Autor Tópico: Dúvida - Fotos P&B  (Lida 1598 vezes)

PriKE

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 13 de Julho de 2014, 20:15:08
Boa noite pessoal, tudo bom? Estou começando neste ramo da fotografia mas tem uma coisa que me intriga desde sempre: fotos em preto e branco.

Mais que isso, minha dúvida no momento é com relação a passar uma foto colorida para P&B.

Quando pego uma foto com cores, como sei qual cor realçar mais e qual menos em se tratando de tons de cinza? Há algum site que possam me recomendar para ler acerca ou alguma dica?

Obrigada a todos desde já!  :)


thiagomb

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 426
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 13 de Julho de 2014, 21:42:22
Acredito que não exista uma regra ou dica em relação a qual cor realçar... eu utilizo lightroom para edição e no caso eu simplesmente clico em P&B e vou ajustando os sliders até ficar do meu gosto, da mesma forma que as fotos coloridas... é questão de gosto, de bater o olho e achar legal.

No caso de P&B você pode mexer sem medo na temperatura e no tint e ir vendo quando fica melhor. Também no lightroom tem a seção com os sliders de cada cor para você alterar as tonalidades dos tons P&B correspondentes.

Quer um bom material de estudo de fotos P&B? Vai na livraria peça o livro Gênesis do Sebastião Salgado haha  :worship:  :D


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #2 Online: 13 de Julho de 2014, 22:30:54
Se entendi a sua pergunta,  tem sim

Fotografando com filme P&B vc utiliza alguns filtros coloridos para trabalhar algumas cores, um vermelho 25 deixa mais claros os tons de pele e se for ao ar livre ele tb escurece o céu . Quando trabalha no P&B vc mexer no vermelho vai ter o mesmo efeito.

Tenho um livro que utilizei quando aprendi a fotografar (técnica, pq as fotos continuam sem inspiração)  :no: que tem uma tabela de filtros e o efeito, deve ter alguma coisa no google também

Da qui um pouco aparece a moçada mais fera no P&B



C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #3 Online: 14 de Julho de 2014, 07:37:31
Aqui, como sai as fotos em preto e branco em relacao as cores sem filtros na primeira coluna, e nas colunas seguinte o resultados com filtros coloridos.



http://www.photographymad.com/pages/view/using-coloured-filters-in-black-and-white-photography


De nada.


Jr_Perinotto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo/Cinegrafista
Resposta #4 Online: 14 de Julho de 2014, 07:57:31
Gosto de Fotografia P&B com bastante dramaticidade. Por isso quando fotografo gosto de realçar o vermelho para ter um tom de pele mais claro. Se a modelo estiver usando jeans, por exemplo, escureço o azul para dar mais contraste. O amarelo muitas vezes tem efeito nas sombras da pele e nos olhos. Depois de ajustar essas cores, você também pode mexer nos níveis intensificando os tons médios, claros e escuros. E principalmente aumentar o contraste ao seu gosto. Olha no meu Flickr algumas fotografias que fiz com essa base: https://www.flickr.com/photos/claudioperinottojunior/
Fotógrafo e Cinegrafista Freelancer


Guilherme Ambrosio

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 145
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 14 de Julho de 2014, 10:12:24
Eu costumava usar o RAW pra alterar cada canal de cor separadamente na edição do PB, hoje eu seto a 5D pra gerar os dois arquivos (RAW + JPG) e pra PB + filtro vermelho, com contraste e nitidez no máximo. As imagens saem tão bonitas que geralmente nem passam por edição posterior. Gosto de saber que melhorei a ponto de usar as fotos da forma que elas saem da câmera, sem cortes ou muitos ajustes de luz e cor. As fotos sempre pareciam muito melhores no display da câmera do que no monitor do notebook. Mas só consegui isso depois de muito esforço, da fotografia analógica, do estudo constante e da própria 5D.
« Última modificação: 14 de Julho de 2014, 10:19:19 por Guilherme Ambrosio »
A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz;

Mateus 6:22


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #6 Online: 14 de Julho de 2014, 13:58:26
Aqui, como sai as fotos em preto e branco em relacao as cores sem filtros na primeira coluna, e nas colunas seguinte o resultados com filtros coloridos.
Muito boa essa imagem.  :)