Autor Tópico: Viagem para EUA, Uso da Fuji X100S, Ida na B&H, Experiência com câmeras, etc...  (Lida 1809 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Galera, queria compartilhar a minha experiência de 3 semanas que tive nos EUA. Fiquei à trabalho duas semanas nas cidades de Greensboro e Winstom Salem (ambas em NC). E depois emendei 7 dias em NYC.

Vou separar o bate papo em assuntos diferentes.

1 - EUA - O país: Foi minha primeira vez lá mas realmente muitas das coisas que várias colegas me falaram se confirmaram: limpeza, organização, tudo é grande e sem miséria (no sentido de ser exagerado), as estradas são espetaculares e com sinalização totalmente invejável. Adorei!!!
Moraria lá fácil fácil. O que mudou um pouco a minha ideia foi sobre alimentação. Não achei tão ruim e péssimo como falaram. Dá para comer bem, em especial, saladas e vegetais.
NYC não representa, na minha opinião, as verdadeiras cidades americanas. O que menos vi foram pessoas falando inglês, bem diferente das cidades "normais" onde tem imigrante mas nem tanto e também não há turistas.
Outro ponto que também me surpreendi foi sobre o respeito ao meio ambiente. O que mais vi foram áreas verdes, animais silvestres nas estradas e cidades, preocupação com reciclagem e uso desnecessários de coisas que prejudiquem o meio ambiente.
Também entendi o porque os caras são tão neuróticos por petróleo. Em uma cidade normal, é impossível sobreviver sem ter carro.

2 - Fuji X100S:
Essas três semanas com essa câmera, especial a última em NYC com turista, as quase 1.800 fotos que tirei foram suficientes para me adaptar bem ao sistema e constatar os seguintes pontos:
- As cores realmente impressionam
- A nitidez e qualidade dos arquivos jpeg eu não encontrei em nenhum outro sistema que já tive (Canon e Nikon DSLR e Olympus M4/3)
- Realmente 35 mm (equivalentes em FF) é a DF perfeita para um "tudo em um". Mesmo em NYC consegui fazer ótimas fotos de paisagem sem ter uma GA
- Os controles manuais da forma como a Fuji tem adotado dá um prazer extra para fotografar (apesar de ter usado quase sempre prioridade de abertura mas sempre trabalhando com compensação de exposição e alternando entre ISO-Auto ou Manual)
- O AF tem de ser encarado de forma mais cuidadosa e não consigo tirar fotos na mesma velocidade que fazia na minha Oly ou com a minha 6D mas basta pegar o jeito que se adapta. Em baixa luminosidade o AF deixa bem a desejar. Ainda não descarreguei as fotos RAW para o meu desktop mas a minha % de acerto no foco deve ter beirado os 90% (um número muito bom na minha opinião)
- Não usei o OVF e estou convencido de que o EVF é o futuro da fotografia. Corrigi muitas fotos (em especial fotometria) antes mesmo do clique pelo uso do EVF. O nível eletrônico também é uma mão na roda para fotos de paisagens.
- A autonomia da bateria não é tão ruim quanto falam
- O kit Fuji X100S + bolsa Lowepro Event Messenger 100 (http://www.bhphotovideo.com/c/product/840040-REG/Lowepro_LP36414_0WW_Event_Messenger_100_For.html) realmente foram sensacionais para andar em NYC. Tinha bateria reserva, dois cartões de memória e ainda colocava garrafa de água de 500 mL, mapa de NY, passaportes e carteira. Isso é o que me fascina nas Mirrorless.

3 - Uso de câmeras
Impressionante como usar DSLR em NYC é como usar câmera de celular ou Point and Shoot aqui no Brasil. Basicamente, uns 85% das câmeras DSLRs que vi eram de entrada como D3200, D5200, T3, T5i, SL1, etc... e a Canon dominava absurdamente. Também vi algumas SLTs da Sony, Mirrorless da Fuji, Nex, Pana e Oly e vi duas pessoas usando a A7. Claro que também vi os caras que são amadores avançados ou até possíveis profissionais com suas FF usando lentes L, grips e tripés. Também tem bastante gente usando Superzoom mas compacta premium ou barata foram muito poucas.

4 - Ida na B&H
Que lugar é esse!!!! Sabia que era grande mas nem tanto! Pude pegar várias máquinas na mão e fiquei mais de 1 hora "brincando" com elas. Minhas impressões:
- Realmente as Oly M4/3 estão na frente quando o assunto é AF. Pude mexer na E-M5 e 10 além da top E-M1. O que é essa E-M1?!? Muito boa com um AF impressionante e o EVF ótimo (estava com a Oly 25 1.8). A Pana G-X7 tem uma pegada muito gostosa, o menu é bacana (bem melhor que o da Oly que para o meu gosto é fraquinho) mas o EVF é pequeno.
- A Fuji X-T1 é um tesão (me desculpem pela palavra). O EVF é um negócio impressionante! Dá gosto de usar. O AF é melhor que o da X100S (achei que fosse ser igual) e quase não deixa a desejar para o da M4/3. Para quem quer substituir DSLR eu acho que essa é a câmera, junto com E-M1 e A7, a melhor opção.
- Sony A7 - ah..... como gostei dessa máquina. O EVF também é muito bom (empate técnico com o da E-M1 mas perde para o da X-T1), o menu também é gostoso, o grip e tamanho da máquina estão no ponto certo, o AF é muito bom, o barulho do "obturador" é muito gostoso. Acho que só pecou na posição do botão de disparo que é bem ruim, realmente a Sony cagou nesse ponto.
Depois aconteceu algo engraçado, fui na seção da Canon e peguei numa 5DMIII. Acreditam que eu apanhei dela?!?!? Não conseguia mexer nos botões de foco!!  :aua:

O bacana de tudo isso é que pude perceber que dá para viver sem DSLR e o que tenho gostado muito das mirrorless são os recursos integrados no EVF. O problema é que agora chego na minha casa amanhã e devo espetar a nova Sigma 50 1.4 Art e nesses momentos ainda vejo que a DSLR tem algumas coisas que não abro mão.

Foi um texto longo e talvez até cansativo mas foi uma forma que achei para compartilhar algumas experiências que tive nessas 3 semanas. Podem ser coisas sem sentido para muitos para outros creio que pode agregar de uma certa forma.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
1 - EUA - O país: Foi minha primeira vez lá mas realmente muitas das coisas que várias colegas me falaram se confirmaram: limpeza, organização, tudo é grande e sem miséria (no sentido de ser exagerado), as estradas são espetaculares e com sinalização totalmente invejável. Adorei!!!
Moraria lá fácil fácil. O que mudou um pouco a minha ideia foi sobre alimentação. Não achei tão ruim e péssimo como falaram. Dá para comer bem, em especial, saladas e vegetais.
NYC não representa, na minha opinião, as verdadeiras cidades americanas. O que menos vi foram pessoas falando inglês, bem diferente das cidades "normais" onde tem imigrante mas nem tanto e também não há turistas.
Outro ponto que também me surpreendi foi sobre o respeito ao meio ambiente. O que mais vi foram áreas verdes, animais silvestres nas estradas e cidades, preocupação com reciclagem e uso desnecessários de coisas que prejudiquem o meio ambiente.
Também entendi o porque os caras são tão neuróticos por petróleo. Em uma cidade normal, é impossível sobreviver sem ter carro.

Essa realidade normal do 1o Mundo, não só nos EUA, é dura para nós: a infraestrutura é excelente e a pobreza é menos evidente, por ser minoria. Miséria mesmo a gente teria que procurar muito, embora seja normal turista brazuca apontar um mendigo no metrô ou em um parque e mostrar a "miséria"...

Se vc voltar lá mais vezes verá que NYC, por ser única, portal da imigração mundial, é uma cidade que só pode existir no EUA, portanto é absolutamente EUA em toda ela, "Torre de Babel" de uma forma que só aquele país consegue dispor. É como um gaúcho dizer que o Rio de Janeiro não é uma verdadeira cidade brasileira... NYC tem toda a infra dos EUA e simboliza como nenhuma outra o espírito imigrante e capitalista.

Infelizmente a preocupação ambiental interna é contrariada por um nível de consumo imenso de recursos naturais do mundo inteiro, é impressionante e começa a incomodar depois de algum tempo se vc não vai ficar por lá, adotando essa postura do "eu mereço o Mundo", que só nossos "Irmãos do Norte" ostentam.

E eles são loucos por petróleo pelo poder estratégico e a imensidão de dinheiro que só essa commodity oferece nesse volume e em pouco tempo, daí sua intromissão permanente nas políticas mundiais, com constantes problemas que depois os infernizam. Como trabalho nessa área para uma empresa de lá, essas impressões positivas vão sendo trocadas aos poucos pela observação de uma dura realidade por baixo daquilo tudo, com o passar do tempo e o conhecimento pessoal... O lugar é bacana, mas para nosso espírito basicamente doce e amigável, depois que passa a admiração pela correta aplicação dos impostos e pelas "coisas", fica meio difícil se acostumar com a cultura daquele povo... 

Após algum tempo com colegas de trabalho gringos por lá vi que essas histórias generalizantes, como alimentação, eram resultado de impressões iniciais breves ou imigrante que não sai de sua comunidade. Lá tem de tudo para todos, com culturas as mais diversas, e viver lá está atualmente mais barato do que aqui... :ok:
« Última modificação: 29 de Junho de 2014, 02:12:19 por efilho »


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Depois de incontáveis viagens aos EUA, e de ter vários amigos nativos, eu afirmo que quem mais consome nos EUA é o mundo! E os Brazucas são um dos que mais consomem! O americano que vivê-la só consome o que necessita e criticam esse consumismo exagerado que eles praticavam até 20 anos atrás! Basta ver a dificuldade que as grandes redes de varejo estão enfrentando, não tem mais por lá o hábito de trocar a TV de 50" por uma nova todo ano e os carros duram de 3 a 4 anos até ser substituídos por modelos mais novos e menos poluentes! Eles também reciclam muito!
Enfim, sei que eles merecem a fama, mas essa realidade propagada é a mesma coisa que achar que todo Brasileiro sabe sambar e faz sexo com todo mundo!

Conhecer novos lugares é muito bom, abre os nossos olhos para a nossa própria miséria e para as nossas virtudes também!

A7, Thales, o botão de disparo matou essa câmera pra mim!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


thiagomb

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 426
  • Sexo: Masculino
É cara, como NYC não existe nada igual no mundo... sabia que eu iria gostar quando fui, mas curti muito mais do que eu esperava! A "aura" da cidade é inigualável. E cara, como eles falam "sorry" e "excuse-me"! Metro fantástico, parques lindos.  :worship:

Quanto a B&H, paraíso em terra aquela loja... haha quando fui comprar minha D7100 começei a conversar com o vendedor em inglês, ele me respondeu tudo em inglês, e de repente chegou um brasileiro e perguntou alguma coisa em português pra ele e descobri que o vendedor falava português fluentemente haha

Só me arrependo de não ter comprado mais coisas lá, preço absurdamente menor em TUDO  :no:


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Como diz o ditado, gosto não se discute...lamenta-se.

Seja porque eu trabalhei por alguns anos fora do Brasil e isto me deu oportunidade de viajar muito, seja porque até por isto eu peguei um gostinho especial em viajar, eu reservo uma grana e viajo pelo menos uma vez por ano, infalivelmente.

Ano passado fui à China à lazer, pois minha filha estava morando por lá, e aproveitei pra conhecer Dubai e Tokyo. Com estas e com aquelas, Japão foi o 30º país que eu conheci e fiquei absolutamente im-pre-ssio-na-do com Tokyo. O que é aquilo? Educação, limpeza, organização, tudo, absolutamente tudo impecável. E foi sem dúvida a cidade mais cara que conheci. Mais que Suiça, mais que tudo. Absurdamente cara. Ignorantemente cara.

Enfim, isto tudo pra dizer que conheço muita coisa mas NYC é um caso à parte. Sabe aquele primeiro amor de adolescente, com aquela menina linda que ficou lá no passado mas mesmo hoje nos pegamos lembrando de cenas e fatos com ela? E dá uma saudade... Pois é, pra mim NY é assim. Adoro aquele lugar, aquele jeito cosmopolita, gente pra lá e pra cá, se quiser comer bem...putz...você vai comer bem. E beber! Um lugar que tem tudo e de tudo.

 E ainda tem uma B&H pra gente brincar!
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
A perspectiva e esperiencia turistica nunca eh a perspectiva da realidade.

Eu lembro de uma conhecida minha da Bahia que foi passar as ferias de 1 mes em Sao Paulo e voltou para a Bahia dizendo que Sao Paulo nao tinha miseria, nao via pobreza, a cidade era limpa e as pessoas eram todas muito educadas. O fato eh que ela so conheceu a parte nobre e "turistica" da cidade. So ficou passeando em shopping, nos jardins, nos parques famosos e casas dos amigos. Ela saia com os amigos em horarios que nao eram de pico e ficou maravilhada com o tamanho das marginais e o numero de faixas, com o tamanho e formato dos predios da paulista, etc...

O mesmo acontece quando as pessoas vao para NY, acabam conhecendo a Disneyland da cidade, a parte turistica, a parte dos sonhos, os cartoes postais e onde estao todos os demais turistas e onde poucos falam Ingles, e no meio disso ve as calcadas largas e limpas, os predios altos e uma carroca com cavalos brancos e um chofer de cartola passando na avenida e ja se sente no paraiso.

Obviamente NY pode ser uma cidade incrivel para uns e uma cidade orrivel para outros, igual Sao Paulo e Rio que pode ser um dos melhores lugares do mundo, se nao o melhor lugar do mundo para uns, e o pior lugar do mundo para outros. Diferentes perspectivas, mas a perspectiva turistica eh sempre extremamente limitada.



Mas @tsouto, vc falou mais de cameras do que da viagem em si. Essas cameras nao chegaram no Brasil ainda? Ou as lojas brasileiras nao deixam as pessoas pegarem nas cameras?
Lembrando tambem que DSLR so eh absurdo de caro no Brasil. Fora do Brasil DSLR sao baratas, qualquer turista, ou qualquer pessoa em geral, tem uma DSLR moderna para fazer fotos de viagens, ferias, festas, etc. Por isso achei engracado vc falar "[...]mas [cameras] barata foram muito poucas", pq essas cameras sao baratas, principalmente nos EUA. Elas so sao mais caras no Brasil.


Mas o melhor da vida sao historias... Ja que vc abriu o topico para falar da sua viagem, conte uma historia legal para nos.  :ok:
Sobre cameras vc pode falar em qualquer dia que nao tenha o que fazer na sua cidade. Ou eu posso ler um review na internet.
Eu gosto de ouvir historias.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Valeu Thales, adorei a sua explanação da viagem (principalmente pois ainda não fiz uma viagem internacional)... exceto ponte de amizade  :D

Faço coro com o  croix, conta mais..