Autor Tópico: Direção de fotografia dúvidas técnicas  (Lida 797 vezes)

andersonperon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
    • Anderson Peron Fotografia de Arquitetura
Online: 14 de Julho de 2014, 21:37:33
Caros, tudo bom?

Me ajudem com um ponto:
Sempre escuto de profissionais de fotografia e cinema que o projeto em desenvolvimento é que ditará qual equipamento será usado. Tá, ok.

Pensando nisso venho buscando informações para me aprofundar, pois, está claro, que essa questão vai muito além de simplesmente saber se a lente é grande angular ou tele ou se a câmera é FF ou não.

Quero entender questões do tipo: Uso uma M4/3 para fotografia de rua, mas se eu usasse uma Full Frame o que mudaria no resultado final?  Apenas o equipamento, não considerando a lente utilizada, têm grande impacto no resultado final? E quando utilizar uma FF, DX ou M4/3? E por ai vai...

abs,  :ok:



Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 14 de Julho de 2014, 22:24:26
De uma maneira geral, além do próprio aumento de qualidade que os sensores maiores tem, sobretudo em ISO elevado. Apesar disso, em ISOs baixos uma tarefa bem difícil saber se a foto foi feita com um sensor M4/3, APS-C ou FF . O tamanho dos sensores mudam mais algumas coisinhas, como por exemplo:

-Devido ao fator de corte, quanto maior o sensor, maior a área de visão com a mesma distância focal. Desta forma, pode-se haver preferência por sensores maiores quando se pretende usar grandes angulares assim como sensores menores quando o uso for para teleobjetivas.

-Quanto maior o sensor, a tendência é de menor profundidade de campo, já sensores menores forçam o uso de distância focais menores ou o afastamento do assunto para compensar o fator de corte, o que aumenta a profundidade de campo.

-Sensores maiores também forçam, mtas vezes, o aumento do tamanho do corpo e lentes de distâncias focais maiores, que costumam ser maiores e pesadas, o que se perde em portabilidade e discrição.



C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #2 Online: 15 de Julho de 2014, 04:31:52
A diferenca de peso, velocidade, tamanho, distracao alheia e sua que existe nas cameras faz com que vc fotografe diferente entre elas.

Eu fotografando com uma F3 e uma FM nao eh exatamente a mesma coisa. A FM eh um pouco mais leve o que faz com que eu possa andar com ela o dia todo na mao sem me cancar enquanto que a F3, mesmo o peso sendo so um pouco a mais, vc tem que largar de vez em quando para descancar a mao. O viewfinder da F3 eh grande e confortavel, ja o da FM eh pequeno e vc mal consegue ver o frame por inteiro.

Entao a diferenca nao existe apenas no tamanho e qualidade do sensor. Qualidade por qualidade eu prefiro uma grande formato, ou pelo menos medio formato, mas fazer fotos de momento, mais expontaneas, de acao e carregar o dia todo na mao eh foda, por isso, para fotografar na rua quanto menor melhor (mas isso tambem depende do seu estilo e do quanto vc esta disposto a largar mao das caracteristicas que formatos maiores oferecem).


andersonperon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
    • Anderson Peron Fotografia de Arquitetura
Resposta #3 Online: 15 de Julho de 2014, 12:33:05
obrigado C R O I X e Rafa  :ok:
Vocês conhecem e poderiam indicar curso para Direção de Fotografia em São Paulo capital? Vi várias numa busca rápida mas estou buscando referências.
abs


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #4 Online: 15 de Julho de 2014, 12:39:33
Nao faco ideia... Mas o google pode ter alguma informacao.