Autor Tópico: Review Pessoal - Fuji X100S  (Lida 17579 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.146
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #30 Online: 07 de Setembro de 2014, 22:37:12
Sensorzinho filha da mãe esse. Tirei umas fotos de família em uma festa de bodas de ouro (usei quase sempre acima de ISO maior ou igual a 3.200) e também foi o chá de bebê da minha filha onde alguns amigos estiveram presentes.

Me impressiona a retenção de detalhes com essa lente "pancake". Obtenho resultados melhores ou iguais do que quando era usuário de uma Nikon D90.

1. ISO 640 f/2 1/100 sem flash --> Redução de ruído no LR de 30
050914_1679 by thales_em01, on Flickr

2. ISO 6.400 f/2.8 1/40 com flash popup (-1/3 ev) --> Redução de ruído no LR de 30
050914_1704 by thales_em01, on Flickr

3. ISO 400 f/2.8 1/150
060914_1740 by thales_em01, on Flickr

4. ISO 1.250 f/4 1/60
060914_1769 by thales_em01, on Flickr

5. ISO 320 f/2 1/60
060914_1772 by thales_em01, on Flickr
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.079
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 08 de Setembro de 2014, 11:44:16
Vou passar a frequentar aqui - "herdei" a X100s do nosso caro efilho e vou começar a trabalhar com a bichinha. :) Vai um tempo de adaptação, mas adorando a máquina.

Sobre o EVF / OVF: como já comecei com mirrorless, sou extremo partidário do EVF - mas após ler esse artigo explicando como funciona o sistema de correção de paralaxe do OVF da X100s, estou conseguindo usar o OVF sem erros de foco e enquadramento.

http://vopoku.com/fujifilm-ovf-focusing/

E essa foi uma das primeiras fotos com luz decente. JPG direto da câmera, em modo Standard mesmo (Provia). Resolução boa (a lente já tem boa resolução em f/2, mas melhora muito com abertura menores, especialmente em f/5.6 ela dá um salto de resolução), mas o incrível foram as cores. Postei essa foto e todo mundo veio me dizer que as cores SALTAVAM, hehehe.

ISO 640, f/2.8, 1/60 seg

Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 08 de Setembro de 2014, 13:43:17
 :D


Leandrovsky

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
    • Fickr
Resposta #33 Online: 08 de Setembro de 2014, 16:20:04
Deu até pra ver a cor dos olhos......... das pulgas do bichano. :worship: :D


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.146
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #34 Online: 08 de Setembro de 2014, 17:48:49
Fico imaginando o resultado de uma prime moderna como a 56 1.2 no corpo da X-T1  :wub: :wub: :wub: :wub:

Alguém aqui com experiência no sistema Fuji para dizer o quanto longe ou perto está a lente f/2.0 da X100S em relação às lentes intercambiáveis usadas nos corpos X? Algo que tenho notado bastante em comentários e gráficos na internet é de que não há diferenças significativas (para pior) quando se fala das lentes zoom escuras (18-55, 18-135, 55-200) comparadas às primes.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 08 de Setembro de 2014, 18:44:10
Souto,

Minha opinião é baseada no uso prático e pessoal das Fuji, ou seja, não tenho aquela preocupação do profissional que precisa apresentar o melhor possível. Usei a X100s e a XPro com a 35, e atualmente uso a XT-1 com as 14, 27, 16-50, 18-55 e 55-200.

Como gosto de paisagens e viagens, fundo desfocado não é o meu caso (mexo na composição e posição da câmera para retirar fundo que incomoda), portanto estou quase sempre na faixa do f/5.6 a f/11 e presto atenção na aberração cromática, na nitidez, no WB, no horizonte e no keystone vertical (esses sim me incomodam qdo não estão bons...). Essas aberturas com a qualidade das lentes atuais das grandes marcas fazem que que eu, realmente, não veja absolutamente qq diferença de qualidade entre elas, apenas no resultado final do uso de cada uma...

Falando de zoom "escura", veja esta do Monte St Michel que fiz mês passado: final do espetáculo noturno no Monte, meia-noite, XT-1 com a kit 18-55 em 18mm f/2.8, 1/10s e ISO 6400, nas mãos e encostado num toco na estradinha de volta. Não dá para perceber muito nesta reprodução, mas ampliou ótimo em A3+. Não posso exigir nada melhor do que isso, mexi um pouco no C1 (isso é um crop de 70% da imagem original) e portanto só posso recomendar a lente. E a X100s talvez só não fizesse a mesma coisa pela falta de estabilização... :ok:

Clique para abrir para metade do tamanho original (metade de 4900 x 3200 pxls, aprox.)...

« Última modificação: 08 de Setembro de 2014, 18:55:19 por efilho »


Fabio Azzo

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.199
Resposta #36 Online: 08 de Setembro de 2014, 19:38:45
Thales, você esta tratando as fotos no Lighroom mesmo? Não percebe nada de errado com a interpretação do LR no arquivo da Fuji? Eu achei o resultado do ACR bem insatisfatório, venho usando o Capture One, mas queria usar os meus presets de tratamento que ja tenho no Acr.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.204
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #37 Online: 08 de Setembro de 2014, 19:47:24
Fábio, já foi noticiado que a Fuji está trabalhando junto com a Adobe para melhorar esses resultados.
Nos novos. LR você tem inclusive os perfis de filme.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.146
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #38 Online: 08 de Setembro de 2014, 19:59:05
Thales, você esta tratando as fotos no Lighroom mesmo? Não percebe nada de errado com a interpretação do LR no arquivo da Fuji? Eu achei o resultado do ACR bem insatisfatório, venho usando o Capture One, mas queria usar os meus presets de tratamento que ja tenho no Acr.
Estou usando o LR 5.5. E no meu preset deixo Claridade +10, Vibração e Saturação +5, Nitidez +60 com raio 1,5, Redução de ruído vario entre +15 a +30, ativo o perfil de correção da lente e tenho usado, exclusivamente para fotos coloridas, os perfis de cores da câmera que o LR disponibiliza. Dá um ótimo resultado (dica do Renato Pope).

Fico imaginando como seria usando o Photo Ninja, Iridient ou outro software qualquer.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.368
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 08 de Setembro de 2014, 21:33:35
Estou usando o LR 5.5. E no meu preset deixo Claridade +10, Vibração e Saturação +5, Nitidez +60 com raio 1,5, Redução de ruído vario entre +15 a +30, ativo o perfil de correção da lente e tenho usado, exclusivamente para fotos coloridas, os perfis de cores da câmera que o LR disponibiliza. Dá um ótimo resultado (dica do Renato Pope).

Fico imaginando como seria usando o Photo Ninja, Iridient ou outro software qualquer.

2x.

TAmbém queria ver como seria no DXO....
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.079
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 09 de Setembro de 2014, 09:49:14
Fico imaginando o resultado de uma prime moderna como a 56 1.2 no corpo da X-T1  :wub: :wub: :wub: :wub:

Alguém aqui com experiência no sistema Fuji para dizer o quanto longe ou perto está a lente f/2.0 da X100S em relação às lentes intercambiáveis usadas nos corpos X? Algo que tenho notado bastante em comentários e gráficos na internet é de que não há diferenças significativas (para pior) quando se fala das lentes zoom escuras (18-55, 18-135, 55-200) comparadas às primes.

Câmeras com lente fixa com distância focal fixa, como a X100s e a Ricoh GR, tem uma vantagem adicional além da qualidade da lente em si: como não há variações na parte ótica (mudando a distância focal da lente), as microlentes que existem na superfície do sensor são otimizadas para aquela lente específica.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


pierrealoc

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
    • Magic Box Cabine Fotográfica
Resposta #41 Online: 11 de Setembro de 2014, 17:24:07
Gente, vocês estão me estimulando a investir numa X100s...

Ou muito dificilmente uma XT-1....

Esse visual retrô me encanta! E essas cores... aaaah que cores!
Nikon D5100 - Nikkor 18-55 3.5 5.6G - Nikkor 35mm 1.8G - Canon EOS 600D T3i - Flash Yongnuo 468 EX II

Magic Box Cabine Fotográfica
http://facebook.com/cabinemagicboxrj


vsouza

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
  • Sexo: Masculino
    • Vinicius Souza Photography
Resposta #42 Online: 11 de Setembro de 2014, 17:39:36
Gente, vocês estão me estimulando a investir numa X100s...

Ou muito dificilmente uma XT-1....

Esse visual retrô me encanta! E essas cores... aaaah que cores!

Junte-se ao time, eu tive a oportunidade de testar a X100, e já estou convencido a mudar de marca. Roubando uma citação do Pope em outro post.

"Algumas características da Fuji que me tornaram fã da marca:
1. Não tem medo de inovar -desde a S5 Pro eles fazem sensores com características peculiares, e inigualáveis.
2. Lentes: Fujinon é uma das, senão a melhor fabricante de lentes que existe.
3. Não vão abandonar a fabricação de filmes!
4. Atualizam firmware de máquinas "antigas"
5. Praticam um preço justo no nosso mercado
6. Dão assistência descente para os produtos deles." - Pope

Pra mim por enquanto a Fuji foi só experiência boa, começando pelo excelente preço que consegui na X100, depois pela atualização deste ano (pra uma máquina de 2011!) adicionando focus peaking, depois fui estudando as lentes que são de excelente qualidade, fiquei sabendo que a assistência no Brasil também é boa,...

Por enquanto só tive um contra com a marca que é a ausência de flashes compatíveis em TTL, mas confesso que também uso pouco em evento, ainda mais com o ISO alto que elas proporcianam. Praticamente não usarei flash fora do estúdio (onde é manual).


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 11 de Setembro de 2014, 18:55:30
Esse visual retrô me encanta! E essas cores... aaaah que cores!

Achei esta que fiz no St Michel emblemática para a XT-1 e X Pro 1 (lente estabilizada): lente de kit, ISO 6400 à meia-noite, 1/10 s f/2.8, sem tripé... É como a abadia fica mesmo, está tudo lá... Apenas reduzi o highlight estourado, abri as sombras um pouco e melhorei a deformação de perpectiva (wide inclinada para cima é fogo...) no RAW default no Capture One, não futuquei mais pois achei aceitável.





vsouza

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
  • Sexo: Masculino
    • Vinicius Souza Photography
Resposta #44 Online: 15 de Setembro de 2014, 14:11:43
Pessoal, sábado adquiri minha X100s e é realmente uma All-in-one, fiz um ensaio canino do meu canino e é impressionando como as cores saltão do RAF só em aumentar o contraste no Capture One (que aliás estou aprendendo). É impressionante também o sincronismo com flash em 1/1000s, o que te permite usar ISO mínimo (que infelizmente é 200) e aberturas menores, detacando o assunto iluminado ou eliminando toda a luz ambiente. O que foi ideal pra mim que estou com estúdio em um quarto sem cortina e com bastante luz solar.

Mais tarde posto aqui as imagens que ainda estão sendo tratadas.