Autor Tópico: Dúvida - Fotos P&B  (Lida 1598 vezes)

PriKE

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 13 de Julho de 2014, 20:15:08
Boa noite pessoal, tudo bom? Estou começando neste ramo da fotografia mas tem uma coisa que me intriga desde sempre: fotos em preto e branco.

Mais que isso, minha dúvida no momento é com relação a passar uma foto colorida para P&B.

Quando pego uma foto com cores, como sei qual cor realçar mais e qual menos em se tratando de tons de cinza? Há algum site que possam me recomendar para ler acerca ou alguma dica?

Obrigada a todos desde já!  :)


thiagomb

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 426
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 13 de Julho de 2014, 21:42:22
Acredito que não exista uma regra ou dica em relação a qual cor realçar... eu utilizo lightroom para edição e no caso eu simplesmente clico em P&B e vou ajustando os sliders até ficar do meu gosto, da mesma forma que as fotos coloridas... é questão de gosto, de bater o olho e achar legal.

No caso de P&B você pode mexer sem medo na temperatura e no tint e ir vendo quando fica melhor. Também no lightroom tem a seção com os sliders de cada cor para você alterar as tonalidades dos tons P&B correspondentes.

Quer um bom material de estudo de fotos P&B? Vai na livraria peça o livro Gênesis do Sebastião Salgado haha  :worship:  :D


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #2 Online: 13 de Julho de 2014, 22:30:54
Se entendi a sua pergunta,  tem sim

Fotografando com filme P&B vc utiliza alguns filtros coloridos para trabalhar algumas cores, um vermelho 25 deixa mais claros os tons de pele e se for ao ar livre ele tb escurece o céu . Quando trabalha no P&B vc mexer no vermelho vai ter o mesmo efeito.

Tenho um livro que utilizei quando aprendi a fotografar (técnica, pq as fotos continuam sem inspiração)  :no: que tem uma tabela de filtros e o efeito, deve ter alguma coisa no google também