Autor Tópico: Comprar na China e Hong Kong. Alguém já comprou pela DigitalRev?  (Lida 12838 vezes)

Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #30 Online: 21 de Maio de 2014, 07:05:47
Pessoal, bom dia.
Tenho aprendido muito neste fórum. Muito.
Nas discussões, tenho ficado mais calado que falante: quem fala menos aprende mais.
Há aqui profissionais e amadores BEM mais qualificados que eu, em vários campos.

Como retribuição, entretanto, ao muito que aprendi vou interferir neste debate que, parece-me, encerra algumas erronias do ponto de vista técnico-jurídico-hermenêutico.

Primeiramente, deixem que me apresente: sou advogado, servidor público (não sou agente de tributos) e professor universitário. Trabalho há 25 anos com Direito Público. Se alguém quiser minhas credenciais, para verificar se estou qualificado para o debate, pode me pedir, mando MP com meu currículo lattes, do qual constam mestrado e doutorado. Digo-o, apenas, porque quero deixar claro que esta é a minha profissão. Nela tenho um pouco mais de familiaridade que na fotografia - só há pouco tempo aprendi que DOF não é foco.

Dito isso, vamos à parte com que, acho, todos concordamos: o Estado Brasileiro é campeão em arrecadação. E péssimo utilizador dos recursos que arrecada. Sem dúvida!!!!

Bem vamos à polêmica declaração: a lei, no caso uma IN da SRF, não confere a ninguém o direito de trazer uma câmera ou uma lente. Não está escrito isso em lugar nenhum.
O que a IN possibilita é trazer bagagem. Para afastar polêmicas, afirma que uma câmera e uma lente nãos stão afastados (ou podem ser incluídos, como prefiram) no conceito de bagagem.
E não é a mesma coisa?

Não!

Dizer que há o direito de trazer uma câmera e uma lente, tornaria obrigatória (ato vinculado, como nós dizemos) a aceitação pelo Estado Brasileiro (representado pelo Agente de Tributos, o "fiscal") da importação em mão própria.