Autor Tópico: Nú artístico  (Lida 7138 vezes)

bruno guimarães

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Online: 17 de Julho de 2014, 14:28:30
Fala galera! Vou fazer meu primeiro ensaio de nu artístico e gostaria que vocês falassem um pouco sobre isso. Me acho criativo, mas não sei se na hora vou conseguir me soltar e captar boas fotos. Técnicas e ideias são sempre bem vindas!


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 17 de Julho de 2014, 14:32:13
Quando será o ensaio, há tempo para estudar?

isso pode te ajudar: http://www.iphotostore.com.br/produto/6027310/Ensaio-Sensual-de-Mulheres-Comuns#.U8gIi_ldVOw
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


bruno guimarães

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Resposta #2 Online: 17 de Julho de 2014, 14:42:32
O ensaio deve ser nesse final de semana. Mas ele não será o único! Sempre há tempo para estudar!!


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 17 de Julho de 2014, 15:15:12
meio em cima.... mas tem muito material bom que dá pra tomar como base.


agora, quanto a você se sentir a vontade na frente de uma modelo nua e conseguir trabalhar naturalmente, é complexo mesmo, e isso você só vai conseguir com experiência.
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


bruno guimarães

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Resposta #4 Online: 17 de Julho de 2014, 15:25:55
Sim! Eu vi já a modelo nua algumas vezes e nos damos bem. Isso não será problema. Temos intimidade pra isso. Minha preocupação é de não tirar o que eu quero dela: sensualidade e naturalidade. Sei que existem formas/técnicas que ajudam a deixar a pessoa mais a vontade. To tentando achar informação na net, mas tá complicado. Normalmente tenho que pagar. Acho justo, mas to sem!rss
« Última modificação: 17 de Julho de 2014, 15:26:30 por bruno guimarães »


l.augusto.est

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 362
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 17 de Julho de 2014, 22:10:07
e dúvida do broder me interessa e muito, vou ficar aqui do lado acompanhando. Só espero que mais pessoas contribuam....
Nikon D600 | Nikon F100 | Nikkor 1.4AF-D | Nikkor AI-S 105 2.5 | https://www.flickr.com/photos/luizaugustoest/


waage

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 17 de Julho de 2014, 23:15:46
Fonte de inspiração [ +18 ]
http://500px.com/popular?categories=Nude

Vi várias poses ou situações de luz que me ajudaram quando fiz um ensaio boudoir.


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #7 Online: 17 de Julho de 2014, 23:16:13
A sensualidade feminina em fotografias, dentre MUITOS OUTROS FATORES QUE É IMPOSSÍVEL NOMEAR, dá para se resumir um pouco atentando para 03 items básicos:
1) Boca
2) Olhar
3) Mãos

Sabendo trabalhar estes 3 elementos em CADA foto, a sensualidade será natural! Pegue qualquer foto de beleza feminina (não necessariamente nu) e verá que sempre há algum movimento com a mão, sempre tem um olhar mais afiado e uma boca entreaberta, um bom gloss, algo assim. A mão feminina acho o item mais importante, pois deve ser trabalhada sempre: Segurando o cabelo, apoiando o rosto, apontando para algo, dobrando sugerindo uma dúvida, com as palmas para cima demonstrando exaltação (repare que a posição da mão dá muito mais sentido à foto do que uma boca e um olhar).

Outra coisa que deixa mulheres sensuais são roupas maiores, mas que revelam algo discretamente. Colocar um short minusculo, um top ou tirar tudo não deixa a mulher sensual, deixa ela puta ou apenas pelada! Recomendo brincar com uma camisa social masculina, uma gravata, um salto alto! Sempre use um ou mais adornos caso contrário você apenas terá uma mulher pelada diante de suas lentes!

Estude muito a posição das mãos, use adornos e aprenda como trabalhar bem com um jogo de luz bem suave e muitas vezes criando sombras propositais! Acredite se quiser: Em nú artístico, quanto menos for exibido, mais bonito é!
« Última modificação: 17 de Julho de 2014, 23:18:58 por alcure »
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #8 Online: 18 de Julho de 2014, 02:35:26
Fala galera! Vou fazer meu primeiro ensaio de nu artístico e gostaria que vocês falassem um pouco sobre isso. Me acho criativo, mas não sei se na hora vou conseguir me soltar e captar boas fotos. Técnicas e ideias são sempre bem vindas!

Antes de tudo vc precisa aprender a criar um storyboard, para nao depender somente no "conseguir [se] soltar e captar boas fotos".

E para criar storyboards vc precisa ja ter uma ideia do que vc quer criar, buscar inspiracoes coletando materiais que te inspiram e a partir das inspiracoes ganhar ideias visualizar o que vc quer fazer. E visualizando vc coloca em um papel, fazendo um rascunho do projeto em texto ou em desenho (em desenho eh melhor no caso da fotografia e vc nao precisa ser um desenhista, eh apenas um rascunho).

O material que vc coleta para ganhar inspiracao nao precisa ser somente fotografias achadas na internet ou revistas, so isso eh muito limitador, vc pode buscar inspiracoes em literaturas, pinturas, esculturas, cinema e ate musica e quadrinhos. Colete tudo que te inspire e guarde em um caderno, parede, gaveta, pasta ou qualquer ligar de facil acesso e que vc possa sempre ver e manter a ideia ativa, te estimulando.

Tendo o storyboard e uma ideia geral do que vc quer do projeto, apresente a modelo colocando ela na "mesma pagina" onde vc esta, ou seja, faca com que ela entenda bem qual eh o proposito do projeto, onde vc quer chegar, evitando que ela crie espectativas ou objetivos diferentes dos seus. O mesmo vale para o resto da equipe se tiver uma equipe (assistente, maquiadores, etc). Vc tem que regir a orquestra.

Obviamente vc nao precisa se limitar somente ao storyboard, ele so serve para te inspirar e dar um rumo ao projeto, tambem como forma de gatilho para nao chegar na hora de fotografar e ficar parado pensando no que fazer, ou ficar perdendo tempo tentando qualquer coisa aleatoria, procurando um rumo, para isso vc tem o storyboard. Se durante o ensaio vc comecar a ter ideias e inspiracoes mais empolgantes, ou ate mesmo se vc esquecer completamente do storyboard, sem problemas (quando o projeto eh so seu). Mesmo que vc nao perceba, ganhar inspiracoes e preparar algo antes sepre ajuda. Ate mesmo pq atraves dele vc vai percebendo e aprendendo quais sao os elementos chaves que vc precisa para o que busca (cabelos, olhar, pele, expressao, poses, luz, temperatura de cores, cores, ambiente, angulos, acessorios, simbolismo, mood, textura, formas, etc, etc), vc tem que estar atento a essas coisas e analisar tudo isso nos materiais que vc busca como inspiracao.



Outra coisa muito importante. Nu artistico e sensual/erotico sao duas coisas diferentes.
Nu artististico sao fotos sem roupa que explora as formas, texturas e expressao que pode ate incluir o sensual, mas nao se limita ao sensual.

Ja fotos sensuais/eroticas tem como objetivo o apelo e estimulacao sensual, que nao precisa ser necessariamente nu, podendo ser "implied nude" ou semi nu. Ate mesmo pq o nu por si so nao eh tao sensual assim. O sensual/erotico esta na provocacao, no quase la, no foi por pouco ou no "eu quero mais mas nao tem", o que se consegue com mais sucesso no "impried nude" ou "semi nu".

E eh importante deixar claro a modelo se as fotos serao nu artistico ou sensual. Por que tem modelos que nao se importam em posarem para nu artistico mas nao gostam de posarem para erotico, e tem modelos que querem posar para erotico e nao veem graca em posar para Nu Artistico.



Nao espera ela tirar a roupa so na hora de comecar a fotografar. Pede para ela tirar a roupaantes de ofereca um roupao a ela. Isso eh importante por dois motivos:
1. Roupas, principalmente roupas de baixo e cintos, deixam marcas na pele. Por isso eh bom ela tirar tudo e esperar um tempo antes de comecar a fotografar. Nesse tempo vc vai falando do projeto, dando algumas direcoes de poses, etc...
2. Modelos, ate mesmo as mais experientes, mas principalmente as menos experientes, precisam se acostumar um pouco a propria nudes logo quando tira a roupa. Deixando a modelo sem vestir nada, apenas o roupao, ja ajuda a modelo a ir entrando no clima da nudes.

Converse bastante com a modelo ao ponto dela "esquecer que esta nua" (no sentido de chegar ao ponto dela se sentir natural e confortavel nua).

Se vc for testar a luz com a modelo, antes de comecar para valer, teste a luz com ela sem roupao. Para ter a fotometria e temperatura focada na tonalidade e brilho da pele dela e nao na roupadela.

E deixe sempre o roupao proximo e de facil acesso a ela poder se cobrir (se quiser) durante intervalos.




Outra dica que vale para qualquer e toda sessao de fotos. Tenha sempre uma mesa com comida e bebida (sem bebida alcoolica). Paes, frutas, sucos, biscoitos, etc. Isso nao eh somente etiqueta, muitas modelos, principalmente as mais magrelas, preferem nao comer nada antes de fazer as fotos pq elas nao querem aparecer nas fotos com volume na barriga. Isso pode fazer com que algumas modelos chege ate a passar mal durate ou depois da sessao, entao eh sempre bom ter comida de facil acesso e deixando claro que a comida esta ali para ser pega quando quiser. Ou a modelo depois da sessao, estando com fome precisa comer algo antes de ir embora. Comida tambem ajuda a deixar aspessoas mais confortaveis antes de comecarem a trabalhar, nao so para a modelo mas para todo o resto da equipe tambem.

E sabendo que muitas modelos evitam comer antes da sessao de fotos, nada de ficar com a mania brasileira de ficar insistindo para as pessoas comerem. Apenas deixe a vista e avise que se precisar comer eh so pegar a hora que quiser.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #9 Online: 18 de Julho de 2014, 03:31:36
Fica a dica:

Olhe sempre nos olhos dela quando estiver falando com a modelo.
A nao ser que a modelo peca para vc ajeitar alguma parte do corpo dela, evite tocar a modelo, principalmente se for somente vc e modelo no estudio. Uma ajeitada inocente no cabelo da modelo, no joelho ou na cintura ja pode ser encarado como assedio por algumas mulheres.
Evitar tocar a modelo tambem te ajuda a manter a sua concentracao na fotografia... Se eh que vc me entende.

Pode acontecer (e eh ate melhor que aconteca para as fotos sairem boas) da modelo entrar no personagem e se focar no trabalho, se sentindo mais a vontade, confiante e segura. Isso pode fazer com que vc pense que a modelo esta se insinuando para vc quando na verdade ela esta apenas fazendo o trabalho dela. O fato eh que frequentemente, por mais que vc chege a ter certeza que ela esta dando mole para vc, na berdade ela pode nao estar. Entao normalmente nao tem como saber. E vc pode jogar um verde se quiser, mas se vc realmente gosta da fotografia e da sua imagem como fotografo, eu aconselho a manter o profissionalismo durante a sessao, e apenas apos a sessao ver se a modelo realmente esta dando mole para vc um jogar verde.

No final das contas, mesmo que a modelo esteja dando mole a vc, aproveite que ela esta solta para fazer as fotos que vc nunca conseguiria com mulheres mais timidas, presas, inseguras. Pq eh quando a modelo esta solta que saem as melhores fotos. E deixando para jogar verde quando acabar a a sessao, se ela realmente estava dando modelo a vc, vc tera dois finais felizes, as fotos e o romance.  :D

Muitos relatos sobre fotografos que cometem acedio sexual acontece por causa desses "pequeno engano" da modelo mergulhar no espirito das fotos e o fotografo pensar que a modelo esta se insinuando para ele. E se vc quiser trabalhar com modelos nuas no futuro, evite a fama de agressor sexual.


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 18 de Julho de 2014, 09:51:16
O amigo C R O I X deu uma aula!

 :clap: :clap: :clap:
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #11 Online: 18 de Julho de 2014, 11:30:09
O amigo C R O I X deu uma aula!

 :clap: :clap: :clap:

2x

Pra guardar pra consultas futuras!  :clap:

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #12 Online: 18 de Julho de 2014, 11:50:17
 :snack:


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 18 de Julho de 2014, 12:31:07
Depois da aula do C R O I X, tópico favoritado.
Nunca se sabe quando pode-se precisar desses preciosos conselhos.

 :snack: :snack:


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #14 Online: 19 de Julho de 2014, 14:22:06
Já tinha lido muitos comentários do C R O I X, mas esse realmente foi uma aula para quem está querendo entrar nesse tipo de foto.
 :clap: