Autor Tópico: pesquisa para monografia  (Lida 1628 vezes)

Bianca_B

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 18 de Setembro de 2006, 21:09:50
queridos fotógrafos de plantão:

gostaria de obter algumas dicas de fontes de pesquisa para minha monografia. vou me formar em jornalismo em breve e o tema do meu trabalho é sobre o impacto social do fotojornalismo que retrata atos terroristas - usando o caso isolado do PCC, no Brasil.

qquer fonte será bem vinda, assim como qquer idéia de delimitação do tema. explico: estou achando este tema (caso isolado do PCC) ao mesmo tempo que interessante, partindo da idéia de que é atual, também um tanto insustentável para um trabalho científico.... estarei errada?

enfim, acho q esse é um bom espaço para esta discussão....pelo menos assim espero.

obrigada mesmo assim!  :bye1:
Bianca


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #1 Online: 18 de Setembro de 2006, 23:51:17
Citar
qquer fonte será bem vinda, assim como qquer idéia de delimitação do tema. explico: estou achando este tema (caso isolado do PCC) ao mesmo tempo que interessante, partindo da idéia de que é atual, também um tanto insustentável para um trabalho científico.... estarei errada?

 
Não sou do jornalismo, mas, enfim... O tema, no caso, não é PCC; PCC é o universo de pesquisa. A forma como você irá relacioná-lo com seu tema de pesquisa é que irá tornar o trabalho sustentável ou não. Já conversou com algum(a) possível orientador(a)?  


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #2 Online: 19 de Setembro de 2006, 00:42:29
Citar
Citar
qquer fonte será bem vinda, assim como qquer idéia de delimitação do tema. explico: estou achando este tema (caso isolado do PCC) ao mesmo tempo que interessante, partindo da idéia de que é atual, também um tanto insustentável para um trabalho científico.... estarei errada?

 
Não sou do jornalismo, mas, enfim... O tema, no caso, não é PCC; PCC é o universo de pesquisa. A forma como você irá relacioná-lo com seu tema de pesquisa é que irá tornar o trabalho sustentável ou não. Já conversou com algum(a) possível orientador(a)?
Bianca, a fala do Bruno tem bastante consistência.

Veja vc vai analisar um caso apenas, que seria a ação de fotojornalistas nos casos do PCC e não poderá dizer que isso serve de base para outras ações de fotojornalsitas brasileiros situações de terror no Brasil.

Usando se tema como base pra uma série de perguntas:

1 - O que vc chama de impacto social?
2 - Pq só o PCC (se for utilizar apenas essa ação, vira estudo de caso)
3 - Qual a idéia de metodologia que tem em mente?

Vc pode sim analisar apenas os casos do PCC, veja pode delimitar seu time buscando o tal impacto social do trabalho do fotojornalista durante os ataques do PCC em tal lugar.

Ai vc teria uma gama menor de material para analisar, que seriam as fotos (ou pautas dos fotojornalistas) publicadas nos mais diversos veículos , por exemplo. A questão é entender exatamente o que vc chama de impacto social. Seria a reação das pessoas as imagens no tempo da publicação da matéria? se sim isso vai dar trabalho.

Não achou orientador ainda? Isso talvez seja mais importante do que delimitar o trabalho, em qual universidade vc está? Na Unicamp tem um grupo legal que estuda linguagem fotográfica. Na Eca tb tem gente que estuda isso. Mas é preciso vc ver quem vai te orientar.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


fábioMeireles

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
    • http://
Resposta #3 Online: 19 de Setembro de 2006, 03:40:13
Citar
queridos fotógrafos de plantão:

gostaria de obter algumas dicas de fontes de pesquisa para minha monografia. vou me formar em jornalismo em breve e o tema do meu trabalho é sobre o impacto social do fotojornalismo que retrata atos terroristas - usando o caso isolado do PCC, no Brasil.

qquer fonte será bem vinda, assim como qquer idéia de delimitação do tema. explico: estou achando este tema (caso isolado do PCC) ao mesmo tempo que interessante, partindo da idéia de que é atual, também um tanto insustentável para um trabalho científico.... estarei errada?

enfim, acho q esse é um bom espaço para esta discussão....pelo menos assim espero.

obrigada mesmo assim!  :bye1:
Bianca
Bem,

Como foi dito, a primeira coisa é conseguir um bom orientador na sua universidade.

Depois, enquanto delimitação do objeto, o caso PCC parece uma boa. Eu tenho grande afinidade por etnografias, estudos de casos, etc.

Entretanto, o objeto PCC deve ser inserido num tema mais amplo, aplicado à sua área, tipo: (exemplos simples criados agora)

- As reações da opinião pública frente às imagens fotojornalísticas dos atentados do PCC. (o objeto passaria a ser a OP).; ou
- Heróis às avessas: a divulgação das imagens dos atentados como estímulo ao recrutamento de jovens ao tráfico de drogas; ou
- A importância do fotojornalismo no registro/divulgação de uma guerra urbana: o caso PCC;
- etc...

Sugiro:

A) Leia um bom livro de metodologia científica;
B) Faça um esboço de projeto de pesquisa;
C) Procure um orientador experiente e com tempo disponível;
D) Faça tudo isso com calma.


Tamos ai! :thmbup:


   
Fábio Meireles
Site: http://www.fabiomeireles.com
E-mail: fabio@fabiomeireles.com
MSN: fabiomeireles@hotmail.com
Fotos: http://www.flickr.com/photos/fabiomeireles
Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=7025941956270903555


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #4 Online: 19 de Setembro de 2006, 11:29:52
Os colegas apontaram caminhos interessantes, todos pertinentes e ricos em possibilidades de pesquisa. Eu também teria algumas coisas a dizer sobre possíveis abordagem, questões teóricas e metodológicas, mas antes disso você deve falar com um orientador. É na relação com ele que você vai construir e delimitar o objeto. Depois que tiverem definido as linhas-chave do projeto, aí sim nós podemos trocar idéias mais específicas e direcionadas ao seu trabalho. ;)
« Última modificação: 19 de Setembro de 2006, 11:44:28 por Bruno Gomes »


Bianca_B

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #5 Online: 19 de Setembro de 2006, 16:58:12
Nossa galera, acho até que vou mudar o tema do meu trabalho para falar sobre a importância dos grupos de discussão e/ou foruns, nos dias de hoje... hehehehe...

bom, estou sem um orientador, pq, na verdade, ainda estou no projeto. o tema surgiu meio que na pressa, sabia que queria algo relacionado a fotografia, mais especificamente a fotojornalismo e daí acabei enganchando o caso do pcc.... oq depois foi se tornando meio vago, como vcs mesmo constataram pelo que me disseram.

a minha idéia, a princípio, era retratar as reações da opinião pública frente às imagens fotojornalísticas dos atentados do PCC, mas eu sei que esta não será uma tarefa fácil....vai depender de uma boa pesquisa de campo, oq em Porto Alegre não seria bem o caso, acredito... embora há pouco tenha acontecido o episódio do túnel...

gostei da idéia do Fábio sobre a "importância do fotojornalismo no registro/divulgação de uma guerra urbana: o caso PCC".... vou pensar, enfim, sobre oq cada um falou....o importante é que agora o caminho se mostrou diferente, com mais opções - e era exatamente isso q eu queria.

agradeço muitíssimo a todos... mando notícias, caso queiram continuar me auxiliando!
ah, faço Ulbra, em Canoas/RS...
inté, B.
 


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #6 Online: 19 de Setembro de 2006, 17:21:18
Bianca, uma pesquisa sobre a recepção das pessoas às notícias não é nada complicado. Existem inclusive algumas técnicas básicas de pesquisa que servem para isso, como os grupos focais, por exemplo. Mas, mesmo - e principalmente - na fase de elaboração do projeto é bom falar com um orientador, do contrário você corre o sério risco de ter que fazer outro projeto quando for conversar com ele. Todas as questões que você coloca aqui seriam melhor discutidas com ele, não é a toa que se chama isso de "orientação".

Só para não deixar de dar um "pitaco" também, acho que uma pesquisa interessante seria investigar o papel que o fotojornalismo excerce na forma como as pessoas se posicionam em relação a episódios como os "ataques" do PCC, já que esse parece ser seu foco atual. Existem diversas versões sobre os acontecimentos, diversos posicionamentos, mas qual é o tipo de reação que as fotos provocam em que as vê? Indo mais longe, dá para investigar também a forma com a qual uma determinada  linha editorial se relaciona com o tipo de foto que será estampada nos jornais e/ou revistas, bem como o impacto social que isso gera. Uma pesquisa bem feita nesse sentido teria inclusive a desejada pretenção científica a algum nível de generalização, uma vez que o seu tema seria algo como "o impacto social do fotojornalismo em situações de conflito", ou "a influência do fotojornalismo na compreensão e posicionamento social em relação à notícia", só para dar alguns exemplos. Veja que aí teríamos algo amplo, de grande relevância social e que seria analisado a partir de um estudo de caso factível com o período acadêmico em que você se encontra.

Mas, volto a dizer, todos os seus questionamentos devem passar antes pelo crivo de um orientador.


Bianca_B

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #7 Online: 19 de Setembro de 2006, 17:30:26
é verdade Bruno, vou ter q ir logo à cata de um orientador....q, com certeza, vai me dar um bom direcionamento.

qdo falar com ele, inclusive, passarei estas idéias q tu me passou, q estão ótimas.... :clap: mto obrigada!

em breve mando notícias sobre o caso...

 :bye1:
B.