Autor Tópico: Uma dúvida que me tira o sono. Distância focal.  (Lida 1470 vezes)

Anderson_levi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 207
Online: 16 de Julho de 2014, 16:43:27
Boa tarde à todos!!!

Como é bom não ter com o que se preocupar, aí a gente fica "inventando" problemas.

Vou tentar explicar a minha dúvida, vamos lá.

Distância Focal da lente.

Quando se diz, por exemplo, distância de 18mm, eu entendo que estes 18mm, refere-se a distância entre onde é formado o foco até o plano do sensor (ou filme), muito bem, é aí que não consigo entender, e peço ajuda aos amigos.

Peguei ao acaso uma câmera Canon Xti, marquei com uma régua deste a marca (no corpo da câmara) do plano do sensor, até o início da baioneta (não medi até a lente, somente da marca do sensor até o encaixe da lente) e neste apresenta uma distância de aproximadamente 45mm.

Obs.: Só o tamanho do espelho, mediu + ou - 19 mm, então como pode uma lente ter a distância focal de 18mm.

Pior fica se a lente tiver 10mm, é isso que não consigo entender só o espelho ocupa uma espeço maior que a distância focal da lente.

Não sei se consegui fazer a pergunta de modo claro, sinto dificuldade em exprimir com palavras esta minha dúvida, mas espero que com a experiência de vcs, consigam entender-me.

Resumindo: Como pode uma lente ter distância focal de 18mm se a distância existente entre o plano do sensor e o último elemento da lente ser superior a esta distância, minha medição - embora não seja precisa, mas somente para exemplificar - com uma lente EF-S 17-85, deu uma distância de 38mm (já descontado o último elemento que "entra" pra dentro da máquina. Como pode então a lente ter distância focal de 18mm?

Conseguiram enternder??!!

Obrigado a todos.

Anderson.


FMSalles

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 329
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 16 de Julho de 2014, 17:10:21
Acho que entendi sua dúvida...

Resumidamente a informação que você procura está aqui.http://fotoestudio53.blogspot.com.br/2012/07/quando-usar-cada-tipo-de-objetiva.html. Pesquisando pela imagem (a segunda figura do texto que explica mais ou menos a sua dúvida) eu achei este blog.

Caso queira se aprofundar, sugiro um livro de física, e entenderá melhor como cada elemento da lente [já desmontou uma lente ou viu uma desmontada?] modifica a distância focal. Tem a ver com o formato côncavo e convexo e suas combinações.

Logo alguém aparece para contribuir de forma mais explicativa (e prática).


waage

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 16 de Julho de 2014, 17:16:52
Acho que é porque o ponto onde os raios de luz se cruzam acontece a 18mm do sensor, mas não necessariamente isto ocorre dentro da lente.


Anderson_levi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 207
Resposta #3 Online: 16 de Julho de 2014, 17:21:13
Acho que é porque o ponto onde os raios de luz se cruzam acontece a 18mm do sensor, mas não necessariamente isto ocorre dentro da lente.

Waage, boa tarde!!

Sim eu acredito que seja isso, é uma explicação mais lógica, mas para mim a luz se cruza em algum elemento da lente.

Obrigado!


Anderson_levi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 207
Resposta #4 Online: 16 de Julho de 2014, 17:23:36
FMSalles, obrigado!

Vou ver agora o blog que vc indicou.

Antes de fazer esta pergunta ao fórum, tentei ler alguns artigos sobre ótica, mas confesso que só fiquei mais confuso.

Obrigado pela diga, vou ler.

Anderson.


FMSalles

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 329
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 17 de Julho de 2014, 08:26:47
Acho que é porque o ponto onde os raios de luz se cruzam acontece a 18mm do sensor, mas não necessariamente isto ocorre dentro da lente.

Sim, e numa lente zoom, por exemplo, ao movimentar os elementos altera-se esse ponto de cruzamento mudando então a distância focal. :ok:

Antes de fazer esta pergunta ao fórum, tentei ler alguns artigos sobre ótica, mas confesso que só fiquei mais confuso.

Eu não preocuparia em entender os detalhes técnicos, são anos de engenharia para se projetar uma lente, algumas objetivas modernas que temos hoje são feitas em cima de projetos antigos; por exemplo a Nikkor 28mm 2.8 AF-D veio ao mercado em 1994 (e é vendida até hoje), que possui 6 elementos ópticos, derivou da 28mm 2.8 série E de 1979 (5 elementos). A Nikon 28mm f/2.8 AI-s (8 elementos) foi lançada em 1981 e ainda é produzida, sob encomenda, com espera de 6 meses http://www.nikon.com.br/Nikon-Products/Product/Camera-Lenses/1420/NIKKOR-28mm-f%252F2.8.html. Segundo alguns, é a grande angular mais nítida que a Nikon já produziu, talvez por isso ainda é vendida no projeto original. Aliás, é interessante a sessão de lentes manuais que a Nikon ainda produz: http://www.nikon.com.br/Nikon-Products/Camera-Lenses/Manual/index.page.

Prefiro deixar esse conhecimento mais aprofundado para quem as projeta!! :) Mas é legal essa curiosidade sua; entender estes conceitos pode sempre ajudar em suas fotografias!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 18 de Julho de 2014, 21:51:27
Pela medição do colega e pela foto do blog, acredito que o ponto de foco não precisa ser dentro da lente, senao seria uma impossível existir a 10mm citada.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 18 de Julho de 2014, 22:03:01
http://digitalslrphotography.50webs.com/lenses.html

Esse artigo explica, tanto como fazem grande angulares que tem o seu tamanho maior que a DF e como fazem teles que tem o tamanho menor que a sua DF.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


PauloBr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #8 Online: 23 de Julho de 2014, 01:35:43
A imagem se forma 2 vezes, uma vez entre o objeto antes da lente, ai fica de cabeça para baixo e se forma depois da lente antes do sensor. A distancia que tem de convergência entre a lente e o sensor é a distancia focal da lentes, seja equivalente aps ou absoluta.
A distancia focal não muda, no caso da 50 mm, o ponto de convergência entre lente e sensor continua o mesmo, o que muda é a abertura após o ponto de convergência que se estreita baseado no tamanho do sensor.


Anderson_levi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 207
Resposta #9 Online: 25 de Julho de 2014, 20:37:06
Pessoal, boa noite à todos!

Quero agradecer a vocês pela ajuda, principalmente ao FMSales e Vangelismm, que embora não os conheça, os admiro, pois - assim como os demais - estão sempre dispostos a ajudar, sejam quais forem as perguntas, por isso meu muito obrigado!  :ok:

Anderson.


 - Obs.: Todas as respontas foram (e estão sendo) de grande ajuda e esclarecedoras.


nelio.macedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 567
  • Sexo: Masculino
  • Experimente Linux! Use UBUNTU!
Resposta #10 Online: 30 de Julho de 2014, 10:43:37
Caros,

A Wkipédia dá uma explicada boa...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dist%C3%A2ncia_focal

Boa leitura!

 :ok:
E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.  Atos 16:31.
Sony Cyber Shot HX-1 + apetrechos
http://www.flickr.com/photos/neliomacedo/