Autor Tópico: ??? Qual o preço justo para um FREELANCER em eventos sociais ???  (Lida 18154 vezes)

agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #45 Online: 18 de Julho de 2014, 19:40:18
Bom, vou contar um pouco da minha jornada.
Me formei em 2010, e no ano de 2011, enquanto cursava o mestrado, descobri a fotografia. Neste tempo eu já era funcionário público em uma universidade federal. A fotografia era uma paixão fervente, como muitos, comecei de graça com parentes e amigos. Aí surgiu a oportunidade, e comecei fazer frella para uma empresa de fotografia infantil. 3 treinamentos (acompanhar o evento) feitos gratuitamente, e aí o frella por 150, 4 horas de festa, indo no meu carro, com meu equipamento (40d 18-55 50 1.8 flash Yn). Nem as fotos eu tenho direito para portfólio. Agarrei com unhas e dentes, e esse frela me deu segurança para os primeiros passos solo. Faço até hj, quando não tenho nada, por gostar de trabalhar para a empresa. Aí comecei a pegar frella de casamento. 200, 12h de evento, meu carro, meu equip. Aí o fotografo me explicou que meu trabalho era bom, mas o equip estava limitante. Investi pesado, fiz um consignado, comprei 6d, 24-105, 600 ex, e pasmen, aumentou meu frella para 250. 6 meses nesse esquema, dei um basta. Falei que não trabalharia por menos de 400. E aí, ele pagou. Esse ano investi em lentes, 35 1.4L, 15 2.8. Resultado, após ler esse tópico, ano que vem, só saio de casa por 500. Tópicos como esse mostram outras realidades, e assim podemos nos posicionar melhor. Adoro foto, faço pq gosto. Sustento a casa com o $ do emprego público, hj o que ganho com eventos próprios/frella, pago meu investimento em equips, mas não quero ajudar a desvalorizar a profissão.
tenta pegar teus proprios clientes, ja teve uma fase de frila,faz para voce agora.e o proximo degrau!!!


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #46 Online: 19 de Julho de 2014, 21:55:26
Aqui eu pago 250+ almoço ou jantar se for preciso + dinheiro de combustivel, quando vou para outra cidade e levo uma equipe fica tudo por minha conta incluindo hospedagem.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/