Autor Tópico: ??? Qual o preço justo para um FREELANCER em eventos sociais ???  (Lida 18196 vezes)

André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #15 Online: 16 de Julho de 2014, 22:17:59
Tem uma amiga formada em fotografia e td mais ela faz uns trabalho de festas infantis com livro e cobra R$ 650,00 com fotolivro. Poxa ela tem uma 5D MIII, estes dias conversando com ela falei que não estava pagando os custos ai ela foi ver tipo sobrava cerca de R$ 50,00.

Pelo que vejo é como o Humberto falou o pessoal não faz contas, sou consultor e isso eu vejo desde empresas pequenas, médias e etc mas quando é um empreendedor individual o risco da pessoa trabalhar no prejuízo ou somente trocando dinheiro é muito grande.

Tem que colocar tudo no lápis tudo mesmo até o lanche que você come saindo do evento por exemplo.

Chega a ser engraçado... eu cobro 1500 por ensaio e nao tenho 5D mrk III, o dia que tiver um corpo desse porte, pelo menos uns 250 reais eu subirei no orçamento
@jacobfotografiacriativa


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #16 Online: 16 de Julho de 2014, 22:19:52
Opa Jr_Perinotto

Faz uma continha rápida

Pegue a despesa de km, mais o risco de alguma avaria no carro, depreciação de equipamento, um troco para pagto das taxas de MEI, etc e veja quanto te sobra

Não chute o balde que pode ser ruim pra você mas de uma olhada em outras oportunidades



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #17 Online: 16 de Julho de 2014, 22:34:08
Opa Jr_Perinotto

Faz uma continha rápida

Pegue a despesa de km, mais o risco de alguma avaria no carro, depreciação de equipamento, um troco para pagto das taxas de MEI, etc e veja quanto te sobra

Não chute o balde que pode ser ruim pra você mas de uma olhada em outras oportunidades

Bem por aí mesmo. Perinotto, você diz que pagam pouco, mas pelo menos tem evento todo fim de semana. Te digo que com certeza é muitas vezes melhor você fazer um evento por mês a R$500 do que 4 eventos por mês a R$150. Pense um pouco nisso.  ;)


Jr_Perinotto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo/Cinegrafista
Resposta #18 Online: 16 de Julho de 2014, 23:02:17
Pessoal, vcs estão certos e eu estou até com vergonha. E olha que a produtora para a qual eu trabalho não é pequena não. Mas semana passada fiquei sabendo que uma garota entrou pra equipe e está ganhando100,00 pra fazer com a 60D dela alguns casamentos. Preciso realmente buscar melhores oportunidades. Alguém aí está precisando de Freela???
Fotógrafo e Cinegrafista Freelancer


FFFBI

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 209
  • Fotógrafo; estudante.
Resposta #19 Online: 16 de Julho de 2014, 23:56:19

Pessoal, vcs estão certos e eu estou até com vergonha. E olha que a produtora para a qual eu trabalho não é pequena não. Mas semana passada fiquei sabendo que uma garota entrou pra equipe e está ganhando100,00 pra fazer com a 60D dela alguns casamentos. Preciso realmente buscar melhores oportunidades. Alguém aí está precisando de Freela???
Vergonha não, esse assunto é excelente e agrega valor para nós elevarmos o valor e qualidade do serviço!


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #20 Online: 17 de Julho de 2014, 00:14:27
Vergonha não, esse assunto é excelente e agrega valor para nós elevarmos o valor e qualidade do serviço!

Também não acho que tem que ter vergonha alguma, é bem normal, falta de informação mesmo.  :)

Quem tem que ter vergonha são as pessoas que oferecem esses valores aos freelancers, isso sim, falta de respeito.  >:(


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #21 Online: 17 de Julho de 2014, 00:22:58
Nenhum fotógrafo deveria sair por menos de R$ 500,00 de casa, mesmo se tiver uma D40 com uma 18-55.

É O MÍNIMO.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #22 Online: 17 de Julho de 2014, 07:13:18
Também não acho que tem que ter vergonha alguma, é bem normal, falta de informação mesmo.  :)

Quem tem que ter vergonha são as pessoas que oferecem esses valores aos freelancers, isso sim, falta de respeito.  >:(

 :ok: :ok:


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #23 Online: 17 de Julho de 2014, 07:21:48
Nenhum fotógrafo deveria sair por menos de R$ 500,00 de casa, mesmo se tiver uma D40 com uma 18-55.

É O MÍNIMO.
o piso em SP e 300/400 para casamentos,para infantil 200/250.
sao os mesmos preços de 2008.
As produtoras congelando os preços ,deram um tiro no pe,
a raça de "frilas ", esta em extinçao, ou fica para os "novatos",
que por falta de informaçao aceitam qualquer coisa.
Se qualquer iniciante faz um batizadinho entregando cd de fotos por 450,para que vai fazer un frila de 300????
Mala de equipamento baratao 10000 + carrinho 15000 + 6/8 horas de mao de obra= 300???????????
e para se pensar!!!
abs.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #24 Online: 17 de Julho de 2014, 08:43:35
Não trabalho como freelancer e nem faço fotografia social, então não posso ajudar muito!

Mas, queria parabenizar todos que participaram até agora e de antemão os que virão pra frente. Posso até estar enganado, mas ACHO que essa é a primeira vez que se fala abertamente de valores aqui. Na maioria das vezes o pessoal se esquiva, fica falando que depende da região, do equipamento e blá blá blá...

Acho essa discussão extremamente importante! Não adianta reclamar do mercado prostituído se você não faz nada pra acabar com ele. Muita gente cobra muito barato simplesmente porque não sabe como calcular seus custos...



Jr_Perinotto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo/Cinegrafista
Resposta #25 Online: 17 de Julho de 2014, 09:06:00
Não trabalho como freelancer e nem faço fotografia social, então não posso ajudar muito!

Mas, queria parabenizar todos que participaram até agora e de antemão os que virão pra frente. Posso até estar enganado, mas ACHO que essa é a primeira vez que se fala abertamente de valores aqui. Na maioria das vezes o pessoal se esquiva, fica falando que depende da região, do equipamento e blá blá blá...

Acho essa discussão extremamente importante! Não adianta reclamar do mercado prostituído se você não faz nada pra acabar com ele. Muita gente cobra muito barato simplesmente porque não sabe como calcular seus custos...



Excelente comentário! Também fiquei surpreso ao abir esse tópico e ver todo mundo colaborando.
Fiquei mais surpreso ainda ao ver o quanto eu estava por fora da realidade!
Acho que uma das formas sensatas de combater a prostituição do nosso mercado é justamente essa intereção!
Também aproveito para parabenizar à todos e agradecer imensamente por essa valiosa discução!
Fotógrafo e Cinegrafista Freelancer


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 17 de Julho de 2014, 09:23:58
Aqui em Maringá é complicado. Estamos a 40 km de Santa Fé, que é a "capital da fotografia". É, só que é fotografia de formatura, abocanhada pelas grandes empresas do setor, e lá as empresas de formatura pegam qualquer calango e dão uma camerazinha, pra fazer formatura a 150~200 contos.

Sem zueira, fiz uns freelas esse ano, pra uma empresa dessas. Aí, conversando com os caras, e tal, contei que tenho estúdio, etc, e um me disse que era funileiro, outro cortava cana na Usina, e assim vai... Os caras fazem outra coisa da vida, e pegam formatura só pra dar uma engordada no orçamento. É todo mundo com lente 18-200, que é mais prática, iso 400, f:6.3 1/125 e flash direto em TTL. PEnsa numas fotos simples que dá até dó.

Com isso, tem os fotógrafos que fazem um trampo bacana, por 300~400 reais, e os "lambe-lambe formatureiros" de 150~200 reais.
Eu faço formatura de um colégio aqui, mas contrato os freelas casamenteiros, justamente por causa da qualidade e olhar mais aguçado.
Ano passado fiz uma formatura aqui, além de mim, cinco fotógrafos e dois cinegrafistas. 350,00 pra cada um, mais 100,00 pra cada assistente. Foi uma paulada no bolso, kkkkkk

Eu cobro R$ 350,00 nos meus freelances, mas faço muito pouco, apenas pra dois ou três amigos meus que têm estúdio, as vezes fazemos permutas, srsrs....
Nunca agendo freelance pra mais de 60 dias.

Pago de 300 a 350 pros caras que fazem evento pra mim. Às vezes ajudo na gasolina com uns 20 ou 30 reais. (30 reais parece uma mixaria de gasolina, mas é suficiente pra atravessar Maringá inteira umas 6 ou 7 vezes :D )
Além disso, a grande maioria dos salões de festa tem estacionamento, o que ajuda muito. E os buffets são muito parceiros, então, gasto com jantar muitas vezes não tem...

Como o pessoal que faz freela pra mim tem trabalho proprio, temos nosso acordo de cavalheiros de entregar o cartão com os RAWs no fim da festa.

EDIT: Jr, de que cidade você é?

« Última modificação: 17 de Julho de 2014, 09:24:33 por Mike Castro »


Carlos Forti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 77
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 17 de Julho de 2014, 09:28:05
 :snack:
Analista de sistemas, consultor de TI, desenvolvedor e fotógrafo amador... Lendo e aprendendo

Canon T3i + EF-S 18-55mm + Flash Yongnuo YN-468-II


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 17 de Julho de 2014, 09:38:51
As produtoras congelando os preços ,deram um tiro no pe,
a raça de "frilas ", esta em extinçao, ou fica para os "novatos",
que por falta de informaçao aceitam qualquer coisa.


Isso é bem verdade.

Quem prostitui o mercado não é o moleque novato que comprou uma Rebelzinha...
A grande parcela da culpa é das empresas, produtoras, empresas de formatura, estúdio que pegam cinco eventos por data, etc...
Querendo pagar menos por cada trabalho, fizeram com que os bons fotógrafos debandassem dos freelances, abrindo seus próprios negócios e disputando o mercado.

Aí, sobra pra quem? pros coitados dos novatos, que não sabem calcular custos, acham que estão "sendo ajudados" pelas empresas, por causa da oportunidade.
Eu, graças a Deus não dependo mais de freelance pra viver, mas teve uma época que era fogo. Os caras ligam, choram, resmungam, até o fotógrafo baixar o preço...

Ó o causo que eu vou contar, é verídico:
Uma grande empresa de formatura, de Santa Fé, me ligou, no fim do ano passado, pra fazer umas datas pra eles em abril. Seria em MG, se não me engano.
Seriam 12 datas, mas não seguidas, era assim: quarta, quinta, sexta e sábado, por três semanas, totalizando as 12 datas. Eram eventos até tranquilos, missas, jantares e baile de formatura.
Me perguntaram preço, eu, sabendo que iria ficar quase um mês longe de casa, pedi R$ 300,00 cada data.
O cara riu da minha cara, disse que com trezentão ele contratava dois bóia-fria de Santa Fé. Aí, questionei a qualidade do trampo, equip reserva, etc...
O fulano simplesmente disparou: Aqui ninguém quer frescura não. É só não desfocar, não deixar escuro e sentar o dedo...
Aí, fui eu que ri da cara dele. Falei: "Mano, me desculpa, mas não to passando fome não... 1800 contos pra ficar longe da minha casa quase um mês, graças a Deus não preciso passar por isso, obrigado, abraço!

Sorte que eu não fui pra essa roubada, em questão de dias, uma mulher me ligou, querendo orçar um casamento, justamente pra uma daquelas datas.
Fechei o contrato, um dos meus orçamentos mais filés, três fotógrafos, dois cinegrafistas, álbum pra mãe, vó, até pro cachorro, kkkkk...

Em um único evento lucrei mais que naquela bomba de formatura, :D :D :D :D :D


thiagomb

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 426
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 17 de Julho de 2014, 09:51:10

O cara riu da minha cara, disse que com trezentão ele contratava dois bóia-fria de Santa Fé.
O fulano simplesmente disparou: Aqui ninguém quer frescura não. É só não desfocar, não deixar escuro e sentar o dedo...


Muito bom esse tópico, e muito interessante seu relato. É osso, se nem uma empresa de formaturas - que supostamente deveria entender a importância do trabalho do fotógrafo, como este deve ser bem feito e principalmente bem remunerado - consegue dar valor ao trabalho, então quem irá dar? Logo logo o único valor justo que um fotógrafo receberá será em casamentos de outros fotógrafos que entendem o valor haha  :doh: