Autor Tópico: ??? Qual o preço justo para um FREELANCER em eventos sociais ???  (Lida 18033 vezes)

Jr_Perinotto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo/Cinegrafista
Olá pessoal!

Será que podemos discutir uma coisinha aqui?
Gostaria de saber qual tem sido o valor médio para o serviço de Freelancer em eventos sociais.

Por exemplo:

Quanto se paga em média para um Freelancer que vai como segunda câmera em um casamento usando o equipamento do contratante? E se for usando a sua própria câmera?

Vamos desconsiderar aqui o fato de que cada um tem seu preço e tal... só gostaria de saber uma média... qual seria um valor justo.
E se possivel, ao dar a opinião, mencione a região de que se fala.
Fotógrafo e Cinegrafista Freelancer


claudio frança

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 528
  • Sexo: Masculino
  • aprendiz
Resposta #1 Online: 16 de Julho de 2014, 18:41:43
em sp capital estão pagando cerca de 250,00 com equipamento do contratado, agora dizer que é justo  :ponder: aí depende de cada um  :ok:


FFFBI

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 209
  • Fotógrafo; estudante.
Resposta #2 Online: 16 de Julho de 2014, 18:48:34
Aqui no interior de SP estão pagando R$150,00; mas todos fazem o serviço daquele jeito preguiçoso. Se pagar R$200,00 as coisas melhoram...


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #3 Online: 16 de Julho de 2014, 18:54:32
Eu tento pagar entre R$400 e R$500 para os meus segundo fotógrafos de casamento, mas com equipamento deles próprios. Moro em São Paulo-SP. Ainda acho pouco, gostaria de poder pagar mais, mas meus preços ainda não permitem.


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #4 Online: 16 de Julho de 2014, 19:26:05
Eu tento pagar entre R$400 e R$500 para os meus segundo fotógrafos de casamento, mas com equipamento deles próprios. Moro em São Paulo-SP. Ainda acho pouco, gostaria de poder pagar mais, mas meus preços ainda não permitem.

X2

150/200 Reais é muito pouco,mesmo sendo equipo do contratante.

uma coisa que penso ao dar meu preço,não vendo o uso do meu equipamento,vendo minhas habilidades e acho que valem mais que 200 reais kkkk
não estou dizendo que outros não devam fazer (nada de polemica),esses são meus critérios  :ok:
se eu vejo que é oportunidade pra mim,faço de Graça,já fiz vários.Melhor grátis que mal pago.

na hora de dar seu preço,pergunte-se, Quanto vale meu olhar ?  ;) 
dai fica mais fácil determinar.


FFFBI

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 209
  • Fotógrafo; estudante.
Resposta #5 Online: 16 de Julho de 2014, 19:43:39
Eu cobraria a partir de R$300,00 com equipamento do contratante, mas de olho no relógio principalmente na parte da festa.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #6 Online: 16 de Julho de 2014, 20:05:33
Ta explicado

Eu pagava R$300,00 a diária do fotógrafo (pelicula) em 1996 a quase 20 anos atrás.. com muitas diárias duzentão, claro dependendo da responsabilidade do serviço

R$150 é quase serviço escravo,  por isso tem gente fazendo foto - filmagem (mesmo sem o filme) por menos de R$700

... R$150... supondo que  este cidadão tenha em mente em algo além do almoço de amanhã... INSS, férias, emergencial, depreciação do equipamento e se ele for carro, gasolina, IPVA, seguro ou vai de busão e dependendo do horário, volta de taxi.. deve sobrar uns R$70

Se eu oferecer R$70 prum servente de pedreiro tomo uma tijolada no meio da cara

Só um lembrete ao pessoal que contrata freela sem que o mesmo esteja em dia com os pagamentos de INSS

Se ele se machucar e ficar afastado de seu oficio (pisa numa colher e quebra o pé) e em algum momento o link de empregado x empregador for feito vc será responsável/obrigado a registrar o freela até plena recuperação, pagar uma multa (não sei o valor) e dependendo da gravidade do acidente pode ser passível de um processo civil.


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #7 Online: 16 de Julho de 2014, 20:28:07
Depende..

To pagando R$ 500, mas o freela usa uma parte do meu equipamento (uma camera minha) e vai com o meu carro...

abs,

Vini


Jr_Perinotto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo/Cinegrafista
Resposta #8 Online: 16 de Julho de 2014, 20:54:05
Caramba galera!
Trabalho pra uma produtora aqui no interior e estão me pagando 150,00 pra ir com meu carro mas usar equipo deles.
Eu sempre soube que era pouco, mas não imaginava que era tanto!
Tá certo que tenho trampo com eles quase todo fim de semana e sou o terceiro câmera, mas ainda é pouco neh?
Ruim é que aqui na minha região tem uma mulekada se prostituindo...
Por isso estou cursando fotografia e buscando conhecimento e experiência em sites, WS, livros e tudo mais que puder... um dia vou fixar meu valor e aí quem quiser que pague um pouco melhor neh.
Fotógrafo e Cinegrafista Freelancer


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #9 Online: 16 de Julho de 2014, 21:12:51
R$150 é baixo, ridiculamente baixo, exploração. Pior ainda usando o seu carro, por mais barato que a produtora esteja cobrando, é no mínimo 10x esse valor. Se colocar na ponta do lápis, não vale a pena. Eu fiz meu 1° freela em fotografia no começo de 2011, a mais de 3 anos, e desde lá eu já ganhava pelo menos R$250 por saída, nunca menos que isso.

Sinceramente, eu já acho bem pouco o que eu pago para meus freelas, pelo trabalho que fazem, o justo seria ainda mais. Gente, vamos abrir o olho, olha o quanto os caras cobram, olha o que repassam, veja o trabalho que você está tendo, as horas gastas, isso é muita exploração.


egonbouvie

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 16 de Julho de 2014, 21:35:59
Eu com meu pouco conhecimento e meu equipamento não sendo TOP,recebo $250,00 mas lembrando que faço por hobby é pouco mas gosto de fazer isso,e trabalho com molduras,então sempre agrego outro serviço mais rentável,sempre vendo meu "peixe"depois dos eventos.


egonbouvie

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 16 de Julho de 2014, 21:40:39
Pois é e pensar que as vezes o segundo ou o terceiro fotógrafo,saem do clichê e fazem as melhores fotos.


Vitor Hugo

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 16 de Julho de 2014, 21:45:29
 :snack:
“A ignorância gera confiança com mais frequência do que o conhecimento”
Flickr - Canon T1i | 18-55 | 28-135 USM | 28 f/1.8 USM | 50mm Pentacon f/1.8 (A venda -> MP) | 580EXII


Renan.Paiva

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 551
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 16 de Julho de 2014, 22:06:35
Tem uma amiga formada em fotografia e td mais ela faz uns trabalho de festas infantis com livro e cobra R$ 650,00 com fotolivro. Poxa ela tem uma 5D MIII, estes dias conversando com ela falei que não estava pagando os custos ai ela foi ver tipo sobrava cerca de R$ 50,00.

Pelo que vejo é como o Humberto falou o pessoal não faz contas, sou consultor e isso eu vejo desde empresas pequenas, médias e etc mas quando é um empreendedor individual o risco da pessoa trabalhar no prejuízo ou somente trocando dinheiro é muito grande.

Tem que colocar tudo no lápis tudo mesmo até o lanche que você come saindo do evento por exemplo.
Nikon D7100 - 35mm DX 1.8G - 50 mm AF-S 1.8G - 55 200 VR - Tamron 17-50 2.8 VC DX II


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #14 Online: 16 de Julho de 2014, 22:16:43
cara, eu nao faço eventos, mas aqui a galera cobra na média de 500/700 reais o freela, com equipo proprio, calculo que uma 5D mk II + 50mm 1.8 ou 1.4, nao mais que isso.

O cara que cobra isso tem um trampo bacana (nada genial, mas bacana) e faz serviço proprio tambem, tem empresa, mas faz freela por fora pra outros fotografos, como freela, ele entrega todos os RAW's no fim do evento
@jacobfotografiacriativa