Autor Tópico: Lightroom ou NX2 ??  (Lida 2297 vezes)

Manochio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
Online: 14 de Julho de 2014, 22:58:58
Olá Pessoal !!

Mais um novato querendo ajuda......

Adquiri recentemente minha primeira DSLR , Nikon D5300, com lente do kit 18-140.

Minha dúvida :   Qual o melhor programa de edição ?? LR ou NX2 ??  Qual o mais amigável
para um novato como eu ??

Abraços

Manochio
Nikon: D5300  -  Nikon - AF-S DX NIKKOR 18-55mm f/3.5-5.6G VR  /  55-200mm f/4-5.6G IF-ED


FFFBI

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 209
  • Fotógrafo; estudante.
Resposta #1 Online: 15 de Julho de 2014, 07:17:42
Eu recomendo o Lightroom, muito fácil de usar, estável e fácil de encontrar aulas e predefinições na internet.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.143
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #2 Online: 15 de Julho de 2014, 10:13:44
Cara, apesar de eu ter uma Nikon eu nunca usei esse programa que vem junto, então nem posso falar com propriedade, mas eu acredito que tem coisas que vc não vai conseguir fazer no NX2.

To chutando....


FFFBI

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 209
  • Fotógrafo; estudante.
Resposta #3 Online: 15 de Julho de 2014, 10:20:32

Cara, apesar de eu ter uma Nikon eu nunca usei esse programa que vem junto, então nem posso falar com propriedade, mas eu acredito que tem coisas que vc não vai conseguir fazer no NX2.

To chutando....

Tem funções que nunca vai usar mesmo, Nikon apresentou esse software só para não ficar de fora dos editores básicos... Quem manda mesmo eu acredito que é o LR.


Mailson

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 15 de Julho de 2014, 10:31:42
LR com certeza. Estou usando ele há pouco tempo e é bem fácil de usar. Sem contar que em caso de dúvida é só pesquisar aulas e dicas no YouTube. Muito bom.
 :ok:
Nikon D80. Lentes: Nikkor AF 50mm, F/1.8D.
-------------------------------------------------------
Sony NEX F3. Lentes: Sony SEL 18-55mm, F/3.5-5.6; Canon FD 50mm 1.8.
---------------------------------------------------------------------------------------------
Flickr: https://www.flickr.com/photos/mailsonmaia/


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.882
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 15 de Julho de 2014, 10:39:23
Teste eles e tire suas conclusões, eu ja não curto o lightroom, prefiro usar o nx, acho mais fácil de mexer nele, porem a recuperação de sombras e redução de ruido não eh muito boa, se for coisa leve da pra fazer se não eh melhor usar outra coisa.
O lightroom ja eh melhor pra recuperar sombras mas a redução de ruido deixa a desejar, eu usava o plugin dfine 2.0.
A grande vantagem do lightrrom sobre o nx eh vc poder aplicar os ajustes a todas as fotos simultaneamente, isso deixa as coisas bem mais rápidas, depois eh só um retoque em cada uma e ta tudo certo.
Eu usava sempre o nx, quando queria usar mascaras e etc usava o photoshop,  lightoom só quando era uma quantidade grande.

Uma coisa q eu gosto no nx eh as cores, se vc abrir no nx e no lightroom da pra ver a diferença, eu acho melhor no nx, por isso eu sempre abria la e convertia em tiff pra usar em outros programas.

Agora eu peguei o dxo pra testar e achei ele melhor em  tudo e ainda da pra aplicar o perfil de cor da camera pra fica igual no nx, só to usando ele agora.

por isso teste ai, e veja qual vc gosta mais.



Cara, apesar de eu ter uma Nikon eu nunca usei esse programa que vem junto, então nem posso falar com propriedade, mas eu acredito que tem coisas que vc não vai conseguir fazer no NX2.

To chutando....

capture nx não vem com a camera, oq tem no cd eh o view nx.



osvaldosp35

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 549
  • Sexo: Masculino
    • Osvaldo Esteves Fotografia
Resposta #6 Online: 15 de Julho de 2014, 12:21:38
LR, sem dúvida. !
D7000 + Grip Nikon. D7100. SB-700 + YN 568EX.
NIKKOR 35mm 1.8G + 50mm 1.8G + 85mm 1.8G + 16-85mm 3.5-5.6 + 12-24 4.0 + Sigma 18-35 1.8 ART.


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 15 de Julho de 2014, 12:38:58
Lembrando que o NX2 foi descontinuado, e o seu sucessor (NX-D) é pior.   :aua:


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.146
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #8 Online: 15 de Julho de 2014, 14:08:25
Dá uma olhada no meu canal do Youtube que tem um tutorial básico sobre LR.

Os softwares dos fabricantes tendem a apresentar melhores resultados de conversão pois ninguém melhor do que o próprio fabricante para entender o seu arquivo RAW mas, o LR além de ser mais fácil e rápido, ele já tem excelentes codecs para a dupla Canikon.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.143
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #9 Online: 15 de Julho de 2014, 15:19:25
E só reforçando que se vc vai tratar as imagens no Lr ou em qualquer software do tipo, fotografe em RAW.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.146
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #10 Online: 15 de Julho de 2014, 16:53:35
E só reforçando que se vc vai tratar as imagens no Lr ou em qualquer software do tipo, fotografe em RAW.
Detalhe simples mas importante!!!
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Mailson

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #11 Online: 15 de Julho de 2014, 17:45:24
E só reforçando que se vc vai tratar as imagens no Lr ou em qualquer software do tipo, fotografe em RAW.

Exato. Fotografar é muito importante para conseguir uma pós produção eficiente.
Nikon D80. Lentes: Nikkor AF 50mm, F/1.8D.
-------------------------------------------------------
Sony NEX F3. Lentes: Sony SEL 18-55mm, F/3.5-5.6; Canon FD 50mm 1.8.
---------------------------------------------------------------------------------------------
Flickr: https://www.flickr.com/photos/mailsonmaia/


Manochio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 16 de Julho de 2014, 22:24:44
Obrigado pessoal, pelas respostas.

Já experimentei os dois na versão trial, e aparentemente o LR me pareceu um pouco mais
amigável... mas como tenho pouquíssima experiência, nada melhor que buscar opiniões
dos mais experientes.

Abraços

Manochio
Nikon: D5300  -  Nikon - AF-S DX NIKKOR 18-55mm f/3.5-5.6G VR  /  55-200mm f/4-5.6G IF-ED


andre_burity

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
  • Sexo: Masculino
    • André Burity Page
Resposta #13 Online: 23 de Julho de 2014, 13:49:40
Já que você ta começando era bom usar o software grátis da Nikon, acredito até que a qualidade seja melhor e além de tudo é grátis, melhor que usar produto pirata ou se for comparar o custo, não vale a pena.
Digital: Nikon D750 + Nikon D600 + Nikon D300 + 02xNikon D80IR
Lentes: Nikon 10.5mm f/2.8G + Tamron 17-50mm f/2.8 + Sigma 35mm f/1.4 Art + Nikon 50mm f/1.8G + Nikon 85mm f/1.8G


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.882
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 23 de Julho de 2014, 23:15:20
capture nx eh pago