Autor Tópico: ??? Qual o preço justo para um FREELANCER em eventos sociais ???  (Lida 18168 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #30 Online: 17 de Julho de 2014, 09:55:29
o piso em SP e 300/400 para casamentos,para infantil 200/250.
sao os mesmos preços de 2008.
As produtoras congelando os preços ,deram um tiro no pe,
a raça de "frilas ", esta em extinçao, ou fica para os "novatos",
que por falta de informaçao aceitam qualquer coisa.

Isso que é impressionante, o preço de tudo aumenta, inclusive o preço cobrado pelas produtoras. Só não aumenta o repasse aos freelancers... Uma puta duma sacanagem, com o perdão do francês. A 2 anos eu pagava meros R$350 para meus freelas, mas eu cobrava bem pouco dos meus clientes. Conforme fui aumentando meus valores, também aumentei o repasse aos freelas. Estou estabilizando em R$500 esse ano, mas ano que vem pretendo aumentar mais um pouco. Acho muito justo, pelo trabalho que é realizado.

A pouco tempo, tinha muita gente que vivia apenas de freelas. Hoje, como disse o agalons, é uma raça em extinção. Com o que vem sendo pago, quem vive de freela é só iniciante. Todos os meus freelas são fotógrafos em atividade, com suas próprias carreiras, e eu também faço freela pra eles.

Posso até estar enganado, mas ACHO que essa é a primeira vez que se fala abertamente de valores aqui.

Não sei não, Luciano, mas acho que já foi falado de valores por aqui em outros tópicos. Pelo menos eu me lembro de já ter comentado dos meus valores, mas pode ser que tenha sido em outro fórum, rsrs...


Jr_Perinotto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo/Cinegrafista
Resposta #31 Online: 17 de Julho de 2014, 10:19:18

EDIT: Jr, de que cidade você é?


Sou de Araras, interior de São Paulo!
Fotógrafo e Cinegrafista Freelancer


Carlos Forti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 77
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 17 de Julho de 2014, 10:33:12
O cara riu da minha cara, disse que com trezentão ele contratava dois bóia-fria de Santa Fé. Aí, questionei a qualidade do trampo, equip reserva, etc...
O fulano simplesmente disparou: Aqui ninguém quer frescura não. É só não desfocar, não deixar escuro e sentar o dedo...

Ou seja, liga no automático da câmera e senta o dedo.
Analista de sistemas, consultor de TI, desenvolvedor e fotógrafo amador... Lendo e aprendendo

Canon T3i + EF-S 18-55mm + Flash Yongnuo YN-468-II


Jr_Perinotto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo/Cinegrafista
Resposta #33 Online: 17 de Julho de 2014, 10:39:17
Pessoal, vou contar mais uma...

Eu trabalho como Freela há pelo menos 15 anos! No entanto, como fotógrafo tenho apenas 2 anos. Uma de minhas formações é em Video Produção, onde nessa área é que comecei com os freelas, porém eu tinha contrato fixo com uma produtora aqui de Araras e não podia fazer freela pra outros profissionais. Eu ganhava 180,00 por freela usando equipo da produtora. Eu sempre gostei muito desse trabalho e fui me qualificando fazendo cursos de iluminação, som, técnicas de cinema, direção e produção de cena e outros... Mas paralelamente eu tinha outro emprego também, já que os freelas eram só de sexta e sábado a noite, já que 90% dos trabalhos eram casamentos. Há 10 anos trabalho em uma indústria aqui da cidade e me formei e pós graduei na área de finanças, e hoje sou um dos gestores aqui da empresa. Há uns 3 anos eu saí da produtora que eu trabalhava aqui em Araras, que era só vídeo, e comecei a trabalhar em uma produtora maior na cidade vizinha Rio Claro que faz foto e video. Trabalho com eles com contrato de exclusividade e não posso fazer freelas para os concorrentes diretos deles. Lá eu continuo na área de vídeo, mas logo que começou esse lance de filmar com DSLR eu resolvi me aproximar da fotografia... e me apaixonei... já fiz alguns cursos e participei de WS e atualmente estou cursando Técnico em Processos Fotográficos, um curso que tem 2 anos de duração com aulas todos os dias das 19h às 23h e que fica em outra cidade vizinha... Leme. Há dois anos faço freelas pra essa produtora como cinegrafista e também como fotógrafo. E por tudo isso que acabei de contar e por tudo o que estou lendo nesse tópico que eu iniciei, vcs não imaginam a vergonha que estou de mim mesmo por aceitar trabalhos à R$ 150/200,00. Creio que me deixer cegar pela paixão à esse trabalho e pelo prazer que ele me traz e me esqueci da necessidade de me valorizar. Talvez nunca me preocupei com os valores por ter uma outra formação também e por ter um bom emprego, mas confesso que isso está nesse momento me trazendo um grande desconforto e me fazendo sentir vergonha. Acho que em outras palavras estou me sentindo uma "puta" arrependida. Acho que já passou da hora de sentar e conversar pra rever o valor do meu freela.  :( :aua:
Fotógrafo e Cinegrafista Freelancer


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 17 de Julho de 2014, 11:06:03
Nenhum fotógrafo deveria sair por menos de R$ 500,00 de casa, mesmo se tiver uma D40 com uma 18-55.

É O MÍNIMO.

opa, chamou?!   :hysterical:

(olha minha assinatura e entenda a piada!)
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 17 de Julho de 2014, 11:25:16
Pessoal, vou contar mais uma...

Eu trabalho como Freela há pelo menos 15 anos! No entanto, como fotógrafo tenho apenas 2 anos. Uma de minhas formações é em Video Produção, onde nessa área é que comecei com os freelas, porém eu tinha contrato fixo com uma produtora aqui de Araras e não podia fazer freela pra outros profissionais. Eu ganhava 180,00 por freela usando equipo da produtora. Eu sempre gostei muito desse trabalho e fui me qualificando fazendo cursos de iluminação, som, técnicas de cinema, direção e produção de cena e outros... Mas paralelamente eu tinha outro emprego também, já que os freelas eram só de sexta e sábado a noite, já que 90% dos trabalhos eram casamentos. Há 10 anos trabalho em uma indústria aqui da cidade e me formei e pós graduei na área de finanças, e hoje sou um dos gestores aqui da empresa. Há uns 3 anos eu saí da produtora que eu trabalhava aqui em Araras, que era só vídeo, e comecei a trabalhar em uma produtora maior na cidade vizinha Rio Claro que faz foto e video. Trabalho com eles com contrato de exclusividade e não posso fazer freelas para os concorrentes diretos deles. Lá eu continuo na área de vídeo, mas logo que começou esse lance de filmar com DSLR eu resolvi me aproximar da fotografia... e me apaixonei... já fiz alguns cursos e participei de WS e atualmente estou cursando Técnico em Processos Fotográficos, um curso que tem 2 anos de duração com aulas todos os dias das 19h às 23h e que fica em outra cidade vizinha... Leme. Há dois anos faço freelas pra essa produtora como cinegrafista e também como fotógrafo. E por tudo isso que acabei de contar e por tudo o que estou lendo nesse tópico que eu iniciei, vcs não imaginam a vergonha que estou de mim mesmo por aceitar trabalhos à R$ 150/200,00. Creio que me deixer cegar pela paixão à esse trabalho e pelo prazer que ele me traz e me esqueci da necessidade de me valorizar. Talvez nunca me preocupei com os valores por ter uma outra formação também e por ter um bom emprego, mas confesso que isso está nesse momento me trazendo um grande desconforto e me fazendo sentir vergonha. Acho que em outras palavras estou me sentindo uma "puta" arrependida. Acho que já passou da hora de sentar e conversar pra rever o valor do meu freela.  :( :aua:

Não precisa sentir vergonha. Todo mundo passa por isso.

O que vc pode fazer agora é se corrigir, como vocÊ mesmo disse, rever o valor do freela.

E outra, como você está estudando bastante, se o pessoal encher o saco no valor dos freelas, vc chuta o pau da barraca, investe um pouquinho em equip (Se não tiver um conjunto completo) e sai pegando seus próprios eventos.  :D :D

Melhor fazer um aniversário seu por 400~500 do que um freela por 150~200.
Pelo menos vc vai fazendo seu nome, e com o tempo vc sobe os preços, etc...

Abraço.


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #36 Online: 17 de Julho de 2014, 17:41:27
Não precisa sentir vergonha. Todo mundo passa por isso.

O que vc pode fazer agora é se corrigir, como vocÊ mesmo disse, rever o valor do freela.

E outra, como você está estudando bastante, se o pessoal encher o saco no valor dos freelas, vc chuta o pau da barraca, investe um pouquinho em equip (Se não tiver um conjunto completo) e sai pegando seus próprios eventos.  :D :D

Melhor fazer um aniversário seu por 400~500 do que um freela por 150~200.
Pelo menos vc vai fazendo seu nome, e com o tempo vc sobe os preços, etc...

Abraço.

com esse tempo de experiência e com a segurança de um bom emprego,acho que é o momento te tirar as rodinhas da bicicleta e andar com mais confiança sozinho  :ok:

se não pegar nada no começo não tem problema já que tem o fixo,vai a luta cara,venda seu peixe,seja exclusivo de vc mesmo  :ok:
eu que não tenho toda essa sua bagagem já engatinho sozinho  :ok:

olhando suas fotos,vi que vc tem um trampo legal,vai lá,coragem  :ok:

e nada de vergonha,vc é um trabalhador honesto  ;)


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #37 Online: 17 de Julho de 2014, 17:43:25
olha que linda essa sua foto


E_PB_CLA_5932 por Claudio Perinotto Junior, no Flickr

da pra andar sozinho,com certeza. :ok:


rodrigortb

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 606
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 17 de Julho de 2014, 20:00:50
Gente, vocês podem não acreditar, mas aqui em Pirassununga (do lado de Araras) tem gente fazendo freelance por R$80,00. Eu pensei em começar a me ''oferecer'' por aqui pra conseguir complementar a bolsa da faculdade, que é pouca e fazer algo nos finais de semana. Mas ainda não tive coragem, e quase que comecei a fazer, antes de ver esse tópico.
Canon 70D
Sigma 17-50 2.8 + EF 50mm 1.8 II + EFS 24mm 2.8 +
Samsung Galaxy S10e


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #39 Online: 17 de Julho de 2014, 22:05:09
Gente, vocês podem não acreditar, mas aqui em Pirassununga (do lado de Araras) tem gente fazendo freelance por R$80,00. Eu pensei em começar a me ''oferecer'' por aqui pra conseguir complementar a bolsa da faculdade, que é pouca e fazer algo nos finais de semana. Mas ainda não tive coragem, e quase que comecei a fazer, antes de ver esse tópico.

80 reais nem  garçom ganha kkkkkkkkkkk


rodrigortb

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 606
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 17 de Julho de 2014, 22:38:53
80 reais nem  garçom ganha kkkkkkkkkkk

Pois é Rodrigo, o negócio aqui é feio! Creio eu que por medo de se tornar concorrência.
Canon 70D
Sigma 17-50 2.8 + EF 50mm 1.8 II + EFS 24mm 2.8 +
Samsung Galaxy S10e


l.augusto.est

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 362
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #41 Online: 18 de Julho de 2014, 00:33:46
povo...

eu entrei de curioso aqui neste tópico, ainda estou lentamente aprendendo a fotografar e não me vejo fotografando profissionalmente (entenda-se: ser pago para fotografar) em um futuro muito próximo (queeem sabe daqui um tempo, mas aí é outro papo...).

então por isso não tenho embasamento algum para contribuir com a discussão.

porém gostaria de deixar esse link aqui: http://www.dicasdefotografia.com.br/fotografia-quanto-cobrar

tudo bem que o blog/site é bem voltado para amadores ou no máximo para quem está começando, mas acho que o que tá ali no texto condiz completamente com o que vocês têm discutido aqui só que de uma forma mais "didática" e pragmática.

abraços!
Nikon D600 | Nikon F100 | Nikkor 1.4AF-D | Nikkor AI-S 105 2.5 | https://www.flickr.com/photos/luizaugustoest/


Felipe Dilelis

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 687
  • Sexo: Masculino
    • Felipe Dilelis
Resposta #42 Online: 18 de Julho de 2014, 01:08:13
Bom, vou contar um pouco da minha jornada.
Me formei em 2010, e no ano de 2011, enquanto cursava o mestrado, descobri a fotografia. Neste tempo eu já era funcionário público em uma universidade federal. A fotografia era uma paixão fervente, como muitos, comecei de graça com parentes e amigos. Aí surgiu a oportunidade, e comecei fazer frella para uma empresa de fotografia infantil. 3 treinamentos (acompanhar o evento) feitos gratuitamente, e aí o frella por 150, 4 horas de festa, indo no meu carro, com meu equipamento (40d 18-55 50 1.8 flash Yn). Nem as fotos eu tenho direito para portfólio. Agarrei com unhas e dentes, e esse frela me deu segurança para os primeiros passos solo. Faço até hj, quando não tenho nada, por gostar de trabalhar para a empresa. Aí comecei a pegar frella de casamento. 200, 12h de evento, meu carro, meu equip. Aí o fotografo me explicou que meu trabalho era bom, mas o equip estava limitante. Investi pesado, fiz um consignado, comprei 6d, 24-105, 600 ex, e pasmen, aumentou meu frella para 250. 6 meses nesse esquema, dei um basta. Falei que não trabalharia por menos de 400. E aí, ele pagou. Esse ano investi em lentes, 35 1.4L, 15 2.8. Resultado, após ler esse tópico, ano que vem, só saio de casa por 500. Tópicos como esse mostram outras realidades, e assim podemos nos posicionar melhor. Adoro foto, faço pq gosto. Sustento a casa com o $ do emprego público, hj o que ganho com eventos próprios/frella, pago meu investimento em equips, mas não quero ajudar a desvalorizar a profissão.


rodrigortb

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 606
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 18 de Julho de 2014, 01:28:34
Bom, vou contar um pouco da minha jornada.
Me formei em 2010, e no ano de 2011, enquanto cursava o mestrado, descobri a fotografia. Neste tempo eu já era funcionário público em uma universidade federal. A fotografia era uma paixão fervente, como muitos, comecei de graça com parentes e amigos. Aí surgiu a oportunidade, e comecei fazer frella para uma empresa de fotografia infantil. 3 treinamentos (acompanhar o evento) feitos gratuitamente, e aí o frella por 150, 4 horas de festa, indo no meu carro, com meu equipamento (40d 18-55 50 1.8 flash Yn). Nem as fotos eu tenho direito para portfólio. Agarrei com unhas e dentes, e esse frela me deu segurança para os primeiros passos solo. Faço até hj, quando não tenho nada, por gostar de trabalhar para a empresa. Aí comecei a pegar frella de casamento. 200, 12h de evento, meu carro, meu equip. Aí o fotografo me explicou que meu trabalho era bom, mas o equip estava limitante. Investi pesado, fiz um consignado, comprei 6d, 24-105, 600 ex, e pasmen, aumentou meu frella para 250. 6 meses nesse esquema, dei um basta. Falei que não trabalharia por menos de 400. E aí, ele pagou. Esse ano investi em lentes, 35 1.4L, 15 2.8. Resultado, após ler esse tópico, ano que vem, só saio de casa por 500. Tópicos como esse mostram outras realidades, e assim podemos nos posicionar melhor. Adoro foto, faço pq gosto. Sustento a casa com o $ do emprego público, hj o que ganho com eventos próprios/frella, pago meu investimento em equips, mas não quero ajudar a desvalorizar a profissão.

Tenho a intenção de utilizar a renda pra fazer a mesma coisa que você. Minha paixão são fotos de animais, mas com uma 18-55mm não da.
« Última modificação: 18 de Julho de 2014, 01:30:05 por rodrigortb »
Canon 70D
Sigma 17-50 2.8 + EF 50mm 1.8 II + EFS 24mm 2.8 +
Samsung Galaxy S10e


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #44 Online: 18 de Julho de 2014, 19:37:59
Ou seja, liga no automático da câmera e senta o dedo.
Faz uns anos um dono de produtora,com bom MKT, me disse que levantando qualquer ralo achava fotografo,
para os frilas dele, fazia 6 festas por data, agora nao faz mais.
cada caso e uma caso,a roda da muita volta.
abs.