Autor Tópico: Novo método de iluminação por Drones  (Lida 4000 vezes)

FFFBI

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 209
  • Fotógrafo; estudante.
Resposta #15 Online: 16 de Julho de 2014, 15:53:36

Quem é da área e pratica aeromodelismo com alguma seriedade, abomina a idéia de "drones" (na verdade, multicópteros, drone é outra coisa) voando sobre pessoas.

Por mais que digam que "é normal", estes equipamentos estão bastante sujeitos a problemas, principalmente quando operados por pessoas totalmente leigas e sem conhecimento técnico. É muita sorte que até agora não tenhamos notícia de um acidente grave, mas é questão de tempo até acontecer.

Sendo bem sensacionalista uma asa que quebre e cai em alguém pode deixar cedo ...


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #16 Online: 16 de Julho de 2014, 16:00:53
Quem é da área e pratica aeromodelismo com alguma seriedade, abomina a idéia de "drones" (na verdade, multicópteros, drone é outra coisa) voando sobre pessoas.

Por mais que digam que "é normal", estes equipamentos estão bastante sujeitos a problemas, principalmente quando operados por pessoas totalmente leigas e sem conhecimento técnico. É muita sorte que até agora não tenhamos notícia de um acidente grave, mas é questão de tempo até acontecer.

Também acho...

No filme que postei tem um momento em que o quadricóptero (acho que é o termo mais correto) avança pelo corredor da igreja até parar em frente ao pai da noiva. Pareceu-me que o cara chegou a se assustar. Ou então se dá uma pane e acaba caindo na cabeça de um convidado. Sei lá, acho que isso fica legal em áreas abertas.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #17 Online: 16 de Julho de 2014, 16:14:23
Realmente um perigo, um fato que aconteceu comigo uma vez no estudio, um tripé girafa tombou e caiu a tocha com um beauty dish na cabeca da modelo, ainda bem que não aconteceu nada de mais, mas de qualquer forma tivemos que sacrificar o tripé girafa.... :assobi: afe...
« Última modificação: 16 de Julho de 2014, 16:17:38 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 16 de Julho de 2014, 16:25:06
Não cabe colocar aqui, mas quem tiver curiosidade (e estômago) é só procurar no Google, para ver o que quatro pequenas hélices girando a 10.000rpm podem fazer ao encontrar a pele de alguém...

E o negócio cai mesmo, seja por imprudência, imperícia, falta de manutenção adequada, etc. "Acidentes" de verdade são raros, em 95% dos casos o culpado é o "piloto"  :ok:
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 16 de Julho de 2014, 17:15:47
 Apenas lembrando que sou aeromodelista já a uns 8 anos, neste tempo tive o conhecimento de 3 mortes por aeromodelos e helimodelos.

 Sempre vai ter aqueles que criam tigres achando que são gatinhos. O senso de perigo das pessoas são diferentes, apesar dos fatos.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 16 de Julho de 2014, 17:27:49
Apenas lembrando que sou aeromodelista já a uns 8 anos, neste tempo tive o conhecimento de 3 mortes por aeromodelos e helimodelos.

 Sempre vai ter aqueles que criam tigres achando que são gatinhos. O senso de perigo das pessoas são diferentes, apesar dos fatos.

Hoje em dia o acesso aos equipamentos está imensamente mais fácil, graças principalmente à "invasão chinesa" e aos modelos elétricos. Isso propicia que muita gente que tem apenas curiosidade sobre o assunto, adquira um conjunto e saia voando por aí, em qualquer lugar.

Antigamente você tinha que possuir um interesse concreto, precisava adquirir um bom conhecimento antes de partir para comprar equipamentos, que eram mais caros e mais difíceis de encontrar. Só quem realmente gostava se envolvia com isso.

Hoje você vai ali na feira e tem gente vendendo "drone", falando "olha só freguês, voa sozinho". E quem anda na linha é que vai pagar o pato, quando começarem as restrições.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Boni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 135
Resposta #21 Online: 17 de Julho de 2014, 07:32:10
Imperícia, irresponsabilidade, acidentes e inabilidade sempre irão existir na utilização de qualquer tipo de equipamento. Quantas pessoas que vemos por ai que não tem a menor condição de dirigir uma moto ou um carro, mas estão por ai guiando?

O que não pode é por medo de uma suposta falha de operação se condenar o uso de um equipamento. É mais ou menos essa sensação que tenho aqui.

Não se pode culpar o fácil acesso ao equipamento a má utilização deste. Carros, motos, ferramentas são de acesso bem fácil e usados incorretamente podem machucar muito mais.



leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #22 Online: 17 de Julho de 2014, 09:59:18
Hoje em dia o acesso aos equipamentos está imensamente mais fácil, graças principalmente à "invasão chinesa" e aos modelos elétricos. Isso propicia que muita gente que tem apenas curiosidade sobre o assunto....

E isso é muito bom, não sei por que essa necessidade de ser o clube do bolinha, achando que não é mais algo exclusivo dos "praticantes serios", pensamento similar aquela pessoa que olha torto pra qualquer um que tem um DSLR só por ter... acidentes e fatalidades infelizmente acontecem, e não necessariamente vai ser pior só por que um numero maior de curiosos estão aderindo, como o exemplo dado pelo Boni :ok:

E todos fomos curiosos em algo um dia, seja na fotografia, seja no aeromodelismo ou qualquer outra area, com a "popularização" dos segmentos sempre pontos positivos e negativos, seja com profissionais, amadores ou "hobistas"... e por conta de novos obstáculos e necessidades que evoluímos, procuramos melhorar (e o mercado evolui tb) :)
« Última modificação: 17 de Julho de 2014, 10:27:50 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 17 de Julho de 2014, 14:21:20
E isso é muito bom, não sei por que essa necessidade de ser o clube do bolinha, achando que não é mais algo exclusivo dos "praticantes serios", pensamento similar aquela pessoa que olha torto pra qualquer um que tem um DSLR só por ter... acidentes e fatalidades infelizmente acontecem, e não necessariamente vai ser pior só por que um numero maior de curiosos estão aderindo, como o exemplo dado pelo Boni :ok:

E todos fomos curiosos em algo um dia, seja na fotografia, seja no aeromodelismo ou qualquer outra area, com a "popularização" dos segmentos sempre pontos positivos e negativos, seja com profissionais, amadores ou "hobistas"... e por conta de novos obstáculos e necessidades que evoluímos, procuramos melhorar (e o mercado evolui tb) :)

Eu concordo que a popularização tem um lado positivo, nunca disse o contrário. Só não concordo com a comparação com a fotografia, pois ela não põe a vida de ninguém em risco, a não ser talvez a de alguns fotógrafos radicais :)

No aeromodelismo sempre existiram alguns praticantes temerários, mas a proporção sempre foi pequena e estes eram naturalmente expurgados do meio, porque acabavam ficando isolados do grupo. Agora estamos enfrentando um verdadeiro "tsunami" de novos praticantes, e posso afirmar sem medo de errar que 80% deles não tem o mínimo conhecimento necessário e tratam aeromodelos como brinquedos inofensivos, coisa que não poderiam estar mais longe de ser. Boa parte deles voa em qualquer lugar, sem a menor noção do perigo que causam para si e para os outros. Acidentes e fatalidades são coisas inevitáveis; a quase totalidade dos casos de problemas com aeromodelos que vemos são causados simplesmente por negligência e irresponsabilidade.

Aqui começa o problema, pois por conta de vários absurdos cometidos a FAA (Federal Aviation Administration), nos USA, está sofrendo fortes pressões para "regulamentar" o hobby, e estão basicamente agindo unilateralmente e sem analisar o problema da forma adequada. Como primeira consequência, estão praticamente banindo a prática de FPV nos USA, além de dizerem que irão "revisar" a regulamentação para a prática do aeromodelismo em geral, coisa que já era perfeitamente gerida pela FAI (Fédération Aéronautique Internationale) há décadas sem o menor problema.

Em que isso nos afeta? Simples, a ANAC irá, como sempre, se "inspirar" na regulamentação que for estabelecida pela FAA, qualquer que seja ela. Como estamos no Brasil, já há vários casos de pessoas tendo produtos para FPV, comprados pela internet, sendo devolvidos aos remetentes apenas porque os fiscais "ouviram o passarinho cantar, mas não sabem onde".

Quando tudo ficar proibido ou muito restrito, a massa de "curiosos" irá arrumar outra coisa para fazer, e os "praticantes sérios" ficarão com as consequências.

Não sou contra a popularização do hobby. Sou contra a baderna generalizada e subsequentes proibições, que é para onde estamos nos encaminhando.


Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 17 de Julho de 2014, 14:35:25
Imperícia, irresponsabilidade, acidentes e inabilidade sempre irão existir na utilização de qualquer tipo de equipamento. Quantas pessoas que vemos por ai que não tem a menor condição de dirigir uma moto ou um carro, mas estão por ai guiando?

O que não pode é por medo de uma suposta falha de operação se condenar o uso de um equipamento. É mais ou menos essa sensação que tenho aqui.

Não se pode culpar o fácil acesso ao equipamento a má utilização deste. Carros, motos, ferramentas são de acesso bem fácil e usados incorretamente podem machucar muito mais.

Boni, não são "supostas falhas". Existem centenas de casos relatados nos fóruns especializados. Os multicópteros ("multi" pois podem ter de 3 a 16 rotores) são equipamentos com muita tecnologia embarcada, e sabemos que quanto mais eletrônica, maior a possibilidade de falha, e portanto maior a necessidade de manutenção preventiva. Isso exige um certo conhecimento, que muita gente que compra "na feira" simplesmente não tem. Vamos falar a verdade nua e crua: o povo nem mesmo quer ler o manual  :assobi:

Claro que não podemos condenar o uso do equipamento. Desde que operado de forma segura. Voar com um quadricóptero dentro de uma igreja a 2m da cabeça das pessoas não é bem o que eu chamaria de "seguro"...

Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Boni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 135
Resposta #25 Online: 17 de Julho de 2014, 16:47:21
Boni, não são "supostas falhas". Existem centenas de casos relatados nos fóruns especializados. Os multicópteros ("multi" pois podem ter de 3 a 16 rotores) são equipamentos com muita tecnologia embarcada, e sabemos que quanto mais eletrônica, maior a possibilidade de falha, e portanto maior a necessidade de manutenção preventiva. Isso exige um certo conhecimento, que muita gente que compra "na feira" simplesmente não tem. Vamos falar a verdade nua e crua: o povo nem mesmo quer ler o manual  :assobi:

Claro que não podemos condenar o uso do equipamento. Desde que operado de forma segura. Voar com um quadricóptero dentro de uma igreja a 2m da cabeça das pessoas não é bem o que eu chamaria de "seguro"...

Não sei se vc leu o link que eu postei, mas o que foi apresentado é um material de tecnologia top desenvolvido e "ainda em teste  pelo MIT" e que com certeza não será encontrado "na feira".

Já tive já contatos com alguns brinquedos desse de 8 hélices que custam cerca de 60 mil reais.. então acredito que não vai ser qualquer "curioso" que vai operar um brinquedo desse.

Agora imagine este do MIT com uma tecnologia muito mais avançada quanto irá custar... não acho que alguém irá comprar um desse para aprender a mexer. Isso que eles estão desenvolvendo é uma coisa grande... não é um brinquedo do dealextreme.com com uma go pro em baixo...basta ler a matéria pra entender.

Empresas como globo, multishow não arriscariam por a vidas em risco a toa.. no entanto é um fato eles já estão usando isso em coberturas de shows... Basta apenas colocar alguém que realmente entenda como se opera o equipamento.

 E como eu disse falhas operacionais mecânicas e eletrônicas podem existir, assim como em um carro, uma moto, uma serra circular e etc. Os riscos são até menores se vc comparar a quantidade desses equipamentos  com "drones" (ou como quiser chamá-lo).


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 17 de Julho de 2014, 17:22:37
Sim, eu vi o link. Mas, como muitas vezes acontece, o assunto acabou ficando mais "genérico" e descambou para os "drones" como ferramenta de filmagem.

Os equipamentos de 60k existem (muito embora o custo real seja de aproximadamente 1/3 disso, mas isso é outro assunto). Mas esses são equipamentos realmente profissionais. E mesmo, assim, não são imunes a falhas: https://www.youtube.com/watch?v=_5oEZ1epx7g

Esse outro, apesar de estar longe desse custo, estava sendo usado para uma filmagem "profissional": https://www.youtube.com/watch?v=SFvEiOP6Zm4
Imagine se não fosse...

Porém, estamos falando de equipamentos baratos (entre 1k e 2k), vendidos em qualquer lugar, como o famigerado Phantom, que está vendendo como pão quente. Quem é do meio fica sabendo de 2 ou 3 histórias escabrosas por semana  :no:

Já quanto à Globo, nós sabemos que ela faz o que bem quer, desde que atenda a seus interesses. Não achei a fonte agora, mas há alguns meses um equipamento despencou no meio de uma multidão em um show. Estava tudo certinho, monitorado, um expert operando. Mas na área externa havia um transmissor da mesma frequência, cujo operador estava ciente que naquela "janela" de tempo não poderia ser ligado. E foi...

Operar próximo ou sobre pessoas sempre será um risco calculado. E desnecessário.


Não sei se vc leu o link que eu postei, mas o que foi apresentado é um material de tecnologia top desenvolvido e "ainda em teste  pelo MIT" e que com certeza não será encontrado "na feira".

Já tive já contatos com alguns brinquedos desse de 8 hélices que custam cerca de 60 mil reais.. então acredito que não vai ser qualquer "curioso" que vai operar um brinquedo desse.

Agora imagine este do MIT com uma tecnologia muito mais avançada quanto irá custar... não acho que alguém irá comprar um desse para aprender a mexer. Isso que eles estão desenvolvendo é uma coisa grande... não é um brinquedo do dealextreme.com com uma go pro em baixo...basta ler a matéria pra entender.

Empresas como globo, multishow não arriscariam por a vidas em risco a toa.. no entanto é um fato eles já estão usando isso em coberturas de shows... Basta apenas colocar alguém que realmente entenda como se opera o equipamento.

 E como eu disse falhas operacionais mecânicas e eletrônicas podem existir, assim como em um carro, uma moto, uma serra circular e etc. Os riscos são até menores se vc comparar a quantidade desses equipamentos  com "drones" (ou como quiser chamá-lo).
« Última modificação: 17 de Julho de 2014, 17:40:50 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460