Autor Tópico: Como realizar foto de fumaça de insenso/cigarro?  (Lida 4992 vezes)

Bruno Lourenço

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 301
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 19 de Setembro de 2006, 17:50:35
Essa foto é de um amigo de flickr, "michelteosin", eu fiquei curioso em como fazer uma foto dessa. Usa-se luz de fundo? Longa exposição? Alguém conhece a artimanha para fazer isso?
=)

« Última modificação: 20 de Setembro de 2006, 11:54:39 por Bruno Lourenço »


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #1 Online: 19 de Setembro de 2006, 18:40:26
neste caso foi usado um flash direto.

Acredito que quase totalmente lateral, mas tendendo mais para o contraluz.
Absolutamente nenhuma luz para o fundo.
Se for usado flash, a velocidade de exposição nesse caso é irrelevante, já que sendo a única fonte de luz, é a duração dele que determina a exposição. Se usar luz contínua, acredito que entre 1/30 e 1/200 não vai fazer MUITA diferença.
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


Bruno Lourenço

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 301
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 20 de Setembro de 2006, 11:59:21
Citar
neste caso foi usado um flash direto.

Acredito que quase totalmente lateral, mas tendendo mais para o contraluz.
Absolutamente nenhuma luz para o fundo.
Se for usado flash, a velocidade de exposição nesse caso é irrelevante, já que sendo a única fonte de luz, é a duração dele que determina a exposição. Se usar luz contínua, acredito que entre 1/30 e 1/200 não vai fazer MUITA diferença.
Eu to suando aqui mas ainda nao consegui esse efeito...
Como não tenho estudio, só tenho um flash externo de cabeça móvel e um abajur de lampada florecente, q estica até certa distancia...

A luz deve ser contraluz, tendendo pra lateral nao é? olha só como o insenso esta iluminado.

Acredito q deve ser um pouco demorado o obturador pra deixar aquele efeito na fumaça fundido sabe, igual agente ve nas fotos de rios, cachoeiras de longa exposição...

 :denken:  :denken:  :wallbash:  :wallbash:  :wallbash:  :wallbash:  :wallbash:  


pichler

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 46
Resposta #3 Online: 20 de Setembro de 2006, 18:21:54
IMHO, eu acho que não, só o fato do flash estar lateralmente já esta dando essa aparencia......

Faça um teste:
Coloque sua cam na velocidade maior que seu flash sincroniza (no meu caso 1/500);
Foque a fumaça com uma luz acesa mesmo;
Apague a luz;
Faça a foto.



A velocidade rápida é pra evitar que o flash ilumine o fundo como vc já disse que não tem estudio.

[]s e se der certo nos avise! :D
Ricardo Pichler


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #4 Online: 20 de Setembro de 2006, 18:54:15
No caso dessa foto a luz está bem lateral mesmo.

Mas como eu disse, a velocidade não importa se o ambiente estiver escuro e for utilizado flash. Pode fazer até com 5s que não dá problema (se estiver bem escuro mesmo.)
A exposição é determinada pelo tempo de duração do flash, que é curtíssimo. Então mesmo com a camera em 5s, o efeito vai ser o mesmo de uma foto em 1/2000.
O importante é pré-focar enquanto está claro, mudar para o foco manual, determinar a sua abertura de acordo com a potencia do flash e pronto.

Não é preciso uma longa exposição para deixar a fumaça com esse aspecto. Se vc parar para olhar a fumaça subindo em um lugar sem vento nenhum, vai ver que ela tem essa forma naturalmente.
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #5 Online: 20 de Setembro de 2006, 20:08:33
Uma coisa a se avaliar é que o fundo, nessa foto em específico deve ser uma cartolina preta ou algo parecido, senão a luz do fundo vai iluminar parece ou outrs coisa branca/não preta

Abraço,
Fernando
« Última modificação: 20 de Setembro de 2006, 20:08:45 por FernandoPaes »
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


elvio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #6 Online: 25 de Setembro de 2006, 00:58:53
cara pela luz e pelo fundo tenta o seguinte

dupla exposiçao.  primeiro faz a foto do incenso com luz lateral depois só da fumaça
detalhe sempre com fundo escuro
 


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #7 Online: 25 de Setembro de 2006, 09:44:57
Flash lateral e a maior distancia de qualquer fundo que vc conseguir. Se a luz do flash não alcançar nenhuma parede ao fundo, vc vai conseguir o preto total.
Quando conseguir a foto, posta aqui prá nóis ver !
 :bye1:  


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #8 Online: 25 de Setembro de 2006, 12:25:41
Pq tá todo mundo encucado com o fundo?

Cartolina preta, e se necessário algum obstáculo para não permitir que a luz do flash ilumine o fundo. Mais nada.
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #9 Online: 25 de Setembro de 2006, 13:34:47
Citar
Pq tá todo mundo encucado com o fundo?

Cartolina preta, e se necessário algum obstáculo para não permitir que a luz do flash ilumine o fundo. Mais nada.
E se iluminar, é só tacar mais shadows no raw.