Autor Tópico: duvida entre yashica mat 124b e 124g!  (Lida 2207 vezes)

diego ferrao

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Online: 18 de Julho de 2014, 10:05:02
Bom dia amigos! Impressionante como por mais que compremos equipamentos digitais e etc, acabamos sempre voltando para uma analogica pra matar a saudade né? Kkk. O que acontece: me foram oferecidas duas cameras yashica, uma modelo 124b (sem fotometro) e uma 124g ( com fotometro funcionando). A sem fotometro esta custando 190 e a com fotometro 300. Queria saber a opiniao de voces sobre a confiabilidade do fotometro e se valeria a pena eu comprar o modelo com fotometro, pois vi que um fotometro externo me custaria 200+.

Nesse mesmo contexto, me vem outra duvida: caso eu preferisse a sem fotometro e nao comprasse o fotometro externo, como faria para me virar na fotometragem? Obviamente, alem de gastar mil filmes ate aprender. Hahah


Abraços!
Nikon d5200 + Nikon 50mm f1.8G +Nikon 55-300mm

Minolta Srt 101+ Minolta 50mm f1.7 + Tokina 28-70 f2.8-5.6

Mamiya C330 + Lente 80mm f2.8


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 18 de Julho de 2014, 11:29:00
EU compraria a B. O fotometro da G não é lá grande coisa e não tem precisão suficiente para uso com filme positivo. Para uso com PB e C41 até rola. De qualquer maneira, a bateria original da 124G é a de mercúrio e se colocar alcalina a leitura de luz ficará mais alta e resultará em subexposição. Some isso a má precisão com filme positivo e você terá algo como -1 a -2 pontos de exposição, que neste tipo de filme é mortal.

Compre um bom fotometro de mão, que tem muita utilidade.

Tem umas tabelas de exposição. Procure na internet por exposure table / sunny 16 rule

http://www.fredparker.com/ultexp1.htm

Aqui tem um bom calculador, baseado no do meu amigo Rick Oleson

http://expomat.tripod.com/


Sorte aí !
« Última modificação: 18 de Julho de 2014, 11:39:54 por AFShalders »


Tim

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 408
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 18 de Julho de 2014, 12:38:26
Diego, eu tenho uma 124g. Não tenho achado o fotômetro dela muito confiável (fiz apenas 2 filmes), mas as fotos baseadas nele não ficaram ruins.
Os melhores resultados foram quando comparei com a fotometria de uma câmera digital e de um aplicativo de celular.
Acho que a melhor opção é o que o AFShalders disse, mas se não tiver condições de pegar um fotômetro tem muita pessoa se virando com fotômetro de aplicativo de celular.

Abs


diego ferrao

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 19 de Julho de 2014, 00:19:33
Nossa, muito obrigado pela resposta de voces dois! Me esclareceram e me deixaram com muita duvida. Hah. O que acontece, o modelo 124b ele vem ainda com o case de couro e eu julgo estar mais conservado. Se de fato n vale a pena confiar no fotometro da G, nao vejo razao entao para compra-la, visto que  a unica diferenca seria a presenca do fotometro ( por favor me corrijam se estiver errado).

Sei que é abuso tirar mais duvidas, mas qdo falamos e diferenca de qualidade entre as imagens da yashica e da rolleiflex, elas sao significativas ou entra mais a questao da historia da marca e fama?
Nikon d5200 + Nikon 50mm f1.8G +Nikon 55-300mm

Minolta Srt 101+ Minolta 50mm f1.7 + Tokina 28-70 f2.8-5.6

Mamiya C330 + Lente 80mm f2.8


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 19 de Julho de 2014, 00:49:42
Depende da Yashica e depende da Rollei. Isso é gosto pessoal, mas o fato é que elas precisam de parassol, senão pode dar um flare brabo.

Nesse site tem tudo que você precisa saber

http://www.yashicatlr.com/index.html