrafo; estudante.
Resposta #21 Online: 15 de Julho de 2014, 09:05:35

A canon lançou uma 10-18, por U$300,00 na BH. Provavel que chegue aqui por menos de milão.

É uma boa.
Citei a 10-20 por ser mais barata, da marca Sigma, vou ver essa 10-18 mm. Compensa nesse preço se trouxer a definição das séries mais robustas.


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #22 Online: 15 de Julho de 2014, 16:31:27
Faz um bom tempo que parei de fazer aniversário, mas das últimas vezes que fiz, passei de 1.000 disparos tranquilamente. Para entregar sei lá, umas 200 - 300 fotos.

Não vejo problema nenhum em clicar bastante, a menos que se clique por clicar, sem pensar, o que não é o meu caso.

Eu uso digital, então posso me dar ao luxo de clicar bastante, sempre em busca de uma foto melhor. Vou dar um exemplo: a criança tá lá pulando na cama elástica. Eu faço uma foto bem legal. Se a criança continuar lá, eu continuo tentando me superar para fazer uma foto ainda melhor. O mesmo vale para todos os momentos. E sou discreto.  :) :)

E a minha edição (seleção) é positiva e não negativa, como a maioria edita. Edição positiva = pegar as fotos que interessam. Edição negativa = deletar as fotos que ficaram "ruins". Isso faz toda a diferença para se conseguir um resultado bacana e não entregar um monte foto fraca que diluí as melhores.

Resumindo: não é feio clicar bastante.  :ok: :ok:

Se você conseguir um material top com poucos cliques, perfeito. Mas se precisar ralar, suar e clicar bastante, faça isso, mas consiga um material top, que é o que importa. :)

abs,


Jr_Perinotto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo/Cinegrafista
Resposta #23 Online: 15 de Julho de 2014, 16:42:33
Valeu "viniciustb"!!!

Gostei da questão "seleção positiva"... Nunca tinha pensado nisso e confesso que já estava fazendo a "seleção negativa".

Achei esse aniversário meio complicado porque o salão era escuro e muito colorido... Achei o ambiente poluído visualmente... Não consegui tirar mais que 400 fotos pois já estavam ficando repetitivas... pretendo entregar cerca de 230 fotos, mas confesso que não gostei do resultado... acho que não consegui trabalhar bem a iluminação e faltou nitidez nas fotos... Logo mais vou postar aqui algumas fotos pra contar com a opinião de vocês!

Obrigado!
Fotógrafo e Cinegrafista Freelancer


Carlos Forti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 77
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 15 de Julho de 2014, 17:01:04
Fui escolhendo as fotos e marcando no lightroom uma a uma. Quando gostava muito, selecionava, quando uma foto não me deixava muito contente, mantinha para uma segunda análise, e as que ficaram ruins já eram descartadas automaticamente. Será que se encaixa como "seleção positiva"?  :ponder:

Como foi o meu primeiro aniversario, tirei cerca de 400 fotos, mas não consegui selecionar mais do que 100 que ficaram boas. Isso claro descartando fotos das crianças que eram convidadas, sem o aniversariante junto.

Aliás, aproveitando, vocês entregam também fotos das outras crianças? Ou apenas dos aniversariantes?
Analista de sistemas, consultor de TI, desenvolvedor e fotógrafo amador... Lendo e aprendendo

Canon T3i + EF-S 18-55mm + Flash Yongnuo YN-468-II


Jr_Perinotto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo/Cinegrafista
Resposta #25 Online: 15 de Julho de 2014, 17:18:02
Boa pergunta "carlosforti"!
Creio que algumas fotos de outras crianças seja interessante entregar, afinal são convidadas, parentes e/ou amiguinhos do aniversariante e quando a criança crescer vai gostar de ter esse registro de seus priminhos ou amiguinhos da época. É o que eu penso, mas seria interessante a opinião dos mais experientes na área, pois são novato.
Aproveitando, vou deixar outra dúvida minha: Vocês fotografam os convidados nas mesas? Tipo, no álbum tem que aparecer todos os que estavam presentes na festa? Eu não me preocupei com isso e acabei fazendo uma cobertura mais fotojornalistica do que social.
Fotógrafo e Cinegrafista Freelancer


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #26 Online: 15 de Julho de 2014, 17:20:51
Fui escolhendo as fotos e marcando no lightroom uma a uma. Quando gostava muito, selecionava, quando uma foto não me deixava muito contente, mantinha para uma segunda análise, e as que ficaram ruins já eram descartadas automaticamente. Será que se encaixa como "seleção positiva"?  :ponder:


Mais ou menos. Edição positiva é pegar, por exemplo, 1000 fotos e delas resgatar somente as melhores e as necessárias. E se necessário, fazer uma segunda ou terceira edição. O meu trabalho mudou bastante depois que comecei a fazer esse tipo de edição/seleção. Ficou bem mais ágil e diminuiu a quantidade de fotos "bobas" que entregava por entregar. Essas fotos bobas diluem as boas fotos e o trabalho final corre o risco de ser rabaixado de bom para médio, por conta disso.

Toda vez que eu me pego tentando descartar as fotos ruins, eu paro e boto na minha cabeça que eu não preciso descartar nada, mas sim, eleger algumas. Descartar parece ser muito mais difícil do que selecionar.

Parece bobo,a mas funciona!

Inclusive eu ensino os meus clientes a escolherem as fotos para os álbuns com esse pensamento. Isso agiliza muito, por incrível que pareça.

abs,

Vini


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #27 Online: 15 de Julho de 2014, 17:35:35
Cobro só as fotos em DVD gente, porém as pessoas acham caro sim, mas acabo fechando alguns nivers, meu foco é casamento. Não compensa fazer muito barato e perder a oportunidade de fechar a data pra um casório!

Caramba, Alexandre, fico admirado!Cobrar R$1.650 por um infantil é realmente raro, eu não cobro nem metade disso, rsrs. Mas tem razão, se você foca mais em casamentos, e se tem demanda para não poder ocupar a data, tem mais é que cobrar bastante mesmo. Se é pra "queimar" a data com um infantil, seu lucro não pode ser muito menor do que em um casamento.

Vini, gostei muito do seu ponto de vista, tanto em relação à quantidade de fotos, como em relação à seleção. Também acho que não devemos nos limitar na quantidade de cliques, já saí de infantil com umas 1.500 fotos nos cartões, que foram reduzidas a menos de 300 entregues ao cliente.

Eu faço um misto de seleção negativa com seleção positiva na hora de escolher minhas fotos. Inicialmente, descarto todas que estão ruins tecnicamente, tremidas, desfocadas, ou que as pessoas estejam piscando ou fazendo caretas, e tal. Depois, dentre as que sobraram, faço uma seleção positiva, escolho apenas as que mais gostei mesmo. Não me preocupo muito se tal pessoa já apareceu nas fotos, se outra apareceu pouco, só escolho mesmo as melhores. E depois, como sou bem generoso nessa escolha, ainda faço uma terceira triagem, de onde saem as que vão para o DVD. Não me preocupo também se são 150 ou 450, só me importo de ter todos os momentos importantes bem representados.

Uso o mesmo procedimento em casamentos mas, por ter mais momentos, geralmente são mais fotos entregues. Mas já fiz casamentos onde entreguei menos de 400 fotos, assim como já fiz infantil onde entreguei mais de 400 fotos.


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 15 de Julho de 2014, 20:33:37
Aliás, aproveitando, vocês entregam também fotos das outras crianças? Ou apenas dos aniversariantes?
Cara,

No início da festa eu converso com a mãe e pergunto o que ela quer. Se quer foto só do filho ou das outras crianças e se quer foto de todos os presentes ou somente dos mais chegados.
Mas em relação às crianças não fico preocupado em tirar foto de todas. Dou ênfase ao aniversariante. Geralmente tiro fotos das outras crianças na hora do lanche quando estão todas juntas e ( relativamente) quietas só para não passar em branco. Acho que é o suficiente.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Jr_Perinotto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo/Cinegrafista
Resposta #29 Online: 15 de Julho de 2014, 21:07:12
Poxa esse tópico tá me ajudando pra caramba! Estou terminando a edição. Vou entregar umas 200 fotos para o cliente. Em que tamanho e formato devo entregar as fotos??? Estou editando e salvando elas com 20x30cm e 300dpi e estão ficando com tamanho variando entre 4 e 7 Mb cada uma. Está correto???
Fotógrafo e Cinegrafista Freelancer