Autor Tópico: Lente 50mm analogica na nikon d5200  (Lida 2177 vezes)

larissasaud

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
  • Sexo: Feminino
Online: 17 de Julho de 2014, 02:44:55
Olá!

Sou nova aqui no fórum e gostaria de contar com a ajuda de vcs para me tirarem uma dúvida.
Comprei uma lente 50mm anaĺógica. Quando comprei perguntei se alteraria a fotometria na nikon d5200 (minha camera), o vendedor disse que não, porém quando a lente chegou e fui colocar na câmera, nem sinal do ajuste da abertura do diafragma. Só funcionava o ajuste do iso e da velocidade.

Gostaria de saber se existe algum adaptador que eu possa usar para fazer com que o ajuste do diafragma funcione ou se terei que comprar outra lente...  :(

Aguardo a ajuda de vocês.

Desde já, muito obrigada.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #1 Online: 17 de Julho de 2014, 07:36:41
Que lente seria essa? Pode postar uma foto dela ou citar a marca/modelo?
D600 - E-M10


Jr_Perinotto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo/Cinegrafista
Resposta #2 Online: 17 de Julho de 2014, 07:55:13
Não conheço a D5200, mas tenta colocar a lente e travar o anel do diafragma na menor abertura dela, tipo f/22, depois é só controlar pela câmera mesmo.
Fotógrafo e Cinegrafista Freelancer


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #3 Online: 17 de Julho de 2014, 08:25:31
Provavelmente nao eh isso. Estou imaginando que seja uma AI ou AIs.
D600 - E-M10


Jr_Perinotto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo/Cinegrafista
Resposta #4 Online: 17 de Julho de 2014, 08:37:27
Mas se for uma lente AI ou AI-s (Indexação de abertura) ela possui um contato eletrônico que permite a comunicação com a câmera e com isso o funcionamento da regulagem de abertura pelo seletor da câmera. Mas para haver esse contato o anel do diafragma da lente (se for uma lente "D") tem que estar em f/22.
Fotógrafo e Cinegrafista Freelancer


FMSalles

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 329
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 17 de Julho de 2014, 08:38:33
Provavelmente nao eh isso. Estou imaginando que seja uma AI ou AIs.
Se for Ai ou Ai-S, não faz a fotometria na D5200 (nem nas outras D5X00 e D3X00), somente na D810, D800, D800E, D700, D600, D300s, D300, D200, D7100, D7000. Nem a D90 (e demais DX0) faz.


Não conheço a D5200, mas tenta colocar a lente e travar o anel do diafragma na menor abertura dela, tipo f/22, depois é só controlar pela câmera mesmo.

Se a lente permite (como a AF-D), a câmera orienta a fazer isso. Lentes Ai ou Ai-S que não possuem chip não 'conversam' com a câmera.

larissasaud, até onde eu sei não existe adaptador. Somente fotômetro externo. Eu aproveito essas lentes para praticar noção de ajustes da câmera, pois pode-se ver o resultado e caso não tenha ficado bom, repetir a foto! :ok:


Jr_Perinotto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo/Cinegrafista
Resposta #6 Online: 17 de Julho de 2014, 08:46:12
somente na D810, D800, D800E, D700, D600, D300s, D300, D200, D7100, D7000. Nem a D90 (e demais DX0) faz.


Então é isso! Como eu tinha dito, não conheço a linha Dxxxx e nem a linha Dxx... eu só tive uma D200 e uma D300 e essa lente "analógica" funcionava normal.
Fotógrafo e Cinegrafista Freelancer


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #7 Online: 17 de Julho de 2014, 09:39:10
Lente AF-D nao eh lente analogica, Perinotto.

Como o Salles explicou, Ai e Ais nao tem chip. :ok:
D600 - E-M10


Jr_Perinotto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo/Cinegrafista
Resposta #8 Online: 17 de Julho de 2014, 10:49:00
Me desculpem não conhecer tão bem os significados técnicos e obrigado por me esclarecerem.

Como se chama as lentes que eram usadas nas câmeras analógicas tipo a Nikon FM2 ?
Eu tenho uma lente dessa na minha FM2 que funciona normal na minha D300, tanto na abertura quanto no foco.
Esse lance todo tá virando uma salada na minha cabeça... preciso estudar mais esses pontos.

E por favor, não vamos esquecer a dúvida da "larissasaud"...
Como disse o amigo "FMSalles" podemos concluir que essa lente não tem nenhuma comunicação com a D5200? Eu entendi certo "Kokimoto"?
Fotógrafo e Cinegrafista Freelancer


FMSalles

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 329
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 17 de Julho de 2014, 12:33:26
Me desculpem não conhecer tão bem os significados técnicos e obrigado por me esclarecerem.

Como se chama as lentes que eram usadas nas câmeras analógicas tipo a Nikon FM2 ?
Eu tenho uma lente dessa na minha FM2 que funciona normal na minha D300, tanto na abertura quanto no foco.
Esse lance todo tá virando uma salada na minha cabeça... preciso estudar mais esses pontos.

E por favor, não vamos esquecer a dúvida da "larissasaud"...
Como disse o amigo "FMSalles" podemos concluir que essa lente não tem nenhuma comunicação com a D5200? Eu entendi certo "Kokimoto"?
Consegue ler em inglês? Achei este artigo que descreve de forma bem ilustrada e traz um pouco da história do sistema AI da Nikon.
http://nikon.com/about/feelnikon/recollections/r28_e/index.htm


FFFBI

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 209
  • Fotógrafo; estudante.
Resposta #10 Online: 17 de Julho de 2014, 12:41:09
Acho que não vai conseguir fotometrar não! Lembro uma época que usava direto uma Nikon D40 e uma 55mm f1.2 Nikon totalmente manual a única coisa que conseguia mudar era a velocidade e iso a abertura ficava com uma sinal "--" mas saiam lindas imagens ... Que saudade !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 19 de Julho de 2014, 22:36:30
Boa noite Larissa ...
Lamento te informar mas sua camers D5200 NAO FUNCIONA com lentes deste tipo AF - I e/ou AF - S ... entre em ... http://www.nikon.com.br/Nikon-Products/Product/Digital-SLR-Cameras/D5300.html   ...... e de uma lida nas especificacoes de sua camera . Um abraco .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


AialaBR

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 105
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 19 de Julho de 2014, 22:52:08
Boa noite Larissa ...
Lamento te informar mas sua camers D5200 NAO FUNCIONA com lentes deste tipo AF - I e/ou AF - S ... entre em ... http://www.nikon.com.br/Nikon-Products/Product/Digital-SLR-Cameras/D5300.html   ...... e de uma lida nas especificacoes de sua camera . Um abraco .

AF-S funciona na D5200 sim heeheh.


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 20 de Julho de 2014, 18:24:47
Na realidade as AF-S e AF-I .. funcionam sim o meu portugues escrito eh que esta em pane  :hysterical:
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !